Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 19 de abril de 2015

OPERÁRIO DECIDE COM O COXA
         Terminou agora há pouco a outra semifinal do Campeonato Estadual. Confirmando o seu favoritismo, o Operário de Ponta Grossa derrotou o Foz do Iguaçu, por 2 a 0, e garantiu seu lugar na decisão, contra o Coritiba. Foi emocionante a festa no Estádio Germano Kruger, que recebeu um ótimo público. Há 54 anos o clube pontagrossense não chegava à decisão paranaense
           Sosa no primeiro tempo e Douglas no segundo marcaram os gols do Fantasma. A renda foi de R$ 242.700,00  para um público total de 6.166 torcedores (5.328 pagantes).
            A decisão começa domingo próximo em Ponta Grossa, e a grande final ocorrerá no domingo seguinte no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
      
 Perder foi normal, mas
 não precisava exagerar         
     1º tempo muito bom. 2º tempo horroso. E o Tubarão levou 3 a 0 na Capital. Uma semana para ser esquecida, com duas eliminações.


          Quem assistiu o primeiro tempo, até acreditou que o Londrina pudesse voltar de Curitiba classificado para a final do Campeonato Paranaense. Jogando defensivamente, mas com muito acerto, o Tubarão segurou o zero a zero e foi tranquilo para o vestiário. Diogo Roque jogou demais.
                Mas, como tenho comentado aqui no Blog, o time londrinense nunca repete a atuação da fase inicial. E hoje voltou "dormindo" para o segundo tempo, levando dois gols (Negueba e Leandro Almeida) e em apenas três minutos. E aí desmoronou em campo. Tencati mexeu errado e "enterrou" ainda mais.
                 Levou mais um gol, marcado por  Alan Vieira (contra). E escapou de levar mais. O time terminou o jogo "caindo aos pedaços".   Uma coisa ficou bem clara: quando a defesa falhou, o Londrina se enrolou e foi presa fácil. Até porque, como sempre o ataque não funcionou
              

        O Palmeiras está na final do Paulistão. Empatou com o Corinthians (2 a 2) na Arena de Itaquera, e ganhou nos pênaltis por 6 a 5. E agora, quem aguenta o nosso amigo "Avanti" ?

         O "velho" Felipe (foto) deu um show, fez dois gols e levou o Vasco para a final do Campeonato Carioca. O Flamengo levou 3 a 2 e morreu na praia. A decisão será contra o Botafogo.

      Só torcida  não adiantou. O Brasil de Pelotas levou 1.500 torcedores a Porto Alegre, mas tomou 3 a 1 do Inter e perdeu a vaga para a final.  O título do Gauchão será decidido em dois Grenais : dia 26 na Arena e dia 3 de maio no Beira-Rio.


     Em Minas Gerais, com dois gols do argentino Lucas Pratto, o Atlético ganhou de virada do Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 1, garantindo lugar na decisão estadual. O bicampeão brasileiro fica de fora desta festa.
                            

Deu Hamilton no Bahrein. Ah, eu já sabia !



               Desta vez, nem tivemos um brasileiro entre os primeiros. Felipe Massa em décimo e Felipe Nasr em décimo segundo. Estão ruins mesmo as coisas, não ? Na verdade, são apenas quatro pilotos brigando pelos primeiros lugares. Os dois da Mercedes e os dois da Ferrari. Todos os demais são meros participantes.  De vez em quando, um "estranho" se mete entre os "donos" do campeonato. Hoje, no GP do Bahrein, foi o Valtteri Bottas, da Williams, que acabou arranjando um quarto lugar, jogando Vetter pra quinto.
                 Lewis Hamilton (1º),   Kimi Raikkonen (2) e Nico Rosberg (3º) formaram o pódio.   Agora, Hamilton lidera com 93 pontos. Vettel tem 66, Rosberg 65, Raikkonen 42 e Massa 31.  O) jovem brasileiro Felipe Nasr é o 8º, com 14 pontos.
               

Homenagem merecida. Fiquei feliz !



               Conheço Cleber Tóffoli desde o tempo em que ele era o goleiro do time de futebol de salão do Monções Esporte Clube, nos anos sessenta.  E depois tive uma estreita convivência com ele, especialmente quando ocupou com muita correção a presidência do Londrina Esporte Clube. Votei nele e acompanhei também o seu trabalho como vereador e, posteriormente, como secretário municipal de Educação e Cultura. E atualmente curto o seu trabalho no rádio, com o festejado programa "Voz e Viola". Sobre tudo, considero o Cleber um homem honesto em tudo o que faz. 
               Por tudo isso, fiquei extremamente contente de saber que ele está recebendo o título de Cidadão Honorário de Londrina. Realmente, se alguém merece este título, é o Cleber, esse pernambucano que tem cara de catarinense. Não tem mesmo ?
                Fica aqui o meu abraço forte ao leal amigo de tanto tempo, ao mesmo tempo em que parabenizo o vereador Roberto Fú, responsável pela iniciativa de reconhecer publicamente o valor desta ilustre figura da nossa comunidade.
FUTEBOL, DROGAS & MORTE


             O domingo começou com a notícia de mais uma tragédia envolvendo pessoas ligadas ao futebol. Oito pessoas foram baleadas e morreram, na sede da "Pavilhão Nove" (foto), uma das torcidas organizadas do Corinthians. Parece ter sido uma briga envolvendo tráfico de drogas.  A Polícia descarta a possibilidade de briga entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras, por causa do clássico que será disputado daqui a pouco.
            Como sempre, o futebol é usado por marginais. Enquanto a existência das chamadas "torcidas organizadas" for permitida, sempre teremos violência deste tipo.  Pelo menos duas pessoas armadas invadiram a quadra da Pavilhão Nove,  que fica embaixo da ponte dos Remédios, próximo a Marginal Tietê.
             É certo que houve uma execução, porque as pessoas estavam deitadas, certamente por determinação dos assassinos. Próximo aos corpos foram encontradas capsulas de pistola 9mm. Os mortos estavam preparando bandeiras que seriam levadas ao jogo de hoje.

                 É O DIA DO REI. PARABÉNS AO REI

      O mais famoso cantor brasileiro faz 74 anos hoje. Não se poderia encontrar um dia melhor para destacar neste espaço dedicado aos artistas da música o mais badalado de todos eles

                            R O B E R T O      C A R L O S

           
                         

 
A carreira de Roberto Carlos é conhecida por todos no Brasil. É desnecessário portanto ficar aqui recordando tudo o que ele gravou e o que ele fez o povo cantar junto com ele. Prefiro abordar aspectos gerais sobre a vida deste homem que há 56 anos vem despejando talento na cabeça da gente.
Mas quero inicialmente justificar a minha escolha para o vídeo que ilustra esta postagem. É extremamente difícil escolher "a melhor música do Roberto Carlos". São dezenas de "pérolas" que a gente vive cantarolando diariamente. A minha preferida reúniu três itens que considero decisivos para uma escolha: é um linda melodia, tem uma excepcional letra e tocou fundo no coração de muita gente. Foi observando todos esses critérios que escolhi:
" S U A      E S T U P I D E Z "
                         
                                                              (       Mas pode continuar curtindo o vídeo, que traz na sequência outras lindas canções do Rei    )

 
 
Roberto Carlos Braga é capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, onde nasceu a exatamente 74 anos, no dia 19 de abril de 1941. Ele é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga, que morreu em 1980, e de Laura Moreira Braga (a "Lady Laura"), falecida há quatro anos, em 2010.
Quando criança, Roberto Carlos era o "Zunga", irmão de Lauro Roberto, Carlos Alberto e Norminha.
Aos seis anos de idade, no dia da Festa de São Pedro (29 de junho), padroeiro da cidade de Cachoeiro do Itapemirim,  "Zunga" estava brincando sobre a linha férrea, quando sofreu uma fratura na perna direita. Socorrido por um agente de viagens da Cruzeiro do Sul, foi levado para o Rio, mas teve que amputar a perna até pouco abaixo do joelho. E até hoje ele usa uma prótese.
 
 
Começou sua carreira sob a influência da Bossa Nova, mas no início da década de 60 mudou para o rock.  E com Erasmo Carlos acabou tornando-se o "Rei".
Durante dez anos, Roberto mexeu com a cabeça da juventude brasileira, com seu rock vibrante e cheio de "historinhas" nas suas letras.
 
Mas a partir de 70, tornou-se um compositor e cantor basicamente romântico, mudando também o seu público alvo, que passou a ser mais adulto. O fato é que Roberto Carlos é  hoje um intérprete de música romântica.
Ele é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da MPB. Foram mais de 120 milhões de cópias, em português, espanhol, inglês e italiano.
 
No campo sentimental, pode se dizer que Roberto Carlos é um "pegador". Um homem de muitos envolvimentos, alguns que inclusive  chamaram a atenção geral.  Como o caso que teve no tempo da "Jovem Guarda" com a modelo Maria Stella Splendore, então mulher do famoso estilista Dener.  Suspeita-se até que RC possa ser o pai da filha de Maria Stella. Isso teria sido o pivô da separação de Dener e Maria Stella.
 
Em 1968, casou-se em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com Cleonice Rossi, que morreu em 1990 de câncer de mama e pulmão. Desta união ficaram os filhos Roberto Carlos Segundo, o "Segundinho", que hoje é mais conhecido como Dudu Braga, e Luciana.  Mas Roberto também assumiu a paternidade de uma filha de um namoro anterior de Cleonice, cujo pai não quis aceitar.
 
Depois de Cleonice, veio o casamento com a atriz Myrian Rios,  que durou onze anos e não deixou filhos.
 
 Já em 1996, veio finalmente o casamento com uma antiga namorada, a pedagoga Maria Rita Simões. Foi uma grande paixão mas, em 98, o câncer tomou conta de todos os órgãos dela. O sofrimento foi acompanhado por todo o País, até a morte de Maria Rita, em dezembro de 1999.   Parece que foi o último  grande amor do Rei, o que não quer dizer que ele tenha deixado de ser um "pegador".
 
Finalizando, quero apontar aqui outras nove músicas que, ao lado de "Sua estupidez", integram a MINHA lista das dez mais do
REI ROBERTO CARLOS
 
A Garota do Baile
       Além do Horizonte
Como é Grande o meu Amor por Você
Detalhes
Não Quero ver Você Triste
Olha
Preciso Chamar sua Atenção
Quase Fui lhe Procurar
Se Você Disser que Não me Ama
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

     Minha amiga Rossane Prando postou isto na sua página no Facebook. Será que ela tem, razão ? Pior, que eu acho que mesmo rsrsrsr