Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lucas decidiu. Brasil campeão

Um gol de Lucas, numa incrível arrancada aos 8 minutos do segundo tempo, fez o Brasil desencabular e caminhar para a vitória sobre a Argentina e a conquista do título do Superclássico das Américas, agora há pouco no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará. Os brasileiros ainda ampliaram o placar, com Neymar marcando o segundo, aos 29',  num passe açucarado de Diego Souza. Final: Brasil 2 a 0.
 Depois de um primeiro tempo fraquíssimo, o jogo cresceu na fase final, com os gols e um futebol muito mais bonito. A conquista brasileira foi justa, porque o time de Mano Meneses foi nitidamente superior, para alegria da multidão que lotou o Mangueirão e fez muita festa.
 Amanhã, o Blog do Flávio Campos fará uma análise desta equipe que, bem ou mal, levou Mano Meneses à sua primeira conquista de título como técnico da Seleção.

Vagner Mancini entrou numa fria

      Não acredito que um time que já teve quatro treinadores e não conseguiu nada,  melhore de uma hora para outra. Assim, acho que Vagner Mancini, que não é um mau técnico, entrou numa fria ao assumir o comando do Cruzeiro. Está na cara que o problema ali não treinador.
      O Azulão Mineiro está em 16º lugar no Brasileirão e tem tudo para se aproximar ainda mais da zona de rebaixamento no próximo final de semana, pois joga com o Grêmio, em Porto Alegre.
                                 ESTRÉIA CONFIRMADA
       O São Paulo fez um jogo-treino com Audax, que disputa Série A2 Paulista, hoje à tarde. Luis Fabiano participou, fez um gol e está confirmado pelo técnico Adilson Batista para estrear domingo, contra o Flamengo. O Morumbi vai estar lotado. A correria atrás de ingressos é grande. 
       O jogo-treino terminou empatado (1 a 1) e o "Fabuloso" só fez o gol. Não estava inspirado. Ficou tudo para domingo. Particularmente, nunca fui fã do futebol de Luis Fabiano. Acho ele meio fora de turma. Um cara que apela fácil. E que na Copa do Mundo não fez nada. Mas é goleador. Vamos conferir. 

Os calções e os morcegos

Vai indo muito bem o Pré-Olímpico de Basquete Feminino, que a Colômbia está sediando, na cidade de Neiva. Boa organização, aribtragens com erros normais, cronômetros que as vezes travam no meio do jogo (como em qualquer lugar do mundo) e um público razoável, apesar da fragilidade do time da casa. O Brasil está dominando e, ao que tudo indica, sai de lá com a vaga para os Jogos Olímpicos.
Disputas a parte, dois fatos curiosos chamam a atenção. O primeiro refere-se aos calções utilizados pelas jogadoras de todas as seleções. Grandes, como os utilizados pelos homens, absurdamente deselegantes. As mulheres, até lutando boxe são elegantes. Mas as jogadoras de basquete não. E o que é pior : os enormes shorts estão atrapalhando algumas jogadoras. Como as brasileiras Palmira e Adrianinha, que jogam com calções arregaçados, tornando o visual ainda mais feio. Quando é que as autoridades do basquete vão se dar conta da necessidade de mudar as coisas. Uma jogadora de seleção merece um short ajustado às suas formas. Ou estou errado ?
O outro fato curioso é a aparição dos morcegos no ginásio de Neiva. É só começar a anoitecer (lá pelo segundo jogo da rodada) para o bando aparecer, com seus vôos razantes. Tem até jogadora que esquece a bola e se abaixa com medo dos bichinhos. Que, diga-se de passagem, não fazem mal a ninguém.

Stock Car vai sacudir Londrina

      Londrina já está vivendo intensamente a movimentação em torno da antepenúltima prova da Superfinal de Stock Car que, no próximo domingo, vai agitar o nosso Autórdromo Internacional. A Stock está vivendo um momento muito melhor do que a Fórmula 1, com disputa acirrada, equilíbrio e grandes pilotos brasileiros. Dez pilotos estão brigando pelo título. Quem vencer aqui, fica muito perto do título da temporada.
      Max Wilson (foto), Cacé Bueno, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Popó Bueno, Átila Abreu, Luciano Burti, Marcos Gomes, Daniel Serra e Allam Khodair são os candidatos ao título. Entre o primeiro e o décimo, a diferença é de apenas 26 pontos. E faltam três provas para o final do campeonato. Não dá para perder uma briga destas.
      A largada do GP Londrina será às 11h30m de domingo. Ingressos a venda nos postos da Rede Esso e nas revendas da Bosch, Goodyear e GM. Uma arquibancada custa R$ 30 e a meia vale R$ 15.

De novo a volta do VGD

     Agora é o leitor que se assina "Zani". Ele postou um comentário falando sobre o assunto e fez  algumas declarações curiosas. Diz que " a imprensa sempre boicotou o VGD, chegando a pedir à Federação que o velho estádio  fosse interditado."  E conta que a afirmação foi do ex-presidente Peter Silva. Ora,  o que o Peter disse naquela época não dava para levar muito em conta. Pergunto eu: por que razão a imprensa faria um boicote contra o VGD  ?
      Trabalhei quase 40 anos na imprensa e sempre escrevi defendendo o velho VGD. É o melhor lugar para se trabalhar, Duro é o Estádio do Café, com cabines que ficam longe demais do gramado.
      Mas, amigo Zani, não adianta ficar discutindo coisas antigas neste momento. E o que eu não consegui entender é se o amigo é contra ou a favor da recuperação do VGD para utilização de todos os clubes de futebol profissional da Cidade. Um abraço, e seja sempre bem vindo.

Hoje é dia de Brasil x Argentina

      A emoção se renova, Brasil e Argentina voltam a se pegar, hoje à noite no Mangueirão(foto), lá em Belém do Pará. Um título será decidido, o do Superclássico das Américas. Mano Meneses vive o seu dia mais importante, desde que assumiu a Seleção. O povo já anda "cabrero" com ele e, se não ganhar hoje,  o pau vai comer solto. Não sei se ele aguentará a pressão.
      Não é jogo para experiências e testes, mas Mano está arriscando muito na minha opinião. Uma decisão não permite a escalação de principiantes como Rômulo (volante do Vasco), Rhodolfo (zagueiro do São Paulo) e Cortês (lateral do Botafogo). Em certos momentos, o treinador da Seleção me parece meio infantil. Parece que está  brincando com as peças, escalando um time de botão.
      A Argentina vem mais forte do que esteve em Córdoba, no primeiro jogo. Descobriram uma brecha no regulamento do torneio e deram ao técnico Alejandro Sabella a chance convocar Montillo, Guiñazu e Bolatti. Com eles em campo, o jogo fica muito mais difícil para o Brasil.

Missa do Vô Victório será amanhã

A missa de sétimo dia de falecimento de Victório Scalassara será realizada amanhã (quinta-feira) às 19 horas, na capela do Colégio Mãe de Deus. Todos nós da família continuamos recebendo muitas manifestações de pesar, e esperamos abraçar a todos, amanhã no Mãe de Deus. Meu sogro Vô Victório está no melhor lugar, tenho a certeza.

Ainda sobre a volta do VGD

Continuo recebendo telefonemas, emails e comentários sobre o surgimento da idéia de recuperar o Estádio VGD. Parece que a cidade está mesmo querendo resolver este assunto. O medo é sempre o mesmo : que os dirigentes dos clubes briguem pela utilização. Vejam o que comentou o seguidor Hamilton Nassif :
"Sou a favor do aproveitamento do nosso VGD. Porém se faz necessário que os times que o utilizarão se unam proporcionalmente iguais na questão financeira. Caso contrário começará uma área de atrito, que não levará a nada. O presidente do Junior Team já se mostrou favorável à idéia; Sergio Malucelli da mesma maneira. Vejamos o restante. Temos que aproveitar a euforia que envolve a cidade e região. Abraço do amigo Hamilton Nassif."
Acho que o prefeito Barbosa Neto vai ter que chamar os quatro clubes da cidade no seu gabinete e discutir claramente a questão. Inclusive no que se refere a manutenção, depois que o VGD estiver reformado. Sem esta iniciativa do prefeito, vai ser tudo conversa fiada.