Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 13 de setembro de 2015

  Vamos ter que rezar muito !


                                                                                                Foto - Folha de Londrina

       Mais uma vez, o Londrina fracassou em casa em só empatou com o rebaixado Caxias, segundo pior time de toda a Série C.  E ainda tem que agradecer a Deus, porque só empatou nos acréscimos do do segundo tempo, na base do puro desespero. Placar de 1 a 1:  Diego Torres para o Caxias aos 42' e Bruno Batata aos 50' para o Londrina.

       Sobre o jogo, só temos que agradecer porque os portões ficaram fechados. Seria uma sacanagem, fazer o público pagar para ver um jogo de tão baixa qualidade e, particularmente, uma apresentação do Tubarão tão horrorosa.

        E sobre o futuro, acho que já podemos começar a rezar. É claro que vamos ficar entre os quatro que se classificarão no Grupo B. Mas será que temos um time para disputar um mata-mata na sequência ? Um time que não sabe jogar na sua casa dificilmente se sai bem numa disputa assim.


                                                                           Foto - Jornal de Londrina

Assim, estão entregando
    para o Corinthians





              O Brasileirão estava ficando equilibrado, com alguns tropeços do líder Corinthians. Mas neste domingo já está tudo voltando a ficar a favor do Timão. Pelo manhã, o time do Tite ganhou fácil ( 3 a 0) do Joinville. E agora à tarde Atlético Mineiro e Grêmio já se enrolaram.

               A irregularidade das equipes é grande. Depois de uma exibição primorosa no meio da semana, naquele empate de 1 a 1 na Arena Corinthians,  o Grêmio hoje não jogou nada em seu estádio, perdendo para o São Paulo por 2 a 1.

                E o Galo só empatou com o Cruzeiro (1 a 1) que está lá embaixo na classificação. Victor tomou até um gol por entre as pernas, mas pegou um pênalti no finalzinho e evitou a derrota. Com tudo isso, o Timão está outra vez com 5 pontos de vantagem sobre o Atlético e  9 sobre o Grêmio.
                Graças a Deus que
          Celsinho foi embora



      Fiz questão de assistir o jogo entre Palmeiras 2 x  Figueirense 0, ontem à noite em São Paulo, só pra ver como está o ex-londrinense Celsinho no time catarinense. Ele continua o mesmo jogador inútil, que enganou aqui e em outros lugares.

       Com a camisa 17, ele não fez nada no jogo. Quando ia tentar driblar, geralmente caia e perdia a bola. Se escondeu do jogo, limitando-se a cobrar faltas e escanteios, sem proveito maior para a sua equipe. Perdeu todas as divididas.

          É incrível a inutilidades de Celsinho em campo. Recua, mas não marca ninguém. E quando avança, não contribui nos ataques do seu time. Foge até das barreiras, quando o Figueirense é ameaçado nas cobranças de faltas.

          E a opinião foi de todos que viram o jogo. Ele foi considerado o pior em campo para o UOL, que escreveu:  "Eterno sósia de Ronaldinho Gaúcho, o armador do Figueirense Celsinho até arriscou um chute a gol no primeiro tempo, mas passou a maior parte do tempo sem encostar na bola. E quando teve oportunidade, não conseguiu armar nenhuma jogada para o time catarinense. Foi substituído aos 29 minutos do segundo tempo."

    Ainda bem que nos livramos desta "mala"
Será que acabou ? 
 Acho que já está na hora mesmo !




        O mundo parou pra ver, ontem à noite pela televisão, a anunciada despedida de Floyd Mayweather Jr, o maior boxeador do atual século. Num grande evento realizado no MGM Grand Hotel, em Las Vegas, 16.800 pessoas viram de pertinho a vitória do "Money" sobre o discreto André Berto, numa luta semelhante às anteriores de Floyd, sem maiores emoções.

         A melhor cena da noite aconteceu quando a luta terminou. Mayweather se ajoelhou no centro do ringue e agradeceu a Deus por tanto sucesso alcançado no boxe. Fechou a carreira com 49 vitórias em 49 lutas. E ainda "faturou" mais 35 milhões de dólares. Na camiseta que vestiu em seguida, estava escrito em inglês "o melhor sempre".
 
          Mas será que esta foi mesmo a última luta de Mayweather ? Ele garante que "minha carreira acabou. Isso é oficial."  Mas nem seu pai acredita que ele não volte a lutar. Afinal, quem joga tanto dinheiro pra cima ?

           Torço para que tenha sido mesmo a última luta de Mayweather, que nos últimos combates apenas passeou pelo ringue. Ele aprendeu a não correr riscos físicos durante as lutas e praticamente brinca com seus adversários. Nada mais do que isto. Tanto que venceu 16 das últimas lutas por pontos. Não pratica  mais o boxe agressivo que fez dele um ídolo da modalidade.  Tem muito talento, mas não se arrisca mais.  E boxe é um esporte de risco.  A gente vai sentir falta dele, mas logo aparece outro para ocupar o seu lugar !

ENTRAMOS NA SEMANA FARROUPILHA

       A gauchada vive o seu tempo de festa. De hoje até domingo que vem (20 de Setembro), será um fandango só. Cavalgada, acampamento, churrasco, chimarrão, dança, cantoria e muitas lembranças. É a Semana Farroupilha. Mas é preciso se preparar pra ela, como mostra a canção do vídeo, interpretada por um gaúcho bem autêntico.

                   E L T O N      S A L D A N H A

                          

 
                     ELTON SALDANHA é um cantor, compositor e jornalista nascido na cidade de Itaqui, localizada as margens do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.  Um reduto forte do tradicionalismo gaúcho. E Elton é mesmo um "gauchão típico".  
                      A música do vídeo "SE PREPARANDO" foi escrita pelo próprio Elton, numa parceria com João Sampaio e Walther Morais. Todos os anos, quando se aproxima a Semana Farroupilha (13 a 20 de setembro), eu começo a cantarolar instintivamente esta canção, que conta os preparativos de um gaúcho para a sua semana mais importante. Ele mete a mão nas suas economias pra comprar uma "pilcha", que é como chamamos lá a indumentária completa do gaúcho de verdade. E do seu cavalo também. Como diz a canção :

      "Dei um golpe na guaiaca / Num tirão a queima bucha / E fui lá em Piratini comprar uma pilcha gaúcha / Mas que estampa de bagual / Onde vai com essas encilhas ? / É que eu tô me preparando pra Semana Farroupilha..."



 
Elton Benício Escobar Saldanha fez 52 anos em julho último. Criado em Itaqui, foi trazido para Porto Alegre pelo cantor Juarez Bittencourt, onde se formou em jornalismo. E durante três anos, Elton apresentou o programa "Fandango", pela TVE-RS, e ainda o programa "Buenas Tardes", na Rádio Rural.
Como ator, Elton Saldanha participou da famosa minissérie "A Casa das Sete Mulheres", na TVF Globo em 2002.  E atuou no curta-metragem  "Pois é, Vizinha".
 



 
Elton venceu vários festivais nativistas, como compositor ou intérprete, entre os quais A California da Canção Nativa de Uruguaiana, a Seara da Canção de Carazinho, o Musicanto Sul-Americano de Nativismo de Santa Rosa,  a Coxilha Nativista de Cruz Alta, a Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, o Canto da Lagoa de Encantado, o Festival da Barranca de São Borja,  a Tafona da Canção Nativa de Osório,  a Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha,  o Ronco do Bugio de São Francisco de  Paula,  o Serra Canto e Cantiga de Veranópolis,  o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, a Sapecada da Canção Nativa de Lages e o Festival Cantamérica de Buenos Aires.
 


Elton Saldanha foi presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Foi também fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo)
 
Os sucessos de Elton Saldanha como cantor são muitos. Os meus preferidos: "Eu sou do Sul",  "Castelhana",  "Canta Catarina",  "Cardeais",  "Hino dos Cavaleiros da Paz",  "Cavaleiros da Amizade" e "Cavaleiros Sem Fronteiras".
 
Vale a pena conhecer o trabalho deste artista gaúcho
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Bonita esta postagem da amiga cearense Rosani Maia, que sempre tem coisas interessantes na sua página do Facebook. Parabéns pra ela