Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arena do Grêmio está quase pronta

         O estádio que o Grêmio Portoalegrense está construindo não será utilizado na Copa do Mundo, mas até parece. É impressionante a rapidez com que as coisas estão sendo feitas. E a cada dia surge um detalhe novo. Na segunda-feira, começou a ser instalada a estrutura de vidro azul (foto abaixo) que revestirá a parte externa da Arena. E hoje começou a ser colocado o telhado da cobertura que abrigará os torcedores.


          Mais de 80% das obras já estão finalizadas. Até o final de outubro, a cobertura estará pronta. E a inauguração está confirmada para o dia 8 de dezembro. A primeira partida será entre o Grêmio e o Hamburgo da Alemanha, que reeditarão a final do Mundial Interclubes de 1983, na maior conquista  do Tricolor Gaúcho.

Não se assuste, é o Corinthians

       Se você é corinthiano é vai assistir pela televisão o jogo de hoje à noite (22 horas), com o Fluminense, no Rio, não se assuste quando os dois times entrarem em campo. O time de camisa cinza é o Corinthians mesmo, que está lançando o novo modelo.
         A princípio, a camisa parece bonita, embora o pessoal da ESPN tenha brincado hoje, dizendo que "parece um pijama". Vamos ver no conjunto, como é que fica. Os dirigentes dizem que é uma homenagem à arquitetura de São Paulo, mas eu ainda não entendi muito bem esta explicação. Vamos conferir, logo mais.    

Chegou Raul. Chegou pra que ?

       Os jornais da cidade fazem o seu papel, enfatizando com exagero a contratação do lateral-direito Raul pelo Londrina. Raul ficou apenas um mês no Botafogo, de Ribeirão Preto, e no Fortaleza só participou de três ou quatro jogos, sendo depois dispensado. Mas ainda assim, poderia ser testado, se o Tubarão estivesse em atividade, nem que fosse disputando amistosos para acabar com o marasmo total.
        Mas o que significa uma contratação isolada se o time alviceleste não vai jogar este mês, nem no outro, nem no outro, nem no outro e nem no outro ?  Bola rolando por aqui, provavelmente só em janeiro. E assim mesmo se o Estádio do Café estiver em condições.
       Um absurdo o que ocorre aqui no Paraná nesta época do ano. É para afastar de uma vez por todas o público dos nossos estádios.   Quatro times estão participando do Campeonato Brasileiro (Coritiba, Atlético, Paraná e Cianorte) e os pequeninos disputando a Terceira Divisão Paranaense. Os outros ficam chupando o dedo.
       Pobre dos jornalistas, que são obrigados a abrir grandes espaços (até página inteira) para falar de juniores, juvenis e outros principiantes. Jogos tão bons que chegam a terminar com 19 a 0. Futebol de verdade, profissional mesmo, é coisa que não existe em Londrina.
       Em vários outros estados, estão sendo disputados torneios de entre-safra, que conseguem motivar oferecendo vagas na Copa do Brasil ou na Série D Nacional do ano que vem. No Rio Grande do Sul, por exemplo, está sendo disputada a Copa Federação Gaúcha/ Hélio Dourado, com 19 equipes participando, inclusive a dupla Grenal, que aproveita para testar suas reveleções e alguns novos contratados. Nas cidades que gostam de futebol, todo o domingo tem jogo. Mas aqui não tem nada.
       Culpam a Federação Paranaense, porém os dirigentes dos clubes são os maiores culpados, porque não cobram, não exigem que sejam organizados  torneios. E pra mostrar que ainda estão vivos anunciam de vez em quando uma contratação, como o Tubarão está fazendo agora.  Sem cobrança, a Federação se acomoda cada vez mais, insensível para o que está ocorrendo no Interior.
       E eu ainda sou obrigado a ouvir um "sem noção" dum comentarista da ESPN reclamar porque os certames estaduais andaram sendo disputados em apenas 11 rodadas e agora ocupam 26 rodadas. Paulo Vinicius Coelho (é esse o nome do "sem noção")  diz que estas rodadas "são justamente o que está faltando para se elaborar melhor o Campeonato Brasileiro, com datas vagas só para jogos da Seleção". É porque homens assim falam em microfones poderosos, que o futebol do interior brasileiro  está cada vez menor.
       E pra você amigo londrinense, que gosta de ir ao estádio pra ver futebol, só há uma opção: comparecer a um treinamento do Tubarão pra ver o novo contratado Raul em ação. Mas isto também só será possível se o "dono" do futebol da cidade não resolver fechar as portas do Centro de Treinamento. É pra acabar mesmo !