Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

   Justiça devolve 
 passaporte a Lula




                O juiz federal Bruno Apolinário decidiu nesta sexta-feira, suspender os efeitos da decisão da 10ª Vara do Distrito Federal que ordenou no último dia 25 a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão de hoje, atendendo a um pedido da defesa de Lula feito ao Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1), também determinou a devolução do passaporte ao petista e a exclusão de seu nome no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da Polícia Federal. 
              Para o magistrado, a medida que determinou o confisco do passaporte “não encontra base de sustentação”. Apolinário também afirma que a 10ª Vara não tinha competência para decidir sobre a questão, invadindo a atribuição que poderia ser da 13ª Vara Criminal de Curitiba ou do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
                    A decisão de apreensão do passaporte havia sido tomada no âmbito da Operação Zelotes, que apura tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra dos caças suecos Gripen, por um pedido do Ministério Público.
                  Para o juiz Bruno Apolinário, relator convocado no caso, não era competência da 10ª Vara do DF decretar qualquer medida cautelar restritiva em relação a Lula, tomando como fundamento a eficácia das decisões da 13ª Vara da Seção Judiciária do Paraná e do TRF-4. “Qualquer providência de natureza preventiva destinada a garantir a efetividade de condenações criminais oriundas daqueles órgãos jurisdicionais deve ser por eles decretada, não cabendo a nenhum outro juízo federal singular ou Tribunal Regional Federal a competência para esse fim”, afirma.
           O magistrado afirma que são “impertinentes” as alegações de que o deslocamento de Lula para outros países “retardariam” a execução da pena aplicada pelo TRF-4 e de que eventual pedido de asilo político a outra nação “afrontaria o acórdão daquela Corte e obstaria outras ações penais em curso no juízo federal da 13ª Vara sediado em Curitiba”.
             “Ao que se sabe até aqui, nenhum deles ordenou qualquer providência de tal natureza”, destaca, afirmando que as “críticas que o paciente tem feito ao nosso sistema de justiça, isto, por si só, não pode conduzir à conclusão de que ele estaria pretendendo se evadir do Brasil e solicitar asilo político noutro país”.
                     A decisão do dia 25 de janeiro impediu a ida do petista para a Etiópia. O Instituto Lula anunciou o cancelamento da viagem a seis horas do embarque para o país africano. A decisão foi informada ao Sistema de Procurados e Impedidos da Polícia Federal e o ex-presidente estava proibido de deixar o Brasil.
Vem aí um caso rumoroso ?


                 O juiz Sergio Moro tem um imóvel em Curitiba, mas recebe um auxílio-moradia de R$ 4.378,00.   O recebimento de auxílio moradia por um juiz que reside na cidade onde trabalha não é ilegal. Mas levanta questionamentos. 

A Super Lua secou Veneza !




                     São comuns as fotos de Veneza inundada, mas a superlua desta semana teve o efeito contrário, com a maré baixa a deixar alguns canais sem água
O tempo seco das últimas semanas, combinado com a superlua desta semana, causou um cenário invulgar em Veneza: gôndolas encalhadas e alguns canais sem água. O fenômeno deve-se a uma combinação de fatores: uma alta pressão sobre a região e a falta de vento pioraram a situação.
É normal nesta altura do ano os canais de Veneza transbordarem e inundarem a cidade, na maré alta, mas esta semana o cenário foi o oposto e o que causou problemas foi a maré baixa. Depois de várias semanas de tempo seco, uma maré mais forte - devido à superlua - expôs o leito de muitos dos canais mais pequenos, prendendo os barcos, uma forma de transporte essencial na cidade italiana.
No final de 2016 Veneza viveu o mesmo problema, com a maré baixa a deixar a linha da água 66 cm abaixo do nível do mar, segundo a agência ANSA: desta vez ficou-se pelos -60. O valor mais baixo registado foi -212, em fevereiro de 1934.

É dia de comer crepes !





                                   E se lhe dissessem que há um dia oficial só para comer crepes? Pois esta sexta-feira, 2 de Fevereiro, é dia de comer crepes, segundo uma tradição belga e francesa. Não só se comem crepes, salgados ou doces, como há uma particularidade: virar o crepe. As famílias, sobretudo as crianças, fazem os crepes numa frigideira e lançam-nos ao ar com a mão direita, para os virar, enquanto seguram uma moeda de ouro na mão esquerda. Se o crepe virar e cair direito na frigideira, acreditam belgas e franceses, o ano será próspero. Mas como surgiu o dia de La Chandeleur e esta tradição?
“Se remontarmos às origens, na época dos romanos, a Chandeleur era uma festa em honra do deus Pã, divindade da natureza. Durante toda a noite, os crentes percorriam as ruas de Roma transportando tochas [chandelles, em francês]”, explicam Anne-Laure e Elsa, da creperia Mad'eo em Paris, numa resposta por escrito ao PÚBLICO. “La Chandeleur tornou-se depois uma festa religiosa associada à Apresentação de Jesus no Templo. Hoje em dia, é sobretudo uma ocasião para saborear crepes, em família ou entre amigos”- contam.
Vamos primeiro às origens dos crepes: “Secados ao sol ou estendidos sobre uma chapa quente, modelados com as mãos ou esticados com uma espátula (rozell), qualquer que seja a sua cor, a sua forma, ou o cereal com que é confeccionado, o crepe já é mencionado nas histórias bíblicas e existe desde a antiguidade”,-explica Pierre Gwendal, secretário da Fédération de la Crêperie, num e-mail enviado ao público.
Reza a lenda que, em 1490, a duquesa Anne, então com 13 anos, passeava com o seu séquito pelas terras do pai, François de Bretagne, perto do castelo de Nantes. Apanhados por uma tempestade, o grupo refugiou-se na humilde cabana de um lenhador. Pierre le Faouet, a mulher e a filha não tinham muito mais do que farinha de trigo-sarraceno entre os seus mantimentos. A filha do lenhador, com a farinha, fez uma iguaria cozinhada na lareira.
“Seduzida pelos crepes de trigo-sarraceno, a duquesa Anne decide estender o cultivo desse trigo a todo o seu ducado. Os camponeses bretões aproveitaram a oportunidade pois o cultivo desta planta requer pouco trabalho. Embora o seu rendimento seja irregular e fraco, permite uma colheita ao fim de três meses, o que lhe valeu o nome de ‘planta dos cem dias’. Esta cultura tornou-se ainda mais preciosa pelo facto de ter impostos baixos, o que tornou possível a muitas famílias pobres alimentarem-se deste grão transformado em farinha”, conta Pierre Gwendal.



    Quem morreu ? 


       A morte é sempre triste. A Rádio Paiquerê me conta que um homem, ainda sem identificação, foi encontrado morto em um ponto de ônibus localizado na avenida Santos Dumont, no centro de Ibiporã. 

      Clientes de um bar que fica próximo ao local avistaram a pessoa estirada no banco e acionaram a Polícia Militar (PM). Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados e constataram a morte do homem. Em seguida, o Instituto Médico Legal (IML) foi a cidade e recolheu o corpo, que aparentemente não apresentava perfurações. A causa da morte ainda é desconhecida.
Depois do susto, ainda internado,
  Barrichello começa a melhorar



                   Rubens Barrichello está se recuperando no hospital e passa bem depois de um susto no último fim de semana.   O brasileiro, que já venceu corridas pela Ferrari e Brawn durante sua carreira de 322 grandes prêmios na F1, conta que sentiu uma forte dor de cabeça no sábado e procurou o hospital.
             Falando do hospital em uma mensagem publicada no Instagram, Barrichello explicou que ainda será submetido a exames, mas prometeu estar de volta às pistas rapidamente.  “Muita gente preocupada, mandando mensagem, então eu resolvi falar”, disse ele.  No sábado acordei e fui tomar um banho, senti uma dor de cabeça enorme.  Por sorte minha esposa estava lá e ligou para um amigo médico. Logo eu estava no hospital."
“Tive um problema em uma veia, mas estou me sentindo ótimo. Estou praticamente liberado, faltam fazer alguns ‘check-ups’, mas estou me sentindo muito bem.  Quero agradecer a todos, a Deus por ser tão bom comigo, sempre…que gosta tanto de mim. Agradecer pela vida…Obrigado um beijo no coração de todos e logo estarei nas pistas”- complementa Rubinho..

        Hoje é o Dia de Nossa
    Senhora dos Navegantes





                   O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é comemorado pela comunidade católica anualmente no dia 2 de fevereiro. No Brasil, a principal comemoração acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cidade cuja padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, alguns festejos ocorrem por todo o país.
                         O título de Nossa Senhora dos Navegantes dado a Maria, mãe de Jesus, começou no século XV, especialmente entre os portugueses, quando do início das grandes navegações. Os marujos pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem com vida e, como Maria era considerada protetora durante as tempestades e perigos oferecidos pelo mar, acabou por reunir aos seus inúmeros títulos o de protetora dos navegantes.
                         O culto a Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil junto com a descoberta. Pedro Álvares Cabral trazia na nau capitânia a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, que foi levada até as Índias, permanecendo lá até o século XVII, numa capela construída especialmente para ela, ficando sob a guarda de padres franciscanos.

                               A capital do Rio Grande Sul, Porto Alegre, cuja padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, comemora o dia da santa também em 2 de fevereiro, com a grande procissão que carrega a imagem de Maria até o porto de Pelotas. A igreja dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes fica na Praça dos Navegantes, próxima ao rio Jacuí.

                                   A cidade de Porto Alegre teve colonização feita por portugueses das ilhas de Açores, onde a santa também era homenageada, razão pela qual foi elevada à condição de padroeira de Porto Alegre. O dia é feriado municipal na capital do Rio Grande do Sul e a festa reúne mais de 100 mil pessoas, todos os anos.
                                        No sincretismo religioso, Nossa Senhora dos Navegantes é vista pelos adeptos da umbanda e do candomblé como Iemanjá, que também tem sua festa em 2 de fevereiro.