Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Croácia vai brigar com o México


      Apesar da boa atuação de ontem,  contra oBrasil, os mexicanos já devem estar preocupados. É que Croácia ganhou facilmente de Camarões,  por 4 a 0, agora à noite, e vai brigar por uma vaga do Grupo A.  A outra certamente vai ficar mesmo com o Brasil, porque não tem como perder para os fraquíssimos camaroneses.
        Os croatas, que já haviam jogado bem contra o Brasil, voltaram a mostrar que tem bons jogadores, como o atacante Mandzukic, que joga no Bayern de Munique. Na foto, ele (nº 17)
 aparece comemorando um dos dois gols que marcou.
          O primeiro gol foi de Olic (foto abaixo), e Perisic completou a goleada.
                                               
          O volante Song, de Camarões, foi expulso no primeiro tempo, contribuindo ainda mais para a desastrosa atuação dos africanos, provavelmente os piores desta Copa. O jogo foi disputado na Arena Amazônia, em Manaus.

Três seleções já estão eliminadas

      Com apenas duas rodadas disputadas, três seleções já  estão eliminadas. A maior surpresa é sem dúvida a saída da Espanha, que veio para disputar o bicampeonato. O "bicho já está pegando" lá em Madri. Os espanhóis querem saber "por que é que a Fúria se concentrou numa das capitais mais frias do Brasil (Curitiba), se os dois primeiros jogos estavam marcados para lugares de clima quente, como Salvador e Rio de Janeiro ?"   Estranho mesmo, não é ?

       Também foram eliminadas hoje as seleções da Austrália (foto) e de Camarões.  Os australianos jogaram um pouco melhor contra a Holanda, mas o insuficiente para escapar da degola.  E os camaroneses estão a cada Copa mais fracos e cheios de problemas. Vivem brigando com sua federação, por causa de dinheiro. Foram goleados agora à noite pela Croácia e, por castigo, ainda vão ter que enfrentar o Brasil, correndo o risco de serem goleados.
         Mas azarada mesmo é a cidade de Curitiba, que vai ter que sediar o jogo dos desclassificados: Espanha x Austrália. Um verdadeiro "amistoso de mau gosto".

Espanha caiu. E eu também

  
     "Chi Chi Chi - le le le".  O tradicional grito da  torcida chilena ecoou forte por todo o Maracanã. O Chile está antecipadamente classificado para as oitavas-de-final da Copa do Mundo, depois da grande vitória sobre a Espanha, agora há pouco no Rio, por 2 a 0.  Caiu a Espanha, campeã mundial, e caiu também o meu prognóstico de que os chilenos seriam derrotados pela Fúria.
        Foi o primeiro dos oito campeões mundiais que participam desta Copa a ser eliminado. O time da Espanha foi realmente uma decepção. Dois jogos, duas derrotas, sete gols sofridos e apenas um marcado. foi mal mesmo.
        Um outro tabu caiu esta tarde no Maracanã, pois o Chile nunca havia derrotado a Espanha, em dez jogos disputados. Tinha vencido oito e empatado dois. Este foi o primeiro revés.

        Além de estar jogando mal, a Seleção Espanhola levou muito azar. Repetiu-se o que já acontecera na partida com a Holanda: a equipe estava melhor em campo e levou o primeiro gol adversário. E daí para a frente, nada mais deu certo para o time dirigido pelo lendário Vicente del Bosque, que está se despedindo dos Campeonatos Mundiais.
          O jogo em si mostrou uma clara superioridade do Chile. O técnico Jorge Sampaoli, que não é bobo nem nada, deixou o estrelismo do palmeirense Valdívia no banco de reservas e escalou Francisco Silva na defesa, alterando o esquema de jogo. Ainda assim, pode se dizer que a Espanha jogou e o Chile fez os gols, através de jogadores da dupla Grenal: Vargas, que deixou o Grêmio há pouco tempo, e Aránguiz, estrela atual do Internacional.

 

Holanda escapou do tropeço

 
     Quem viu a Seleção Holandesa golear a Espanha por 5 a 1, na sexta-feira passada, não imaginava que ela fosse encontrar tanta dificuldade para superar a frágil Austrália, uma das mais fracas desta Copa, por 3 a 2. Mas tem destas coisas no futebol.  Por muito pouco os holandeses não sofreram seu primeiro tropeço neste Mundial, agora há pouco no Beira-Rio, em Porto Alegre.
 
         O time "laranja" chegou a estar perdendo por 2 a 1, já no segundo tempo, e teve que correr para virar o placar. Aliás, foi o jogo das viradas: Holanda 1 a 0, gol de Robben aos 19 minutos (foto acima). Austrália 2 a 1, com Tin Cahill empatando aos 20' e Jedinak de pênalti desempatando. aos 8' do segundo tempo. E aí veio a reviravolta derradeira, com Van Persie fazendo 2 a 2 aos 12' e Depay garantindo a vitória aos 16', numa falha do goleiro australiano. Uma partida cheia de alternativas.
        O fato é que ninguém esperava que um confronto aparentemente fácil para a Holanda se tornasse um grande jogo.
 
      Ah, o Facebook. Sempre espirituoso. Logo após o zero a  zero do Brasil com o México, a cearense Rosani Maia postou a foto daquele juiz japonês que ajudou nossa Seleção contra a Croácia.  Foi muito boa esta

Casal Real está no Beira-Rio


      Um mar cor de laranja tomou conta de Porto Alegre. É a torcida da Holanda, que invadiu a Avenida Borges de Medeiros (foto abaixo) para torcer por sua seleção no jogo com a Austrália, que está no intervalo agora (1 a 1).  E nas tribunas de honra do Estádio Beira-Rio,  destaca-se a presença da Rainha Máxima Zorreguieta e do Rei Willem-Alexander, o casal real holandês. É festa completa.

Meus melhores e meus piores


        Depois de assistir a todos os 17 jogos realizados até agora nesta Copa, já posso começar a imaginar o que poderá ocorrer na competição, daqui pra frente. É claro que não se trata de uma análise definitiva, até porque as seleções mudam de comportamento de jogo pra jogo. Podemos estar certos, por exemplo, de que dificilmente a Espanha jogará tão mal contra o Chile, daqui a pouco, como no segundo tempo da partida que fez contra os holandeses. Cada jogo, uma história nova.
          Mas eu e todos os amigos do Blog já temos o direito de começar a selecionar os nossos favoritos. É o que estou tentando realizar nesta postagem, feita ao meio-dia desta quarta-feira, antes portanto do sétimo dia de jogos.
           Por enquanto, aponto como os quatro times que melhor estrearam a Holanda (5 a 1 na Espanha), a Alemanha (4 a 0 em Portugal), a Colômbia (3 a 0 na Grécia) e a França (3 a 0 em Honduras).  Mas não foi apenas pelas goleadas que aplicaram, mas muito mais pela organização tática, aplicação e talento individual que apresentaram.  Os resultados largos que conseguiram foram uma consequência de todas estas virtudes.
            E o Brasil ?  Bem, pra mim a Seleção Brasileira está entre as cinco seguintes, num segundo escalão, ao lado da Argentina, da Itália, do Chile e deste bom time do México, que quase nos derrotou, ontem em Fortaleza.  Mas mexicanos e brasileiros ficam num plano ligeiramente inferior, porque já disputaram duas partidas e tiveram maior chance de mostrar uma sensível evolução, enquanto argentinos, italianos e chilenos poderão explodir já na segunda rodada e subir no conceito.
           Viriam depois quatro equipes que precisam ser muito bem observadas nos jogos que estão chegando:  os vencedores Estados Unidos, Costa Rica e as perdedoras Inglaterra e Espanha.  Americanos e costa-riquenhos ganharam na estréia mas não conseguiram mostrar uma força indiscutível. Já os ingleses perderam, porém para a Itália de Andrea Pirlo (FOTO), dono da mais clássica conduta individual que se viu até aqui.  Ninguém jogou melhor do que esse cara até agora.
           E quanto a Espanha, vou aqui me arriscar um pouco mais: DUVIDO que o Chile não "pague o pato" pela goleada que a "Fúria" levou na estréia. É o jogo que mais estou esperando neste momento. E será daqui a pouco, às quatro da tarde no Maracanã. Acho que vai "sobrar" para nossos amigos chilenos. O que aconteceu com os espanhóis, na sexta-feira em Salvador, foi uma fatalidade.  Na dúvida, tentem ver o teipe daquela partida. Até o holandês Robin Van Persie marcar aquele gol (o mais bonito até aqui) no finalzinho do primeiro tempo, a Espanha era melhor em campo. Se tivesse virado na frente (1 a 0) o segundo tempo seria totalmente diferente.
           Por fim, vou apontar os "meus" cinco piores até aqui: Austrália, que piorou ao invés de melhorar;  Portugal, preguiçoso e mascarado; Grécia, outro país que implodiu no futebol; a Rússia, que tem um goleiro frangueiro e joga um futebol cada vez mais quadrado; e a Coréia do Sul, que me surpreendeu pela fragilidade. Vai ser difícil aparecer alguém que jogue menos do que estas equipes.
 
          ESTA É APENAS A OPINIÃO DE QUEM ESTÁ VENDO TODOS OS JOGOS. MAS NO FUTEBOL NÃO EXISTE DONO DA VERDADE !