Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Andy Murray vence o US Open

             Quando Andy Murray ganhou o torneio de tenis dos Jogos Olímpicos, muita gente achou que se tratava de um resultado "ajeitado" para destacar o tenis britânico. Pois agora há pouco, em Nova York, Murray venceu também o US Open, derrotando na final sérvio Novak Djokovic, num jogo que teve 5h54m de duração e  muita emoção.


            Há 76 anos - desde 1936 com Fred Perry - os britânicos não ganhavam um Grand Slam. Na decisão de hoje,  Murray fez parciais de 7/6, 7/5, 2/6, 3/6 e 6/2, recebendo os aplausos totais do público norte-americano.
             No torneio feminino, decidido ontem, a americana Serena Williams derrotou a número 1 do mundo, Victória Azarenka, e ficou com o título: 2 a 1, com 6/2, 2/6 e 7/5.

Ronaldinho deve ser convocado hoje

       De tanto levar na cabeça, parece que Mano Menezes está começando a acordar. E Ronaldinho Gaúcho, disparado o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, deverá estar na convocação que Mano anunciará logo após o jogo amistoso desta noite no Recife, contra a China. O técnico da Seleção foi na conversa da imprensa do Rio e de São Paulo e parou de chamar o grande jogador. Agora, começa a sentir a necessidade de tê-lo no grupo.


       Ronaldinho deve figurar na lista dos relacionados para os dois jogos contra a Argentina,  pelo Superclássico das Américas. Outra novidade poderá ser a convocação de Bernard, que joga com Ronaldinho no Atlético Mineiro. O meia do Galo fez 20 anos no sábado e marcou dois gols contra o Palmeiras, ontem no Estádio Independência.

Cianorte engole Londrina

       Os planos que o Londrina vem fazendo a tempos, de voltar ao Campeonato Brasileiro, vem sendo sempre adiados. O Tubarão continua por baixo. Não tem vaga garantida nem na Série D. Enquanto isso, o Cianorte vai ocupando o espaço e passando a ser o representante do Norte do Paraná na competição nacional.
       Ainda ontem, o Leão do Vale deu mais uma manifestação  de força, eliminando o Juventude de Caxias do Sul, numa missão que parecia impossível, porque havia perdido o primeiro jogo por 3 a 1. Mas ganhou no Estádio Albino Turbay por 3 a 0 e ficou a apenas dois jogos da Série  do ano que vem.
        E o Cianorte terá a vantagem de decidir em casa, porque a primeira partida com  o Mogi Mirim será no Estádio Romildão, em Mogi, domingo que vem. E no outro domingo (dia 23) ocorrerá a decisão, em Cianorte.
         E o Leão do Vale está conseguindo tudo isto praticamente sem torcida. Num jogo decisivo como o de ontem, apenas 830 torcedores foram ao Estádio Albino Turbay. Já o Tubarão tem tporcida, mas nunca tem time bom.

A rodada do fim-de-semana, jogo a jogo

     Aqui, alguns flashes nos dez jogos realizados no sábado e no domingo, na sequência do Campeonato Brasileiro, já pela quarta rodada do returno. Mais uma vez, tivemos resultados surpreendentes e a reafirmação de que vários clubes considerados "grandes" estão sendo representados por equipes fracas, decepcionando seus torcedores.

CORITIBA 3 X FLAMENGO 0  - Não é de hoje que o Flamengo "paga mico" em Curitiba. E não foi diferente, desta vez. O  time atual do Mengo é muito ruim. Chega a ser ingênuo. Vejam, por exemplo, o drible que o zagueiro Frauches levou de Lincoln no primeiro gol. O Mengo já está a apenas 5 pontos da zona de rebaixamento.  E pode chegar lá.

PONTE PRETA 2 X FIGUEIRENSE 2 - Foi o outro jogo de sábado à tarde. Vejo uma certa reação no Figueira, que conseguiu um ponto difícil, em Campinas. A Macaca está em décimo lugar, mas não se firma no campeonato. Perdeu grande chance de subir mais.




CORINTHIANS 3 X GRÊMIO 1 - Foi o jogo do sábado à noite, no Pacaembu. Não consegui entender porque o Grêmio jogou tão pouco e entregou o jogo em apenas 10 minutos. Não dá para ter medo do Timão, que não tem nada de excepcional, mas soube se aproveitar da moleza oferecida pelos gaúchos. Até um tal de Giovani fez gol. Mas o Tricolor atuou só com nove, porque Kleber Gladiador e André Lima não estão jogando nada.



SANTOS 0 X SÃO PAULO 0 - Os reservas do Peixe empataram com o São Paulo, que pensa que tem time, mas não tem.  Jogo ruim, com apenas 6 mil torcedores nas arquibancadas. Um retrato fiel do futebol paulista neste Campeonato Brasileiro.  Lamentável.



INTER 0 X FLUMINENSE 1 - Fred, sempre Fred. O Tricolor vai se garantindo na liderança. Está no embalo. O Colorado está pipocando muito neste campeonato. Mesmo com desfalques, não poderia ter jogado tão pouco. Vai ser difícil chegar à Libertadores. E não sei se Fernandão vai aguentar muito tempo.

BOTAFOGO 3 X NÁUTICO 1 - O Fogão é o autêntico "engana trouxas". Um golaço de Elkeson, de "letra", e a terceira vitória seguida. Mas não se iludam, porque o time é fraco e o técnico Oswaldo de Oliveira mais fraco ainda. Porém, a vitória de ontem foi justa.

VASCO 0 X BAHIA 4 - Depois desta, o Vasco desmoronou de vez. O ambiente lá em São Januário é sempre terrível. E o clube há muito tempo está com a vida enrolada.  Enquanto estava ganhando, tudo bem. Mas agora caiu na real. Falta time, falta dinheiro, falta tudo. Ainda está em terceiro lugar, mas vai cair, podem apostar. E o Bahia está subindo.

ATLETICO MINEIRO 3 X PALMEIRAS 0 -  Resultado normal. Vitória do vice-lider sobre o penúltimo colocado. Até que o primeiro gol custou a sair. Ronaldinho Gaúcho continua jogando muito. É o melhor jogador do Brasileirão até agora. Já o Palmeiras, com João Vitor, Patrik, Tiago Real, Valdívia, Maikon Leite e outros pernas-de-pau, vai sofrer muito para sair da zona de rebaixamento. E não entendo porque só o Palmeiras perde todo o dia e não troca o treinador. É o time que mais perdeu até aqui. Tem 13 derrotas e só 5 vitórias. E fica todo mundo sentado no colo do Felipão


SPORT RECIFE 2 X CRUZEIRO 1 - Grande vitória do Sport, que passou a ser o menos ruim  dos quatro integrantes da Z4.  Eu não entendo como é que o Cruzeiro (com 9 derrotas) ainda consegue ser o oitavo colocado. As dez vitórias obtidas na fase boa estão segurando o time em posição intermediária.

ATLÉTICO GOIANENSE 1 X PORTUGUESA 1 - Melhor para a Portuguesa, que faz uma campanha regular. Estava perdendo, mas foi buscar o empate.  O Atlético é pra mim o primeiro rebaixado para a Segunda Divisão. Tem um saldo negativo de 18 gols. Sua última chance está no próximo jogo, em casa contra o Coritiba, que está oito pontos a frente, mas é o último entre os que estão fora da Z4. Se não vencer esse jogo, os goianos estão mesmo rebaixados.


Festival de Pipas

      O Planeta Bizarro do G1 divulgou hoje fotos obtidas no Festival de Pipas que foi realizado numa praia de Sidney, na Austrália. Destaque para estas pipas no formato de um coração e de um urso. Como todo o guri gaúcho, curti quando criança a arte de soltar pipas. Até poucos anos atrás, ainda arrisquei colocar algumas no ar, aqui nas proximidades do Lago Igapó. Coisa boa...!

Príncipe corre risco no Afeganistão

         O Príncipe Harry, terceiro nome na linha de sucessão do trono britânico, continua nas manchetes do mundo inteiro. E desta vez as notícias envolvem uma ameaça feita hoje pelo Talibã afegão. Os talibãs garantem que estão fazendo tudo o que é possível para sequestrar e assassinar o príncipe (a esquerda na foto), que chegou  ao Afeganistão na semana passada, para pilotar helicópteros de ataque das forças britânicas, baseadas em Helmand, uma província afegã.
  
        Em entrevistas concedidas às agências France Press e Reuters, um porta-voz dos Talibãs garantiu que o plano já foi acionado  e que o príncipe Harry, conhecido como "capitão Wales", poderá ser capturado ou morto a qualquer momento. A preocupação em Londres é geral. As autoridades garantem que "Harry está seguro".

     Agora, pergunto eu: Precisava mandar o rapaz para um missão perigosa no Afeganistão ?