Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Flu estréia com vitória difícil

              No jogo que abriu a Libertadores para os brasileiros, duas grandes dificuldades. A primeira foi achar a Fox Sports pela operadora Net.  Acabei encontrando no canal 97 (Speed). E a segunda foi do Fluminense para derrotar o Arsenal de Sarandi, que exigiu muito do Tricolor, chegando a dar sufoco nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Mas o Flu acabou vencendo por 1 a 0, somando os primeiros três pontos na competição.
                                            A festa de Fred no gol da vitória tricolor
   Os brasileiros começaram muito melhor, dando a impressão de que venceriam com facilidade. E Fred fez 1 a 0, logo aos 3 minutos.  Entretanto, pouco a pouco os argentinos foram crescendo em campo, aproveitando a sequência de erros de passe do time carioca. O Arsenal até chegou a merecer o gol de empate.
                No segundo tempo, a partida continuou muito difícil. E cada vez mais dura. Até que aos 30 minutos, Wagner (F) e Aguirre (A) trocaram agressões e foram expulsos pelo árbitro paraguaio Antonio Arias.  O Flu tratou de administrar a escassa mas importante vantagem. E acabou conseguindo, apesar da expulsão de Leandro Euzébio, quase ao final do jogo.
               

Londrina x Coritiba, amanhã no Café

           O jogo Londrina x Coritiba, programado para amanhã à noite no Estádio do Café, deveria se constituir num grande espetáculo, com muita gente assistindo. Mas a sofrível participação do Tubarão no Campeonato Paranaense certamente vai afastar muita gente.
            Os outros clubes que fazem campanhas fracas rapidamente trocam de técnico e contratam reforços. Mas a direção do Londrina nada faz para reverter esta situação. Com um técnico e um time de Segunda Divisão, o Tubarão está se expondo ao ridículo, sujeito a daqui a pouco sofrer uma goleada vexatória. A SM Esportes vai "empurrando com a barriga", e o panorama não muda. Os riscos que o Alviceleste corre neste jogo de amanhã são enormes.
            É o risco que corremos quando entregamos nossas coisas à pessoas que não tem maior identificação ou responsabilidade com a cidade. Se ganhar, elas tiram proveito; se perder elas tiram o corpo fora. Não são daqui mesmo.

Vasco estréia amanhã na Copa

              Depois da estréia do Fluminense, outro time carioca faz amanhã o seu primeiro jogo na versão 2012 da Libertadores. Será a vez do Vasco, que terá uma parada duríssima, mesmo jogando em casa. Pega o Nacional de Montevidéo, que já ganhou três vezes o torneio e é um dos clubes mais tradicionais da America do Sul.
               O Vasco terá pelo menos quatro desfalques:  Fagner(suspenso), Rômulo, Allan e Eder Luis (machucados) não poderão jogar amanhã. E o goleiro Fernando Prass, que recupera-se de um corte no joelho,  ainda não tem presença garantida. O jogo será disputado em São Januário, às 22 horas.

                                      MAIS UMA PALHAÇADA DA GLOBO
               A exemplo do que ocorrerá hoje, na partida Fluminense x Arsenal, o jogo de amanhã também não será mostrado as assinantes da Net ou da Sky. Tudo por causa da briga Globo x Fox. Tem muita gente reclamando de mais esta palhaçada da Globo, que impediu que a Fox Sports obtivesse um sinal nas principais operadoras de TV a Cabo. Assim, os jogos da Libertadores (hoje e amanhã) serão exibidos apenas por operadoras menores, como a Oi, a TVA e Neo TBV. Quando é que o Governo Brasileiro vai parar de permitir que a Globo faça o que quer com o Futebol Nacional ?

Gianecchini volta ao teatro em março

         O ator Reynaldo Gianecchini já está se preparando para voltar a trabalhar no teatro e na televisão. Depois de passar por um transplante de medula óssea, ele voltará a atuar na peça "Cruel", ao lado de Maria Manoella e Erik Marmo, em março no Teatro Faap. Gianecchini, de 39 anos,  parou de trabalhar na peça em agosto, quando descobriu que estava doente. Volta agora, aparentemente recuperado.
           Por outro lado, o ator já está escalado para trabalhar no remake da novela "Guerra dos Sexos", de Sylvio de Abreu, que a Globo colocará no ar em outubro, na faixa das 19 horas. É grande a animação de Gianecchini  parta sua volta ao trabalho.

Falcão é o técnico do Bahia

              O Bahia perdeu o técnico Joel Santana e não perdeu tempo. Rapidamente contratou Paulo Roberto Falcão para comandar o time tricolor no Campeonato Baiano e também no Brasileiro.  Falcão já está em Salvador, certamente assustado com o clima de guerra que reina por lá. Seu auxiliar será Julinho Camargo, que foi treinador do Grêmio, em 2011.  E Falcão já vai pegar a primeira pedreira pela frente: domingo tem o clássico Ba-Vi .

Atenção: calor subiu mais 2 pontos !

          Há pouco menos de duas horas, postei um comentário dando conta de que a temperatura em Londrina era de 34 graus. Pois agora, às 15h50, o termômetro aqui de casa já ultrapassou a marca dos 36 graus. É sem dúvida a tarde mais quente do ano, até aqui.

Greve da Polícia ameaça se espalhar

               Agora não é apenas o Estado da Bahia que está preocupado com a greve dos militares, que já fez um estrago enorme na Boa Terra. Outros oito estados brasileiros ameaçam entrar em greve, se suas reivindicações não forem atendidas. E justamente agora, época em que o Brasil está cheio de turistas estrangeiros. Só em Salvador, estima-se que os prejuizos já sofridos pelo comércio passem dos R$ 400 milhões.
               A embaixada dos Estados Unidos já emitiu dois alertas aos cidadãos norte-americanos, que estão sendo desaconselhados a visitar a Bahia, enquanto a greve não for encerrada. E faltam dez dias para o Carnaval.  O governador Jaques Wagner acredita que o conflito deverá ser resolvido ainda hoje, com o final da greve. Mas as imagens (foto) mostram constantes choques entre soldados do Exercito e policiais grevistas.
            A nova grande ameaça vem do Rio. O motivo de tanto tumulto é o trancamento da tramitação da PEC 300 no Congresso Nacional. Trata-se de uma emenda constitucional que estabalece um piso nacional para os policiais militares, por meio da criação de um fundo para ajudar Estados que não conseguirem bancar o aumento.

Roberto Carlos cantou no Costa Concórdia

   
    Roberto Carlos deu início, sábado último, a mais um cruzeiro, com saída do Porto de Santos. Com 3.780 passageiros a bordo, o návio Costa Pacífica (foto) está navegando por aí e amanhã retorna a Santos. O "Rei" vem fazendo isto há vários anos, sempre com  muito sucesso, mas desta vez ele deve ter vacilado um pouco antes de embarcar. É que o Costa Pacífica é idêntico ao Costa Concórdia, que naufragou na Itália, no dia 13 de janeiro último, matando muita gente. Os dois navios são da mesma companhia, inclusive. E Roberto Carlos fez duas temporadas no navio que agora naufragou.
             O cantor garante que não ficou receoso de embarcar, mas admitiu que ficou muito sensibilizado com o que aconteceu com o Costa Concórdia. "Aquilo foi muito triste, mas eu sou um homem do mar. Sempre viajo com o mesmo comandante, Michele Di Gregorio (foto) . Tenho total confiança nele" - explicou Roberto Carlos, que está planejando lançar finalmente um CD só com músicas inéditas, em 2012.

Calor de 34 graus. O povo se joga no Igapó

          São duas horas da tarde, e o meu termômetro está marcando 34 graus.  Está difícil de conviver com  esse calor que vem se estendendo há vários dias. Mas não adianta ficar reclamando. É verão. Muito melhor do que inverno. Ou não? O jeito é beber muita água e usar o menor volume de roupa possível. Tenho ido a piscina às segundas, quartas e sextas, mas acho que vou aumentar a frequência.
           O mais duro é ver que parte da população, por falta de melhores opções, está usando o poluído Lago Igapó para se refrescar. Os jornais da cidade têm publicado fotos de muitos banhistas, especialmente junto a barragem. A construção de piscinas populares, com controle da condição das águas, atenderia à população menos favorecida. Mas tem que ser água limpa. O prefeito Barbosa Neto, que gosta muito de novidades, poderia entar nesta onda.