Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cunha perde a presidência, 
mas fica com as mordomias 

              Afastado do mandato de deputado por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Teori ZavasckiEduardo Cunha (PMDB-RJ) terá direito a todos os privilégios de presidente da Câmara enquanto mantiver o diploma parlamentar, informou a Secretaria-Geral da Casa.
            Com isso, ao longo do período em que durar a suspensão do mandato, ele poderá continuar usando a residência e o carro oficial da presidência da Câmara, continuará acompanhado por uma equipe de seguranças e terá direito a usar o jato da Força Aérea Brasileira (FAB).

            O peemedebista também manterá todos os benefícios de deputado federal, como foro privilegiado, salário de R$ 33.763,00, benefícios como auxílio-moradia ou apartamento funcional, cota parlamentar (para custear passagens aéreas, gasolina, gastos com telefone e escritório parlamentar no respectivo estado – o valor varia conforme o estado) e verba de gabinete no valor de R$ 92.053,20 para o pagamento de assessores.
Dunga anuncia os
      23 da Copa América



              O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, convocou os 23 jogadores que disputarão a Copa América Centenário, que será realizada de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos. Veja a lista:
Goleiros:Alisson - Internacional
Diego Alves - Valência
Ederson - Benfica
Zagueiros:
Miranda - Internazionale
Gil - Shandong Luneng Taishan FC
Marquinhos - PSG
Rodrigo Caio - São Paulo
Laterais:
Dani Alves - Barcelona
Filipe Luís - Atlético de Madrid
Fabinho - Monaco
Douglas Santos - Atlético Mineiro
Meio campo:Luiz Gustavo - Wolfsburg
Elias - Corinthians
Renato Augusto - Beijing Guoan FC
Philippe Coutinho -  Liverpool
Lucas Lima - Santos
Willian - Chelsea
Casemiro - Real Madrid
Rafael Alcântara - Barcelona
Douglas Costa - Bayern de Munique
Atacantes:Hulk - Zenit
Gabriel - Santos
Ricardo Oliveira - Santos

                 O coordenador de Seleções Gilmar Rinaldi anunciou Juninho Paulista como o auxiliar pontual no amistoso do dia 29 de maio, em Denver, contra o Panamá.    Rogério Ceni será o auxiliar pontual na disputa da Copa América Centenário, em que o Brasil estreia contra o Equador no dia 4 de junho, em Pasadena, no Estádio Rose Bowl. 
O chefe da delegação da Seleção Brasileira será o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.
Mais uma vez reafirmou aqui o meu protesto pela não convocação do jogador Michel Bastos, o melhor jogador em ação no futebol brasileiro na atualidade.





Dilma e o afastamento de Cunha:
  " Antes tarde do que nunca "



                  A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira  que o afastamento do cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreu "antes tarde do que nunca". Dilma lamentou que Cunha tenha conseguido presidir "na cara de pau" a sessão da Câmara que aprovou o "lamentável" prosseguimento do processo de impeachment. A liminar foi concedida pelo ministro Teori Zavascki e ainda precisa ser analisada pelo plenário do Supremo.
              "Hoje, antes de sair de Brasília, soube que o Supremo Tribunal Federal tinha afastado o senhor Eduardo Cunha alegando que ele estava usando seu cargo para fazer pressões, chantagens. A única coisa que eu lamento, mas eu falo antes tarde do que nunca, é que infelizmente ele conseguiu e, vocês assistiram, ele presidindo na cara de pau o lamentável processo [de impeachment] na Câmara" - afirmou Dilma, durante a cerimônia de início da operação comercial da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará.
                Para Dilma, a admissibilidade do pedido de afastamento foi uma "chantagem" de Cunha. "Na verdade, o início desse impeachment foi uma chantagem do senhor Eduardo Cunha, que pediu para o governo votos para impedir seu próprio julgamento na Comissão de Ética da Câmara. Nós não demos os votos. Ele entrou com o pedido de impeachment. Esse impeachment é um claro desvio de poder, porque ele usa seu cargo para se vingar de nós porque nós não nos curvamos às chantagens dele."
LIBERTADORES
Corinthians eliminado em casa


                          (  Atlético Mineiro e São Paulo se classificaram )


                        Uma triste sina parece acompanhar os torcedores corintianos. Pela quinta vez, o Corinthians foi eliminado de uma competição em seu próprio estádio, o Itaquerão. Nesta quarta-feira, o time paulista se despediu da Copa Libertadores ao empatar em 2 a 2 com o Nacional, do Uruguai - no jogo de ida, em Montevidéu, houve empate em 0 a 0.

Os fracassos anteriores foram a derrota nos pênaltis para o Audax, no Campeonato Paulista deste ano, e para Guarani-PAR (Libertadores), Palmeiras (Paulista) e Santos (Copa do Brasil) no ano passado.


                        O Nacional abriu o placar com Nico López logo aos cinco minutos. Pouco depois, Lucca igualou. No segundo tempo, Santiago Romero recolocou os uruguaios em vantagem. O Corinthians perdeu chance de empatar com um pênalti mal batido por André aos 37 minutos. Já nos acréscimos, Marquinhos Gabriel, em outro pênalti, empatou, mas não havia tempo para a vitória. O Nacional agora pega o vencedor do confronto entre Boca Juniors e Cerro Porteño.

                       Se o Corinthians foi eliminado, Atlético-MG e São Paulo avançaram na competição. Os mineiros derrotaram o Racing, da Argentina, por 2 a 1 no Independência. Carlos e Lucas Pratto, que ainda desperdiçou um pênalti, marcaram os gols. Lisandro López descontou para os argentinos. Nas quartas, o Atlético-MG enfrentará o São Paulo que perdeu no México  por 3 a 1 para o Toluca, mas se classificou por ter vencido o jogo de ida, no Morumbi, por 4 a 0. Fernando Uribe (2) e Triverio fizeram os gols dos mexicanos, com Michel Bastos descontando para o tricolor paulista.

                     Atual campeão da Libertadores, o River Plate deu adeus à competição na noite desta quarta. Depois de levar 2 a 0 no Equador, o time argentino derrotou o Independiente del Valle por 1 a 0 em Buenos Aires. Alario fez o gol, em uma noite em que brilhou o goleiro equatoriano Azcona.
                    
                    Hoje, o Grêmio, que perdeu em casa para o Rosário Central, por 1 a 0, tenta classificação no Gigante de Arroyito, em Rosário. O time gaúcho precisa vencer com dois gols. Se ganhar por 1 a 0, o jogo vai para os pênaltis.


Finalmente, Cunha está fora !



                  Demorou, hein ? Mas finalmente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, concedeu nesta manhã de quinta-feira uma liminar que determina o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal. A decisão é provisória. 
               Nesse pedido, a Procuradoria-Geral da República apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para "constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações". Na peça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a classificar o peemedebista de "delinquente".
             "Ante o exposto, defiro a medida requerida, determinando a suspensão, pelo requerido, Eduardo Cosentino da Cunha, do exercício do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de Presidente da Câmara dos Deputados" - diz trecho da decisão.
                   Cunha será substituído por outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).
A assessoria do deputado Cunha confirmou que ele recebeu, há pouco, a notificação da Corte.
                Cunha é réu em uma ação penal que tramita no STF sobre o suposto recebimento de U$S 5 milhões de propina em contratos de navios-sonda da Petrobras. Ele estava na linha sucessória da Presidência da República, cargo que não pode, de acordo com a Constituição, ser exercido por um réu.