Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Tubarão joga mal e só empata

        Foi muito ruim a apresentação do time do Londrina, agora à tarde em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. O time não saiu do zero a zero com o Aguia Negra, que é o atual campeão daquele estado. Jogo fraco, porque o rubronegro local também mostrou deficiências, embora tivesse chegado mais perto da vitória.
        Acompanhei o jogo pela Rádio Paiquerê, e o comentarista Reinaldo Furlan lamentou que o Tubarão tivesse apresentado tão pouco. Segundo ele, o time não criou nada, só conseguindo alguma coisa no contra-ataque. O setor de armação parece ter sido o mais fraco. Também faltou disciplina, pois Diogo e Celsinho foram expulsos. O único aspecto positivo é que o time permanece invicto nesta fase de preparação para o Campeonato Paranaense.
         Por outro lado, a SM Sports acertou um amistoso com o Coritba,  para domingo próximo no Estádio do Café. O jogo faz parte de um acerto que envolve o empréstimo do atacante Arthur para os coxas.
     

Toledo perdeu no Mato Grosso do Sul

    Outro confronto amistoso entre sul-matogrossenses e paranaenses ocorreu ontem em Naviraí, onde o Toledo foi derrotado pelo Naviraiense, vice-campeão do MS, por 2 a 1. O jogo (foto) foi realizado no Estádio José Candido dos Santos Virote, com boa presença de público.

      Campanário fez 1 a 0, aos 33 minutos do primeiro tempo, mas o técnico Rogério Perrô fez cinco mudanças no intervalo e o Toledo melhorou na fase final. Apesar disso, Ciél fez o segundo do Naviraense, na marca dos 26'. Pouco depois, Safira ainda perdeu um penalti para o tima paranaense, mas aos 33' Rogério Gaúcho marcou o gol do Toledo.
      Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, desta vez em Toledo.

***** O Operário de Ponta Grossa foi outro time que jogou no sábado e também não conseguiu ganhar. Mas pelo menos voltou de Camboriú, Santa Catarina, com um empate de 1 a 1 com o time local. O Camboriú saiu na frente, com gol de Piccinini, mas o Fantasma empatou o jogo-treino através de João Paulo.

Palmeiras não vai mesmo

     Está certo que Marcos Assunção já é um jogador de 36 anos. Mas todos sabem que ele carregou o time do Palmeiras nas costas durante a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Não dá para entender como é que a direção do Verdão não renovou o contrato dele.
     Parece que depois da conversa ocorrida hoje, não haverá mais acordo. O empresário do jogador, Ely Coimbra Filho foi bem claro: "Ele não fica, está decidido. Amanhã, daremos uma entrevista coletiva para explicar tudo o que aconteceu."


     Os dirigentes dizem que o COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) fixou um salário máximo para oferecer a Marcos Assunção, e que a pedida dele era mais alta.
      Mas, ao que tudo indica, o Palmeiras não se interessou pela renovação, porque no meio da negociação avisou que o jogador estava liberado para procurar outro time. O comando palmeirense é mesmo um bando de incompetentes.

O velho Paixão Côrtes resiste

      O folclorista Paixão Côrtes, último sobrevivente dos fundadores do Tradicionalismo Gaúcho, passou por uma nova cirurgia mas está se recuperando. Ele está internado na CTI do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, sem previsão de alta. O cardiologista Cyro Alfredo Leães informou hoje que o paciente está apresentando uma boa evolução.


     Paixão Côrtes tem 85 anos e é um dos membros do movimento que definiu o que viria a ser o chamado tradicionalismo gaúcho. Ao lado de Barbosa Lessa, que morreu em 2002, ele pesquisou e catalogou as danças praticadas no Rio Grande do Sul. A dupla foi pioneira na divulgação da cultura gaúcha no Brasil e no mundo.

A culpa dos estupros é do macarrão ?

      A situação está tão grave na Índia que a mulher que não se recolher antes do pôr do sol, na opinião dos homens está pedindo para ser estuprada. Justamente na Índia, que criou o primeiro manual sexual, o Kamasutra, e que sempre reverenciou as mulheres. O País chegou a ser governado por uma delas - Indira Gandhi, nomeada primeira-ministra em 1966. Mas, na verdade, as indianas nunca conseguiram ser respeitadas e ter o mesmo espaço público que os homens têm.
      A onda atual de estupros está espantando o mundo. "Se uma mulher não se recolher antes do pôr do sol e acontecer alguma coisa ruim, ela pediu" - dizem abertamente os homens da Índia. Mulheres são estupradas em meio a festas, na frente de todo mundo. Há pouco dias, tivemos um estupro coletivo, dentro de um ônibus urbano.


      Há poucos meses, um político chegou a dizer que "o macarrão chinês é o culpado por aumentar o libido dos indianos". E o consumo de macarrão continua aumentando em todo o país. É raro o dia em que não ocorre pelo menos um estupro.
      Pelo menos, esta semana tivemos um protesto mais sério dos indianos. Homens e mulheres foram às ruas protestar inclusive contra o fato de que os meninos valem mais do que as meninas.    

Hoje é o "Dia da Rainha"


      Seis de janeiro, Dia de Reis. E da minha Rainha Camila também. Ela faz aniversário hoje e comemora com o marido Tarciso, lá em Ribeirão Preto, onde residem. A distância, vai aqui o meu beijo cheio de saudade. Sejas muito feliz, minha Camilinha. No fim da semana semana passada, os dois estiveram em Brasília. As fotos são de lá.