Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Palmeiras vence e é lider

              O Palmeiras é o novo lider do Campeonato Paulista. O Verdão ganhou de virada do Guaratinguetá por 3 a 2, agora à noite, e chegou aos 20 pontos, superando o Guarani, que tem 19. Arthur, Barcos(foto)  e João Vitor  marcaram os gols palmeirenses. Pio fez os dois do Guaratinguetá. O jogo foi disputado no Estádio Dario Leite, em Guará, num rítmo dos mais movimentados. O time do Interior teve dois jogadores expulsos no segundo tempo (Maicon Baggio e Daniel),  facilitando as coisas para o Verdão.   
   
            Nos outros jogos disputados hoje pelo Paulistão, a Ponte Preta só empatou com o Oeste, por 2 a 2. O Botafogo, mesmo em Ribeirão Preto, perdeu de 1 a 0 para o Mogi Mirim. E a Portuguesa ganhou com dificuldade do XV de Piracicaba, também por 1 a 0.

Nosso vôlei continua em queda livre

              Com esta nova derrota, sofrida quarta-feira no Moringão, o Londrina/Sercomtel vai ficando numa situação quase irreversível na Superliga de Voleibol Masculino. Particularmente, não acredito mais na possibilidade da equipe escapar da lanterna e do consequente rebaixamento. Contra o Volta Redonda, o time não deu sinais de reação, perdendo por 3 a 0, com 25/20, 25/21 e 25/22. Na verdade, uma vitória fácil dos fluminenses.
               O próprio técnico Toninho Resende já está reconhecendo a falta de regularidade e o grande número de erros cometidos por seus comandados. Ele já sentiu que "entrou numa gelada". E o próximo jogo será fora de casa, em Minas Gerais, contra a Universidade Federal de Juiz de Fora.

Tencati "queimou" Rodrigo

     Me assustei quando li a matéria do Jornal de Londrina, intitulada "O xeque-mate de Tencati". Ficou a impressão de que o treinador do Londrina utilizou um golpe desleal para unir o elenco do Tubarão, queimando o jogador Rodrigo, que está "na geladeira", porque Tencati disse que não trabalha mais com ele.
      A "jogada" de Tencati pode até ter ajudado o Alviceleste a ganhar em Ponta Grossa, mas não foi um gesto honesto. Como é que fica o profissional Rodrigo ? De agora em diante, ele terá dificuldade para encontrar outro clube, porque ganhará fama de indisciplinado e desagregador.
       Não sei se, na continuidade, o que foi feito será bom para o Tencati. O que ele fez com Rodrigo poderá amanhã ou depois ser feito com qualquer outro jogador. E é claro que os integrantes do elenco já devem estar pensando nisto.
       Se Rodrigo não serve para o Tubarão, acho que o clube deveria simplesmente rescindir o seu contrato. Sem, entretanto, comprometer a sua carreira profissional. Quer dizer que o Londrina só ganhou em Ponta Grossa porque Rodrigo foi afastado ?

Bancos: agora só na quarta-feira

         Quem não foi ao banco até às 16 horas, pode esquecer. Em função do Carnaval, os bancos só sertão reabertos na Quarta-feira de Cinzas (22/2) às 12 horas, como confirmou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
           As contas de consumo (água, luz, telefone, e Tv a Cabo, por exemplo), bem como os carnês que vencerem nestas datas, poderão ser pagos no dia 22, sem incidência de multa. Mas a população pode usar os caixas eletrônicos, a Internet Banking e os correspondentes, como casas lotéricas, agências dos Correios, supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.  Me parece o melhor caminho, porque as agências bancárias vão ficar entupidas de gente na quarta-feira.  

Só os atleticanos verão o Atletiba

               O clássico Atletiba da próxima quarta-feira (dia 22) só poderá ser assistido pelos torcedores do Atlético. Os adeptos do Coritiba não terão acesso ao Estádio Durival de Britto, na Vila Capanema. Foi o que ficou decidido na reunião realizada agora à tarde, no Comando Geral da Polícia Militar, com um comum acordo entre as diretorias dos dois clubes.
                Quatrocentos policiais serão escalados para cuidar dos 10 mil torcedores do Furacão, que poderão adquirir ingressos para o clássico. E só os torcedores com ingresso na mão e os moradores da região poderão chegar perto do estádio.    Para compensar, no Atletiba do segundo turno do Campeonato Paranaense, programado  para o Estádio Couto Pereira, só os torcedores coxas terão acesso ao jogo.
                Uma medida burra. Vão rasgar dinheiro. Por que Coritiba e Atlético não se acertaram para que as duas partidas fossem realizadas no "Couto Pereira". Poderia até ser organizado um esquema de caixa único. E todo mundo ganharia dinheiro.

Confusão que poderia ser evitada

O trecho sul catarinense da BR 101 está deste jeito. Na região próxima a cidade de Tubarão, temos grandes engarrafamentos,  e a lentidão chega a 35 km. A falta de planejamento dos executores das obras é nítida. Todo mundo sabe que, nesta época do ano, a movimentação no litoral de Santa Catarina é enorme. Por que não adaptar a obra ao período mais adequado, com a preparação de desvios que evitem oque está ocorrendo agora ? O certo seria, liberar a estrada  uma semana antes do Carnaval, para que os veículos pudessem circular durante esse período. Passado o Carnaval, o trabalho voltaria ao seu rítmo normal. O importante seria evitar os transtornos que agora ocorrem. Certamente, haverá acidentes, porque a confusão de máquinas, com caminhões e automóveis é muito grande. 

              

Legendas em filmes nacionais

             A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo protocolou uma ação civil pública, visando regulamentar a obrigatoriedade de legendas em filmes nacionais que tenham patrocínio público. A medida visa beneficiar mais de 5 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de deficiência auditiva.
            Acertadíssima a iniciativa do MPF que, na verdade, vem lutando desde 2004 para garantir a inclusão de legendas em língua portuguesa nos filmes nacionais. Sabemos que a maior parte  das pessoas perdem parte  de sua capacidade auditiva com o passar dos anos. Eu, particularmente, já encontro dificuldades quando o som não é da melhor qualidade. Perco palavras do padre, em algumas missas, ou em textos lidos sem plena clareza, na televisão. Imagino então como não sofrem as pessoas que já estão com o problema de audição agravado.
             O Ministério da Cultura e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) têm que agilizar a sua movimentação para que os deficientes auditivos possam realmente curtir nosso cinema.