Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

 Motivo de Preocupação Nacional                 

            Começo a me assustar com a campanha que os brasileiros estão fazendo até aqui no Mundial de Judô. Esta é uma modalidade que até então vinha nos oferecendo boas esperanças para os próximos Jogo Olímpicos. Sempre tem nos trazido medalhas.  E' a nossa modalidade com maior número de pódios olímpicos (19) na história. Mas até ontem, só uma medalha de bronze, com Érika Miranda(foto).  O que é que está havendo ?

Poderemos ter um ótimo jogo !



       Me agrada a maneira como está sendo encaminhada por imprensa e torcida, a promoção para este jogo de domingo no Estádio do Café, entre Londrina e Brasil de Pelotas.  Na verdade, este confronto está se transformando num clássico do Sul do País, a nível de clubes de nível médio. E incentivar  isso me parece muito salutar.

        Especialmente a aparente intenção do Londrina de não encarar a partida com revanchismo merece ser aplaudida. Até porque, pelo que eu conheço dos dois clubes, se tentar ganhar no grito, na porrada, o Tubarão corre o sério risco de se dar mal outra vez.

         É que a tradição de clube guerreiro que o Grêmio Esportivo Brasil têm é muito maior. O Tubarão ainda nem existia, e o Xavante já estava enfrentando (e vencendo) a Seleção Uruguaia, campeã mundial, em 1950, em pleno Estádio Centenário de Montevidéo. Quando o LEC foi fundado, o GEB já tinha 37 anos de existência. E já havia feito uma excursão de mais de dois meses por todo o Continente Americano.  Todas estas  coisas tem "peso".

         O que o Tubarão precisa fazer é aprimorar o seu time, jogar com garra mas sem perder a humildade e o respeito. Em casa, e com uma escalação mais completa, sem desfalques, o Londrina pode sim ganhar esse jogo de domingo. Acho até que leva um pequeno favoritismo.

         Só lamento que a partida esteja marcada para às 11 horas da manhã. Que me desculpe quem está gostando desta "invenção", mas isso não é hora de jogar futebol num domingo brasileiro.
 A BRIGA MAIS RIDÍCULA



             Custo a acreditar que o maior boxeador do mundo, Floyd Maywather, esteja dando esse "cartaz" todo para a lutadora de MMA Ronda Rousey, discutindo com ela sobre qual dos dois ganha mais. Não importa o quanto ela ganha ,como protagonista de um esporte que está longe de ter a organização e a força do boxe. Esta é a pior luta que "Money" Maywather está fazendo na sua vida.

              Ronda Rousey pode até ser uma mulher bonita. Mas não é nada no esporte !
     Nem Collor, nem Janot !

                                                                                                      (g1.com)
                 Fiz questão de ouvir todo o diálogo entre o ex-presidente Fernando Collor, atual senador, e o procurador da República, Rodrigo Janot.  Confesso que não foi fácil. A gente vai ouvindo e ficando enojado com o andamento dos questionamentos. E aí, a gente começa a sentir cada vez mais pena do Brasil. Em que mãos esteve e está o País, hein ? 
Murer garante primeira medalha




           Não foi a de ouro, que novamente ficou com a cubana Yarisley Silva, com 4,90m. Fabiana Murer  já é "freguêsa" dela. Mas pelo menos a brasileira conquistou a medalha de prata  e quebrou o "jejum" brasileiro neste Mundial de Atletismo, hoje em Pequim. Ela saltou 4,85m.

           Foi muito melhor do que o ocorrido em 2008, lá mesmo no Estádio Ninho do Pássaro, quando o seu equipamento misteriosamente sumiu e Fabiana ficou sem medalha. Nesta quarta-feira, aos 34 anos, ela pode comemorar e aumentar o seu otimismo para os Jogos Olímpicos do ano que vem no Rio.
        O nível baixou

     Está virando um fuxico só. Agora é na base do bate-boca, entre doleiro e deputado, ou de senador com procurador-geral da República. E o povo vai se convencendo cada vez mais, de que todo mundo está com "rabo preso".  Não tem "mocinho" nesse filme !
                                                    
                         C  R  U  Z  A - B  I  C  O
        
           A natureza é mesmo fantástica. Criou o CRUZA-BICO, que é o 21º participante deste desfile de animais do nosso quadro "BICHO AMIGO".  A característica marcante desta ave da "Familia Fringillidae"  é o bico, cujas mandíbulas se cruzam na extremidade, permitindo-lhe abrir as pinhas para extrair as sementes, seu alimento preferido. Esses pássaros se alimentam quase que exclusivamente das pinhas das coníferas, especialmente as dos pinheiros.
                                    
 
                          Na América do Norte eles são chamados de "bico-torto-vermelho".  Mas é especialmente no Norte da Europa que eles são encontrados. Normalmente, os machos adultos são avermelhados (as vezes quase roxos), enquanto as fêmeas e os juvenis são amarelos/esverdeados.   


             O nome científico do  Cruza-Bico é Loxia Curvirostra

           



              Fixe nesta imagem. Veja que linda sequência de fotos

                  O Cruza-Bico é muito popular em Portugal, país que ele invade periodicamente, atrás das plantações de pinheiro-de-casquinha. As duas maiores invasões ocorreram em 1990 e 1993, quando os bichinhos chegaram do Norte Europeu em grande número, a partir de agosto.  Existem até selos do Correio Português com a figura do Cruza-Bico.
 
Nossos "amiguinhos" de hoje se reproduzem nos bosques de pinheiros, dos mais variados tipos. Fazem seus ninhos lá em cima, no alto do cone, onde a fêmea põe de 3 a 5 ovos. A incubação vai de 21 a 30 dias.
Os filhotes nascem com o bico reto. Só depois que eles completam três semana de vida é que as mandíbulas se cruzam, uma para a esquerda e outra para a direita.


 
 Um ornitologista sueco pesquisou o Cruza-Bico e chegou a conclusão de que apenas um passarinho consome 3.500 sementes de pinha por dia.
 





 




                           
      Ele é o nosso "francês". Na verdade, fruto de uma grande movimentação internacional. Seu paí era um jornalista austríaco. Sua mãe, uma síria, que o gerou na Província do Cairo, no Egito, onde nasceu o nosso artista de hoje. Aos 10 anos, uma mudança forçada  para Paris, na França. E aos 17 anos a  vinda em definitivo para o Brasil. Foi assim que ganhamos nosso melhor intérprete da imortal  música francesa.   

                                                 G  I  L  B  E  R  T 


                         



                                          Foi no dia 20 de dezembro de 1947 que nasceu no Cairo aquele que viria a ser um dia um artista dos mais conhecidos e respeitados do Brasil. GILBERT é mesmo extremamente querido do público brasileiro, onde se consagrou como cantor, ator e radialista, numa carreira iniciada em 1965 e que se estende até agora.

 
                                         A família de Gilbert (foto acima) teve que deixar o Egito quando ele tinha apenas 10 anos, afugentada pela crescente crise do governo de Gamal Abdel Nasser. Veio de navio até Marselha e de lá seguiu de trem para Paris. E o menino já era apaixonado pela música. E esta paixão aumentou com a vinda para o Brasil. Foi aqui que ele começou a estudar violão. Tornou-se rapidamente um músico virtuoso.


 






                         
       Gilbert apenas tocava, mas sua voz já chamava a atenção. E foi numa festa em São Paulo que ele acabou recebendo convite para um teste como cantor. E um ano depois, em 1965, gravou sua primeira canção: "Ce Soir"(Esta Noite) pela gravadora Fermata.  A linda voz e o timbre francês agradaram em cheio aos brasileiros. Logo Gilbert estava fazendo sucesso, inclusive na badala "Jovem Guarda" de Roberto e Erasmo Carlos.
                                     E a consagração veio com a gravação da canção "F...Comme Femme...", tema de novela e muitas semanas na parada de sucessos.

 
                                  Depois de cantar em todos os programas de televisão existentes no Brasil, Gilbert foi parar no cinema, cantando o tema do filme "Emmanuelle" em 1971.  Virou em seguida um ator-galã, trabalhando na novela "A Fábrica", contracenando com Aracy Balabanian e Juca de Oliveira.
                                   Na verdade, Gilbert nunca mais parou de fazer sucesso. Participou de outras produções de TV, (novelas e minisséries) e de cinema. Mas nunca se afastou da música, sua maior paixão.


                                        Ainda na última semana tive oportunidade de ver e ouvir Gilbert no programa de Silvio Brito, na Rede Vida.  Aos 67 anos, está gordo e calvo, mas continua sendo aquele homem alegre, educado e gentil, que se impõe pela simpatia na primeira conversa.


 
 
                                       






                                      O programa de Gilbert Stein  na Rádio Bandeirantes de São Paulo 90,9 FM obteve enorme prestígio, não só na capital paulista mas em todo o País. "Chansons D'Amour"  (Canções de Amor) vai ao ar nas sextas-feiras, às 22 horas, com reprise na terça-feira seguinte no mesmo horário.  Ele fala sobre a canção francesa e a música brasileira  e canta alguns de seus sucessos. Fala também sobre os filhos Izabelle Stein Manieri e Jonathan Stein (fotos abaixo).
                                       Gilbert tem também um programa na Scalla FM, da qual ele é diretor.


                     No vídeo de abertura desta postagem, gravado num programa de Ronnie Von, Gilbert canta duas  grandes canções francesas, acompanhado ao teclado por seu amigo maestro Otávio Basso, que lamentavelmente faleceu recentemente

AS MELHORES DO FACEBOOK

A advogada Ana Maria Arenghi é uma querida amiga de pelo menos 35 anos. Ela é viúva do ex-jogador Carlos Arenghi, ótimo zagueiro dos bons tempos do Londrina. Gosto muito da Ana Maria, uma mulher de valor. É dela esta postagem