Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Copa SP: Furacão classificado

      No jogo mais dramático da 1ª rodada da Segunda Fase da Copa São Paulo de Juniores, o Atlético Paranaense garantiu agora há pouco, em São José do Rio Preto, a sua classificação para as oitavas-de-final, derrotando o Cruzeiro de Belo Horizonte nos penaltis, por  6 a 5. No jogo, não houve gols. O Furacão pega na próxima fase o Olé Brasil, que hoje eliminou o Uberlândia (2 a 1).
       O Corinthians também venceu apertado: 1 a 0 sobre o Goiás, gol marcado por Matheuzinho. Já o Palmeiras fez 2 a 0 no Monte Azul, com gols de Bruno e Guilherme. Na próxima fase, o Timão pega pega o Primeira Camisa, que ganhou do Taubaté por 2 a 0. E o Verdão enfrenta nas oitavas o perigoso Paulista de Jundiaí, que goleou o Santo André por 4 a 1.
        Os outros jogos de hoje: América Mineiro 2 x São Bernardo 1 e Red Bull Brasil 4 x São Carlos 0.

Palmeiras com a mesma cara de 2011

             O amistoso internacional que abriu, hoje à tarde, a temporada 2012 para o Palmeiras, não mostrou um Verdão diferente, como queriam os torcedores. Mais de 25 pessoas estiveram no Pacaembu, participando com entusiasmo das muitas homenagens prestadas ao aposentado goleiro Marcos, antes e depois da partida. Porém esta gente toda não chegou a se entusiasmar com o futebol apresentado pelo time de Felipão, diante dos holandeses do Ajax. Acho a equipe palmeirense muito parecida com a do ano passado, com as mesmas virtudes e os mesmos defeitos.
             Entretanto, o jogo não foi ruim. Teve bons momentos, os dois goleiros trabalharam bastante. Mas quase que a frustração da torcida se tornou ainda maior com um magro zero a zero. O povo já estava até gritando - "Ooo, queremos jogador" - quando aos 49 minutos do segundo tempo Pedro Carmona fez o gol salvador que garantiu o triunfo do Verdão.
              Mas acho que a torcida não deve se entusiasmar muito.

Um dia bem proveitoso

         Estou feliz com com o desenvolvimento deste sábado, que começou com muita chuva mas que teve até sol e calor no final da tarde. Resolvi dois problemas que estavam me incomodando. Logo cedo fui a loja Computec e comprei um novo teclado para redigir estas linhas. O que eu vinha usando começou a apresentar problemas. Algumas teclas travavam e, volta e meia, eu tinha que dar uma "porradinha"para as letras me obedecerem. Agora está tudo bem.
          Mas o que mais me deixou feliz foi o fato de conseguido consertar o meu velho celular Sony Ericsson, que me acompanha desde que eu decidi utilizar esse tipo de telefone. Há cerca de um mês, ele resolveu parar de trabalhar. Minha filha Juliana até me comprou um LG, muito bom por sinal, e que vinha resolvendo o problema. Mas eu sou um homem conservador. Tinha saudade do antigo aparelho. E hoje fui procurar o Vando, que tem sua loja ali na Avenida JK (nº2248-A), próximo à Higienópolis. Além de um ótimo "papo", o Vando oferece a sua experiência e logo botou meu Sony Ericsson (da TIM) em forma outra vez. . Ganhei o sábado. Vou ficar freguês do Vando.

Paranavaí está perdendo o mando

             A Comissão de Vistoria da Federação Paranaense está cumprindo a promessa de impedir que o Estádio Waldemiro Wagner seja utilizado enquanto não forem faitas as reformas solicitadas. A direção do Paranavaí já recebeu a informação de que terá que encontrar outro estádio a 100 km de sua cidade para realizar o jogo de estréia, dia 22 contra o Operário de Ponta Grossa. Arapongas, Apucarana e Londrina são as cidades que estão sendo lembradas para sediar a partida.
               Posso até entender que a Federação queira melhorar os estádios paranaenses. Mas, como não houve interdição do Estádio de Paranavaí por violência ou coisa parecida, não sei porque o vermelhinho tem que mandar o jogo numa cidade tão distante. Aí já acho uma sacanagem.
                O prejuizo será grande. Trinta mil reais só com aluguel de um estádio. Fora o deslocamento. Não tem clube pequeno que aguente esse tipo de despesa.

Os filmes que vão "bombar" (7)

  
       Vamos a mais um filme cotado para faturar alto em 2012. E a história vai atrair muita gente. Com estréia no Brasil marcada só para o dia 3 de agosto, vem aí o curioso "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros."   Em inglês, "Abraham Lincoln - Vampire Hunter".
          Benjamin Walker (foto ao alto) interpreta o ex-presidente americano que, nesta trama fantástica, tenta livrar o mundo da praga dos vampiros, o real motivo por trás da Guerra de Secessão.  O filme mostra Lincoln perseguindo os "dentuços", que teriam matado e bebido o sangue de sua mãe. Que história é esta, hein ?

Gauchão virou Torre de Babel

             O jornal ZeroHora brinca dizendo que o Campeonato Gaúcho está virando uma "Torre de Babel", com muitos estrangeiros. Já são 13 até agora inscritos.
              O Inter tem os argentinos D'Alessandro, Guiñazu e Bolatti. O Grêmio também tem um argentino (Miralles) e agora um boliviano, o atacante Marcelo Moreno. No Pelotas jogam dois uruguaios (Guly e Góngora) e um africano: Nconco, da Guiné-Bissau. Em Caxias do Sul estão o argentino Maidana, do Caxias, e o paraguaio Nico Martinez, do Juventude. O São Luiz de Ijuí contratou o uruguaio Alejandro e o africano William Barbosa, que vem de São Tomé e Príncipe. E  no Santa Cruz joga o japonês Koji Kanuka.
             
                               O paraguaio Nico Martinez, meia do Juventude, é uma das novidades           
 O Gauchão está até parecendo os campeonatos europeus, que têm jogadores dos mais variados países. Mas vamos ver a qualidade, especialmente destes que estão chegando agora. Na verdade, o que está ocorrendo é que se tornou muito mais fácil trazer jogadores novos, de outros países, do que contratar as revelações dos times brasileiros. Por aqui, qualquer jogadorzinho já tem empresário e vale um montão de dinheiro.

Gladiador marca dois no jogo-treino

            Num jogo-treino que teve apenas 45 minutos de duração, o Grêmio derrotou por 3 a 0 o São Paulo, time amador de Bento Gonçalves, onde o Tricolor realiza a sua Pré-Temporada. O destaque acabou sendo os dois gols marcados por Kleber Gladiador (foto), recentemente contratado junto ao Palmeiras. Os dois mil torcedores que enfrentaram a chuva para ver o ensaio, aplaudiram muito o seu novo ídolo. O outro gol foi marcado por Douglas.  Nos 45 minutos restantes, o time reserva do Grêmio ficou no empate de 1 a 1 contra o mesmo adversário.

Se agrava o estado de Chico Anísio

          Piorou muito nas últimas horas o estado de saúde do comediante, ator e escritor Chico Anísio, que está no hospítal desde 22 de dezembro, por causa de uma pneumonia. Ele vinha apresentando melhoras mas, de ontem para cá, a situação se agravou.
          Chico, de 80 anos, está respírando com a ajuda de aparelhos, e sua pressão arterial é mantida com medicamentos. Os médicos do Hospital Samaritano, Rio de Janeiro, disseram esta manhã que "o estado de saúde de Chico inspira muitos cuidados."

Titanic dos tempos modernos afunda

          Um novo Titanic ? Certamente não, mas a história é parecida. Um gigantesco transatlântico, cheio de pessoas bonitas, na maioria bem sucedidas, vivendo uma grande festa, com shows, jantares, bailes e todo o tipo de divertimento. De repente, a tragédia, jogando a felicidade para o fundo do mar.
           Pois tudo isto foi revivido na última noite, por volta da meia-noite local (21 horas de Brasília), nas proximidades da ilha italiana de Giglio, nas águas da Toscana. O luxuoso "Costa Concordia" navegava de Civitavechia para o noroeste da Itália. O cruzeiro faria a travessia do Mediterrâneo, passando por  Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo. E foi próximo a Giglio que o navio encalhou e, posteriormente, começou a afundar.
            O passageiro e jornalista Luciano Castro disse a uma rádio italiana: "Estávamos jantando, quando escutamos um forte ruido, como de uma quilha sendo arrastada sobre algo. Houve cenas de pânico, cristais caindo no chão e muito desespero."
              Viajavam no Costa Concordia 4.200 pessoas, sendo 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes, segundo informou a Costa Cruzeiros, companhia dona da embarcação. Entre os turistas, 53 são brasileiros.
Pelo menos três pessoas morreram (dois turistas franceses e um tripulante peruano) e dezenas ficaram feridas. Todos perderam suas bagagens, e a maioria ficou sem documentos.

                  A luz foi cortada e o comandante do navio avisou inicialmente que se tratava de um problema elétrico. Mas todos perceberam que o barco estava inclinando. Pouco depois, os passageiros foram convidados a vestir seus coletes salva-vidas e a se dirigir as lanchas de emergência.  Como a ilha de Giglio é pequena e não teria condições de acomodar tanta gente, a empresa responsável pelo navio iniciou um plano para transportar os passageiros para o elegante porto de Santo Stefano.
                  Além dos 53 brasileiros estavam no Costa Concordia 10 colombianos, 10 chilenos, 8 peruanos, 5 venezuelanos, 2 equatorianos e 1 uruguaio. A maior parte dos turistas são italianos, 989. Equipes de resgate ainda procuram 70 pessoas.
                 Agora a tarde começam a surgir comentários de que o Costa Concordia teria batido num rochedo. Da mesma forma como o Titanic (foto)se chocou com um iceberg, no dia 15 de abril de 1912, uma segunda-feira. Porém, ontem era uma sexta-feira 13, o que certamente vai gerar muitos comentários.