Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Maringá perde em
  casa e toma vaia


                   O Maringá não segurou o líder Paraná Clube, esta noite no Estádio Willie Davids. Levou um gol aos 44 minutos do segundo tempo e perdeu por 2 a 1. Os 2.069 pagantes vaiaram a equipe maringaense. Nadson abriu a contagem para os curitibanos, mas no segundo tempo Vieira empatou. Só que, no último minuto, o goleiro William Meneses falhou e permitiu que o artilheiro Lucio Flávio cabeceasse e garantisse a liderança dos paranistas, agora com nove pontos em três jogos disputados.
 
                   Nos outros jogos disputados no começo da noite, o PSTC deixou escapar a vitória, cedendo o empate de 1 a 1 com o Toledo. Spice para os procopenses e Rafael Bastos para o Toledo foram os marcadores.
 
                    Em Curitiba, com gol de Vandinho, o J.Malucelli ganhou do Operário por 1 a 0. E em Foz do Iguaçu, o time local derrotou o Cascavel por 4 a 3. Safira, Marcelo, Chilavert e Cícero fizeram os gols do Foz, descontando Léo Maringá (2) e Kanu para a "Serpente".
                   
M A N G U E I R A       C A M P E à !
        
       (    A Mangueira confirmou seu favoritismo e ganhou o título carioca das Escolas de Samba, numa apuração concluída agora há pouco no Sambódromo do Rio. )



                Com 269,8 pontos, a Mangueira sagrou-se campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de 2016. A escola, cujo enredo "Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oyá", conquistou a preferência dos 35 jurados que avaliaram as agremiações em nove quesitos: alegorias e adereços, enredo, samba-enredo, evolução, bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e comissão de frente.
               
Veja a classificação final do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro:
 
1º Mangueira 269,8 pontos
2º Unidos da Tijuca 269,7 pontos
3º Portela 269,7 pontos
4º Salgueiro 269,6 pontos
5º Beija-Flor 269,3 pontos
6º Imperatriz Leopoldinense 269,2 pontos
7º Grande Rio 268,7 pontos
8º Unidos de Vila Isabel 267,9 pontos
9º São Clemente 267,8 pontos
10º Mocidade 266,5 pontos
11º União da Ilha 265,8 pontos
12º Estácio de Sá  265 pontos 



          A Mangueira já havia ganho também o "Estandarte de Ouro", tradicional prêmio do jornal o Globo, na categoria "Melhor Escola". Confira os demais premiados:

 Melhor Comissão de Frente: Salgueiro
Melhor Bateria: Beija-Flor
Melhor Porta-Bandeira: Marcela Alves
Melhor Mestre-Sala: Phelipe Lemos
Melhor Samba Enredo: Portela
Melhor Puxador: Ito Melodia
Melhor Ala de Baianas do Grupo Especial: Estácio
Melhor Enredo: Salgueiro
Melhor Ala: União da Ilha, “Cariocas são dourados”
Personalidade do Grupo Especial: Monarco, na Portela
Revelação do Grupo Especial: Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira
Justiça "não perdoa" Neymar


           A Justiça Federal rejeitou recurso da família de Neymar e determinou que sejam mantidas as multas aplicadas pela Receita Federal, no valor de R$ 460 mil. Em janeiro, o jogador e o pai, Neymar Santos, foram condenados a pagar a quantia acima, referentes a dívidas de imposto de renda de dois anos (2007 e 2008) em que o atleta jogava no Santos.  Esta foi a segunda vez que a família tentou, sem sucesso, anular a cobrança junto à Justiça Brasileira. 
Ônibus do Huracan capotou


              A derrota de ontem por 2 a 1 para o Caracas, pela Pré-Libertadores, não foi o único revés do Huracán na Venezuela. O ônibus que levava a delegação do time argentino para o aeroporto sofreu um acidente nesta quarta-feira e capotou próximo ao local.
 
             O Huracan perdeu o jogo para o Caracas (2 a 1), mas se classificou para a Fase de Grupos da Libertadores.  Segundo relatos da imprensa argentina, houve apenas feridos leves, mas dois jogadores teriam sido hospitalizados. Foi o que informou o UOL agora à tarde.
Aranha nunca mais
  se ajeitou na vida



             O goleiro Aranha está em busca de um novo clube desde o início do ano.  O Palmeiras decidiu não renovar o seu contrato, que venceu no fim do ano. E ao jornal Diário de S. Paulo, o eleo disse que  o episódio em que foi alvo de ofensas racistas tem peso neste período desempregado.O goleiro se refere ao jogo entre Santos x Grêmio, em Porto Alegre, em agosto de 2014, quando ouviu provocações de torcedores gremistas.
 
             Segundo Aranha, após o episódio ocorrido na Arena do Grêmio, o preconceito continuou, mas de forma velada.  "Agora, em vez de 'macaco', me chamam de 'Branca de Neve'. Alguma autoridade acha que é comum um torcedor chamar um jogador de Branca de Neve? Claro que isso não é xingamento de futebol" - diz Aranha.
 
              Titular do Santos na temporada de 2014, Aranha se transferiu para o Palmeiras no início de 2015 após reivindicar salários atrasados do time da Vila Belmiro. No Palmeiras, Aranha atuou apenas uma vez. Fernando Prass deu pouco espaço para os reservas. Mesmo na reserva, Aranha também se afastou do elenco por causa da dengue.
 
              Treinando em uma academia, Aranha afirma ter recebido sondagens. "As propostas que apareceram, em geral, eram apenas para a disputa do campeonato estadual. Contrato de três meses. Quero pelo menos um contrato até o fim do ano" - argumenta  o goleiro de 35 anos.
 
               O fato é que Aranha tentou alcançar promoção pessoal, com aquele lamentável incidente ocorrido em Porto Alegre. Fez um estardalhaço na imprensa toda e negou-se a perdoar a torcedora gaúcha que havia participado. Ela foi inclusive processada, teve sua casa apedrejada e ficou sem o seu emprego. Acho que Aranha está pagando agora por seus exageros no episódio.
 
 
      
Um elefante "desempregado"
     incomoda muita gente



                  Que coisa esquisita mesmo, a que está acontecendo em Mianmar, antiga Birmânia, um país asiático de 50 milhões de habitantes. A madeira, que era o grande negócio da região, acabou. O pouco que resta, por lei não pode mais ser explorado. E o que fazer com os 5.500 elefantes em cativeiro ?  Eram eles  que puxavam os imensos troncos nas encostas íngreme da mata fechada. Agora, os paquidermes estão "desempregados".
 
                  Surgiram situações ruins. Os elefantes estão irritados e gordos, sem ter o que fazer. Os machos querem fazer sexo o tempo todo. E os proprietários dos animais não sabem mais o que fazer com eles.
Nos EUA,  primárias de New Hampshire
      mudaram o panorama das eleições


                  O empresário Donald Trump, pelo lado republicano, e o senador Bernie Sanders (foto), pelo democrata, confirmaram as pesquisas e foram os vencedores das primárias realizadas nesta terça-feira no Estado de New Hampshire, o segundo a realizar uma prévia da eleição nos Estados Unidos.
 
O resultado representa um importante trunfo aos dois, que haviam ficado em segundo no cáucus de Iowa na semana passada, durante o complexo processo eleitoral americano, com os eleitores republicanos e democratas decidindo seus respectivos candidatos para a eleição de novembro.
 
              Antes mesmo de a apuração ter sido finalizada, tanto Trump como Sanders já fizeram um discurso aos seus apoiadores, comemorando a vitória.Segundo a "CNN", com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Trump tinha 35% dos votos na disputa republicana, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich, com 16%, e o senador ultraconservador pelo Texas, Ted Cruz, que contava com 12%. Já no lado democrata, Sanders tinha 60% dos votos, contra 38% de Hillary.
 
              New Hampshire tem pouca representatividade no Colégio Eleitoral norte-americano, mas é considerado muito importante nas prévias, porque indica quais candidatos têm fôlego para continuar na corrida pela Presidência, atraindo eleitores e financiadores para a campanha. Além disso, os eleitores independentes representam grande parte do eleitorado do Estado e podem votar tanto em um candidato republicano quanto em um democrata, o que torna essa parcela atraente para todos que buscam chegar à eleição final em novembro.
              
 
 

           LAGARTO     --    "Bico-doce" ou "Calango"
                                                                          



        Você já viu um "bico-doce"? ou "calango" ?

 

 
 
                    Se você tivesse que procurar o bico-doce durante visita ao Zoológico de São Paulo, por onde começaria? Pelo local que vende churros e maçã-do-amor? Nada disso!

                              Bico-doce é o nome popular de um lagarto que pode ser visto no Terrarium, casa onde estão as serpentes e outros lagartos.
Conhecido entre os cientistas como Ameiva ameiva, trata-se de um lagarto de médio porte que pode alcançar 55 centímetros de comprimento total. Espécie ainda comum, pode ser encontrada no Panamá e em quase toda a América do Sul.

 
 
    Ele se adapta bem em qualquer local com vegetação aberta, inclusive em clareiras de mata. Em alguns lugares, recebe o nome de calango-verde ou jacarepinima. Rápido em seus movimentos, procura manter-se escondido junto à folhagem, camuflando-se bem graças ao colorido com mesclas de castanho, creme, verde e tons azulados.O bico-doce tem hábitos diurnos e  prefere ficar no chão, evitando subir em árvores e arbustos. Passa a maior parte do dia aquecendo-se ao sol, pois depende disso para elevar a sua temperatura corpórea que, facilmente, pode chegar a 35gC.


 Também gasta um bom tempo procurando alimento e, nessas horas, sai esgaravatando o folhas com o focinho pontudo. Foi provavelmente daí que lhe veio o nome de bico-doce, pois ele vai metendo o bico aqui e acolá em busca de comida. Onívoro generalista, come de tudo um pouco, desde insetos e aranhas até ovos e vegetais. Quando necessário, persegue a sua presa com grande eficiência. Ao final de cada refeição, tem o curioso hábito de limpar a boca raspando-a contra alguma superfície resistente.
Entre os seus principais predadores estão várias serpentes, o lagarto teiú e certos gaviões. Como ocorre com a maioria dos lagartos, na época do acasalamento o macho persegue a fêmea e, quando a alcança, posiciona-se sobre ela, mordendo a sua região nucal (foto abaixo).
 Algumas semanas após o acasalamento, a fêmea deposita entre 2 e 6 ovos no meio das folhas. Se tudo correr bem, os filhotes nascerão após cerca de dois a três meses.
 
 

No Brasil são conhecidas aproximadamente 248 espécies de lagartos pertencentes à 14 famílias. Lagartos geralmente apresentam dois pares de patas e ocupam os mais variados ambientes e substratos, podendo ser terrícolas (atividade sobre o chão), arborícolas (sobre a vegetação), fossoriais (galerias no subsolo) e semi-aquáticos (ambientes aquáticos e adjacências).
 
 
O nome calango é utilizado para designar várias espécies, principalmente as pertencentes ao gênero Tropidurus, e calango-verde o Ameiva ameiva. Algumas espécies, como Iguana iguana, são criadas como pets, ainda que essa mesma espécie também seja alimento para alguns povos na Amazônia. A mais procurada para alimentação no Brasil é o teiú ou teju-açu (Salvator merianae) e outras espécies desse gênero)
 
 
 
FIM DO CARNAVAL,
              VOLTA O FUTEBOL


          Acho que foi um bom Carnaval. Especialmente porque houve um sensível crescimento na participação do povo no autêntico "carnaval de rua", aquele em que as pessoas se fantasiam de qualquer coisa (ou de coisa nenhuma) e saem por aí atrás dos blocos burlescos, cantando e pulando.  Aumentou o número de blocos nas grandes cidades, aquelas que têm gente mais "arejada", mais liberal.  E os desfiles das escolas de samba no Rio, em SP e outras cidades grandes também foram um sucesso.

                     Foi bom sim, mas acabou !  E cá estamos nós de volta ao dia-a-dia, com nossos problemas, nossas dificuldades e também nossas alegrias e diversões. Eu, por exemplo, fiquei três ou quatro dias desligado do futebol. A bola não parou, mas eu é que não dei "muita bola" pra ela.  Porem,  é claro que hoje estou voltando com toda a força.
 
 
                     A Copa Libertadores em sua Fase de Qualificação marca pra hoje São Paulo x Cesar Vallejo (Peru). E' o jogo da volta. Na ida, foi 1 a 1.  Ontem, tivemos uma definição emocionante. O Huracan perdeu por 2 a 1 na Venezuela, para o Caracas. Mas como havia vencido na Argentina por 1 a 0, ficou com a vaga atravès do gol marcado fora de casa, que veio nos acréscimos do segundo tempo (foto), anotado por Mendoza. 
E o River Plate do Uruguai tambem se classificou na casa do adversario, empatando sem gols com a Universidad de Chile. Os uruguaios haviam vencido a primeira partida, por 2 a 0.
 
                      Hoje recomeçam as disputas dos campeonatos Paranaense, Gaucho, Paulista, Carioca, Mineiro, Catarinense. Aqui no Paranà teremos Maringa x Parana às 19h30m; PSTC x Cascavel,  Foz x Cascavel e J.Malucelli x Operàrio, às 20 horas; e Rio Branco x Atletico às 21h45.  Para amanhã fica apenas Coritiba x Londrina, as sete e meia da noite.
 
 
 
                       
 
 
 
 
 
                  



                      
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
Morri de rir com esta postagem do amigo Plínio Gomes Pereira. Não sei bem porque, mas é isso mesmo que acontece.