Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de junho de 2014


                             ESTÁ CHEGANDO A HORA 


Foi mais um show de Neymar

    
         A montagem  do Portal G1 diz tudo.  O treino de reconhecimento que a Seleção fez agora há pouco na Arena Corinthians foi mais um "show de Neymar". Hoje foi nas bolas paradas. O garoto tem o melhor aproveitamento e Felipão já decidiu que ele será o cobrador oficial.
          Como já se esperava, o treinamento não teve maiores novidades. Pra não forçar, Felipão usou gramado reduzido e misturou titulares e reservas, sem qualquer preocupação tática, realizando um recreativo. Na verdade, uma "bagunça organizada".
 
         Mas do outro lado do campo a coisa foi séria, pois Felipão comandou pessoalmente um ensaio das cobranças de faltas, testando Daniel Alves, David Luiz, Marcelo, Willian, Oscar e, obviamente, Neymar.  Na hora de treinar cobrança de pênaltis, Fred e Paulinho foram incluídos no grupo.
           E não havia mais o que fazer. A Seleção ficou cerca de uma hora no Itaquerão e voltou para o hotel.  O time está pronto e confirmado. Na minha opinião, a Seleção treinou pouco.
 
 
       BRASIL E CROÁCIA ABREM A COPA NESTA QUINTA-FEIRA, ÀS 17 HORAS, NA ARENA CORINTHIANS. A CERIMÔNIA DE ABERTURA COMEÇA ÀS 15 HORAS E A TELEVISÃO MOSTRA TUDO PARA O MUNDO INTEIRO
 
 
         

Em rítmo de plena alegria


       Acho que foi a coletiva mais alegre que já assisti numa Copa do Mundo. Especialmente na véspera da estréia. Já na Arena Corinthians, minutos antes do treino de reconhecimento, o técnico Felipão e o craque Neymar mais deram risadas do que falaram com os jornalistas. Foram muitas as brincadeiras que terminaram do jeito que a foto está mostrando. Riso de confiança ou ansiedade ?

Gana chegou. A Copa está completa

     A Seleção de Gana desembarcou nesta quarta-feira em Salvador-BA, vinda dos Estados Unidos, e completando o grupo de 32 seleções que disputarão a partir de amanhã mais uma Copa do Mundo. Foi a única equipe que escolheu Alagoas como concentração. A passagem por Salvador foi por questões alfandegárias Os ganeses ficam no Hotel Radisson e treinam no Estádio Rei Pelé. 
      A delegação veio de Washington.  Nos Estados Unidos, Gana fez dois amistosos, perdendo da Holanda por 1 a 0 e goleando a Coréia do Sul por 4 a 0.  O craque do time é o atacante Asamoah Gyan.
       As outras duas seleções que chegaram hoje foram a de Portugal, que fica em Campinas, e a da Coréia do Sul, que está concentrada aqui no Paraná, em Foz do Iguaçu.

Invasão no treino da Argentina

      Cerca de 20 torcedores invadiram o gramado do Estádio Independência, em Belo Horizonte, onde a Argentina treinava com a presença do público. Aconteceu hoje à tarde, e o alvo era Lionel Messi, que os torcedores queriam abraçar de qualquer maneira.
        Os argentinos já estavam deixando o campo, a caminho dos vestiários, quando a confusão começou. O clima era de alegria e confraternização e Di Maria até chutou a bola para os torcedores, enquanto os demais jogadores acenavam para a plateia. De repente, dois garotos pularam para dentro do campo e os outros foram atrás.
         Não houve problemas maiores, mas o pessoal da segurança deve ter ficado assustado.

Esqueceram o "velho" Ghiggia

       Se existe alguém que deveria ter sido convidado para a Festa de Abertura de amanhã é o ex-jogador uruguaio Alcides Ghiggia, que está com 87 anos. Ele foi o autor do gol que deu a vitória ao Uruguai sobre o Brasil, na primeira Copa que nosso Pais sediou, em 1950.
     Ghiggia foi o responsável maior pelo "Maracanazo", que os brasileiros choram até hoje. Ele esteve nas últimas Copas (2006 na Alemanha e 2010 na África do Sul) como convidado especial. Mas desta vez, justamente no Brasil, onde ficou famoso, se esqueceram do "carrasco" brasileiro.
      Entrevistado hoje em São Paulo, ele disse: "Não vou ao jogo de abertura, porque não fui convidado e nem tenho ingresso."  Uma grande mancada, sem dúvida

A morte de dois homens importantes

      Dois homens conhecidos e importantes morreram no Rio.  A política perdeu Marcello Alencar, ex-governador, em decorrência de um acidente vascular cerebral. O velório foi realizado hoje em Botafogo, com cremação no Cajú, na Zona Portuária. Marcello Alencar (foto) tinha 88 anos e tem uma larga folha de serviços prestados à politica nacional.
 
    E outra notícia triste foi a da morte do humorista, roteirista, escritor e diretor Max Nunes (foto abaixo), famoso desde a década de 60, como um dos criadores do programa "Balança mas não Cai",que fez grande sucesso. Ele vinha trabalhando no "Programa do Jô" desde 2000, e morreu devido a uma infecção generalizada, após sofrer uma queda e fraturar a tíbia. Tinha 92 anos. Foi velado e sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, com a presença de muito artistas da televisão e do teatro.
 

Na borra do Café foi demais pra mim

             Sempre respeito os místicos, embora não acredite muito no que eles dizem. Mas já vi previsões acertadíssimas ao longo da minha vida. Acho que tem gente que nasce mesmo com esse poder.  Porém, agora há pouco vi pela televisão (Globo) as previsões para a Copa do Mundo.  Não deu pra levar a sério.
                                                    
             Fui levando, mas quando pintou um cara que lê o futuro no fundo das chícaras  de café, aí não aguentei mais. Ele é vidente do "Oráculo do Café"  e lê o que a borra do café deixa escrito no fundo da chícara.  Pode ?
             Pela roda de videntes parece que o Brasil vai fazer uma boa Copa. Que o perigo maior estará na semifinal e que Cristiano Ronaldo será o artilheiro.  Quem assustou foi uma cigana, que previu que "esta poderá ser a última Copa de Neymar". Vai "secar" a sua vó !
 

Segurança já tem. Falta a festa

        Aqui em Londrina, fico sabendo que o esquema de segurança já está pronto para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Treze pontos considerados importantes serão monitorados com 130 policiais espalhados por aí, especialmente na Avenida Higienópolis, onde os torcedores costumam se reunir nestes eventos.
        Me agrada muito que estejam sendo tomados esses cuidados, mas até agora não vejo sinal de movimentação maior.  Cadê a festa ?  O problema é que, além de estarmos completamente fora da programação oficial da Copa, também não tivemos nenhuma promoção mais forte. Apenas algumas frágeis iniciativas.  Nem a cidade está enfeitada como a ocasião merecia. Esta frieza que existe por aqui chega a irritar a gente.  Fazer o que ?

Nosso basquete na contramão

     Justamente nestes dias em que todos respiram futebol, o pessoal do nosso basquete resolve acordar. Está começando agora, no Moringão, o Campeonato Paranaense de três categorias: sub-12 e sub-14 no masculino e sub-19 no feminino. Londrina entra com cinco representantes. Um programa que merecia um bom prestigiamento popular, mas nestes dias vai ser difícil.
       Destaque para o Feminino Sub-19, que contará com a presença da equipe londrinense da APMF, que vai tentar o bicampeonato.  Dirigido pelo competente Marival Mazzio Junior, o time é forte, com grandes "promessas" de ótimo futuro. Como Larissa Ciappina (foto), armadora que é a estrela do grupo.  Mas a APMF terá três adversários difíceis: São José dos Pinhais, ABAFI de Foz do Iguaçu e o São Braz, clube curitibano que substitui o Círculo Militar.
       As disputas começam agora (às 13 horas), com ALE/Canadá x APVE, pelo Sub-12 Masculino. Serão ótimos jogos, e tudo com entrada grátis. Vale a pena prestigiar esta garotada.
       
       

        Abro o Blog hoje, com uma ótima mensagem enviada pela amiga Anelize Ciappina, através de postagem no sempre interessante Facebook.