Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de julho de 2018

      Depois de muito disse-me-disse e até de ligações telefônicas internacionais feitas por  Sergio Moro, que está em Portugal de férias, parece que ficou decidido : LULA NÃO SAI DA CADEIA !

Vettel vence na Inglaterra !



                      O  GP da Inglaterra foi um prêmio aos fãs da Fórmula 1. Os mais de 100 mil torcedores que lotaram Silverstone e viram Sebastian Vettel vencer pela quarta vez na temporada, ampliando assim para oito pontos a vantagem sobre Lewis Hamilton na liderança do campeonato.

              Numa corrida emocionante, Vettel liderou no começo, perdeu a ponta ao fazer um pit stop a mais do que os pilotos da Mercedes, mas recuperou a prmeira posição ao ultrapassar Valtteri Bottas a cinco voltas da bandeirada.

               Mesmo tendo caído para o fim do pelotão após um toque de Kimi Raikkonen na largada, Hamilton fez ótima corrida de recuperação e ainda terminou em segundo lugar, ajudado por duas entradas do safety car devido a um forte acidente de Marcus Ericsson e uma colisão entre Carlos Sainz e Romain Grosjean.


Papa consola torcedores do Brasil !




                       O papa Francisco tentou consolar neste domingo os fiéis brasileiros que foram à Praça de São Pedro para a missa, após a derrota da Seleção nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018 contra a Bélgica (2 a 1), na sexta-feira passada.

                  “Vejo bandeiras brasileiras… saúdo os brasileiros e coragem! Será da próxima vez! Desejo a todos um bom domingo. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo” - improvisou o papa em uma mensagem direta aos fiéis, ao final da tradicional missa que oficia todos os domingos ao meio-dia.   Essa curta frase de consolação não constava no texto distribuído antecipadamente aos jornalistas.

                O papa, nascido em Buenos Aires e torcedor fanático do time San Lorenzo de Almagro, nunca escondeu sua paixão pelo futebol, mas não se sabe se ele acompanha de perto os eventos desta Copa do Mundo, que acontece na Rússia até 15 de julho, o dia da grande final em Moscou.

Seleção da Copa ainda tem dois brasileiros !

                                  As quartas de final da Copa do Mundo 2018  erminaram no sábado e é hora de formar a seleção provisória da competição, após cinco partidas. O site inglês WhoScored, especializado em análise de desempenho, organiza os melhores no esquema tático 4-4-2. 

                           O WhoScored atribui uma nota de 0 a 10 para cada jogador nas partidas, utilizando também como base mais de 200 tipos de estatísticas (gols, assistências, passes, faltas, dribles e cartões, por exemplo).
                          Com base nesse critério, a Seleção da Copa 2018 do site inglês tem, por enquanto, a seguinte formação:

Jogador (seleção)
Posição
Nota média
Cho Hyun-Woo (Coréia do Sul)
goleiro
7,6
Lustig (Suécia)
lateral-direito
7,3
Mina (Colômbia)
zgueiro
8,4
Giménez (Uruguai)
zagueiro
8,4
Strinic (Croácia)
lateral-esquerdo
7,3
Golovin (Rússia)
meia-central
8,3
Coutinho (Brasil)
meia-central
7,9
Trippier (Inglaterra)
meia-direita
8,2
Neymar (Brasil)
meia-esquerda
8,5
Lukaku (Bélgica)
atacante
8,9
Kane (Inglaterra)
atacante
9,0

O racismo de alguns imbecís !


         O meio-campo Fernandinho e vários membros de sua família foram vítimas de insultos racistas nas redes sociais depois do gol contra de sexta-feira, quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia.


        Vários usuários de Internet chamaram o jogador do Manchester City de 'macaco' e alguns chegaram a ameaçá-lo de morte.  A mulher do jogador, Rosa Glaucia, também foi insultada em sua conta do Instagram. "O vagabundo do seu marido botou tudo a perder"- publicou o usuário guih_nevetti.

Lula pode ser solto !


                 O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) mandou soltar o ex-presidente Lula ainda neste domingo (7). De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o desembargador Rogério Favreto acatou habeas corpus apresentado na sexta-feira (6) por deputados do PT, para que Lula fosse libertado imediatamente, por não haver fundamento jurídico para sua prisão.

               "Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente" - diz a decisão do desembargador Rogério Favreto.
Começou o resgate dos
  meninos da Tailândia




       Seis meninos presos em caverna na Tailândia foram resgatados com sucesso neste domingo, segundo uma autoridade local citada pela agência de notícias Reuters. Trinta equipes médicas com ambulâncias e helicópteros aguardam do lado de fora da caverna para prestar socorro ao grupo.


                 A operação de resgate de 12 meninos e do técnico de futebol deles, presos em uma caverna inundada da Tailândia há 15 dias, começou finalmente neste domingo. Até as 10h25m (horário de Brasília), pelo menos seis meninos já haviam saído do local e foram encaminhados ao hospital. 
                   "Hoje é um grande dia. Os meninos estão preparados para enfrentar todos os desafios" — declarou Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, em entrevista coletiva. 

                       "Sairão um por um. Isto vai durar dois ou três dias" — afirmou Chalongchai Chaiyakorn, outro integrante da célula de crise.
No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local onde estão os meninos e o técnico: seis de ida e cinco para a volta.   O trajeto na caverna de Tham Luan tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água. 

A morte de um ex-mergulhador da Marinha tailandesa na sexta-feira, durante uma operação de abastecimento, mostra o nível de perigo da travessia.   Vários meninos, com idades entre 11 e 16 anos, não sabem nadar e nenhum deles já praticou mergulho.

                                 O grupo está na saliência de uma rocha 4 km adentro do complexo Tham Luang, o quarto maior do país. Fortes chuvas estão previstas para este domingo na província de Chiang Rai, onde fica a caverna - e ela já começou.

                                              Os meninos retirados foram tratados numa tenda médica instalada na entrada da caverna e em seguida levados ao hospital. Ambulâncias estão no Parque para o transporte.


                        Os mergulhadores vinham ensinando aos 13 na caverna como respirar embaixo d'água e como usar o equipamento de mergulho. O mais importante agora, dizem eles, é evitar "pânico".

                 Na última semana, uma enorme operação de voluntários e da mídia se formou no local onde fica a entrada da caverna.  Mas nas primeiras horas do domingo, os jornalistas foram realocados para um ponto mais afastado e aumentou o número de policiais na entrada, aumentando a especulação de que o resgate começaria.

              Em seguida, o líder da operação, Narongsak Osottanakorn, confirmou que 13 mergulhadores haviam entrado na caverna para começar a trazer de volta os 12 meninos e seu técnico, de 25 anos.

            Outros socorristas estão na caverna a postos, incluindo mergulhadores de Tailândia, Estados Unidos, Austrália, China e Europa.

             Inicialmente, as autoridades locais e especialistas pensaram em manter o grupo dentro da caverna até o fim do período de monções na região - o que poderia significar que eles ficariam meses ali. 

               Mas estamos apenas no início da estação mais chuvosa no país, e ficou claro que a enchente que fez com que o grupo ficasse preso pode piorar nos próximos dias.