Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Problemas no treino da Colômbia

      Já "pintou" problema nos treinos das seleções. Foi no primeiro ensaio dos colombianos, nesta segunda-feira no Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia.  A Fifa distribuiu mil ingressos e tudo corria bem, até que apareceram quatro vagabundos, que tentaram roubar os torcedores colombianos que assistiam o treinamento.  Houve correria.
       Mas os seguranças agiram com rapidez e recolheram os bandidinhos, todos menores.

O medo das contusões cresce

 
 
       E entramos na semana da largada da Copa do Mundo. Agora, é só esperar mais um pouquinho. Em três dias a bola rola e a gente vai poder ficar sabendo quem realmente tem condições de brigar pelo título. Mas nestas horas finais da preparação, o que se observa é o crescimento do medo (é quase um pânico) das terríveis contusões.  Sempre houve isso, na Copa do Mundo.  Mas parece que desta vez o temor é muito maior. Também pudera, a cada dia surge a notícia de que mais um craque "está fora da Copa".
         E na Seleção Brasileira o clima não é diferente. É nítida a preocupação de inventar treinamentos que não exponham tanto os nossos jogadores. Assim, os treinos são sempre monitorados, em claro ritmo light. Mesmo assim, é só um jogador gemer que o departamento médico inteiro corre pra cima deles. Especialmente se o jogador tiver a importância de Neymar.
         Logo no começo do treino de hoje, o camisa 10 caiu com a  mão no tornozelo direito. E foi aquela correria. Teve gente que até rezou para que não fosse nada sério. E não foi mesmo. Momentos depois, Neymar estava correndo e driblando normalmente. Fez até gol de falta. Mas Felipão continuou gritando: "Calma pra não machucar. Pelo amor de Deus."
        Medo das contusões a parte, parece que a Seleção está mesmo pronta e confirmada para enfrentar a Croácia, na estréia de quinta-feira no Itaquerão: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.
          No coletivo de hoje, Felipão fez testes de posicionamento, ensaiou jogadas e deixou claro que "o time é esse aí que o povo já decorou".  O treinador ficou contente, porque o aproveitamento da bola parada melhorou, tanto ofensiva como defensivamente. E porque dois dos quatro gols marcados surgiram de jogadas ensaiadas. E quando o técnico soltou mais o treino, a bola rolou de pé em pé.
           Detalhe importante foi proximidade que a Seleção está mantendo com o torcedor. E hoje não foi diferente.

          O que é que eu acho de tudo isso: Acho que já não é mais hora própria para mudanças. Felipão está certo. O mais correto é manter a escalação e pagar pra ver no jogo com os croatas.

Os outros também se protegem

          As outras seleções também mostraram muito preocupação com possíveis contusões, nesta segunda-feira. Treinos fechados, folga em meio período, passeios e muito descanso. Os próprios croatas (foto), nossos adversários na estréia, estão assustados. E com absoluta razão pois já tiveram que cortar três jogadores por problemas de lesões. E ainda não poderão contar com seu craque Mandzukic, que terá que cumprir suspensão no primeiro jogo.


          Os argentinos desembarcaram em Belo Horizonte no fim da tarde. Messi (foto) estava alegre e confiante. Mas não houve entrevistas. Os jogadores seguiram direto para a Cidade do Galo, onde estão concentrados. Amanhã começam a treinar. O primeiro ensaio será no Estádio Independência, com portões abertos para 4 mil torcedores. A  Fifa exige que pelo menos um treino seja aberto ao público.


           Os uruguaios também chegaram hoje a BH, mas seguiram direto para  Sete Lagoas, cidade escolhida para concentração. A atração no desembarque foi Luis Suárez (foto), que passou por uma cirurgia mas parece estar recuperado. O técnico Oscar Tabarez chegou dizendo que "viemos com uma equipe muito forte, mas todas as outras seleções do nosso grupo também são fortes.      


            O time da Costa do Marfim preferiu o descanso de Águas de Lindóia, para chegar inteira ao jogo de estréia, sábado contra o Japão. Vi pela televisão a despedida deles, contra El Salvador. E não gostei. Parece que os africanos já não são os mesmos de outras Copas. Tirando Didier Drogbá (foto), a Costa do Marfim não tem nada de bom.



             A Seleção do Equador desembarcou agora há pouco na capital gaúcha (foto). O vôo atrasou duas horas. A concentração dos equatorianos será em Viamão, na Grande Porto Alegre. Todos estão decepcionados com o corte de Segundo Castillo, que se machucou no amistoso com o México, na semana passada.





         Os jogadores espanhóis parecem estar muito felizes em Curitiba.  Adoraram o CT do Cajú, que pertence ao Atlético Paranaense.  Eles chegaram ontem à noite e já treinaram hoje (foto). Com Diego Costa, inclusive. O técnico Vicente Del Bosque disse que está projetando o time para enfrentar a Holanda, sexta-feira em Salvador. A recepção na capital paranaense foi muito boa. Os espenhois ganharam kits e muito presentes, inclusive uma miniatura da Arena do Atlético




Morte de Jorge Scaff entristece Londrina

    Morreu no começo da tarde desta segunda-feira, no Hospital do Coração, o amigo Jorge Scaff, ex-vereador e ex-prefeito de Londrina. Ele havia sofrido um enfarto, há dez dias, e estava tentando sobreviver. Mas por volta de meio-dia e meio de hoje, não resistiu.  O velório começa às 19 horas, na Câmara Municipal.
       Jorge fez tanta coisa em Londrina que é até difícil enumerar. Na política, foi presidente da Aliança Renovadora Nacional (Arena), por cinco anos, quando se elegeu pela primeira vez para a Câmara. Mais tarde, voltou a ser vereador pelo PDT.  Foi presidente da Câmara Municipal e assumiu um "mandato tampão", quando o prefeito Antônio Belinati foi cassado.
       Na parte social da cidade, Scaff destacou-se como presidente do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense por 23 anos, sendo o grande responsável pelo crescimento do clube, especialmente com a sede campestre.
       Mas foi no esporte que Jorge Scaff, ainda moço, começou a ganhar notoriedade maior na cidade. Foi quatro veses treinador do Londrina Esporte Clube. Antes disto já havia sido jogador e técnico do do Britânia de Curitiba e do Clube Atlético Paranaense. Em suma, Scaff teve uma vida intensa, com grandes realizações. Nos deixa agora aos 84 anos. Era fiscal aposentado da Receita Federal.  Que descanse em paz.
                         ACP QUER VOLTAR COM TODA A FORÇA
           Recebo a grata notícia de que o Atlético Clube Paranavaí já está trabalhando para voltar ao Campeonato Paranaense com toda força. Para tanto, já contratou dois grandes profissionais: o fisicultor Billy De Paula e o técnico Lio Evaristo, que certamente darão grandes alegrias aos torcedores do Vermelhinho do Fim da Linha. O gerente de futebol é  Rafael de Souza, que aparece ao centro. Sem dúvida, uma boa equipe. A meta é retornar à Primeira Divisão.

Salve a Camila e o Tarciso

                          
 
      Com muita alegria, abro o Blog nesta segunda-feira mandando beijos e abraços para minha querida filha Camila e meu estimado genro Tarciso, que estão festejando suas Bodas de Algodão, com dois anos de feliz casamento.
         Gostaria muito de poder estar em Ribeirão Preto, onde os dois residem, mas na impossibilidade fico aqui pedindo a Deus muitas bênçãos e cada vez mais felicidade pra eles. Camila, ex-jogadora de vôlei do Londrina Country Clube e das seleções de base da nossa Londrina, hoje é uma medica da área bariátrica e está ligada ao trabalho que a USP. Ela se prepara para inaugurar a sua clínica.
          E o Tarciso também está ligado a USP, na área de ragiologia.  Além de competente profissional, é também um desportista. Bate sua bolinha toda a semana.  Mas ele ainda comanda a parte técnica do meu Blog. É um homem do nem, gente muito boa. A minha benção aos dois, neste dia tão bonito !