Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 29 de agosto de 2015

Crescimento populacional mostra
quem realmente está progredindo
 
 
              A divulgação dos níveis de crescimento populacional, feita esta semana pelo IBGE, continua suscitando muitos estudos e comentários. Os mais variados aspectos são mencionados, desde as coisa nacionais até as nossas aqui da cidade e da região.

               Em primeiro lugar, todos esperavam que a população do País crescesse mais do cresceu de uma ano para cá, menos de 1 por cento. Realmente foi pouco, mas acho que não é tão difícil entender. O povo brasileiro aprendeu que não pode mais criando como coelho ou rato, até pelas condições atuais de vida.

                Londrina também cresceu pouco, apenas 12,2%.  Metade do cresceu Maringá (24,6%). O comportamento londrinense foi típico de cidades estagnadas.  Como Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, que também tiverem média de pouco mais de 12%.  Já Maringá, com quase 400 mil habitantes,  mostrou que continua crescendo em todos os aspectos.  Pra falar a verdade, todos nós sabemos que um dia Maringá vai ser maior do Londrina, não sabemos ?
 
                Aliás, quando eu aqui cheguei, Londrina era maior do que pelo menos duas cidades que conheço bem: Ribeirão Preto no Estado de São Paulo e Joinville em Santa Catarina. Hoje, com 548.250 habitantes,  nossa Londrina já foi ultrapassada pelas duas. Ribeirão está com 666.323 e Joinville com 562.150.
 
  Um chinês de sorte !       
 
    Mas cá pra nós, que sorte teve esse cinegrafista chinês que derrubou o campeão Usain Bolt, com seu carrinho. Já pensaram se tivesse acontecido alguma coisa com o jamaicano, como uma fratura ou coisa parecida ?  O chinesinho ia ficar "enrolado".

                Hoje ouvi uma lúcida opinião.  Um ouvinte ligou para o programa esportivo da Rádio Paiquerê, dizendo que a imprensa tem que perder esse mania de ficar tentando obrigar os torcedores a irem ao estádio nos jogos do Londrina. E acrescentou que deve ir ao jogo quem gosta e deseja mesmo ir. Ninguém é obrigado.  É bem isso aí !
  MAIS OURO PARA USAIN BOLT



             Os jamaicanos continuam dando show nas provas de velocidade do Mundial de Atletismo. Depois das provas simples, eles faturaram também as medalhas de ouro dos revezamentos masculino e feminino  dos 4x100m. Quase perderam no masculino, mas os americanos se atrapalharam na passagem do bastão e Usain Bolt se encarregou de selar mais uma conquista.
 DURO É JOGAR AQUI !



       Tem gente que se veste de azul e branco e diz que é torcedor do Londrina EC.  Mas eu acho que essa gente tem é bronca do clube, pois faz tudo para prejudicá-lo.  Os marginais que tentaram apedrejar o ônibus do Brasil de Pelotas, ontem à noite precisam ser policiados amanhã no Estádio do Café. Certamente vão tentar aprontar de novo.

       A notícia está sendo desmentida, mas onde há fumaça, há fogo. Afinal, de onde saiu esta notícia ?

         Conheço bem a cidade de Pelotas, porque sou nascido lá.  Garanto que nunca vi uma agressão destas por lá. Ouço alguns londrinenses dizendo que "é duro jogar em Pelotas", mas na verdade "DURO MESMO É JOGAR EM LONDRINA".  Até porque tem bastante gente por aqui com essa mentalidade criminosa de tentar agredir quem vem de fora.  Seja verdadeira ou não esta noticia do apedrejamento, todo cuidado é pouco, com os "manjados" marginais que sempre tumultuam as coisas nos jogos em Londrina.
       Quem não roubou ?




         Muito oportuna a reportagem que a Globo está fazendo, para tentar "organizar a casa". Afinal, tem tanta gente envolvida que o povo já não sabe mais a quantas anda a tal Operação Lava Jato, que há mais de 500 dias é o assunto prioritário no Brasil todo.

         A cada dia surgem novos nomes de envolvidos. Está difícil é saber "quem não roubou a Petrobrás ?" E pensar que tudo começou com o "nosso" doleiro, que um dia chegou a ser uma espécie de diretor do Londrina Esporte Clube, colaborando em algumas contratações.  Só falta agora, por causa disso, investigarem o nosso Tubarão também!

        Mais de 130 investigados já viraram réus. Dois deles já foram denunciados, Collor e Eduardo Cunha. Mais de 6 bilhões e 700 milhões foram "movimentados" pelos espertos. E 28 acordos de delação foram assinados, o que mostra que nem amigos fiéis estas pessoas são. Acabaram se entregando uns aos outros, pra "tirar o seu da reta".

        Da quantia desviada (R$ 6,7 bilhões) só foram recuperados até agora R$ 1,7 bi. E ninguém diz claramente para onde está indo esse dinheiro que volta. E o povo gostaria mesmo de saber.
          Ela é a musa de Barretos. Grandes artistas desfilaram esta semana na Festa do Peão de Barretos, que termina neste domingo. Mas pelo sexto ano seguido, ela mostrou todo o seu talento. Leva muito jeito essa guria de Pirassununga, que aposta no  gênero que está sendo chamado de "popnejo".

                          T  U  T  A       G  U  E  D  E  S


                      



                      O nosso Espaço Musical, que tem procurado mostrar artistas das mais variadas gerações, não poderia perder a chance de apresentar TUTA GUEDES, que canta desde 2004 e está abrindo o seu espaço. É uma cantora sertaneja, que canta e toca violão com muito charme. Ela está apostando no "pop sertanejo", como se pode ver no vídeo acima, em que ela canta "ONDE ESTÁ", ótima canção de amor com aquele cheirinho gostoso de mato.


                       Veio de Pirassununga esta loura de olhos claros e sorriso fácil, que sonha com a consagração nacional. E acho que ela não está muito longe disto não. Relaciona-se muito bem como o publico, como ocorreu novamente esta semana, nas suas andanças pelo parque da Festa do Peão de Barretos - 2015.  Muitos autógrafos, inúmeros selfies. E ela ainda distribuiu  CDs promocionais.  Com 658 mil seguidores nas redes sociais, Tuta já tem o público dela.


                         Nos cinco anos anteriores, ela participou da Festa do Peão em esquema de segundo escalão,  meio escondida atrás dos grandes astros. Mas desta vez,  Tuta Guedes teve sua performance destacada na programação. Ela lançou o sexto disco de sua carreira e o show aconteceu em cima de um trio elétrico, com grande público, como se vê na foto abaixo.


                               Mas o começo da carreira foi difícil. Tuta conta que se esforçou demais. Sozinha, ela produzia e vendia os  shows, organizava repertório, ensaios e detalhes de viagem da banda, além de se preocupar com maquiagem e figurino próprio.  "Eu me virava em dez. Hoje já conto com uma equipe de 30 profissionais " - conta ela, cheia de orgulho.
                           

                                Regina Maria Furlan é o nome completo de Tuta Guedes, que é apaixonada pela música sertaneja desde pequena, pois nasceu ouvindo artistas do gênero. Seus primeiros brinquedos já foram instrumentos, como a sanfoninha que ganhou do avô quando tinha apenas cinco anos. Ele era um talentoso saxofonista e tinha uma banda, da qual toda a família participava. Sua mãe era ótima cantora.

                            Talento precoce,  Tuta se apresentava com o avô e os tios nas festas de bairro. A primeira vez foi com cinco anos, numa festa da igreja. Ela coroou a Nossa Senhora durante uma cerimônia.
                             Aos 15 anos, entrou numa escola de canto, mas no segundo día de aula, para espanto geral, já foi convidada para participar de um show com o professor de música.


                       Os anos se passaram, e Tuta Guedes partiu para São Paulo, para correr atrás do seu sonho. E lá iniciou uma vitoriosa carreira.
                        No ano passado (2014), com uma super produção, a nossa artista lançou o primeiro DVD de sua carreira, "Tuta Guedes - O Motivo é Você - AO VIVO", gravado em São Paulo e masterizado no Black Bird Studios, em Nahiville, nos Estados Unidos.

            E quem segura esta guria ?   Ela vai longe mesmo !



    

AS MELHORES DO FACEBOOK


             Gracinha é o que não falta no Facebook. Como nesta postagem que encontrei na página da amiga curitibana  Iara Lamego.