Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O dia em que o Rei voltou !

         Consegui finalmente ver o filme da visita que Pelé fez domingo a Três Corações (MG), sua cidade natal. A SporTV voltou a mostrar o evento, esta tarde, e foi extremamente emocionante. O Rei não visitava sua terra há 35 anos, e mais de 40 mil pessoas (metade da população da cidade) saiu as ruas para ver, aplaudir e tocar no homem mais importante que nasceu por lá.
          Uma réplica da casa foi construida, no mesmo lugar em que Edson Arantes do Nascimento nasceu. Todos os detalhes foram observados. Está tudo lá, até a jabuticabeira em que Pelé pegava as frutas, trepado em cima da carroça de seu avô.  Foi lá que ele viveu seus primeiros três anos de existência.


          Ao lado dele estava seu filho Edinho, ex-goleiro do Santos. O fogão já estava aceso e o cheiro de lenha queimando invadia todos os cômodos. O projeto da casa foi uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Três Corações. Ficou em R$ 200 mil. Uma equipe especializada em cenários, da Rede Globo, fez o acabamento, incluindo a simulação de um desgaste natural do tempo. O local deverá ser um ponto turístico importante, em tempos de Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.


 
    

Kleina é melhor que Felipão ?

        Mas é claro que, em termos profissionais,  Gilson Kleina não pode ser comparado ao campeão mundial Luiz Felipe Scolari. O fato de Kleina pegar um time, que só vinha perdendo na mão do Felipão, e ganhar três jogos seguidos,  nada mais é do que a reafirmação da tese que o Blog  do Flávio Campos sempre defende. Quando uma equipe começa a passar muito tempo sem resultados positivos, a única saída é trocar o comando técnico. Mesmo que o treinador seja um campeão mundial.
        Muitas vezes, até com treinadores interinos um time perdedor vira ganhador. Não adianta teimar, porque esta é a regra no futebol. No caso do Palmeiras, há também alguns detalhes que estão influenciando. Kleina entrou e pegou três adversários fracos: Figueirense, Ponte Preta e ontem o colombiano Millonários. Mas não é tão relevante assim, porque Felipão vinha perdendo para os fortes e para os fracos.
         Vamos ver como se porta o Palmeiras do Gilson Kleina no próximo jogo, sábado contra o São Paulo, no Morumbi. Se ganhar esta e sair da zona de rebaixamento, aí sim o novo treinador do Verdão estará com o nome feito.

A Foto do Dia


         A foto do dia de hoje vem pra matar a saudade do grande público, que há muito tempo não ve imagens da Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, que está sendo reformada para sediar quatro ou cinco jogos da Copa 2014. E no momento, com, apenas 45% das obras concluídas, o panorama não é nada bonito.

"Perolas" que o facebook nos traz

        A companheira Vita Guimarães anda impossível nas suas postagens curiosas e engraçadas no facebook. Vejam esta aqui:


O risco que corre o ministro-relator

             O Brasil inteiro está preocupado com a segurança pessoal do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (foto), que é o relator do caso mensalão. Sua ação destemida durante os primeiros 30 dias de julgamento está sendo elogiada pela maioria dos brasileiros, mas certamente tem muita gente querendo a cabeça dele.
              O STF é a maior instância da Justiça do Brasil, mas isto não garante que seus ministros não possam ser alvos de atentados criminosos. Os brasileiros não conheciam a fundo toda esta coragem de Joaquim Barbosa, que já  começa a ser tratado como um símbolo da Justiça do País. Mas o número de pessoas que ele já condenou neste julgamento e, especialmente o nível de influência destas pessoas, tornam-se praticamente um bomba que pode explodir a qualquer momento.


              Sem consultar a presidente Dilma Rousseff, a cúpula do Exército Brasileiro destacou os melhores e mais preparados oficiais da Inteligência para dar proteção diuturna ao ministro Barbosa.  Na verdade, a situação é tão grave e o risco é tão grande que o Exército acabou passando por cima da Presidência da Repúblicfa, do Ministério da Justiça e da cúpula  da Polícia Federal. E a presidente Dilma não gostou.
             Outros dois ministros - Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Tóffolli, reconhecidamente ligados ao PT - também estão contando com escolta, mas da Polícia Federal.A relação entre a presidente a PF e o Exército está abalada.

O Tubarão para o ano que vem

        No próximo dia 22, o Londrina começa a treinar visando o Campeonato Paranaense do ano que vem. O período de preparação é excelente. Dois meses e meio me parece ser o tempo suficiente para a armação da equipe que voltará a representar a cidade. Até aí, tudo certo.
         Mas só tempo de treinamento não será suficiente. É preciso que ocorra um investimento maior, por parte  deste grupo que manda no futebol do clube, o SM Sports. E é isto que estou esperando. Que venha o anúncio de contratações capazes de qualificar o Tubarão.
         Até agora, sabe-se que o técnico será o mesmo do ano passado, o limitado Claudio Tencati (foto), que é esforçado e muito trabalhador, mas ainda não mostrou o talento que um bom técnico precisa ter. Mas até aceito que ele tenha nova oportunidade, desde que lhe seja dado um bom elenco.

 
        Hoje, já surgiram informações de que oito jogadores que jogaram pelo sub-20 estarão no grupo: o goleiro Alan, os zagueiros Dipão e Mateus, o lateral Maicon, o volante Bidia, o meia Robinho e os atacantes Joel e Weverton. Vários deles já atuaram pelo time de cima. São jogadores que podem compor o elenco, mas não têm qualidade maior. Em uma semana, perderam duas vezes para os juniores do Coritiba.
       E o restante do time, como será formado ? Sabe-se que alguns jogadores do campeonato passado foram negociados. Portanto, deve ter entrado algum dinheiro. Não é possível que a diretoria do clube e os londrinenses em geral não se posicionem para exigir a contratação de jogadores conhecidos, para melhorar o time. A hora é esta. A cobrança tem que ser feita agora. Ou será que os investidores que assumiram o futebol não vão investir ?

Saúde, Walmor Macarini !

        Leio na página de Oswaldo Militão, na Folha,  que o amigo e companheiro Walmor Macarini está internado na Santa Casa de Misericórdia. O competente jornalista foi submetido a uma angioplastia e está na UTI, mas Militão já nos tranquiliza, contando que Walmor está em franca recuperação.

     Walmor Macarini, 75 anos, catarinense de Meleiro, trabalhou da Folha de Londrina durante 54 anos, 27 dos quais como redator-chefe. Tive o prazer de trabalhar sob o seu comando por três décadas. O homem sabe tudo de jornalismo. Fica aqui a nossa torcida por ampla e rápida recuperação. Um abração, Walmor.

A "Fera" volta em dezembro

      Sem jogar uma partida oficial desde o dia 28 de junho, o tenista espanhol  Rafael Nadal está planejando voltar às atividades no final de dezembro, entre os dias 27 e 29, durante a realização do Torneio-Exibição Mubadala World Tennis Championship, programado para os Emirados Árabes. A idéia de Nadal é iniciar então a preparação para a próxima temporada.


       O espanhol luta contra uma contusão no joelho esquerdo (Síndrome de Hoffa, que é uma inflamação no tendão patelar). Na sua última participação, em Wimbledon, Nadal aplicou injeções de anti-inflamatório ( a chamada "infiltração") para jogar contra o brasileiro Thomaz Bellucci. Mas no jogo seguinte não aguentou a dor e acabou eliminado. Desde então, perdeu competições importantes de seu calendário, como as Olimpíadas, o US Open e a semifinal da Copa Davis. Caiu no ranking e hoje é apenas o quarto colocado.
       Se conseguir jogar normalmente nos Emirados, Rafael Nadal acredita que voltará com tudo no Aberto da Austrália, em janeiro de 2013. Outros nomes famosos estarão em ação no torneio de dezembro, como Djokovic, Murray e David Ferrer.
      `Continuo sendo um admirador do tenis praticado por Rafael Nadal. Acho que, recuperando a forma, pode ganhar de qualquer um.