Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de julho de 2015


   Isso é que é paixão !


           O peruano Paolo Guerrero, que agora é o xodó da torcida do Flamengo, também, tem o seu "xodó particular". O homem está apaixonado mesmo. Na segunda-feira, ele foi com sua noiva Alondra Garcia Miró à famosa joalheria "Cartier", no Rio. Queria comprar com ela um par de alianças de compromisso. O número não deu certo, mas Guerrero não se mixou. Encomendou um par de alianças no valor de R$ 54 mil.

            Na Loja da Cartier, no Village Mall, os dois apaixonados peruanos trocaram beijos. Paolo quase não fala, mas Alondra disse que o casamento será no Peru, que ela é católica e até já apresentou o padre Rafael, seu amigo, ao noivo. Que paixão é essa, hein ?
 
          Apesar de tudo que roubaram por lá, a Petrobrás continua sendo a 28ª colocada entre as 500 maiores empresas do mundo, com uma arrecadação de mais de 143 bilhões de dólares em 2014. É a melhor brasileira. Foi o que escreveu a revista norte-americana "Fortune". Temos que cuidar com muito carinho da nossa Petrobrás. Nem ladrão acaba com o dinheiro dela !

     A Suíça não é mais aquela.  Antigamente, os 'caras' roubavam aqui e guardavam tudo lá.  E ninguém descobria onde estava o dinheiro.  Agora, os suiços são os primeiros a investigar a origem da "grana" que entra lá. E telefonam pra cá, "entregando" tudo.  Eu acho é muito bom. Mas tem o seguinte: o movimento dos bancos suíços vai cair muito. Podem acreditar !
     Quer dizer que já tem guarda municipal dando porrada por aí ? Não boto muita fé em entidades que fazem o trabalho de policiamento, sem que seus integrantes tenham a devida preparação. Guarda tem que ter preparação militar !
                               

                                                  C A R D E A L
         Pássaro símbolo do Rio Grande do Sul
      Chega a ser engraçado. Eu tive muitos pássaros em casa. Eu e minha filha Camila chegamos a tratar  200 periquitos em nosso viveiro. Em outra época, tivemos até 16 gaiolas de criação de canários, fora os que ficavam em viveiro especial. Mas sempre quis ter um CARDEAL, e nunca tive.  Como bom gaúcho e passarinheiro, eu deveria ter comprado pelo menos um casal. Quem sabe um dia ainda compro. Afinal, o Cardeal é o pássaro símbolo do Rio Grande do Sul, por sua importância, altivez e valentia na defesa do seu território, características que são consideradas a Índole do povo gaúcho.



 






           O Cardeal é assim chamado porque as penas vermelhas no alto da sua cabeça se assemelham ao capelo usado pelo clérigo do mesmo nome.  O nosso Cardeal tem como principal característica de beleza exatamente justamente esse topete eriçado, de um vermelho intenso, que chega até o peito, tanto nos machos como nas fêmeas. As partes superiores do corpo são acinzentadas, a região do ventre esbranquiçada, as pernas pretas e os olhos marrom escuro. 
           Mas o Cardeal  norte-americano que é o símbolo do Estado da Vírgínia, tem plumagem diferente. Ele é todo vermelho, como se vê na foto acima. É maravilhoso e muito procurado pelos criadores. No Brasil, os cardeais vermelhos só existem em cativeiro.


            O nosso Cardeal é uma ave originária do Sul, mas está presente em várias regiões do País, algumas vezes sob diferentes denominações. Mas seu nome científico é "Paroaria coronota".
            O Cardeal já pode ser considerado um animal doméstico, e pode ser um bichinho de estimação, desde que tenha sido adquirido em um criadouro com autorização do Ibama, e nunca capturado da natureza.
              Por ser uma ave de vida longa, a relação entre dono e Cardeal vai sendo construída ao longo dos anos. No início, ele não é muito dado, vai se modificando, por meio de muito amor e dedicação do seu dono.
 
                                                                                 Pesa de 20 a 30 gramas, sua altura vai de 18 a 23 cm,  e a sua expectativa de vida vai de 25 a 30 anos. O período de reprodução começa no início da primavera, com duas a quatro posturas  por temporada. Cada postura varia entre 2 e 3 ovos. E o período de incubação é de 13 dias.  Os filhotes deixam os seus ninhos três semanas após o nascimento. 
             Em liberdade, os Cardeais costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos. Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pelos de animais, enfeitando-o com musgos. O ninho adquire a forma de tigela ampla, e fica geralmente localizado em árvores altas.  O macho escolhe o local, mas as tarefas da construção são divididas.
             Antes do acasalamento, o macho corteja a fêmea dançando em frente a ela, com as penas da cauda abertas e algo no bico.  Após a postura, os machos e as fêmeas se alternam  na incubação.

              O Cardeal é um cantor de altíssima estirpe. Seu canto, forte, grave e metálico tem uma variação de até quatro notas nos seus assobios.  Tanto em seu habitat natural como no cativeiro o Cardeal muitas vezes canta em parceria com sua fêmea. Os machos cantam o ano inteiro, enquanto a fêmea, também boa cantora, começa a cantar a partir de março, na entrada da estação de acalasamento.
             
              Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida
Se você for comprar um Cardeal, compre um casal. Só assim ele será feliz na sua casa












 COPA DO BRASIL
  Grêmio foi buscar
a vaga em Criciúma


           O que parecia ser quase impossível aconteceu. Depois de perder em casa por 1 a 0, o Grêmio foi buscar em Cricíuma a sua vaga para a sequência da Copa do Brasil. Devolveu o 1 a 0 nos 90 minutos e depois "faturou" nos pênaltis (4 a 3) com o goleiro Marcelo Grohe defendendo duas cobranças dos catarinenses.
                     Pedro Rocha fez o gol da partida, logo no começo, tornando a disputa extremamente dramática, com chances para as duas equipes.
LIBERTADORES  
Esta Copa tá com cara de Argentina    



       Vou torcer muito para que o Inter consiga, hoje à noite no México,  a sua classificação para a final, mas não vejo outro time tão embalado para ganhar a Libertadores 2015 como o River Plate. Pelo jeito, são grandes as chances dos argentinos (maiores vencedores da competição) conseguirem seu 24º título na atual edição.

        A primeira semifinal, concluída ontem à noite no Paraguai, apontou a classificação do River Plate para a decisão. Depois de ter vencido o primeiro jogo, em Buenos Aires por 2 a 0, o River levou grande número de torcedores ao Estádio Defensores del  Chaco, em Assunção, e arrancou um empate de 1 a 1, eliminando o Guarani paraguaio, que foi a grande sensação da Libertadores 2015 e inclusive o responsável pela eliminação do Corinthians.

       O Guarani saiu na frente, com gol de Fernando Fernandez, mas o jovem atacante Alario empatou  a partida, num belíssimo gol por cobertura, confirmando a volta do River Plate à uma final de Libertadores, depois de 19 anos de espera. 
       
Não existe mais gente honesta ?
 
   Rolo até na construção ou em reforma de escolas ? Será que não tem mais ninguém honesto no Brasil ?  Imagino o que pessoas de outros países devem pensar da gente, quando ficam sabendo destas notícias: "Que povinho ladrão esse, hein ?"
      Filho de compositor, ele começou na Bossa Nova, ao lado de Vinicius de Moraes. Mas logo se engajou numa postura mais político-social, como Geraldo Vandré e tantos outros músicos dos tempos da ditadura. Fez muitas canções maravilhosas, mas bastam duas para credenciá-lo entre os melhores: "Arrastão" e "Ponteio".  

                                       E  D  U         L  O  B  O

                    


                   É ouvindo "PONTEIO", maravilhosa canção que ganhou o 3º Festival de MPB da Record de 1967, que a gente começa a conversar sobre este grande compositor, cantor, arranjador e instrumentista   EDU LOBO.    Interpretado por Marília Medalha e pelo próprio Edu,  "Ponteio" derrotou um "esquadrão" de composições que participaram daquele festival, como "Domingo no Parque" (Gilberto Gil), "Roda Viva" (Chico Buarque), "Alegria, Alegria" (Caetano Veloso), "Maria, Carnaval e Cinzas" (interpretada por Roberto Carlos) e "O Cantador", de Dori Caymmi e Nelson Motta, que deu o prêmio de melhor intérprete a  Elis Regina.  Foi mesmo um super festival.
                     "Era um, era dois, era cem,  Era o mundo chegando e ninguém..."  E que fechava com: "Quem me dera agora / Eu tivesse a viola / Pra cantar..."





                      Eduardo de Góes Lobo é filho do compositor Fernando Lobo e começou na música tocando acordeão, mas acabou contrariando seu pai e se interessando por violão. Iniciou carreira em 1960, fortemente influenciado pela bossa nova, e até fez uma parceria com Vinicius de Moraes (amigo chegado da família) com quem compôs "Só Me Fez Bem".   Mas o apelo gerado pela luta contra a ditadura era forte,  e Edu preferiu a parceria de Ruy Guerra, para as composições engajadas "Reza" e "Aleluia", belíssimas canções.
                     O caminho musical eram os festivais, nos quais Edu Lobo brilhou, ganhando em l965 (com Vinicius) através da canção "Arrastão", magnificamente interpretada por Elis Regina, e depois com " Ponteio" em 67.
                     E paralelamente, dedicava-se a compor trilhas para espetáculos teatrais, entre eles o histórico "Arena Conta Zumbi", ao lado de Gianfrancesco Guarnieri.  Mas aí Edu se mandou para uma temporada nos Estados Unidos. E no retorno ao Brasil, seu brilho reapareceu em obras ligadas ao teatro e ao ballet.
                   Na sequência de composições, Edu Lobo superou a marca de 170 canções, quase todas conhecidas e interpretadas por gente famosa, como Milton Nascimento, Jane Duboc, Gal Costa, Simone, Gilberto Gil,  Zizi Possi (foto acima), Sylvia Telles, Blitz,  Maria Bethânia,  MPB4, Nana Caymmi, Lucinha Lins, Rosa Maria, Joyce e dezenas de outros.



     




 


          Os críticos apontam estas como as dez mais importantes canções de Edu Lobo :  "Ponteio" (com Capinam),  "Arrastão" (com Vinicius de Moraes), "Upa, Neguinho" (com Gianfrancesco Guarnieri), "O Circo Místico" (com Chico Buarque), "Choro Bandido" (também com Chico),  "Beatriz" (mais uma com Chico), "Pra Dizer Adeus" (com Torquato Neto),  "Aleluia" (com Ruy Guerra),  "Lero Lero" (com Cacaso) e "Reza" (com Ruy Guerra).





                                                               
                 Na vida particular, vale destacar que Edu casou-se com a cantora e musicista Wanda Sá, com quem teve três filhos: Mariana,  Bernardo (que também é músico) e Isabel. O casamento com Wanda durou 13 anos e terminou 1982.


VEJA COMO ERAM OS FESTIVAIS


            A vítoria de "Ponteio" no Festival da Record de 1967. Curta aqui o incrível barulho na grande final, com torcidas divididas, vaias e aplausos. E no fim, os gritos de "Já ganhou" para Edu Lobo e Marília Medalha

                    

AS MELHORES DO FACEBOOK

           Nada escapa dos olhos críticos dos amigos do Facebook. Vejam o que a postagem de Regina Di Nardo foi  buscar no
 "Dia do Amigo"