Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Mulheres se acorrentam
 em protesto pela classe



             Um grupo de mulheres se acorrentou nesta quinta-feira às grades que cercam o Palácio do Planalto logo após a saída da presidente Dilma Rousseff do local. “Vamos ficar aqui até tirarem a gente” - disse a jornalista Bia Barbosa, explicando que o coletivo é formado por mulheres de diferentes entidades.            
             “Não reconhecemos a legitimidade do governo Michel Temer. Entendemos que esse processo é resultado de um golpe e é importante simbolizar a resistência que está acontecendo no Brasil inteiro”- disse Bia. Para ela, Dilma também foi afastada porque é mulher: “e são os direitos das mulheres que mais vão ser atingidos nesse governo se ele se consolidar depois do final do processo [de impeachment] no Senado”-  completou. Acorrentadas e sentadas no chão, elas seguravam cartazes que formam a frase “Resistência contra o golpe”.
             Na lista de novos ministros divulgada pela vice-presidência não consta o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. Além disso, nenhuma mulher foi nomeada como ministra para o governo interino.
O troco de Cunha



             O presidente afastado da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, usou o Twitter para comentar o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. Cunha escreveu "Antes tarde do que nunca". A frase é uma referência e resposta direta para Dilma, que no dia em que Cunha foi suspenso das suas funções pelo Supremo Tribunal Federal usou a mesma expressão quando tomou conhecimento.
Temer ainda tem muito 
o que aprender. Confira

                 ( Vejam a primeira "bola fora" do novo presidente )


         Temer foi pivô de uma confusão internacional. Na manhã desta quinta-feira, ele concedeu rápida entrevista ao apresentador Jorge Garcia, da rádio 'El Mundo' de Buenos Aires, pensando que se tratava de uma conversa protocolar com o presidente do país vizinho, Mauricio Macri.

           Até as 15h, Temer não havia recebido telefonema de nenhum chefe de Estado estrangeiro. Macri, pelos meios oficiais do governo, declarou ainda no início da manhã respeito pela "institucionalidade" da democracia brasileira.
            A assessoria de Temer não quis comentar o episódio. Alguns auxiliares do peemedebista trataram a ligação como um trote, mas a rádio El Mundo, em sua página na internet, aborda a conversa como um furo jornalístico. "Temer rompe o silêncio"- anuncia a emissora argentina.
            Na rápida conversa de um minuto e meio, Temer se refere ao radialista como "presidente" e diz, misturando palavras em espanhol e português, que pretende visitá-lo em breve em Buenos Aires.
           "Quero logo visitá-lo na Argentina" - diz o presidente em exercício.
            Temer disse também na entrevista que faria um pronunciamento às 16horas, afirmando  que todo o ministério já foi escolhido e será nomeado ainda hoje. Dissa ainda estar tranquilo, preocupado e entusiasmado para o início do governo.
           "Estou muito tranquilo, preocupado com a situação, mas vamos enfrentar com muito entusiasmo", disse o peemedebista aos  argentinos.

O verdadeiro cassado 

                   Uma das melhores frases que ouvi dos senadores que discursaram, ontem no Congresso Nacional: "Quem está realmente sendo cassado, hoje aqui,  é o voto dos brasileiros. Ele não vale mais nada, a partir de hoje."
  Um melancólico espetáculo


           E o povo brasileiro ainda passou a quarta-feira toda ligado nos canais que transmitiram a sessão do Senado para afastar a presidente Dilma Rousseff.  Foi como ver o videoteipe de um jogo de futebol já sabendo do resultado.


A linda Arena da Floresta



               O jogo foi fraco porque, mesmo jogando com reservas dos reservas, o Santos meteu 3 a 0 no Galvez e eliminou o jogo da volta com o time acreano.  Mas valeu a pena ver pela televisão a linda Arena da Floresta, estádio para 14 mil pessoas, que fica em Rio Branco e pertence ao Governo do Acre.  

                O time do Galvez é mantido pela Polícia Militar e não tem condições de enfrentar grandes clubes do País. Jogou com bravura, mas foi eliminado da Copa do Brasil pelos meninos santistas.




Michel Bastos decidiu,
   como eu previ aqui



                          Que Michel Bastos é um dos três melhores jogadores brasileiros do momento eu não tenho a menor dúvida. E ontem previ aqui no Blog que se ele jogasse o São Paulo venceria o Atlético Mineiro. Não deu outra, ele ficou no banco, entrou no segundo tempo e fez o gol (foto) que decidiu a partida, vencida pelo Tricolor por 1 a 0.

                   Dezesseis foi o tempo que Michel Bastos precisou em campo para marcar o gol que garantiu a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Atlético, nesta quarta-feira, no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América.
                    Machucado, o camisa 7 iniciou o jogo no banco de reservas e entrou em campo aos 18 minutos da etapa final no lugar de Kelvin. Em 27 minutos em campo, Michel Bastos tocou na bola 16 vezes, ganhou todas disputas e fez um desarme.
                 Antes dele entrar, o que se viu em campo foi um clima pesado, muitas faltas, discussões e  10 cartões amarelos... Chances de gol mesmo foram poucas. Com apenas 13 minutos de jogo, já eram quatro amarelos, dois pra cada lado. A primeira etapa terminou com nada menos que sete cartões e 21 faltas. Sair na frente, ninguém mereceu. Foram apenas duas finalizações perigosas. Do lado do Tricolor, Ganso cabeceou por cima do gol de Victor após cruzamento de Kelvin. Já o Galo, chegou a balançar as redes com Pratto, mas a arbitragem parou dando impedimento do argentino.

               Na segunda etapa, o jogo continuou pegado, mas as duas equipes passaram a criar mais chances de gol. No entanto, o gol só saiu mesmo graças a estrela de Michel Bastos que subiu mais alto que a defesa do Galo em cobrança de falta de Wesley para garantir o triunfo do Tricolor, que vai para Belo Horizonte podendo perder por até um gol de diferença desde que balance as redes. Qualquer empate também garante o Tricolor na semifinal.



                         
Acabou a palhaçada !
       Será que o Brasil vai trabalhar agora ?



             Tudo bem, tiraram a presidente Dilma do cargo. Acho que está tudo errado, mas tenho que aceitar. Foi apenas um golpe a mais que testemunhei ao longo dos meus quase 75 anos. E a vida vai continuar.


              Fica a dúvida sobre o que acontecerá agora. Eles queriam tanto derrubar a presidente. Será que vão saber o que fazer agora ? E esse novo presidente, com essa "cara de banana", o que vai fazer no cargo ?

              Com nomes "manjados" de outros carnavais, o Ministério está sendo refeito. Afinal, quem já não conhece Henrique Meirelles, José Serra, Romero Jucá, Gilberto Kassab ? Tem até um filho de José Sarney entre os "novos" ministros.

     Mas tudo bem, o que me interessa mesmo é saber se o Brasil, que está parado há vários meses, vai  voltar a trabalhar !
           

Os nossos melhores senadores


                   



            Em meio aquela baboseira que caracterizou a sessão de ontem no Senado, aproveitei para realmente conferir quem entre os senadores tem a inteligência e o talento da palavra. E são bem poucos. A maioria é de uma fraqueza impressionante.

            Acabei selecionando três senadores que realmente impressionam quando falam. Todos os outros se calam, quando eles estão com a palavra. O silêncio ao redor deles é absoluto.

            Um deles é o potiguar José Agripino Maia, 70 anos, do DEM-RN, criticado e até investigado. Com uma fala bonita e inteligente, ele trouxe colocações interessantes e até alguns fatos pouco conhecidos. Votou a favor do impeachment, por razões muito bem colocadas no seu discurso.

            Entre os defensores de Dilma, destacou-se o acreano Jorge Viana, senador pelo PT, 57  anos, natural de Rio Branco. Derrubou os críticos da presidente com argumentos sólidos. Entre os mais jovens, é sem dúvida o melhor dos atuais senadores.

            E o nosso conhecido Roberto Requião, curitibano de 75 anos, que classificou o impeachment como "uma momumental asneira", fechou o grupo dos três melhores.  Embora intempestivo em muitos momentos, nosso ex-governador continua sendo um show quando fala. Votou contra o impeachment, defendendo um entendimento entre os políticos. "Sem isso, nada vai melhorar no Brasil" - garantiu.