Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Corinthians ganha o jogo e a vaga

          O  Corinthians ganhou do Nacional-PAR, agora há pouco em Ciudad del Este, por 3 a 1, e está classificado para a próxima fase da Copa Libertadores. Na carona, o Cruz Azul ficou com a segunda vaga do Grupo 6. O Timão fez uma boa partida e fechou o primeiro tempo com 2 a 0, gols de Jorge Henrique (foto) e Emerson Sheik. No segundo tempo, Peralta descontou para os paraguaios, mas Elton marcou o terceiro gol corinthiano.

    ******      O Velez Sarsfield, da Argentina, também garantiu vaga hoje, no Grupo 7, com uma sensacional vitória no México, sobre o Chivas, por 2 a 0, com dois gols de Lucas Prato.

     ******      Já o Fluminense, que entrou em campo classificado, pagou um mico no Engenhão, levando 2 a 0 do Boca Juniors.  Cvitanich fez 1 a 0 no primeiro tempo e Nino anotou o segundo, aos 30' da etapa final. Quase no fim, Rafael Moura cobrou um penalti para o Flu, mas o goleiro Orión defendeu. O Boca também está classificado.
        

Coritiba e Grêmio se garantem

         Nos jogos que começaram mais cedo (19h30m), esta noite pela Copa do Brasil, o Coritiba e o Grêmio conseguiram com certa facilidade a classificação para a terceira etapa da competição.
          Em Curitiba, o Coxa, que havia perdido o primeiro jogo em Arapiraca, só precisou de um tempo para eliminar a vantagem do Asa. O Alviverde fez 2 a 0 no primeiro tempo, com gols marcados por Tcheco, cobrando penalti aos 38 minutos (foto) , e Anderson Aquino aos 46'. Na etapa final, o jogo ficou ainda mais fácil, surgindo o terceiro gol, através de  Everton Ribeiro, após tabela com Anderson Aquino. Final; Coritiba 3 x ASA 0.

         E em Porto Alegre foi ainda mais tranquilo, porque o Grêmio já havia vencido em Ipatinga e, logo aos 2 minutos, abriu o marcador, através do argentino Bertoglio (foto), que depois machucou o nariz e teve que sair. Mas entrou outro argentino, Mirales, que marcou o segundo aos 31 minutos da fase final. E Léo Gago fechou o placar: Grêmio 3 x Ipatinga 0

Luciano passou mal, aqui em Londrina

            O cantor Luciano deu outro susto no seu irmão Zezé di Camargo, hoje à tarde aqui em Londrina. Os dois têm show marcado para daqui a pouco, na Expô Londrina, mas Luciano teve que ser internado no Hospital do Coração, por motivos ainda não explicados, e só teve alta agora, por volta das 18 horas. Ele ficou três horas internado. Os assessores da dupla, garantem que Zezé Di Camargo e Luciano estarão cantando na Exposição.
             Como se recorda, em outubro do ano passado Luciano foi internado num hospital de Curitiba, em razão da baixa quantidade de potássio no sangue. Seguiu-se um incidente que quase determinou o fim da dupla.

         

Adriano Gabiru no Guarani de Bagé

           A queda de um jogador de futebol profissional pode ser muito rápida. Há cinco anos e meio, o atacante Adriano Gabiru chamou a atenção do mundo, ao marcar o gol que deu o título mundial ao Internacional, na vitória sobre 1 a 0 sobre o Barcelona (foto) , na decisão do Mundial de Clubes de 2006.





            Pois hoje à tarde, Adriano acertou seu ingresso no Guarani de Bagé, fronteira sul do Rio Grande, para disputar a Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho. Será um contrato de seis meses e a apresentação ocorrerá no próximo dia 19, quando o Guarani estará completando 105 anos. Aos 34 anos, o veterano jogador fala em recomeçar a carreira. A Prefeitura de Bagé vai pagar metade dos salários de Adriano, num valor ainda não divulgado.
             Ele estava jogando no CSA, clube pelo qual já havia sido campeão alagoano, em 1997. Mas o seu rendimento nos treinos estava sendo baixo e Adriano acabou sendo dispensado. Desde que deixou o Inter, o jogador passou por vários clubes do País, como Figueirense, Sport Recife, Guanani, Misto e Corinthians Paranaense. No final do ano passado, estava sem clube, residindo em Curitiba, onde foi procurado pelo CSA.
           

Brasil cai no ranking da Fifa

             O ranking da Fifa, atualizado hoje, está cheio de novidades. Entre os dez primeiros, só a Espanha se manteve na primeira colocação. O resto mudou. A grande novidade é a classificação do Uruguai que, pela primeira vez na história, chega a condição de terceiro do mundo. A Alemanha agora é a segunda colocada, a Holanda está em quarto, Portugal em quinto e só em sexto lugar aparece a Seleção Brasileira.
               Além de Uruguai e Brasil, só mais um país sul-americano ficou entre os dez primeiros: a Argentina, assim mesmo em 10º lugar. Inglaterra (7º), Croácia (8º) e Dinamarca  (9º) estão a frente dos platinos
                O Uruguai está com moral elevadíssimo. Além de ser atual campeão da Copa América (foto), o Vizinho País tem agora o terceiro melhor futebol do mundo.

O comando do futebol nos Jogos de Londres

          Como Patrícia Amorim já aceitou o convite para chefiar a delegação feminina, o trio da foto está oficialmente escalado para tomar conta do futebol brasileiro nos Jogos Olímpicos. Patrícia comanda as mulheres, José Maria Marin chefia tudo como presidente da CBF e  Delfim de Pádua Machado (presidente da Federação Catarinense) controla a Seleção de Mano Meneses.
            Pelo menos teremos novidades. Se vai dar certo ou não, teremos que esperar para ver. Mas certamente são pensamentos diferentes dos manjados "donos" do futebol nacional. É o que todos esperamos.

Luan pode ajudar a reerguer o Ouro Verde

               Li no Portal Londrix que o cantor Luan Santana, a quem foi entregue na segunda-feira o título de "Cidadão Honorário de Londrina", na Câmara de Vereadores, mostrou-se disposto a colaborar com a Universidade Estadual de Londrina na campanha para a reconstrução do Teatro Ouro Verde. A idéia, aceita por Luan, é de reunir músicos famosos que tenham ligação com Londrina, para um grande show, visando angariar recursos para reerguer nossa principal casa de espetáculos, recentemente destruida por um incêndio.
                               Luan Santana na Câmara de Londrina, segunda-feira
           Luan tem repetido que "adotou" Londrina como sua cidade e frequentemente tem estado na cidade. Na segunda-feira, ele estava emocionado ao receber o título. Familiares do cantor e centenas de fãs lotaram as galerias do Legislativo para homenagear Luan Santana.

Cidade dos Simpsons fica no Oregon

              Um dos segredos mais bem guardados da televisão foi finalmente revelado. O criador dos  Simpsons, Matt Groening disse que "de todas as cidades norte-americanas chamadas de Springfield, a que o inspirou para ser a morada de Homer e sua família está no Oregon.
              Existem muitas cidades nos Estados Unidos chamadas Springfield. O nome também era usado numa antiga série de TV. Desta forma, com o sucesso do programa, cada um pensava que se tratava da sua própria Springfield.
               A Springfield do Estado do Oregon fica a 160 km de Portland, cidade natal de Matt Groening.  A terra dos Simpsons (foto abaixo)  tem aproximadamente 56 mil habitantes e fica no Condado de Lane.  

GP do Bahrein ainda está ameaçado

              Como já aconteceu em 2011, o GP do Bahrein de Fórmula 1, está novamente ameaçado. Há uma pressão internacional para que a prova, marcada para o próximo dia 22, seja cancelada. Mas o governo do Bahrein emitiu um comunicado oficial confirmando a corrida e argumentando que a onda de protestos ocorre apenas em pontos isolados e não afetará a realização da prova.
               Acho que ainda vamos ter muita conversa até a próxima segunda-feira, quando GP do Bahrein terá que ser definitivamente confirmado ou cancelado. Mas deixar um autódromo destes sem uma prova na Fórmula 1, é mesmo uma judiação.
                Para o próximo final-de-semana, nenhum problema em Xangai, onde o GP da China será disputado no domingo, com largadas às 4 horas da madrugada (de Brasília).
         

Anderson não é "bonzinho". É igual aos outros

     Quem ve o lutador de MMA Anderson Silva falando, acha que "ele é educado demais para ser um lutador  bruto." Isso é o que quase todo mundo pensa dele. "Um cara bonzinho, educado, sempre gentil." Mas, trabalhando na imprensa por mais de quarenta anos, aprendi que todo mundo é bonzinho quando é elogiado todo o dia, como ocorre com Anderson. Sempre pensei cá comigo: "vamos ver como é que ele reage quando for criticado."
        E não deu outra. No programa "Profissão Reporter", que a Globo apresentou nesta terça-feira, o assunto eram os lutadores de MMA.  O reporter Fernando David não conseguiu contato com Anderson que, segundo sua agência, estava "com a agenda cheia".   O reporter  foi então atrás das origens do lutador e, em Curitiba, conversou com Fábio Noguchi, um dos primeiros treinadores de Anderson. No meio da conversa, Noguchi disse que ensinou tudo a Anderson, e lamentou uma certa ingratidão do lutador, que nunca mais visitou a academia
         Pronto, foi suficiente para Anderson protestar através do Twitter, dizendo: "Fiquei triste   com o que vi hoje. Eu não chegaria até onde cheguei sendo arrogante. Quem conhece minha história sabe do que estou falando. Você procura fazer tudo certinho, se mantém focado no objetivo, mas alguns preferem te ferir com golpes baixos e distorcidos. A cada dia eu aprendo que não importa o quando você bate, e sim o quanto você aguenta apanhar" .
         Resumindo, Anderson é igual a todos os outros que só gostam de elogios. Pintou alguma coisa que ele não gostou, já faz "beicinho".
 

Hoje é dia 11. Dia do nosso Blog

        Estamos completando hoje sete meses de contato direto com vocês, amigos leitores. E o dia 11 é sempre um dia de realizar um pequeno balanço, para ver como é que andamos. Entramos o dia com mais de 45 mil acessos, o que significa que quase nove mil pessoas acessaram o Blog do Flávio Campos  nos últimos 30 dias. Nada mal.  Só  não gostei do desempenho dos seguidores. Apenas um novo em todo o mês. Agora são 33 fiéis acompanhantes registrados com a gente.  Tomara que aumente muito mais.
        Entre os estrangeiros, os russos, os alemães e os norte-americanos são os que mais se ligam nas nossas postagens. Com esta aqui, 1.801 postagens já foram feitas. E vamos continuar caprichando, tentando entreter, despertar e, sempre que possível, eliminar as dúvidas de todos.
         Muito obrigado aos que nos têm prestigiado.  Por favor, fiquem com a gente. Um abração.

      

Nível da Libertadores está baixo

          Assisti os jogos de ontem pela Libertadores (dois deles ao vivo) e confirmei a minha desconfiança. O nível do futebol sul-americano está baixo. Quando joga um time brasileiro, a emoção de torcer torna o jogo mais empolgante, escondendo a ruindade. Mas ontem não tinha nenhum clube do Brasil envolvido, e foi possível analisar mais friamente. E como tem times fracos nesta edição da Libertadores, hein ?  Está até parecendo aqueles jogos da primeira fase da Copa do Brasil, quando participam equipes quase desconhecidas, geralmente do Norte e Nordeste.
           Acho que não tem mais do que cinco ou seis times realmente bons. Do Brasil, por exemplo, só escapa Santos e Inter. Apesar de estar lá em cima, nem o Flu convence a gente. Corinthians, Vasco e Flamengo estão participando discretamente, sem um brilho maior. Union Española (Chile), Atlético Nacional (Colombia) e o Velez (Argentina) são os que mais me agradaram até agora. Mas nada de excepcional.
            E o pior é que clubes tradicionais estão mal representados nesta edição da Copa. Boca Juniors, Nacional (Uruguai) e especialmente o Peñarol (também uruguaio) estão fazendo um papelão. Vamos ver se o Boca joga melhor hoje à noite, contra o Flu. Ontem tivemos Zamora 0 x Arsenal 1, Union Española 2 x Bolivar 1, Deportivo Quito 2 x Defensor 0 e  Atlético Nacional 3 x Peñarol 0.
             Pode ser que as coisas melhorem na próxima fase, mas já começo a considerar esta Libertadores como uma das mais fracas dos últimos tempos. Mas quero deixar claro uma coisa: a Liga dos Campeões da Europa também está nos mostrando cada "baba", que Deus nos livre.