Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

The Voice Brasil supera edição do ano passado !

 
               Só pelas expressões emocionadas dos "técnicos" Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Michel Teló e Lulu Santos já dá pra ver como foi boa a segunda edição do "The Voice Brasil 2015", realizada ontem à noite pela Globo. Me arrisco a dizer que o nível está muito melhor do que o do ano passado.


                Vários candidatos bons se apresentaram, vindos de todas as partes do Brasil. Como tem gente que canta bem neste nosso País, hein ? Em meio a muitos intérpretes bons, ontem fiquei com a capixaba Tabhata Fher como a melhor da noite. "Arrebentou" cantando a velha mas sempre linda canção  "Marina", de Dorival Caymmi.  Ela já é profissional, vive cantando direto no Japão. Thabata escolheu Claudinha para sua treinadora (foto).  Podem acreditar que vira mais gente boa nas próximas edições.
    É A NOVA CARA DA SELEÇÃO
 
     Concordo com o que disse o comentarista JB Faria, agora ao meio-dia na Paiquerê. Também acho que, com qualquer treinador, a Seleção Brasileira será isso que aí está. É a nova realidade do futebol nacional. Jogadores limitados, com pouquíssimos craques. E uma horrível estrutura,  reunindo os jogadores três dias antes de cada jogo. Melhora um pouco quando joga o Neymar. Mas não devemos esperar muito mais do que isso.

Agora querem prender Messi

        De repente, parece que todas as pessoas ligadas ao futebol viraram marginais. Depois de pedir a prisão do pai do jogador Lionel Messi, a Procuradoria da Espanha agora quer prender o próprio atleta do Barcelona, por fraude fiscal de 4 milhos de euros. A promotoria quer 22 meses de cadeia para o craque argentino.

Os fracassos de Brasil e Argentina

 
É claro que, como todos os brasileiros, também fiquei chateado com a derrota da Seleção na largada das Eliminatórias Sul-Americanas. Até custei um pouco mais pra dormir, pensando no que aconteceu em Santiago.
 
Entretanto, a Argentina também perdeu. E em casa, o que é muito pior. Mas nem por isso devemos achar que brasileiros e argentinos deixaram de ser grandes forças do futebol do Continente. Penso que a explicação mais aceitável é esta que os jornais do mundo inteiro estão utilizando hoje, como vemos nas reproduções abaixo: as ausências de Messi e Neymar.
 
O próprio Barcelona está se atrapalhando todo sem Messi e as vezes sem Neymar. São jogadores decisivos, que fazem muita falta a qualquer time. São atletas de exceção. Os outros são mais ou menos iguais.
 


      O Brasil ainda não se acostumou a ficar sem ela, que nos deixou há pouco mais de seis meses. Doutora 'honoris causa' em folclore. Uma mulher que o País inteiro conhecia. Ela está fazendo muita  falta mesmo

            I N E Z I T A       B A R R O S O

    
                     


                INEZITA BARROSO foi realmente uma das artistas mais importantes do País nos últimos cinquenta anos. Cantora, atriz, instrumentista, folclorista, professora, bibliotecária e apresentadora de rádio e TV. Quanta coisa fez esta mulher, hein ?  O programa "Viola minha viola" está fazendo uma falta danada.

A paulistana Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu numa família abastada e apaixonada pela cultura, especialmente pela música brasileira. O vídeo que ilustra esta postagem foi gravado em 1982 e nos mostra Inezita no auge, em pleno vigor, cantando "MARVADA PINGA".
O sobrenome Barroso veio do seu casamento aos 22 anos, com o advogado cearense Adolfo Cabral Barroso.  
 
 
              O sucesso veio logo no primeiro disco, com o clássico samba "Ronda", de Paulo Vanzolini, e a caipiríssima "Moda da Pinga" de Ochesis Laureano e Raul Torres. Mas antes de se tornar cantora profissional, Inezita se formou em Biblioteconomia, na primeira turma de graduação da Universidade de São Paulo.
               Na verdade, a música sempre esteve presente na vida de Inezita, que começou a cantar, tocar violão e viola logo aos sete anos.



    Inezita Barroso gravou 80 discos, entre 78 rpm, vinil e CDs.  Foi reconhecida também como atriz de teatro e cinema. Ganhou o Troféu Roquete Pinto como melhor cantora de rádio; o prêmio Guarani como melhor cantora em disco; e o Prêmio Saci de Cinema.
            Em 2003, foi condecorada pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com a Medalha Ipiranga, recebendo o título de "comendadora da música de raiz".
 
 
        Por 35 anos, de 1980 até a sua morte, agora em 2015, INEZITA BARROSO apresentou sempre com grande sucesso o programa de música de raiz, "VIOLA MINHA VIOLA", pela Tv Cultura de São Paulo. Foi o seu adeus ao grande público.
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK


           Vejam que coisa linda a postagem que encontrei na página da amiga londrinense Rose Locateli. Menina iluminada esta !