Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

C   A   R   N   A   V   A   L   !

                A FOLIA ESTÁ CHEGANDO AO FIM


   NO RIO, A SEGUNDA NOITE
                                          FOI  DEMAIS !

 
                  A expectativa já era grande. Estariam na avenida tradicionais campeãs do carnaval. Mas nem os mais otimistas poderiam imaginar que a segunda-feira de carnaval terminaria como uma das melhores noites do sambódromo do Rio nos últimos anos. 
                
                   Foi como num passado já remoto, consagrando Mangueira, Portela e Salgueiro, juntas, como fortes candidatas ao título, o que algumas gerações de sambistas mais jovens sequer tinham visto ainda.

                   Tudo isso num desfile em que a Imperatriz também brilhou, a Vila Isabel se redimiu de suas duas últimas apresentações na avenida, além de a São Clemente, apesar de problemas, não ter feito feio em meio às cinco coirmãs que, reunidas, são donas de 58 títulos.


                A Mangueira, que homenageou Maria Bethânia (foto),  já conquistou o Estandarte de Ouro de melhor escola, prêmio tradicionalmente oferecido todos os anos pelo jornal "O Globo".


          
                     Eu, particularmente, gostei muito do desfile feito pelo Salgueiro de Vivian Araújo (foto).  E a Portela (foto abaixo) também me parece ter boa chance de se classificar bem.



                          o*o*o*o*o
   

                 Império é a campeã em SP

       A Império da Casa Verde é a campeã do Carnaval Paulista 2016.  O resultado foi conhecido agora há pouco, numa tumultuada apuração, que teve até briga e prisões.

         Uma confusão generalizada na apuração das notas do Grupo Especial terminou com a prisão de um membro da Unidos de Vila Maria, acusado de agredir um policial civil do Grupo de Operações Especiais (GOE).
 
 Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, o integrante da agremiação estava exaltado desde a leitura das notas de evolução, quando a maioria das agremiações perderam cinco décimos. "Todo mundo acha que aqui é terra de ninguém. Tivemos um Carnaval tranquilo até acontecer isso. Polícia não vem aqui para apanhar e eles não podem achar que vão resolver tudo na porrada."
 
 
Confira a classificação final do Carnaval de São Paulo
Império de Casa Verde
269,4
Acadêmicos do Tatuapé
269,1
Mocidade Alegre
269,1
Vai-Vai
268,8
Vila Maria
268,4
Dragões da Real
268,4
Gaviões da Fiel
268,3
Águia de Ouro
268,2
Nenê de Vila Matilde
268
10º
Acadêmicos do Tucuruvi
267,6
11º
Rosas de Ouro
267,6
12º
Unidos do Peruche
264,7
13º
Pérola Negra
264
14º
X-9 Paulistana
263,9

 





A alegre visita de Bosco !



 
Há 14 anos o jornalista João Bosco Tureta, londrinense de coração, não vinha a Londrina para rever os amigos. Está fazendo isso agora e, pra minha alegria, veio almoçar aqui em casa, nesta terça-feira. Seus queridos cunhados Levi e Isabel vieram também conhecer minha família.
 
Foi um almoço de muito papo, muitas recordações.  João Bosco me ajudou muito, no meu início como jornalista, em coberturas e reportagens que realizei em São Paulo. Ele trabalhava então no jornal "A Gazeta Esportiva" e foi sempre um grande parceiro. Bosco mora já há muitos anos nos Estados Unidos. É um 'cara' muito especial !
Tubarão não aprende mesmo.
  Desta vez é o caso Germano

          (  Já estão vendo "assombração" outra vez  )

       
                      É sempre a mesma coisa. Toda vez que tem que enfrentar o Coritiba, o Londrina "arranja" um jeito de se preocupar com outras coisas e esquecer o jogo em si. A imprensa tem grande parcela de culpa nisso.
 
                      Mais uma vez estão esquecendo da partida para pensar em fatores extracampo. Agora é o "caso Germano" punido por agressão cometida no último jogo com os coxas, e que será julgado novamente, porque não cumpriu a punição que lhe foi imposta.  E aí já aparecem os que vivem pensando em "assombração", achando que é tudo uma "armação" pra prejudicar o Londrina.
 
                       Se entrar em campo na quinta-feira, com estas bobagens na cabeça, perde mais uma vez. Tem mais é que curtir o final do Carnaval e depois se ligar é no jogo, que é difícil mas pode ser superado, desde que a concentração seja total.
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

  "S O L E A D O,  A  M Ú S I C A  D O  C É U"
                                        M o a c y r     F r a n c o


                  de : MOACYR FRANCO /  FRED JAY  /  JACAR


                     


                                                                  Rilar Carvalho (foto), professora em Natal, Rio Grande do Norte, foi quem sugeriu a belíssima canção que hoje é destaque na série "Canções que ficam pra sempre".   Rilar já esteve aqui neste espaço, com outra música maravilhosa, e volta agora.  Ele é uma mulher de muito bom gosto musical.  Realmente, "SOLEADO, A MÚSICA DO CÉU" é uma canção pra não ser esquecida, como nos mostra o talentoso MOACYR  FRANCO  no vídeo acima.
  


"Soleado" é uma versão brasileira de MOACYR FRANCO  para uma cançao natalina, escrita pelo austríaco FRED JAY  e pelo músico italiano Ciro Dammico, conhecido artisticamente por JACAR.
 

Soleado, A Música Do Céu

De muito longe vem uma canção
Suavemente como uma oração
E um anjo azul entre bruma e véu
Veio abrir pra nós os portões do céu
E ao céu chegamos como quem morreu
Trazendo amor, o resto se perdeu
Somos pássaros, livres da prisão
Soltos no infinito, sobre a imensidão
De muito longe, vem essa canção
Fazer um só, nosso coração
Vê comigo,vê, daí a tua mão
Vem andar no céu com os pés no chão
A nuvem branca são os sonhos meus
O sol que aquece são os beijos teus
E as estrelas são a felicidade
É o nosso amor, toda eternidade
Prá muito longe vai essa canção
Rasgando o céu como uma oração
Ela vai dizer ao seu coração
Que eu te quero mais
Mais que a salvação
 
 
Na verdade, "Soleado" é uma canção sem palavras, composta por Ciro Dammicco(foto) sob o pseudônimo "Zacar".   A primeira versão gravada foi a versão de 1974 de Daniel Sentacruz Ensemble, da qual Ciro era um participante,  com Mara Cubeddu como voz feminina principal.
 
A música foi cantada com várias letras de muitos artistas, a primeira versão com letras sendo o alemão lügen nicht Tränen por Michael Holm , em 1974, um hit número um na Alemanha e um hit Top 10 na Áustria e Suíça. Mais tarde, artistas como Mireille Mathieu ( On ne vit pas sans se dire adieu , 1975), Johnny Mathis ( Quando uma criança nasce de 1976, um hit número um no Reino Unido ), Percy Faith , Paul Mauriat e outros gravações em versões instrumentais.
 
A banda italiana Elio e le Storie Tese canta uma capa personalizada em seus concertos da véspera de Ano Novo, chamado Buon Anno Nuovo , com as palavras "Buon Anno Nuovo" ( Feliz Ano Novo ). O cantor checo Karel Gott canta um cover chamado Mel jsem RAD A mám (eu amava e eu ainda faço) - letra de Zdeněk Borovec. Além disso, o compositor espanhol Mari Trini baseado a sua canção Te amaré, te amo y te Querre (Eu vou te amar, eu te amo e eu vou) na composição do Zacar. Na Hungria Cserhati Zsuzsa fez um cover em 1978, intitulado "Édes kisfiam" (Meu filho pequeno doce), que continua a ser muito popular hoje.
Ciro Dammicco , também conhecido pelo pseudônimo Zacar ( Bari , 16 de de Junho de 1947 ), é um compositor , produtor de televisão e produtor de cinema italiano .
 
 
Como compositor, foi sempre muito bem sucedido em todo o mundo, vendendo milhões de discos e recebendo alguns prêmios com discos de ouro e platina. Entre os mais famosos artistas que gravaram suas canções estao Johnny Mathis , Mireille Mathieu e Kenny Rogers .
 
Entre suas composições estão canções como; Soleado , linda Linda Linda , Todo el tiempo del mundo , On sans Ne pas vive se para dizer adeus , Um príncipe en exílio , Tranen lügen nicht , quando uma criança nasce
 
 
Fred Jay (foto), nascido Friedrich Alex Jacobson (* 27. Julho 1914 , em Linz ; † 27 de Março de de 1988 no Greenwich / Connecticut ) foi o austríaco letrista pop que escreveu a primeira letra para a canção "Soleado".  
Seus pais judeus vieram de Berlim, mas estavam no momento de seu nascimento,  em Linz.  Ele estudou na Faculdade de Direito da Universidade de Viena .  Durante seus estudos,  escreveu em 1935 em um café vienense para Schlager a canção "Obrigado, foi encantador" com lápis em seu caderno. 
 
 
MOACYR DE OLIVEIRA FRANCO, cantor, compositor, ator, humorista, apresentador de televisão e produtor,  é mineiro de Ituiutaba e hoje, aos 78 anos, ainda pode ser visto semanalmente, no programa Praça da Alegria, comandado por seu amigo Carlos Alberto Nóbrega no SBT, interpretando Jeca Gay, um caipira afrescalhado e muito engraçado. Está aí um homem que encerra sua vida com honra.
 

Moacyr teve imenso prestígio como cantor em todo o Brasil.   Entre seus maiores sucessos estão Suave é a Noite, Pobre Elisa,   Doce Amargura,  Eu te darei bem mais,  Caminhando na Garoa,   Eu nunca mais vou te esquecer  e dezenas de outras cançoes, sempre uma mais  linda do que a outra.

 


AS MELHORES DO FACEBOOK
 
A querida sobrinha e amiga Dani Campos está passando o Carnaval no Rio. E deve estar inspirada, a julgar pela postagem que fez ontem