Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 12 de setembro de 2015

Acreditem: é a Claudia Leitte !

    Uma das cantoras mais bonitas do Brasil (talvez a mais bonita) acabou de estragar a sua cara. Com preenchimento nos lábios e botox também no rosto, Claudia Leitte fez esse estrago todo. E ainda apareceu no Instagram, desse jeito aí, toda plastificada.  Que judiaria !

"Tapas & Beijos" terá seu
 último capitulo, terça-feira




                Uma das séries mais conhecidas da televisão brasileira está saindo do ar. Depois de cinco anos, "Tapas & Beijos" se despede do público na próxima terça-feira, com o último capítulo. A promessa é de muita emoção para este derradeiro episódio, com um final feliz para as personagens Fátima e Sueli.

               Planejada inicialmente pela Globo para três anos, a série foi sendo prolongada, por causa da boa audiência. Mas agora, Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Vladimir Brichta e Fábio Assunção vão mesmo se despedir.
Ah, já entendi !
 

    Pelo uniforme que está usando, finalmente consegui entender porque é que o espanhol Rafael Nadal só está perdendo. Faz tempo que ele não ganha nada !

Igualzinho ao que ocorre aqui !

            Bayern Munique x Augsburg.  Era menos como um jogo entre Corinthians e Madureira. Mas o Augsburg "engrossou" e fez 1 a 0. No sufoco, o poderoso Bayern conseguiu empatar. Porém, certamente não venceria, se o brasileiro Douglas Costa não tivesse se jogado ao chão e o árbitro não tivesse marcado um pênalti, aos 43' do segundo tempo. É claro que o "Timão" de lá venceu por 2 a 1. Foi hoje, pelo Campeonato Alemão. É tudo igual mesmo !
 

É PRA ACABAR MESMO !


       Futebol num domingo de noite e sem torcida no Estádio do Café. E ainda por cima com o Londrina enfrentando o pior time da Série C. É pra acabar com o futebol mesmo, não é verdade ?  Isso é pior do que assistir a uma luta de MMA !
   Argentina continua
 poderosa  no basquete




               Uma das boas pedidas da noite desta sexta-feira foi assistir as semifinais do Torneio Pré-Olímpico de Basquete Masculino, que marcaram a classificação de Argentina e Venezuela para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Os dois países vão fazer a final hoje à noite, mas já garantiram vaga para vir ao Brasil.

                Os argentinos continuam poderosos no basquete. Tiveram que decidir a vaga contra os mexicanos lá dentro da casa deles. Haviam inclusive perdido para os astecas na primeira fase do torneio, mas na hora de decidir mesmo, foi aquela "Argentina de sempre": técnica, competente e raçuda.

                 Vinte mil mexicanos foram apoiar o seu time, mas deu Argentina, por 78 a 70. E sem Ginobili. Mas Luis Scolla estava lá (foto) e no final foi decisivo como sempre. Deve fazer boa acampanha, ano que vem no Rio.

                  E a outra vaga foi conquistada pela Venezuela, que ontem derrotou o Canadá por 79 a 78, com um lance livre no segundo final. Foi surpresa, porque os canadenses era os favoritos.

                  O Brasil, como se sabe, foi um fiasco neste Pré-Olímpico, perdendo três dos quatro jogos que disputou. Só ganhou da República Dominicana (71 a 65). Mas por ser sede dos Jogos Olímpicos 2016, o Brasil já entrou classificado.

                  Até agora estão garantidos Brasil (sede), Argentina e Venezuela (Pré-Olímpico Sul-Americano), Nigéria (Pré-Olímpico Africano), Japão (Pré-Olimpico Asiático), Austrália  e Estados Unidos.

        A noite do boxe também foi boa


 
                  Depois do basquete, curti mais uma ótima atuação do jovem boxeador mexicano Óscar Valdez, que nocauteou o norte-americano Chris Avalos, em Las Vegas. Ainda invicto, Valdez dominou a luta inteira. Derrubou Avalos no terceiro, apertou o americano no round seguinte e finalmente decidiu o combate no quinto assalto.
 
                 Podem anotar que Óscar Valdez será o novo campeão dos penas num curto espaço de tempo. Tem 24 anos e até aqui obteve 17 vitórias em 17 lutas, com 15 nocautes.
    Uma carreira de 45 anos, que sobreviveu entre críticas e aplausos. Lider do estilo popular-romântico-brega, ele chegou a ser até excomungado pela Igreja Católica. E nos anos 70 foi rotulado de "O Rei das Empregadas Domésticas"

                                  O  D  A  I  R         J  O  S  É

                        
 
                              Quando ouvi ODAIR JOSÉ  cantar pela primeira vez, ele era mais ou menos o que Amado Batista é hoje. Muita gente criticava a qualidade das suas músicas, mas ele sempre teve o seu público e vendeu seus discos. Cantor de MPB, Brega, Música Romântica e Rock, ele é também um instrumentista razoável. Toca violão, piano e gaita.
                                Muitos foram os seus sucessos, mas acho que nenhuma outra canção o identifica tanto como "EU VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR", que escolhi para o vídeo que abre esta postagem. É a sua "marca registrada".

 
                                  No início de sua carreira, ele tinha uma certa semelhança física com Roberto Carlos, que chegou a ser explorada comercialmente. Mas o estilo das canções acabou separando os dois cantores. E Odair José também acabou sendo chamado de rei. Só que, até com certo ar pejorativo, tornou-se o "Rei das Empregadas Domésticas".
 
 
                                   Odair José de Araújo é um goiano de Morrinhos e tem atualmente 67 anos. Começou como crooner, na adolescência. Cantava de tudo.  Mas nos anos 70 sofreu influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz, cujos destaques da época eram Hank Williams e Johnny Cash. Seus primeiros discos conviveram com esta influência.
                                    Em 1972, compôs e gravou "Cristo quem é você", com arranjos de Zé Rodrix e a participação do "Som Imaginário". E cinco anos depois chegou a ser chamado de "Bob Dylan Brasileiro", quando fez um ópera-rock na música "O Filho de José e Maria".
 
 
                                         Mas a partir dos anos 70 se consagrou definitivamente no estilo brega com forte apelo popular, através da canção "Uma vida só", conhecida popularmente pelo seu refrão que dizia "pare de tomar a pílula". A música foi censurada pelo governo brasileiro, porque aparentemente fazia propaganda contrária à distribuição de pílulas para o controle de natalidade.
                                          E em seguida, veio outra música discutida: "Deixa Essa Vergonha de Lado", na qual uma empregada namora um rapaz e, envergonhada, mente pra ele que aquela casa é sua e  que o garoto que ela leva para a sua escola é seu irmão. Mas o namorado pede que a moça deixe a vergonha de lado, porque nada modificará o seu amor. É uma história bonita.
 
 
                                         Em meio a tantas polêmicas, Odair José acabou sendo excomungado pela Igreja Católica, por causa da canção "O Filho de José e Maria".  Indagado pela imprensa, tempos depois, ele "pisou na bola" dizendo: A excomunhão nada mudou em minha vida".
 
 
E Odair José ainda passou por outro constrangimento, em função de sua vida polêmica e de sua personalidade forte. Casado com a cantora Diana (fotos abaixo), que fazia relativo sucesso na época, nosso artista viu seu casamento terminar de forma conturbada e até violenta, em 1974. Da união com Diana, só ficou a filha Clarice, hoje com 39 anos.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mas o fato é que Odair José construiu um currículo de muitos sucessos, como  "Eu vou tirar você deste lugar",  "Eu, Você e a Praça",  "Na Minha Opinião", "A Noite Mais Linda do Mundo",  "Essa noite você vai ter que ser minha",  "Foi tudo culpa do amor", "Sem saída"  e várias outras canções.
 
 
Sem falar na sua canção "Cadê Você", que foi eternizada através da dupla Leandro e Leonardo, estourando nas paradas em 1990. E que anos depois foi regravada por Roberta Miranda.  Talvez  ela tenha sido a melhor canção escrita por Odair José:
"Cadê você ? / Quem nunca mais apareceu aqui ? /
E não voltou pra me fazer sorrir /  Então cadê você ?..."

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
O amigo mineiro Ivo Meira postou esta mensagem na sua página e foi por mim escolhido para ilustrar esse nosso espaço diário. É um convite a persistência