Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 25 de março de 2012

Tubarão agora é lider de verdade

              O Tubarão já liderava o returno do Paranaense, mas através do saldo de gols, já que em pontos estava igualado ao Coritiba, com quem terá que jogar quarta-feira na Capital. Porém, com a convincente vitória de hoje à tarde no Estádio do Café, sobre o lanterna Iraty, por 4 a 0, e a derrota dos coxas em Arapongas, por 2 a 0, o Alviceleste assumiu a liderança legítima e absoluta desta etapa do campeonato. Além de abrir 3 pontos de vantagem sobre o Coritiba, ampliou consideravelmente a sua vantagem no saldo de gols, que agora é de 10 gols a mais que o seu perseguidor.
              Os quase seis mil torcedores que foram ao estádio do Café viram o time repetir a boa produção dos jogos anteriores. Mais uma vez goleou com facilidade e não sofreu gols. É verdade que o Iraty é fraquíssimo e está quase que matematicamente rebaixado para a Segunda Divisão, mas ainda assim o Londrina mostrou raça, disposição e crescimento técnico. Foi um massacre.
               Pela ordem marcaram Alexandre Oliveira, Thiago Santos, Warley e Bruno. Este, aliás, é outro ponto positivo do time londrinense: todo mundo está fazendo gol.

***** Em Arapongas, o Coritiba foi muito mal e acabou perdendo sua invencibilidade. Aliás, o Coxa não perdia há 48 jogos pelo Campeonato Paranaense. Levou um gol de cara, marcado por Tiago Adam aos 4 minutos e criou muito pouco em todo o primeiro tempo.
Na fase final tentou reagir, mas sempre foi um time nervoso em campo. Como consequência disto, o zagueiro Emerson acabou sendo expulso pelo árbitro Heber Roberto Lopes, por reclamação. E logo em seguida o Alviverde tomou o segundo gol, marcado por Léo Itaperuna.
           Futebol é mesmo curioso. Tudo o que o Arapongas deixou de jogar contra o Londrina, na semana passada,  ele jogou hoje contra os coxas. O público foi de 2.148 torcedores no Estádio dos Pássaros.
              
            

Cianorte não é mais aquele

         O Cianorte, que foi a grande sensação do primeiro turno, está mostrando no returno que não é mais o mesmo time. Todo atrapalhado, acabou sendo goleado pelo Atlético Paranaense na Vila Capanema, agora à noite, por 3 a 0. Se continuar assim, o Leão do Vale do Ivaí logo será ultrapassado por Arapongas e Londrina, na classificação geral.
         Guerron, que decididamente recuperou a boa forma, marcou os dois primeiros gols. Edigar Junio fez o terceiro. Bruno Furlan foi expulso no segundo tempo, por agressão, e Marcinho desperdiçou um penalti.


****** Em Ponta Grossa, o Operário mostrou que está mesmo disposto a reagir. Goleou o Rio Branco por 4 a 0. Baiano fez 3 gols e Ceará marcou o quarto. Acho que a aproximação do centenário do clube, despertou o time time alvinegro.


****** O Paranavaí também está tentando subir. Hoje, fez 3 a 1 no Corinthians Paranaense (foto), no Estádio Waldemiro Wagner.  Está encostando no Roma e pode sair da zona de rebaixamento. Rafael Santos (2) e Edenilson marcaram para o Vermelhinho. Anderson Rosa fez o gol dos curitibanos.  


******O Toledo manteve a regularidade em casa. Ganhou do Roma, por 2 a 1. Anderson e Diego Dedoné para o Toledo, Elton para o Roma, foram os artilheiros do jogo.


******

Vasco se enrola no Resende

        Mesmo jogando em São Januário, o Vasco se atrapalhou e só conseguiu empatar com o Resende, por 1 a 1, hoje à tarde pelo Campeonato Carioca. E perdia por 1 a 0 quase até o final da partida, com gol de Elias aos 28 minutos do primeiro tempo.
    No começo da fase final, o Vasco teve um penalti a seu favor. Alecsandro cobrou, mas o goleiro Mauro defendeu.  Porém, aos 36 minutos, Alecsandro se redimiu e marcou o gol de empate.


***** O certame carioca teve outros dois jogos disputados neste domingo. O Bangu recebeu e venceu  o Nova Iguaçu, por 2 a 1. Em Campos, o Americano local derrotou o Macaé, por 3 a 1.

Damião faz mais dois e Inter vence

        No Campeonato Gaúcho, agora à tarde, o Inter manteve-se invicto na Taça Farroupilha, ganhando por 3 a 0 do São José, que também é da Capital. Mas o jogo foi disputado no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, porque o Beira-Rio passa por reformas para a Copa 2014.
     Leandro Damião fez mais dois gols, chegou aos sete e já se aproxima dos artilheiros do Gauchão: Juba (Novo Hamburgo) com 9; Kleber Gladiador (GRE) e Lê (Veranópolis) com 8;  e Zulu (Juventude) que agora foi alcançado por Damião. O outro gol do Inter na partida desta tarde foi marcado pelo argentino Dátolo.


 ***** Nos jogos de ontem pelo Gauchão 2012, tivemos Canoas 1 x Santa Cruz 0, São Luiz 1 x Lajeadense 1, Novo Hamburgo 1 x Caxias 0, Juventude 0 x Ypiranga 0 e Avenida 1 x Pelotas 1.

Timão vira o clássico em dois minutos

             O Corinthians terminou o primeiro tempo perdendo para o Palmeiras, por 1 a 0, gol de Marcos Assunção num chute de longe. Mas na fase final, em dois minutos marcou dois gols e ganhou o clássico disputado no Pacaembu, perante mais de 30 mil torcedores. Paulinho pegou uma sobra de bola e empatou aos 4', e Marcio Araujo, num lance infeliz, "descartou o coringa", aos 6' e empatou a partida.
             O Palmeiras era o último invicto do Paulistão 2012. Não perdia há 22 partidas, mas hoje cometeu primários e o Corinthians não perdoou. Desde 1995 o Timão não perde para o Verdão no Pacaembu.

Rubinho foi mal, mas Castroneves venceu

        Já se esperava que Rubinho Barrichello encontrasse problemas na sua prova de estréia na Fórmula Indy, hoje em São Petersburgo (EUA). Mas também não precisava exagerar. Só dois pilotos ficaram atrás dele na classificação final.  Foi apenas o17 º colocado. Entretanto, outros sete pilotos nem conseguiram terminar a prova, entre os quais o brasileiro Tony Kanaan, companheiro de Barrichello na KV Racing.
    Mas o Brasil foi o grande vencedor desta prova que abriu a temporada, através de Helio Castroneves (foto), da Penske, que fez uma ultrapassagem sensacional sobre o neozelandês Scott Dixon (Ganassi), segundo colocado. O norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) foi o terceiro. Com a vitória, Castroneves, que nunca foi campeão mundial de Fórmula Indy, começa o ano na liderança, com 50 pontos. Dixon marcou 40 e Ryan 35 pontos.

Já estamos em 13º no Futsal

                Depois dos vexames proporcionados pelo vôlei de Londrina na Superliga Masculina, será que estamos experimentando um novo fracasso ?  Após a derrota de 4 a 2 para o Corinthians, ontem à noite no Moringão, o time de futsal da Cidade, o Colégio Londrinense-Sercomtel  já caiu para 13º lugar na classificação geral da Liga da modalidade. Em quatro jogos, só vencemos um. São duas derrotas e um empate. E amanhã à noite tem mais: novamente no Moringão, Londrina joga com o São Caetano, que está na zona de rebaixamento, em 17º lugar. É preciso ganhar esse jogo.
               O destaque da rodada de ontem foi a derrota do Intelli/Orlândia, que é o novo time do craque Falcão, para o Poker, de Petrópolis, que tem Lenísio, outro craque da Seleção. Falcão fez dois gols, mas seu time perdeu por 4 a 2.
               E quem conseguiu sua primeira vitória na Liga foi o Oppnus Maringá que, jogando em casa, derrotou o São Caetano, que amanhã atua em Londrina. No Ginásio Chico Neto, os maringaenses ganharam por 2 a 0, gols de Roberto e Valtinho.
                 Dos times paranaenses que disputam a Liga de Futsal o melhor é o Copagril (de Marechal Cândido Rondon), que é o terceiro colocado, atrás apenas do Corinthians e do Orlândia. As equipes de Londrina, Maringá e Umuarama estão lá embaixo.
                  E um detalhe curioso e lamentável para nós: no site oficial da Liga de Futsal, o Colégio Londrinense é chamado como São Paulo/Colégio Londrinense, que figura como representante do Estado de São Paulo e só manda seus jogos em Londrina. Será que precisamos mesmo passar por um vexame destes ?

E ainda tem quem goste

         Num jogo extremamente difícil, disputado ontem no começo da noite, o Flamengo ganhou fora de casa do Volta Redonda, por 4 a 2. Tivemos muitas alternativas no placar e um gol de letra muito bonito do centroavante Wagner Love, que gosta de uma balada mas sempre apresenta um bom futebol. Ele fez dois dos quatro gols rubronegros, com David Braz e Leonardo Moura marcando os outros dois. Para o Voltaço marcaram Rafael Granja e Leilton.
      Mas o que mais continua me chamando a atenção no Flamengo são os insistentes pedidos dos torcedores para que a diretoria contrate o centroavante Adriano, que acabou de fazer um "papelão"no Corinthians e ainda está acionando o clube paulista na Justiça. No jogo de ontem apareceram mais cartazes como este da foto, pedindo a contratação do "Imperador".

Surpresas e problemas na Fórmula 1

          O GP da Malásia de Fórmula 1 foi marcado por muitas surpresas. Para começar, não se esperava que Fernando Alonso (foto) levasse a Ferrari à sua primeira vitória da temporada. O espanhol conseguiu sua 28ª vitória na carreira. A segunda surpresa: o mexicano Sergio Perez, da Sauber, chegou em segundo, a frente de Lewis Hamilton, que ficou em terceiro. Outra surpresa: o campeão Sebastian Vettel (Red Bull) foi apenas o 11º da prova. Mais uma: o brasileiro Bruno Senna conseguiu chegar em sexto lugar. Senna largou em 13º e chegou andar em último, mas ultrapassou muita gente e chegou na melhor colocação de sua carreira. Quem sabe, daqui para a frente ele anda melhor.
           Foi muita surpresa para um dia só. Mas além de surpresas, o GP da Malásia apresentou muitos problemas. O mais grave deles foi a denúncia de um suposto telefonema dos boxes, para que o mexicano Perez não ultrapassasse Alonso. É que a Sauber usa motores Ferrari e, faltando sete voltas, Sergio Perez aproximou-se do espanhol e tentou a ultrapassagem. Foi aí que teriam mandado ele tirar o pé". Mas o chefe da equipe suiça, Peter Sauber, negou qualquer manipulação.
          A chuva também incomodou, forçando muitas trocas de pneus. Mas a Ferrari de Alonso mostrou um ótimo desempenho na chuva, ao contrário de Massa, que fez mais uma corrida instável.
Button e Vettel andaram se tocando com a HRT de Narain Karthikeyan e perderam muito tempo nos boxes. Massa também se atrapalhou ao tentar ultrapassar Rosberg. O fato é que, quando a corrida terminou, tinha muita gente reclamando dos pneus, da pista molhada e dos atrapalhos  provocados por pilotos menos experientes.
           Para a maioria dos brasileiros que viram a prova pela TV, certamente Bruno Senna já é melhor do que Felipe Massa, inegavelmente um piloto decadente.