Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Só estou perdendo, no Gauchão

               Tenho dois times para torcer, neste Campeonato Gaúcho recém iniciado. Primeiro, o Esporte Clube Pelotas, meu primeiro time, desde os primeiros anos de vida, quando ia com meu saudoso pai pra ver os jogos na Boca do Lobo. Depois, o Grêmio, pelo qual também torço desde criança. Naquele tempo, as coisas era diferentes. Em Pelotas, em Londrina, em São Paulo e em qualquer outro lugar. A gente tinha um time na cidade, para o campeonato local, outro para o Estado, outro para o Rio, outro para São Paulo e assim por diante.
                 O Grêmio cresceu bastante no meu coração, mas nunca tomou o lugar do Pelotas, minha paixão de menino. Pois os dois estão "me enchendo o saco" nos últimos tempos. E já começaram me dando desgosto no Gauchão. O Tricolor gastou 18 milhões e anunciou um grande time, mas já estreou perdendo para o modesto Lageadense. O tal Kleber "Gladiador", que chegou para resolver, já deu a primeira "entregada". Foi o culpado no lance do segundo gol do Lageadense.  Tudo isso no sábado à noite.
                   Mas veio o domingo e a minha sina de perdedor continuou. O Pelotas estreou em casa, contra o São Luis de Ijuí, e foi derrotado por 2 a 1, para a grande tristeza de toda torcida azul e ouro. Aí, eu não aguento. Não foi pra ver meus times derrotados que eu comprei o pacote do Gauchão no Pay per View.
                   Para judiar ainda mais dos torcedores do Pelotas, o centroavantre Sandro Sotilli, o "Sotigol", maior ídolo do clube nos últimos anos, e também maior artilheiro dos certames gaúchos, agora é  jogador do São Luis. Ontem, ele esteve em Pelotas, ficou na reserva e nem entrou no jogo, mas foi o jogador mais aplaudido pelos torcedores pelotenses, que até hoje levam ao estádio, em todos os jogos, faixas com homenagens ao grande goleador. Doeu ainda mais no coração de todos.
                 

Torcida terá que fazer a diferença

                O técnico Claudio Tencatti achou que o Londrina respeitou demais o Atlético Paranaense, e que deveria ter sido mais ousado. Por esta razão, é claro que ele vai colocar o Tubarão no ataque, quarta-feira contra o Paranavaí. Jogando em casa, o Alvi-celeste não pode nem pensar em empatar. Mas é preciso ter cuidado. Contra o Flamengo e contra o Atlético, observei que o Londrina não sabe jogar quando está atrás no marcador.  O time começa jogando bem mas, quando sofre um gol, cai de produção. Tem, portanto, que se cuidar para não levar o primeiro gol na quarta-feira.
                 O jogo está confirmado para às 20h30m e terá a arbitragem de Rodolpho Toski Marques, outro juiz que eu ainda não conheço. Os bandeirinhas serão Diego Grubba Schitkovski e Willian Bigaski Stolle. Cada nome, hein ?
              

              Penso que nesta próxima partida, a torcida é que terá que fazer a diferença. Ontem em Ponta Grossa, haviam muitos londrinenses nas arquibancadas (foto). Em casa, o número deverá  ser muito maior, para que o time seja empurrado para a necessária vitória. Se não ganhar esse jogo, o Tubarão já começará a se complicar. Até porque, a partida seguinte será na Capital, contra o Corinthians Paranaense.

Paranavaí, o próximo adversário

                 O Atlético Clube Paranavaí,  do técnico Itamar Bernardes e do fisicultor Billy de Paula (ultimo dos  agachados),  será o próximo adversário do Londrina, quarta-feira às 20h30m, no Estádio do Café. Podem estar certos que será um adversário perigoso. As equipes dirigidas por Itamar são sempre muito "guerreiras", e o Vermelhinho não será diferente.
                 No jogo de ontem, o ACP deixou escapar uma vitória que parecia certa, em Apucarana. Em apenas 8 minutos, Edenilson fez dois gols, e o time do Fim da Linha seguiu dominando  até o final do primeiro tempo. Mas o Operário voltou melhor para a segunda etapa e também teve a sorte de marcar um gol logo aos 7 minutos, através de Baiano. Os pontagrossenses cresceram e vieram pra cima. O Paranavaí se apavorou e aos 23' levou o gol de empate, outra vez marcado por Baiano. O jogo esteve controlado, mas o Vermelinho deixou escapar o resultado.
                  Itamar não deve mexer muito na equipe que jogou no Bom Jesus da Lapa. Até porque o primeiro tempo foi muito  bom. O time foi este: Serginho; Hesdras, Diogo, Victor (Flávio) e João Paulo; Marcio, Ceará, Doriva e Tatico; Edenilson (Marcelo) e Rafael Santos (Warley).

Figueira repete a receita

             Depois de fazer uma grande campanha no Brasileirão, sob o comando de Jorginho, lateral-direito da Seleção Brasileira que ganhou o tetra em 94, o Figueirense repete a receita, contratando Branco (foto), que era o lateral-esquerdo da mesma Seleção. E começou bem o Campeonato Catarinense, goleando o Marcílio Dias por 5 a 0.
              Branco tem tudo para conseguir o mesmo sucesso obtido por Jorginho, pois tem um grande espírito de liderança e já ganhou experiência administrativa, trabalhando como coordenador no Fluminense. Pode vir a ser um novo técnico de sucesso.

Faltou brilho no começo do Carioca

              Flamengo e Fluminense com reservas em campo; nenhum time pequeno conseguindo destaque; Vasco e Botafogo fazendo a sua obrigação. Foi assim a largada do futebol carioca em 2012. Nenhum brilho. Pelo jeito não teremos nenhuma equipe de menor expressão tentando se intrometer entre os grandes para dar um colorido diferente ao certame estadual.
                                  Loco Abreu (13) perdeu um penalti mas fez dois gols               
 Com rubro-negros, tricolores e vascaínos envolvidos com a Libertadores, o Campeonato Carioca dever ser dos mais fracos, pelo menos na sua primeira parte. É a grande chance do Botafogo tentar ganhar o título. No primeiro jogo, fez 3 a 1 no Rezende, com dois gols de Loco Abreu e  um de Maicossuel. Acho que o Fogão é o favorito. Só não sei se Oswaldo de Oliveira segura a barra no banco.

São Paulo e Palmeiras foram os melhores

            São Paulo e Palmeiras foram os melhores paulistas da primeira rodada do Estadual. O Corinthians também ganhou no sábado, mas não jogou bem e levou uma sorte danada. Não foi o Timão que ganhou, foi o Marissol que perdeu. A decepção maior foi a Portuguesa, que voltou aos velhos tempos e perdeu em casa para o Paulista, no sábado. E a boa surpresa talvez tenha sido o ressuscitado Linense que cortou o barato da volta do Comercial de Ribeirão, vencendo por 4 a 3.
               O São Paulo de Emerson Leão mostrou enorme disposição. Fez 4 a 0 e poderia ter feito outros quatro gols. Fiquei com pena do Botafoguinho, que é dirigido pelo meu velho amigo Lori Sandri, que já trabalhou aqui em Londrina, como jogador e como técnico.
                                       Lori Sandri e Leão se abraçam depois do jogo no Morumbi
   Mas o Palmeiras também merece elogios. Ganhou só por 2 a 1, mas foi fora de casa. Ganhar em Bragança Paulista não é fácil. O irregular Valdívia começou mal, mas depois cresceu no jogo. Leandro Amaro e Maikon Leite fizeram os gols. Vamos ver se o Verdão se firma. É melhor para o campeonato.
                E vamos ver se o Santos bota o seu time para jogar. Tá muita frescura. A sua torcida quer ver o time titular, não esta equipe meia-boca que jogou em Piracicaba.

Você quer trabalhar no Grupo Tholl ?

              Muitos londrinenses já conhecem o Grupo Tholl, que se apresentou no Moringão, no ano passado, e encantou  a todos os presentes. Outros viram no Programa do Faustão, onde esta Troupe Circense da cidade gaúcha de Pelotas ( a minha cidade natal) obteve também grande sucesso. Com um trabalho no estilo Cirque du Soleil, reunindo acróbatas, trapezistas, malabaristas, dançarinos, palhaços e artistas em geral, o Tholl é hoje o melhor grupo do País no gênero.
               Pois o Grupo Tholl está oferecendo uma oportunidade aos brasileiros que sonham em trabalhar na atividade. Está meio em cima da hora, mas ainda dá tempo. O Oficinão Caça-Talentos começa na próxima quinta-feira (dia 26) e vai até  domingo (29). Serão 200 inscritos com 40 selecionados,que depois de aprovados começarão a treinar no dia 1º de março. Entre em contato pelo e-mail imprensa@grupotholl.com
                O Centro de Treinamentos fica em Pelotas, na rua Garibaldi 630 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30m  e das 14 às 18 horas. Só é necessário ter mais de 6 anos. O diretor do grupo, João Bacchili faz questão de dizer : "Não queremos ninguém que já esteja pronto."  O que significa que você não precisa ter experiência para ingressar no Tholl. Só talento.
               

Três feridos em voo para Miami

                Três pessoas ficaram feridas, ontem à noite, quando um  avião da American Airlines que ia de Recife para Miami, enfrentou uma forte turbulência. Ele já se aproximava do território norte-americano, depois de decolar do Aeroporto Internacional de Guararapes, no Recife.
                 A aeronave levava 167 passageiros, que entraram em pânico, quando tudo começou a balançar. E quem acabou se machucando foram os tripulantes do voo 0980, que tiveram que ser levados para hospitais, na chegada a Miami. Uma comissária de bordo que trabalhava junto ao carrinho de comida foi a mais atingida.

Mais uma mulher com poder

             As mulheres brasileiras continuam ganhando espaço no governo, ocupando cargos chaves nos ministérios e empresas estatais. E aí está mais uma: Maria das Graças Silva Foster (foto), que já é Diretora de Gás e Energia, vai presidir a Petrobrás a partir do dia 9 de fevereiro, substituindo o atual presidente, José Gabrielli, que supostamente teria renunciado.
             É claro que, por termos uma mulher na presidência da República, o sexo feminino consegue  maiores oportunidades no País. Mas nossas mulheres tem realmente ganho muito espaço nos últimos meses. Será que elas estão mesmo evoluindo ?  Ou está faltando homem competente no Brasil ?

Agora já são quinze mortos !

             Aos poucos vão sendo encontradas as pessoas desaparecidas no naufrágio do navio Costa Concordia. E, como não poderia ser de outra forma, todas mortas. Hoje foram encontrados pelas equipes de resgate (foto) mais dois corpos, que ainda não puderam ser retirados porque estão presos aos destroços. Mas já se sabe que são duas mulheres, que foram localizadas perto do "Internet Café".
              Com os corpos achados nesta segunda-feira, a lista oficial de mortos aumenta para 15 pessoas. E ainda temos pelo menos mais 17 desaparecidas.