Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 15 de julho de 2014

A sensação da Feira do Livro


        A modelo Angélica Oliveira, de 19 anos, quebrou a mesmice das edições anteriores da Feira do Livro, em Porto Alegre. Ela lançou hoje, no recinto da Feira, o projeto "Livro Vivo", que acabou centralizando todas as atenções. Angélica se apresentou apenas de calcinha, e com o corpo coberto por poemas de Mário Quintana e Vinicius de Moraes. Foi um alvoroço geral.
        " Eu gosto de me expor e as pessoas gostam de poesia" - justificou a modelo, que já é bastante conhecida na capital gaúcha, como a "garota com curvas de ninfeta".  O sucesso foi total !

Nosso tenis não deslancha mesmo

       Não tem jeito mesmo. Não consigo me empolgar com o tênis brasileiro. Quando começo a achar que "agora vai" sempre ocorre alguma coisa ruim. Tanto no masculino como no feminino. É um passo pra frente e dois pra trás.
         Como aconteceu hoje com a nossa Teliana Pereira (foto). Ela foi vice num torneio disputado na França, perdeu a final jogando bem.   Mas hoje, estreando na Suécia, no WTA de Bastad,  teve que abandonar o jogo com 28 minutos, por conta de dores musculares. Dá pra acreditar ?
        Teliana é a 88ª do mundo e estava enfrentando a 204ª do ranking, a cazaque Yulia Putintseva. O jogo começou e Teliana sofreu duas quebras de saque, mas conseguiu reagir e devolveu uma queda. Perdia por 3 games a 1, mas estava bem no jogo. Mas aí vieram as dores mais fortes e a pernambucana não aguentou mais.
          Putintseva  foi "praticamente de graça" para as oitavas-de-final, para enfrentar a alemã Dinah Pfizenmaier (134 do ranking), que hoje derrotou a eslovena Polona Hercog (58ª) por dois sets a zero, com parciais de 7/5 e 7/6.
          E eu fico me perguntando qual será o futuro de Teliana ?

Campeões mundiais já estão em casa


         Mais de 500 mil pessoas foram nesta terça-feira ao Portão de Brandemburgo, símbolo de Berlim, para receber a Seleção Alemã, nova tetracampeã mundial de futebol. Nem a primeira visita do papa alemão Bento XVI atraiu tanta gente, em 2005, logo após a sua eleição no Vaticano.  E, certamente esta é mesmo a maior festa do futebol germânico em todos os tempos.
          Os jogadores desfilaram em caminhão aberto, semelhante aos usados nos desfiles de carnaval de lá. Eles e os torcedores cantavam músicas "alfinetando" argentinos e brasileiros, que foram por eles derrotados nesta Copa.

Por aqui, começam a surgir os "podres"

          Enquanto os alemães festejam a conquista do título, aqui no Brasil os jogadores começam a soltar revelações que poderão explicar a queda de produção tão brusca que a Seleção acusou. O fato é que o relacionamento do técnico Felipão com o grupo não era aquele que se anunciava. Especialmente depois que o treinador disse a um grupo de jornalistas que o grupo estava "abalado emocionalmente, por jogar uma Copa em casa."
           O fato é que Felipão desta vez falou demais. Outra "bola fora" dele foi ter dito, após o jogo com o Chile,  que  "trocaria 1 dos 23 convocados, se pudesse fazer uma nova convocação" naquele momento. Ele não disse o nome, mas todos os jogadores ficaram descontentes.
           Jô, Hernanes e Maxwell se sentiam desprestigiados.  E Hulk revelou que só não jogou contra o México "porque Felipão não quis". Ele havia sentido algumas dores musculares na coxa esquerda, mas agora diz que tinha plenas condições para jogar.  Felipão chegou  a dizer que não escalou Hulk, "porque ele estava inseguro".
            Podem estar certos de que ainda vão surgir coisas de arrepiar os cabelos sobre esta campanha da Seleção Brasileira.  Inclusive com relação a contusão de Neymar.  Muitos torcedores ficaram furiosos, depois que viram estas fotos do craque com uma mochila sobre as costas machucadas. E convenhamos, "pegou mal mesmo".







A nossa "bolinha" está de volta

      Copa do Mundo é passado, e o Brasil volta a pensar no seu Campeonato Nacional. Já vimos no Mundial que a "nossa bolinha" está curtinha mesmo. Mas é o que temos. Em nome da rivalidade, retornamos à nossa realidade. E daqui a pouco já teremos bola rolando.
       Para hoje está programado o retorno da Série B, na sua décima rodada, inclusive com o nosso representante Paraná Clube em campo, a partir das 19h30m, no Independência, em BH, contra o América Mineiro. As novidades paranistas são os reforços de Paulinho (lateral) e do meia Tulio Souza. O técnico Claudinei Oliveira está animado. Mas o América do centroavante Obina é o favorito da partida. Os americanos estão em quarto lugar, enquanto os paranaenses, com apenas 9 pontos, voltam na Zona de Rebaixamento.
                                 
       O destaque da rodada será o jogo do Vasco com o Santa Cruz, que será disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 21h50m. Como novidade, teremos a estréia de Kleber Gladiador (foto), vindo Grêmio Portoalegrense.
        Os outros jogos de hoje pela Série B serão : às 19h30m - Ponte Preta x Portuguesa, Vila Nova-GO x Boa Esporte,  Náuti9co x Sampaio Corrêa e Avaí x Atlético Goianense.  às 21h50m - Luverdense-MT x ABC, Oeste x Icasa, Ceará x Joinville e América-RN x Bragantino.  

Série A volta amanhã e quinta

             Já a Série A, o chamado Brasileirão, só retorna amanhã ao convívio dos torcedores. Teremos seis partidas na quarta-feira e mais três na quinta. Os dois paranaenses jogam amanhã. O Coritiba em casa, contra o Figueirense, às sete e meia da noite, e o Atlético às dez, contra o Flamengo em Macaé.
             Ainda amanhã, teremos Sport x Botafogo, Grêmio x Goiás, Bahia x São Paulo e Criciúma x Fluminense. Para quinta-feira estão programados os jogos Corinthians x Inter, Santos x Palmeiras e Cruzeiro x Vitória.
              A grande expectativa é quanto a presença do público. Depois do fracasso do Brasil na Copa, estima-se que  muitos torcedores poderão estar de "saco cheio" de futebol. As novidades maiores são os retornos de três jogadores que estavam no Exterior: Kaká, emprestado ao São Paulo;  Giuliano, comprado pelo Inter; e Maicosuel, que o Atlético Mineiro foi buscar na Europa.