Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Galo também está classificado


     
 
      O Atletico Mineiro derrotou o Colo-Colo do Chile por 2 a 0, agora à noite no Mineirão, e também passou às oitavas-de-final da Libertadores como segundo colocado do Grupo 1. Os gols foram de Lucas Pratto e Rafael Carioca. E o Galo ainda perdeu um pênalti, com Guilherme.
                A primeira vaga ficou com o Santa Fé da Colômbia (foto abaixo), que venceu o Atlas do México, por 3 a 1, no El Campin de Bogotá.

   COPA LIBERTADORES 
   Inter é o nosso terceiro classificado

            O Brasil já tem três clubes classificados para as oitavas-de-final da Copa Libertadoras da América. Terminou agora há pouco no Beira-Rio a partida que marcou a vitória do Inter sobre The Strongest da Bolívia, por 1 a 0, gol marcado por Valdívia, aos 40 minutos do primeiro tempo. E com esse resultado, o Colorado Gaúcho garantiu o primeiro lugar do Grupo 4 e tornou-se o nosso terceiro representante, acompanhando Corinthians e Cruzeiro.

              E daqui a pouco, o Brasil poderá ganhar mais dois times na disputa, porque Atlético Mineiro e ISão Paulo também vão lutar por vaga.  O Beira-Rio recebeu um público total de 41.009 torcedores, em plena quarta-feira à tarde.

              A outra vaga do Grupo 4 ficou com o Emelec do Equador, que hoje derrotou a La U do Chile, por 2 a 0, com dois gols de Bolaños. O Inter fechou com 13 pontos e o Emelec chegou aos 10, beneficiando-se com a derrota do The Strongest em Porto Alegre.
        

         O técnico Enderson Moreira ficou  "P da vida" mesmo, com sua dispensa no Atlético Paranaense. Deixou uma carta, em que demonstra a sua estranheza e frustração. Acho que neste caso juntaram-se  "a fome  e a vontade comer".  Enderson é um treinador "meia-boca" e o Furacão é um clube muito mal administrado.

As datas de Londrina x Foz


         A Federação Paranaense de Futebol oficializou nesta quarta-feira as datas dos jogos que decidirão o título do Interior, entre Londrina e Foz. O primeiro será no sábado agora, lá na Fronteira, às 20 horas. E a segunda partida será no Estádio do Café, na próxima quinta-feira.
          Particularmente, nunca vou entender esse regulamento feito pela FPF. O legítimo campeão do interior paranaense em 2015 é o Operário de Ponta Grossa, que está na final do Campeonato.  O resto é conversa fiada.

A invasão estrangeira no nosso futebol

               Um vez, conversando com um amigo italiano, ele me disse que estava perdendo o interesse pelo futebol do seu País. Perguntei porque,  e ele me respondeu: " O nosso futebol aqui da Itália está cheio de brasileiros".

               Nunca  mais tinha me lembrado disso, mas agora, anos depois, acho que estou com a mesma sensação experimentada por aquele amigo. Só que em relação ao que ocorre atualmente no Brasil. Tem "gringo" demais no nosso futebol. Sei que não há nada de tão errado nisso, mas esse não é o futebol que nos habituamos a ver e que nos levou a tantas vitórias internacionais. Tenho a impressão de que estou sentindo a mesma coisa que o amigo italiano vivia naquele momento. Lembro dele me dizendo que não tinha "tesão de ver o futebol italiano cheio de estrangeiros."

                Atualmente, é assustador o que está acontecendo com a gente. Duvido que o seu time, amigo leitor que lê a postagem neste momento, não tenha dois ou três jogadores  estrangeiros.  Quem não tem ?  Grêmio, Inter, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e todos os demais grandes clubes estão cheios de jogadores de fora contratados.  E, geralmente, eles são os destaques ou até os capitães das suas respectivas equipes. Será que são melhores que os nossos ?  Talvez sejam, porque o craque do Inter é um argentino (D'Alessandro),  o destaque do Corinthians é um peruano (Guerrero) e o "dono" do time do Palmeiras, que faz o que quer lá, é um chileno (Valdívia).

               Cheguei a achar que talvez fosse por isso que eu estava me motivando mais com os certames estaduais do que com o Campeonato Brasileiro.  Mas esta tese também já caiu por terra. Qualquer time do interior brasileiro tem "gringo".   Até o nosso Londrina agora tem sempre dois os três estrangeiros no seu time, seja nigeriano, camaronês ou colombiano.   
                Acho que aquele amigo italiano tinha razão. Estou de saco cheio de tanto ver gringo tomando o lugar dos nossos.         

COPA LIBERTADORES  
 Cruzeiro está classificado.
Fase de Grupos acaba hoje

              Jogando bem, o Cruzeiro quebrou a invencibilidade do Universitário Sucre, da Bolívia, ontem à noite no Mineirão, e garantiu sua passagem para as oitavas-de-final da Libertadores da América. Bom jogo, mais de 25 mil pagantes e ótima atuação dos cruzeirenses, que chegaram a vitória de 2 a 0 com gols de Willian e Léo.
                             O triunfo deu o primeiro lugar do Grupo 3 ao Cruzeiro. Mas o Sucre, mesmo com a derrota, garantiu o segundo lugar e a classificação, porque na outra partida desta terça-feira, na Venezuela, o Mineros local meteu 3 a 0 no Huracan e eliminou o time argentino. Valoyes (2) e Acosta marcaram os gols em Puerto Ordaz.



                              No Grupo 7, Atlético Nacional da Colombia e Estudiantes da Argentina são as equipes classificadas para as oitavas, depois dos dois jogos disputados ontem.   
                              Em Medellin, o Atlético Nacional atropelou o Libertad do Paraguai, goleando por 4 a 0, com dois gols de Ruiz, um de Mejia e outro de Copete. Com isso, os colombianos ficaram com o primeiro lugar da chave.

                              E o Estudiantes da Argentina foi buscar a sua vaga fora de casa, derrotando o venezuelano Barcelona, em Guayaquil (foto), por dois a zero. Acosta e Carrillo fizeram os gols.

                           OS JOGOS DE HOJE

                                 Hoje serão disputadas as seis partidas que fecham a Fase de Grupos. Pelo Grupo 1, dois jogos muito difíceis: Atlético Mineiro x Colo-Colo e Santa Fé x Atlas, ambos às 19h45m. Santa Fé e Colo-Colo estão com 9 pontos, enquanto o Galo e o mexicano Atlas têm apenas 6.
                                  Pelo Grupo 2,  às 22 horas, o São Paulo vai ter que derrotar o Corinthians no Morumbi, porque na Argentina o San Lorenzo deve ganhar do uruguaio Danúbio.  Só o Corinthians está classificado, com 13 pontos. O SP tem 9 e o San Lorenzo tem 7.  O Danúbio não marcou nenhum ponto na competição.
                                   E pelo Grupo 4, com jogos às cinco e meia da tarde, o Inter só precisa empatar com o The Strongest, no Beira-Rio, para ficar com o primeiro lugar. O Emelec do Equador, jogando em casa, vai tentar vencer o lanterna Universidad de Chile  e ainda torcer por vitória do Inter, para ficar com a segunda vaga. A classificação está assim : Inter 10, The Strongest 9,   Emelec 7 e LaU 3.     

Quinteto Violado - Asa Branca

 
                 Conheço poucos conjuntos instrumentais-vocais que façam um som tão bonito como o desta incrível banda pernambucana que já representou o Brasil lá do outro lado do mundo
 
Q U I N T E T O      V I O L A D O
                      

                         

                                     Quem gosta mesmo de música brasileira conhece o QUINTETO VIOLADO, um conjunto instrumental-vocal formado em 1970, e que se caracteriza pela execução de músicas nordestinas.  O melhor jeito de apresentar esta gente aos amigos do Blog e com o vídeo acima. Trata-se de uma das melhores interpretações da imortal canção ASA BRANCA, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.






                           







Exceptuando-se o Nordeste e o Norte do País, talvez o Quinteto Violado seja mais conhecido no Exterior do que nos estados das outras regiões brasileiras. Esse caras já tocaram e cantaram praticamente no mundo todo, sempre com grande sucesso e enorme destaque na mídia internacional.


                   Os primeiros integrantes foram Toinho (canto e baixo), Marcelo (canto, viola e violão), Fernando Filizola (violão e percussão), Luciano (percussão)  e Sando (flautista).   E o  primeiro LP  (foto acima) foi lançado em São Paulo, pela Philips, em 1973, trazendo Asa Branca e outras canções incríveis. Tenho esse disco com muito orgulho na minha modesta coleção.





                          







    A estréia internacional do conjunto aconteceu em Cannes, na Franca, no famoso "Midem" (Mercado Internacional de Disco e edição Musical). Ainda na França, o Quinteto se apresentou no Olympia de Paris, ao lado de Jorge Benjor, Toquinho e Vinicious de Moraes.


                              Em 1990, o Quinteto levou a seis países da Europa o espetáculo "O Guarany", na sua mais longa excursão internacional. Ficou dois meses no Velho Mundo, se apresentando em 20 cidades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Itália e antiga Iugoslávia.
                                Quando completou 25 anos, em 1995, o Quinteto Violado  já tinha 10 viagens internacionais,  30 discos lançados no Brasil além de mais 6 no Exterior,  além de um monte de prêmios.

                                 A morte do integrante/fundador da banda, Toinho Alves, ocorrida em 2008, provocou uma pausa nas apresentações do Quinteto Violado. Mas com um novo integrante, Thiago Fournier (baixo), o grupo voltou com tudo.


                              E a nova fase foi marcada pelo grande sucesso obtido em Seoul, na Coréia do Sul, por ocasião do Brazilian Festival 2014. Foi demais a receptividade do povo sul-coreano para com o som do Quinteto Violado. 

                          
       
          
       O BUGIO - Nem sempre tão amigo

                  

   Hoje, na terceira postagem do quadro semanal "Bicho Amigo", encontramos o sempre ativo BUGIO.  Particularmente o que habita o território brasileiro e boa parte do Continente Sul. Em algumas regiões, eles chegam a se instalar como moradores de cidades conhecidas, participando da vida da Comunidade. Como em São Borja, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, onde um bando deles vive há duas décadas na Praça Quinze e de vez em quando causa problemas.  Esta semana mesmo, um deles atacou um homem de 77 anos, acostumado a distribuir bananas aos animais.

                         O grupo está cada vez maior, não apenas pela procriação no local, mas porque a devastação das matas da região tem empurrado os bugios para a área urbana.
                        Existem várias espécies de Bugios (ou Alouattas). Estes que andam por nossas cidades são primatas da espécie Alouatta caraya, popularmente chamados de  bugio-preto.  Na sua dieta natural, os nossos bugios se alimentam de brotos, flores, folhas e frutas de árvores. Comem ocasionalmente ovos de aves. E nas cidades são habitualmente alimentados por pessoas que querem ajuda-los. Mas a prática não é recomendável, porque o risco de inesperados ataques existe mesmo.
                        No Rio Grande do Sul a importância do Bugio é grande. Eles fazem parte do folclore gauchesco. Existe até um estilo musical da região que é denominado "bugio".
                         O grupo de convivência dos bugios é em média de 10 indivíduos. O macho acasala com várias fêmeas.  E os sons que eles emitem podem ser ouvidos a quilômetros de distância. Uma lenda antiga contava que o grito dos bugios ecoava na floresta como um hino ao sol, e era acompanhando por muitos animais.  
                          Em média, um bugio chega aos 70 centímetros de comprimento.   Geralmente, os machos são pretos, enquanto as fêmeas e os filhotes apresentam um tom castanho oliva.
                        Os índios e caboclos gostam da carne de bugio para o consumo.
                                

AS MELHORES DO FACEBOOK

   E' do amigo Luiz Negro Bergoc, estimado "Macarrão", que atualmente mora no Recife, esta ótima postagem. Um grande abraço pra ele !