Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 6 de maio de 2012

Empate no Atletiba. Decisão domingo que vem

             Foi um bom Atletiba. Bastante gente na Vila Capanema e muito empenho dos dois times. Os coxas sairam na frente, com Everton Ribeiro aos 20 minutos, mas o Furacão empatou logo em seguida, através de Bruno Mineiro.
          No segundo tempo, logo aos 9 minutos, ,Ricardinho arriscou um chute de longe e o goleiro Vanderley soltou a bola nos pés do uruguaio Ligüera, que fez Atlético 2 a 0. Porém, o Alviverde foi buscar a igualdade, que veio aos 34', com gol de Anderson Aquino.
            Fica muito difícil apontar um favorito. Os times estão equilibrados. Talvez por decidir em casa, o Coritiba tenha maiores chances de vitória. Mas pode dar Atlético.

Paraná Clube é cada vez mais lider

            O Campeonato Paranaense da Segunda Divisão teve sequência hoje à tarde. No Estádio Olímpico de Cascavel, nova vitória do Paraná Clube: 1 a 0 sobre o Cascavel, gol de Elias cobrando penalti. Com a vitória, o Paraná chega a 9 pontos. O Cascavel, vice lider, tem apenas 4 pontos.

****** O Cincão continua sem vencer. Mas o resultado obtido hoje não foi ruim. Empatou com o Serrano, lá no Estádio Newton Agibert, em Prudentópolis, por 1 a 1. O time londrinense fechou o primeiro tempo ganhando por 1 a 0, gol de Rogerinho, mas Rocha empatou para o Serrano no segundo período.

****** Em Rolândia, no Estádio Erick George, o Nacional somou seu primeiro ponto na Segundona Paranaense, empatando com o Grecal por 1 a 1. Ronaldo abriu o placar para o time de Campo Largo, com Willian empatando para os rolandenses, na cobrança de um penalti.

Parabéns Arapongas, campeão do Interior !

          O Arapongas ganhou do Cianorte no jogo (1 a 0) e nos penaltis, esta tarde no Estádio dos Pássaros, e conquistou o título de campeão do Interior Paranaense. Os dois times estão garantidos na Série D Nacional, mas o Arapongão garantiu também uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem e o prêmio de R$ 50 mil oferecido pela Rede Paranaense de Comunicação ao melhor time do nosso interior na temporada.
        Tiago Adan, que vai para o Atlético Paranaense, marcou o único gol do jogo. Nos penaltis, deu Arapongas, por 5 a 4. Ótimo público e boa arbitragem de Leandro Junior Hermes.
            Parabéns, torcida araponguense !

Ninguém tira o título do Santos

         Coitado do Guarani. Foi longe demais. Chegou a acreditar que venceria o Santos, mas perdeu o título paulista já no primeiro jogo da decisão. Com novo show de Neymar, o Peixe fez 3 a 0 e botou as coisas no lugar certo. "Agora quem dá bola é o Santos / o Santos é o novo campeão" - diz com toda a razão o hino do Alvinegro da Vila mais famosa do mundo.
         Ganso fez 1 a 0 no primeiro tempo. E Neymar fez os outros dois, na fase complementar, chegando a 104 gols com a camisa santista e igualando-se a Serginho Chulapa, que ele fez questão de homenagear depois do último gol de hoje. Quando marcar mais um, Neymar passará a ser o maior artilheiro do Santos após a Era Pelé.
           O Guarani fez o que podia fazer. Resistiu 43 minutos. Depois, se entregou. Tranquila a arbitragem de Wilson Luiz Seneme. Domingo que vem tem mais show, entrega de medalhas, de troféus e tudo mais. Será só a festa. O campeonato já acabou hoje.

No Rio, vai dar Fluminense

            Os 28.182 torcedores que pagaram ingresso para ver o "Clássico Vovô", no Engenhão, voltaram pra casa convencidos de que o Fluminense será o campeão carioca de 2012. o Botafogo era o único time que disputa o Campeonato Brasileiro que ainda estava invicto na temporada. Escolheu o dia errado pra perder. E de que jeito: levou 4 a 1 do Tricolor, depois de abrir o marcador do jogo, através de Renato.
.
            O gol de empate do Flu, marcado por Fred de bicicleta, foi maravilhoso. Rafael Sobis marcou os dois gols seguintes e Marco Junior fechou a goleada. O Botafogo era uma mentira. Juro que eu já sabia disto.  Será que o Fogão desconta o prejuízo no segundo jogo ?
           

Oscar voltou salvando o Inter

    Depois de ficar 47 dias sem jogar, o meia Oscar voltou hoje, contra o Caxias, e salvou o Inter na primeira partida da decisão do Gauchão 2012. No Estádio Centenário, o Caxias fechou o primeiro tempo ganhando por 1 a 0, com gol de Mateus, e jogando melhor que o desfalcado Inter. Entretanto, no segundo tempo, o Colorado cresceu, foi pra cima e, com gol de Oscar, empatou a partida. Final: 1 a 1. Jean Pierre foi bem no apito.

     O Inter jogou com muitos desfalques importantes, como Moledo, D'Alessandro, Dátolo e o artilheiro Leandro Damião, que devem voltar na decisão, domingo que vem no Beira-Rio. Na foto, vemos Tinga e Jajá consolando Oscar, que chorou muito quando marcou o gol de empate.

Avaí é quase campeão catarinense

              Ao derrotar o Figueirense por 3 a 0,hoje à tarde na Ressacada, em Florianópolis, o Avaí ficou muito próximo do título catarinense. Muita gente, boa arbitragem de Paulo Henrique e ampla vantagem do Avaí, que teve seus gols marcados por Nunes (foto), no primeiro tempo, e Felipe Alves e Cléber Santana na fase final.  O curioso é que o Avaí teve um início de campeonato muito ruim, mas cresceu a partir da segunda metade da competição e é agora o grande favorito.

Galo cede empate no fim

         O Atlético Mineiro teve nas mãos a chance de aumentar a sua vantagem na disputa pelo título da Alterosas, com o América. Hoje, o Galo estava ganhando por 1 a 0 (gol de André) até os 48 minutos do segundo tempo, quando Bruno Meneguel marcou um gol polêmico e empatou a partida. Os atleticanos reclamam que no lance do gol do Coelho não houve o escanteio marcado pelo árbitro Francisco Carlos dos Nascimento. Mas o placar fez justiça à valentia dos americanos.
          O Atlético continua mais perto do título. Precisa somente de um novo empate na partida de domingo que vem, no renovado Estádio Independência.

Goiás segura a vantagem

      O Goiás, que joga por dois empates na decisão do Campeonato Goiano, manteve a vantagem para o segundo jogo com o Atlético Goianense, marcado para domingo próximo. Os dois times até que procuraram a vitória, esta tarde no Serra Dourada, mas terminaram empatados por 2 a 2. O jogo teve arbitragem do paulista Paulo Cesar de Oliveira.
     O comando do placar foi sempre do Goiás, que abriu com gol de Ricardo Goulart. Mas Bida empatou através de Bida. Na fase final, Amaral voltou a colocar o Alviverde em vantagem, porém  Elias empatou, cobrando penalti. Jogo muito equilibrado.

Ninguém fez gol nas decisões do Nordeste

           Os dois clássicos que abriram as decisões dos principais campeonatos do Nordeste Brasileiro, disputados neste domingo, terminaram sem gols. Santa Cruz x Sport Recife e Bahia x Vitória atrairam muita gente, mas  nenhuma das quatro equipes encontrou o caminho da vitória. Ficou tudo para a semana que vem.
           No Mundão do Arruda, apesar do esforço do goleador Denis Marques (foto), o Santa Cruz não conseguiu os três pontos. Melhor para o Sport Recife, que joga por dois resultados iguais e será campeão  se voltar a empatar no segundo jogo. Mas o Santa (treinado por Zé Teodoro) e o Sport (orientado por Mazolla) proporcionaram um bom espetáculo.

 ******           Já em Salvador, no Barradão, quem saiu ganhando com o empate sem gols foi o Bahia, que tem a vantagem de ser campeão com dois resultados iguais. Mas o jogo desta tarde foi quente, a começar pelo público, que compareceu em grande número. Dentro do campo, os goleiros Marcelo Lomba (do Bahia) e Douglas (Vitória) tiveram muito trabalho.
         A partida foi tão nervosa que o técnico do Bahia, Paulo Roberto Falcão, que é sempre tão equilibrado, acabou sendo expulso pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, porque exagerou nas reclamações. O paranaense Roberto Braatz foi um dos auxiliares. O outro foi o gaúcho Altemir Hausmann. O segundo jogo será domingo, no Pituaçu, com o Bahia jogando por novo empate.

Juventus conquista título italiano

             A Juventus conquistou hoje o 28º título italiano da sua história, com a vitória sobre o Cagliari, em Cagliari, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Vucinic e por Canini (contra), um em cada etapa. A conquista do título veio antecipada,  porque o Milan, que ainda brigava para ser campeão, perdeu hoje o clássico de Milão para a Inter, por 4 a 2.
             Com os resultados de hoje, a Juve chegou a 81 pontos e não pode mais ser alcançada pelo Milan, que ficou nos 77 pontos. Falta apenas uma rodada para o final do Campeonato Italiano.

Michel Bastos sofre assalto violento

            O jogador brasileiro Michel Bastos, que joga no Lyon da França e foi titular da Seleção de Dunga na última Copa do Mundo, foi assaltado com certa violência, na última madrugada, quando chegava em casa com a esposa e o filho.
             Quatro homens armados e encapuzados entraram na casa, aproveitando a chegada do jogador, que teve seu dinheiro e seus cartões de crédito levados. Os ladrões levaram também o carro de Michel, que foi encontrado pela manhã, destruido por um incêndio provocado pelos marginais.

Jogador argentino morre baleado

          O lateral-esquerdo Lautaro Bugatto, que pertencia ao Banfield mas estava emprestado ao Tristán Suárez, da Terceira Divisão Argentina, foi morto na última madrugada por uma bala perdida, durante um tiroteio entre policiais e ladrões, em frente a casa do atleta, em Buenos Aires.
           Bugatto, tinha 20 anos e chegou a jogar na Seleção Argentina Sub-20, em 2009. Deixa uma filha de apenas dois anos. A bala perdida atingiu  um dos seus pulmões.

Desta vez valeu a pena

         Seguidamente fico acordado até mais tarde para ver a transmissão de boxe internacional, mas é difícil a gente assistir a uma luta realmente boa. Ontem, entretanto, valeu a pena. Na decisão do título mundial dos médios ligeiros (que agora estão sendo chamados de super meio-médios), o norte-americano Floyd Maywheater e o portorriquenho Miguel Cotto fizeram um grande combate. A única coisa que eu não gostei foi do resultado consignado pelo jurados, que deram vitória unânime e por boa margem para Maywheater. Foi uma luta equilibradíssima, e qualquer resultado apertado seria aceito. Mas os três jurados era americanos de Nevada. Justifica-se a "patriotada". Floyd pode até ter ganho, mas foi apertado.
    Maywheater (de calção vermelho) era franco favorito e tomou o título que estava com Cotto. O SporTV mostrou tudo. Além da ótima luta, muitos nomes famosos do boxe estavam presentes, como  Mike Tyson, Sugar Ray Leonard, Hollyfield  e outros grandes campeões. E também muitas mulheres bonitas, a começar pelas garotas que subiam ao ringue a cada intervalo. Foi mesmo uma grande noite.