Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Agora, começaram os empates

 
        Pois é, até ontem não tínhamos nenhum empate nesta Copa. Mas nas últimas 24 horas já "pintaram" três.  O último veio agora há pouco, lá em Cuiabá, entre Rússia e Coréia do Sul, que ficaram no 1 a 1. Jogo meio sem graça.  O estilo de jogo deles não tem nada a ver com a gente.
         O destaque maior foi o frango que o goleiro russo tomou, aos 22 minutos do segundo tempo. Foi quase um gol-contra. Mas o autor oficial foi o sul-coreano Keun Ho.   Só que a Rússia foi buscar o empate no banco de reservas. Colocou em campo Kerzakhov, aos 27 minutos. E um minuto depois ele marcou o gol salvador.
         Nem Rússia nem Coréia do Sul me agradaram. Vou torcer para que a Argélia derrote os dois e fique com a segunda vaga do Grupo H.  Porque a primeira deve ser da Bélgica.  Mas que grupo ruim, hein ? 

Teve de tudo, menos os gols


                        
      Numa Copa do Mundo, se alguém quiser moleza é melhor mastigar água. Mas nós, brasileiros, sempre achamos que "temos que ganhar" e de preferência ganhar bem. Esse é o nosso problema maior.
        Já faz um bom tempo que os jogos com o México vem sendo difíceis. A cada partida eles dificultam mais as coisas. Não é mais como antigamente, temos que aceitar isto. Tenho a impressão de que os mexicanos entraram em campo hoje para disputar "a partida da vida deles".  Como nunca derrotaram o Brasil numa Copa do Mundo, devem ter raciocinado assim: "Tem que ser hoje".  E quase conseguiram. Acho que esta tarde o México teria derrotado qualquer outro adversário.

       Foi mesmo uma batalha duríssima. Teve de tudo. Grandes momentos, péssimos momentos. O jogo chegou a ficar chato no primeiro tempo, quase dando sono. Mas cresceu na fase final.  Tivemos também erros de arbitragem, especialmente dos bandeirinhas. Vimos alguns craques dos dois lados. E também muito nervosismo. Mas a garantia de que no geral foi um bom jogo está no fato de que o melhor homem em campo foi Guillermo Ochoa, goleiro mexicano de 29 anos. Aquela cabeçada do Neymar que ele defendeu (foto) foi "de cinema".  E, entre os destaques que vieram logo depois, está Júlio Cesar, arqueiro brasileiro. Foi muito bem o Júlio.  Ora, se os dois goleiros estiveram entre os melhores, então não foi um mau zero a zero.
 
        O futebol de hoje é estudado, planejado.  Os times se conhecem. Se estudam. Os espaços estão sempre fechados. Acho que Brasil e México poderiam ter continuado o jogo por mais uma hora, e o gol não teria saído. Convenhamos, foi um empate justo.

Bélgica estréia com virada


    Foi difícil, mas a Bélgica conseguiu estrear com vitória na Copa, confirmando as expectativas positivas da imprensa europeia, que vem colocando a Seleção Belga entre as favoritas da competição. Porém, foi um sufoco para derrotar por 2 a 1 a Argélia, que mostrou um bom futebol,  como previ aqui no Blog, horas antes do jogo.
       No primeiro tempo, os argelinos fizeram 1 a 0, com um gol de pênalti cobrado pelo bom Féghouli, aos 23 minutos. Um parcial justo, porque os africanos estiveram melhores em campo. A Bélgica criava pouco, não entrava na área adversária e só chutava de média distância. A Argélia mostrou mais pegada.
        Mas o banco de reservas belga funcionou. No segundo tempo, o técnico Wilmots colocou três reservas em campo e dois deles acabaram marcando os gols e decidindo a partida: Felliani aos 25 e Mertens aos 35 minutos.  O destaque foi Felliani (foto acima), que não pode ficar no banco. Valeu pela reação, mas a Bélgica ainda não justificou o cartaz.
A festa de Mertens pelo segundo gol belga
         Por outro lado, gostei da Argélia, melhor time  africano até aqui. Esse Féghouli, que joga no Valência da Espanha, é mesmo bom de bola. E a pegada da equipe é forte. Só achei que os argelinos cansaram a partir dos 20 minutos do segundo tempo. E quando cansaram, perderam o jogo. 
      

Ramires no lugar de Hullk

       Tá com muita frescura, é melhor sair mesmo.  Hulk centralizou as atenções nos últimos dias, reclamando de dores musculares e ameaçando ficar de fora contra o México.  Ele também andou arranjando uma discussão com gente da imprensa.  Parece que não estava mesmo querendo jogar hoje. E acabou ficando de fora mesmo.  Entra Ramires, que tecnicamente é até superior a Hulk. Da minha parte, achei foi bom.

Presença londrinense

       O rádio esportivo londrinense está muito bem representado nesta Copa do Mundo. Profissionais do mais alto nível estão empunhando os microfones das rádios Paiquerê e Brasil Sul, contando tudo sobre a maior festa do futebol.  Já trabalhei nas duas emissoras e conheço bem a força que elas têm.
                                     
        Agora há pouco, o repórter Reinando Furlan postou esta foto, feita já na Arena Castelão, lá em Fortaleza. Ao lado do Reinaldo aparecem o comentarista JB Faria e o narrador Fiori Luiz.  É show de transmissão na certa.

       ESTOU DECEPCIONADO COM  OS AFRICANOS, NESTA COPA DO MUNDO.  MAS ACHO QUE A SURPRESA POSITIVA PODERÁ SER A ARGÉLIA, QUE ENTRA EM CAMPO AGORA, LÁ EM BELO HORIZONTE. VOU PAGAR PRA VER.

Fortaleza: até ônibus de graça

      O clima em Fortaleza é de grande expectativa. A prefeitura colocou 300 ônibus a disposição para levar o povo ao campo. Tudo de graça.  As pessoas podem deixar seus carros nos principais shoppings e outro locais. Os ônibus recolhem os torcedores e levam a Arena Castelão.
       Sete mil homens estão espalhados em pontos estratégicos da cidade, para garantir a segurança. Só policiais militares são 3.757.  Parabéns para as autoridades cearenses.