Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A nova força africana

          A cada Copa do Mundo o Continente Africano apresenta uma nova força, ameaçando europeus e americanos. Pois podemos começar a nos preparar, porque a novidade na Copa de 2014, aqui no Brasil, deverá ser a Zâmbia, que ganhou domingo a 28ª Copa Africana das Nações. Na final, contra a mais experiente Costa do Marfim, houve empate de 0 a 0, no jogo e na prorrogação. A vitória veio nos penaltis, por 8 a 7.

               O craque Drogba parou no goleiro goleiro Mweene, destaque de Zâmbia
 
 O que chama a atenção  é que Costa do Marfim levou para a Copa Africana o atacante Didie Drogba, do Chelsea, e vários outros jogadores que atuam na Europa, como Kolo Toure e Gervinho, do Arsenal. Mas Zâmbia mostrou o ótimo goleiro Mweene e muita aplicação tática. Bateu a favorita Gana na semifinal e faturou o título em cima da Costa do Marfim. É o primeiro título de Zâmbia na Copa Africana.

Cai ou não cai ?

          De repente, todo mundo começou a dizer que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está deixando o cargo. Até agora, entretanto, não há nada que confirme a saída de Ricardo. Mas de todos os lados chegam críticas ao dirigente. Os boatos cresceram com os comentários sobre um livro escrito pelo atual ministro Aldo Rebelo, há quase 10 anos, que foi embargado pela Justiça, por solicitação de Ricardo Teixeira. O livro comprometeria o presidente da CBF.
           Rebelo evita falar sobre Ricardo Teixeira. Apenas confirma que o livro que escreveu em parceria com o deputado Silvio Torres "está até hoje proibido, embora não contenha nenhuma inverdade". Mas faz questão de ressaltar que "foi a Justiça que proibiu o livro, e não Ricardo Teixeira."

O menor homem do mundo

           Natural do Nepal, Chandra Bahadur Dangi, de 72 anos, luta para ser reconhecido pelo livro de recordes do Guinness como o menor homem do mundo. Ele mede 56 centímetros de altura e diz que sua baixa estatura é uma maldição.
           Chandra sempre foi motivo de chacota dos vizinhos, mas o que realmente provoca nele grande tristeza é o fato de ser desprezado pelas mulheres, que ele admira de longe. Agora, o nepalês espera que o título do Guinness possa lhe trazer um pouco de felicidade.

Boa rodada, esta de amanhã

            A rodada de amanhã, pelo Campeonato Paranaense é das mais promissoras, com alguns ótimos jogos e outros pelo menos equilibrados. O destaque é, sem dúvida, Cianorte x Coritiba, marcado para às 22 horas com transmissão de TV.
            Na minha maneira de ver, o Cianorte joga sua sorte no primeiro turno nesta partida. Precisa ganhar para tentar ser o campeão do turno, pois no returno terá uma missão quase impossível, tendo que enfrentar a dupla Atletiba na Capital. Como o Coxa vem caindo nos últimos jogos, não parece ser tão difícil assim  uma vitória do Leão do Vale do Ivaí amanhã, no Estádio Albino Turbay.
            O Atlético joga à tarde, contra o Corinthians Paranaense, no Ecoestádio Comendador Janguito Malucelli, às 17 horas. Os dois praticamente jogam em casa, pois o Atlético tem mandado seus jogos no estádio corinthiano. Se continuar jogando o futebol dos últimos jogos, dá Atletico.

            À noite, também às 22 horas, o Londrina joga em Ponta Grossa, contra o Operário local. Jogo difícil, embora o momento dos pontagrossenses seja melhor. Estou até postando uma foto do Tubarão, pra ver se dá sorte.
           Nos outros três jogos, às 20h30m, o Roma Apucarana é favorito, em casa contra o Iraty. O Rio Branco tem tudo para ganhar do Paranavaí, em Paranaguá. E o Arapongas poderá encontrar dificuldades, em Toledo.

Não entra ninguém e ainda sai um

              Liguei o rádio na hora do almoço, para ouvir as novidades do Londrina, certo de que hoje teríamos novidades no que diz respeito a contratação de reforços. Mas, em vez de chegar gente boa para qualificar o time, tem é jogador indo embora. Rodrigo, um meia de razoavel qualidade técnica, brigou com o treinador, jogou a camisa no chão e deve rescindir seu contrato.
             Vejo nos jornais que a "torcida está perdendo a paciência", e que o pessoal da SM Esportes já está com medo de ver o time rebaixado para a Segunda Divisão. E não foi por falta de aviso.
              No dia 21 de novembro de 2011 postei um comentário intitulado "Londrina precisa de mais reforços". E, pela primeira (e única) vez na história do Blog tive que remover dois comentários, porque vieram cheios de palavrões e ofensas pessoais. Eram de dois leitores,  revoltados porque afirmei que o time era fraco para disputar uma Primeira Divisão. Alertei para o que iria acontecer, se a SM Esportes não botasse a mão no bolso para contratar. E está acontecendo tudo o que foi previsto. Nem era preciso ser muito esperto para advinhar o que ia acontecer.
               Muitos outros leitores opinaram naquele dia, a maioria concordando com a necessidade de contratar. Mas o Tubarão não contratou e está aí em plena queda livre. E o povo já está sem paciência para continuar acompanhando o time. É a lei do futebol. Sem investimento, não tem bom time. Sem bom time, não tem torcida numerosa.
                Existem outros times ruins disputando o Campeonato Paranaense, mas os dirigentes destas equipes estão se mexendo, trocando treinadores, contratando novo atletas. Mas aqui, a novidade é esta: o Londrina tem agora menos um jogador.

Boa, governador Beto Richa !

            Aconteceu o que eu esperava que acontecesse. Em 24 horas, o governador Beto Richa colocou em Londrina dois secretários do seu governo para socorrer a Cidade no caso do Teatro Ouro Verde. As primeiras providências já foram tomadas e ficou claro que todos querem a reconstrução da nossa casa de espetáculos. Não poderia ser de outra forma. O que eu mais gostei foi da rapidez com que Beto Richa movimentou sua equipe para encaminhar o assunto. Estas coisas têm que ser feitas rapidamente, aproveitando inclusive a emoção de todos diante do que aconteceu. Não se pode deixar esfriar, porque se isso ocorrer, fica mais difícil.
             Falando em rapidez, só estranhei que a perícia tenha ficado "para depois do carnaval".  Que carnaval ? Aqui não tem carnaval. Parece que o único que gosta de carnaval na Cidade sou eu...

Lista de Mano tem altos e baixos

            Gostei da maior parte dos nomes lembrados por Mano Meneses para o primeiro amistoso que o Brasil disputará em 2012, dia 28 contra a Bósnia. Mas existem algumas contestações necessárias, a começar pela posição de goleiro, que precisa ser definida logo. Acho que já passou a hora do Julio Cesar, que já teve sua chance e falhou na Copa do Mundo. Rafael(Santos) e Diego Alves(Valência) são bons arqueiros, mas o melhor nome do momento para a psição é o botafoguense Jeferson, que não foi convocado.
            Bons laterais é o que mais nós temos. Entretanto, Mano está brincando um pouco. Não sei se Alex Sandro e Danilo, ambos do Porto, merecem a convocação. Tudo bem com Daniel Alves e Marcelo, mas Maicon tem sido esquecido e pra mim o Brasil ainda vai precisar de sua força, apesar dos seus 31 anos. O treinador está gelando o Maicon.
            David Luiz, Luisão e Thiago Silva são bons zagueiros, mas acho que ainda vamos quebrar a cara com o vascaíno Dedé, que a imprensa carioca adora tanto.
            Dos quatro volantes convocados, só gosto mesmo do Hernanes, que é craque. Elias, Fernandinho e Sandro são jogadores instáveis. Temos melhores para escalar.
            Achei certa a convocação de Ronaldinho Gaúcho. Ganso terá nova chance, mas já está na hora de mostrar se serve ou não serve para a Seleção. E Lucas certamente está sendo preparado para a Seleção Olímpica. Faltou Oscar, que hoje é um dos cinco melhores jogadores do País.
             E gostei das convocações de Leandro Damião, Neymar e Hulk.  Só o Jonas é que eu acho fraco para a Seleção Brasileira.
             Está  mais difícil da gente julgar, porque Mano Meneses está projetando duas seleções. Uma para as Olimpíadas de Londres e outra para representar o Brasil nos grandes confrontos.