Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Michel Teló vai ser papai




             Michel Teló confirmou hoje os boatos de que sua mulher Thaís Fersoza estaria grávida. Através de sua página no Facebook, o cantor comunicou aos fãs que espera seu primeiro filho. Teló postou uma foto ao lado da mulher segurando o teste de grávidez.
 
"Grávida"!!!! Melhor notícia da vida! Existem momentos em que não temos palavras pra demonstrar gratidão a Deus, pelas bênçãos. Engraçado demais, já amo esse neném que tá na barriga da mamãe! Tenho certeza de que ela será uma mãe incrível! Que coisa mais linda!!!!! Felicidade indescritível!!!" - escreveu o sertanejo. 
LIBERTADORES
O bom começo do paraguaio Cerro



               Quem começou muito bem a Fase de Grupos da Copa Libertadores da América foi o Cerro Porteño do Paraguai. Foi a Bogotá e segurou em zero a zero (foto) no El Campin,  com o Santa Fé, que havia sido a sensação da Pré-Qualificação, quando ganhou duas vezes do Oriente Petrolero.
 
                  No outro jogo disputado na madrugada passada, pelo Grupo 7, o outro representante paraguaio, o Olímpia, foi derrotado pelo Deportivo Tatchira, em San Cristóbal, por 2 a 1. Mosquera e Perez Greco marcaram os gols venezuelanos, descontando Nunez para os guaranis.
OPEN RIO 2016
Cearense derrota Tsonga





                                         Finalmente, uma grande alegria para o tênis brasileiro.  O cearense Thiago Monteiro jogou muito mais do que indica seu 338º lugar do ranking e causou incrível surpresa na primeira rodada do Rio Open, agora à tarde, ao se tornar o primeiro brasileiro desde 2012 a derrotar um adversário de nível top 10. O canhoto de 21 anos venceu Jo-Wilfried Tsonga, cabeça 3 e nono do ranking, por 6/3, 3/6 e 6/4.
                                     Com um nível técnico notável tanto no saque como nos golpes de base, com direito a subidas oportunas à rede, Monteiro disputa apenas o primeiro torneio ATP de sua carreira e recebeu convite, já que treina na cidade desde outubro de 2014 como membro da equipe da academia Tennis Route.   Ele volta à quadra principal amanhã para enfrentar o perigoso uruguaio Pablo Cuevas, especialista no piso e atual número 45 do ranking. Eles jamais se cruzaram antes.

                                              Com os 45 pontos já somados, Monteiro deverá subir para próximo do 280º posto e se aproxima assim do seu recorde pessoal, que foi o 254º. Ao mesmo tempo, embolsa US$ 17,9 mil.
                               
      Na Série "Bicho Amigo", chega a vez dos                       

                 G    A    T    O    S

 

 
FILO: Chordata CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Felidae
GESTAÇÃO: Média 62 dias
CRIAS POR ANO: 2
Nº DE FILHOTES: 3 - 6
TEMPO DE VIDA: 15 a 19 anos
TEMPERATURA EM ºC: 38,0 - 39,0
COMPRIMENTO MÉDIO: 55 cm
ALTURA MÉDIA: 30 cm 



 
                          
                     O convívio entre o homem e o gato existe desde 4 mil anos antes de Cristo. Foram encontrados afrescos e pinturas funerárias de gatos caseiros das primeiras dinastias egípcias. Encontrou-se no Egito uma grande variedade de múmias de gatos. Algumas são envolvidas em tiras de pano entrecruzadas formando um desenho bicolor. Discos redondos representam as narinas e os olhos, sendo as orelhas imitadas com folhas de palmeira. Outras são encerradas em sarcófagos de madeira, de bronze ou de barro. Alguns exemplares podem ser vistos no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Os egípcios apreciavam de tal maneira seus gatos que sua exportação era expressamente proibida. E nesta série "José do Egito", que a TV Record está reapresentando agora, pode se constatar a importância devida ao gato da esposa do Faraó, que circulava a vontade pelo Palácio e era tratado com todo o carinho. 
  
                        O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um animal da Família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
 
 
                       Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e dezenove anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão os gatos: Tom, Frajola, Manda-Chuva, Gato Félix, Gaturro, O Gato de Botas e Garfield. 






















Gatos que vivem nas ruas são mais suscetíveis a doenças como a Leucemia e a Panleucopenia felina.


                          
                   O gato-doméstico, por seu caráter independente, aceita a coabitação do homem mas não abandona nenhuma de suas prerrogativas de animal livre. Por isso não é considerado propriamente doméstico. Sai à hora que lhe convém, deita-se onde quer, come o que gosta, goza nossa hospitalidade e nossas carícias que lhe agradam, mas recusa-as quando as irritam. Em troca, oferece-nos sua beleza e sua graça. Se caça camundongos é pelo esporte e não para se tornar útil. 
 
 
 
Animal livre, o gato é independente e voluntarioso. A reação do gato, é muito diferente do cão, quando ele defende seu território é unicamente contra os outros gatos, nada mais lhe importando. Como os outros carnívoros marca o seu território urinando nos limites do mesmo, inclusive na cama do dono e, isso tem significação apenas para os outros gatos. 
 
O gato-caseiro é um animal gracioso, limpo e simpático. de movimentos harmoniosos, tem uma agilidade surpreendente. Seus passos são flexíveis e medidos, e ele se apóia com suavidade sobre as acolchoadas patas. Suas unhas retrateis tornam a marcha perfeitamente silenciosa. Quando perseguido ou assustado, ele pode deslocar-se rapidamente por meio de uma série de saltos que o põe fora de perigo. Mas, em terreno plano e descoberto, sua corrida é bem menos rápida que a do cão. E é por esta razão que ele em geral tenta subir em árvores ou escalar muros com a ajuda de suas garras.
Qualquer que seja a maneira que ele caia, o gato consegue sempre aterrar sobre as patas, graças ao seu senso de equilíbrio, que permitem que ele se contorça no ar. Se a queda é grande a cauda funciona como leme. O gato também sabe nadar, mas só o faz excepcionalmente.



 
                     Para se expressar, o gato-caseiro dispõe de um vocabulário bem diversificado cheio de miados, ruídos, assobios, gritos, espirros e sopros variados, capazes de expressar prazer, pesar, desprezo, medo, cólera, ameaça, namoro, etc.. A maioria dos gatos emite um som muito especial para saudar o dono, e todos sabem que um gato satisfeito ronrona. O miado é dirigido exclusivamente às pessoas e nunca aos outros gatos.
O tato e a visão e a audição são os sentidos mais desenvolvidos do gato. O olfato é menos sensível. Os pêlos de seus bigodes são órgãos táteis muito sensíveis. As patas têm, igualmente grande sensibilidade tátil. A visão é excelente, tanto de dia como de noite, pois sua pupila vertical tem grande poder de dilatação e contração, segundo a intensidade da luz; mas ele é capaz de perceber objetos numa luz muito fraca. Sua audição é ainda mais aguda.
 
 
                     O gato é um animal muito limpo e, limpa o seu pêlo cuidadosamente, lambendo e alisando incansavelmente do pescoço à extremidade da cauda. Oculta cuidadosamente os excrementos com terra ou serragem preparada para esse fim e que deve ser renovada todos os dias.
Ao contrário do cão o gato é um animal essencialmente individualista, altivo e solitário e, ele nunca se submete a seu dono. Esse caráter independente valeu-lhe uma reputação muito justificada de desobediente.                          
 
 
               A gata é fecundada geralmente pela primeira vez aos cinco meses. É com essa idade que ela tem o seu primeiro cio e se torna sexualmente adulta. O cio dos gatos não tem período determinados. Nos climas temperados os acasalamentos são mais freqüentes durante a primavera e podem durar de três dias a três semanas. Se a fêmea não é fecundada, ela começa imediatamente um novo período de cio.
                        
 
Na época da reprodução, a gata emite um grito característico e de grande alcance que alerta todos os machos da vizinhança. O comportamento, nessa época, tanto do macho, como da fêmea, muda completamente. O animal se torna subitamente selvagem, inquieto, e vaga de dia e de noite à procura de seu companheiro (ou de sua companheira). Todos nós já fomos acordados alguma noite por seus gritos que lembram o choro de uma criança. Os machos lançam a combates implacáveis para resolver apenas a questão da precedência, uma vez que, no fim das contas, a fêmea será servida, a curtos intervalos, por todos os machos. A gata pode dar à luz, numa mesma ninhada, a filhotes originados de vários machos, podendo cada um deles ser de um pai diferente.



                           A gestação dura em média 62 dias, mas também nisso o gato é individualista, e ela pode variar de 59 a 69 dias. A mãe prepara com antecedência um leito macio e confortável num lugar tranqüilo. Seu instinto faz com que ela esconda a prole de modo que o pai não descubra, pois ele não hesitará em devorá-la.
                         Na hora do nascimento, cada gatinho nasce num envoltório que a mãe rompe ao limpar o filhote, ela come a placenta o que estimula a produção de leite. Ela não se contenta em apenas amamentar seus filhotes, mas passa grande parte do tempo a lambê-los e lustrá-los com sua língua áspera. A gata é uma excelente mãe e, é ainda capaz de amamentar cachorrinho, coelhinho e mesmo ratinhos órfãos.
 
 

Se não vencer o Santos, Marcelo cai !

          Com o time do Palmeiras frouxo do jeito que está, não acredito que o técnico Marcelo Oliveira continue no cargo, se não acontecer uma vitória sobre o Santos, sábado. Ele está na corda bamba, embora pra mim não seja o culpado pelo mau momento.  A fraqueza vem da diretoria. É o que eu acho.  O tempo vai nos mostrar se tenho razão !

OPEN RIO 2016
O Bellucci de sempre. 
 E só Paula Gonçalves
  salvou o nosso tênis





               Número um do Brasil, Thomaz Bellucci (32º do ranking) está fora do ATP 500 do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, ele caiu logo na estréia, diante do ucraniano Alexandr Dolgopolov (33º) por 2 sets a 1, parciais de 6-7 (7-3), 7-5 e 6-2,  em 2h27m.  Foi a terceira derrota do brasileiro em três confrontos contra o ucraniano. E ontem, Bellucci simplesmente "sumiu" do jogo. Ou seja, "pipocou" mais uma vez.

               Outra decepção brasileira foi Teliana Pereira, que estreou como cabeça de chave número 1 do feminino e favorita, mas não superou a croata Petra Martic e acabou eliminada. Atual 43ª do mundo e cabeça de chave 1 do torneio, Teliana Pereira encarou,  a croata Petra Martic, que é apenas a nº162 do ranking. Apesar do favoritismo e de jogar em casa, a brasileira foi derrotada em sets diretos, com parciais de 6-3 e 7-5, e encerrou sua participação no Rio.
 
                Mais um fracasso: outrora número 1 do Brasil, João Souza, o Feijão, se despediu de sua torcida logo na estreia do Rio Open, o ATP 500 brasileiro, nesta terça-feira. Perdeu para o argentino Diego Schwartzman, número 90 do ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2 nesta terça-feira, em duelo válido pela primeira rodada. Com este resultado, Feijão, que chegou às quartas do torneio no ano passado e iniciou a semana como número 168 do mundo, irá deixar o Top 200 do ranking da ATP. Com os resultados atuais, ele ficará em 210º.  Feijão entrou na chave principal através de um convite da organização.

   Só Paula Gonçalves venceu
 
                  Quem surpreendeu foi Paula Gonçalves, de 25 anos, que conquistou a primeira vitória na carreira em uma competição WTA. O triunfo aconteceu sobre Julia Glushko, 125ª do mundo, em sets diretos, com parciais de 6-3 e 6-1. Além de ser uma marca significativa na carreira, a brasileira ainda venceu uma adversária localizada 160 posições à frente no ranking. Na próxima fase, a paulista encara a sueca Johanna Larsson, cabeça de chave 2.
Paula não teve motivos para comemorar apenas na chave de simples. Nas duplas, ela e a americana Sanaz Marand venceram Julia Glushko e Recebba Peterson.
 
 
 
LIBERTADORES
   Palmeiras teve estréia
razoável, mas foi frouxo  


 
               Não dá pra dizer que tenha sido ruim a estreia do Palmeiras na Copa Libertadores, ontem à noite no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai. Sempre vou me arrepiar quando lembrar desse estádio, pois foi lá que vivi uma das noites mais frias da minha vida,  cobrindo um jogo de Copa América (Brasil x EUA), ao lado dos companheiros J.Mateus e Jairo Silva. Quase congelamos.
 
                Mas ontem não havia frio por lá, onde Palmeiras e River Plate (URU) se enfrentaram pela primeira rodada na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Jogando fora de casa, o Verdão teve grande chance de trazer os três pontos, mas não conseguiu a vitória, empatando por 2 a 2, com gols de Jean e Gabriel Jesus para o Palmeiras e Michael Santos e Montelongo pela equipe da casa. O Verdão comandou o marcador, mas sempre mostrou frouxidão, permitindo que o adversário crescesse e empatasse.
 
                  Com o resultado, River Plate e Palmeiras somam um ponto no Grupo  2. Nacional (URU) e Rosario Central (ARG) fazem o outro jogo do grupo, amanhã, às 19h30m (de Brasília). E na rodada seguinte, o River Plate enfrenta o Nacional fora de casa, enquanto o Palmeiras faz o jogo com o Rosario Central no Allianz Parque. Mas antes disto, o Verdão terá que enfrentar o Santos, pela quinta rodada do Campeonato Paulista, sábado, também no seu estádio.
"Meu" Pelotas estava lá

        Ontem em Maldonado, havia um grupo (pequeno mas barulhento) de torcedores do Palmeiras. A Fox mostrava os palmeirenses nas arquibancadas e, no meio deles, descobri um jovem vestindo a camisa do "meu primeiro time" de futebol, o Esporte Clube Pelotas. Certamente, algum conterrâneo meu que torce para o Palmeiras e foi até lá ver o jogo. Maldonado fica a cerca de 500 quilômetros de Pelotas
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

        "N O I T E S    T R A I Ç O E I R A S"

                     com o P a d r e  A n t o n i o  M a r i a

                      

 

                 Surge hoje uma escolha bem diferente das que tem aparecido na série "Canções Que Ficam Pra Sempre". A ótima amiga Maria Souza Landim (foto), que além de amiga é sogra da minha filha Camila,  sugeriu uma maravilhosa canção de fundo religioso, com a qual o padre MARCELO ROSSI vendeu cerca de dois milhões de cópias. 
 Mas há uma dúvida que rola inclusive na Justiça, quanto à autoria de "NOITES TRAIÇOEIRAS", este verdadeiro poema musical, que mostramos no vídeo acima, interpretada por outro grande nome da musica religiosa, o querido PADRE ANTONIO MARIA.  Curtam que beleza.


               N O I T E S    T R A I Ç O E I R A S

Deus está aqui neste momento
Sua presença é real em meu viver
Entregue sua vida e seus problemas
Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o teu sofrimento
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim
Em todos os seus tormentos
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo
Seja qual for o seu problema
Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Após a dor vem a alegria
Pois Deus é amor e não te deixará sofrer
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o seu sofrimento
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim
Em todos os seus tormentos
E ainda se vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo

 

                           Padre Antônio Maria  (foto acima) é o nome adotado por Antônio Moreira Borges, nascido no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1945.  Ele é um sacerdote católico e cantor brasileiro, tendo se apresentado em duetos com Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria, bem como realizado uma apresentação para o então Papa João Paulo II.   Celebrou o casamento de Alexandre Pires e do casal Angélica e Luciano Huck. Celebrou também com muita balação no dia 27 de fevereiro de 20025 o casamento , no luxuoso palácio de Chantilly, França, de Ronaldo Fenômeno e Cicarelli, união esta que durou apenas 3 meses.
 
A complicada disputa pela Autoria
 
 
 
Na verdade, em 2008, o Padre Marcelo Rossi gravou e vendeu milhares de cópias da canção "Noites Traiçoeiras", com  o Brasil inteiro acreditando que ele fosse o autor.  Mas em 1911 surgiu a notícia de que a Associação Brasileira de Música e Artes havia reconhecido que a cantora piauiense Marinalva Santos (foto), 39 anos, era a autora da “Noites Traiçoeiras” gravada em 2008 pelo padre Marcelo Rossi. A partir de então, os direitos autorais da música passaram a ser oficialmente dela, que é fiel da Assembleia de Deus.
 
Marinalva conseguiu provar que a música era sua, graças a um CD que tinha gravado em 2001. Nesse mesmo ano, o cantor acreano Marcelo Leite também fez uma gravação com a autorização dela. A evangélica disse ter composto a música em 1999, em parceira com Vânia Nunes, sob a inspiração de um salmo. O nome que  deu à música originalmente foi “Deus te quer sorrindo”.
 
          Em 17 de julho de 2011,   Padre Marcelo negou que tivesse se apropriado da música, a qual ele tinha comprado de um compositor cujo nome não revelou. “Noites Traiçoeiras” foi gravada como sendo de sua autoria e do padre Reginaldo Manzotti.

        Marinalva e o pastor Francisco Felipe Cordeiro, seu marido, estavam reivindicando a autoria da música por intermédio da associação. Ela informou ter recebido do padre uma proposta de pagamento, mas recusou, preferindo manter a reivindicação pelos direitos autorais. Não houve  informação sobre quanto a evangélica pretendia receber do padre.
 
 
   Mas  a disputa pela música "Noites Traiçoeiras", que virou sucesso nacional cantada por Padre Marcelo Rossi, ainda ganhou um novo capítulo, com um novo personagem.  Os direitos também estavam sendo reivindicados desde 2006 por José Carlos Papae, em processo que tramitou na Justiça do Rio de Janeiro.
 
    E no dia 15 de janeiro de 2015, a juíza Beatriz Prestes Pantoja, da 44ª Vara Cível do Rio de Janeiro, deu liminar concedendo indenização de R$ 10 mil a um músico carioca por plágio na canção “Noites Traiçoeiras”. A magistrada reconhece que a música, que se popularizou na voz de padre Marcelo Rossi, é de autoria do músico de Teresópolis, José Carlos Papae, 53 anos.

      Duas cantoras reivindicavam os direitos autorais da canção. A piauiense Marinalva Santos e a cantora Simone Telésforo. Na decisão, a juíza determinou que fossem recolhidos das lojas de discos os CDs. A magistrada ordenou ainda que os sites retirassem do ar a música em que aparece duplicidade de autoria com as cantoras. 
 
 
     “Foram oito anos aguardando uma decisão. Está se fazendo justiça, foi lento demorado, muito sofrimento, pois tive que brigar por um direito que é meu. Mas, estou feliz por ter encerrado esse processo - disse José Carlos Papae (foto acima).

        Ele conta que escreveu a letra da música em 1986 – há 30 anos – e gravou na época em um vinil intitulado “Deus é maior”. Inicialmente, a canção se chamava “Deus está aqui”, após sucesso foi rebatizada de “Noites Traiçoeiras”.

        Mas o músico esclareceu que o CD de padre Marcelo Rossi contendo a música está legal porque, segundo Carlos Papae, foi dada uma autorização ao padre para gravar a canção, que vendeu 2 milhões de cópias.

      “No CD do padre Marcelo Rossi aparece com a duplicidade de autoria, assinada por mim e por Simone Telésforo. Na época havia essa dúvida e para não atrapalhar a gravação do padre, aceitei a assinatura dela.  O CD de padre Marcelo é legal e foi autorizado por mim” - esclareceu o músico.

         Mas Papae ressalta que  hoje qualquer gravação, seja do padre Marcelo Rossi ou outros, terá que ter autorização e reconhecer o seu direito autoral.
 
 
Marcelo Mendonça Rossi (São Paulo, 20 de maio de 1967), conhecido como Padre Marcelo Rossi ou Padre Marcelo, é um sacerdote católico brasileiro É também um cantor e escritor de grande sucesso de público. Conhecido por sua atuação mediática na divulgação da fé católica, padre Marcelo Rossi tornou-se nacionalmente conhecido pela divulgação da música religiosa. É lamentável que tenha se envolvido numa questão judicial como esta.
 
 
 

 


 

 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Já se foi o tempo em que as pessoas sentavam-se na frente de casa, nas noites mais quentes, pra conversar com os vizinhos. Hoje é perigoso. A postagem é do amigo londrinense Waldir Xavier Moraes