Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Deu Argentina, mas só nos pênaltis





          Foi dramática a classificação da Argentina para as semifinais da Copa América 2015.  Por muito pouco não tivemos a vitória do anti-futebol praticado pela Colombia, que suportou um verdadeiro massacre e segurou o zero a zero no tempo regulamentar, levando a definição para os pênaltis. Ainda assim, os argentinos sofreram para conseguir a classificação, vencendo por 5 a 4 após  14 cobranças efetuadas pelas duas seleções. Tevez fez o gol que garantiu a permanência da Argentina na competição.


         Arbitragem ruim do mexicano Roberto Garcia, que deixou passar muitas faltas e fez de tudo para não expulsar ninguém, o que acabou conseguindo. Viña del Mar se despediu desta Copa América sediando um jogo que, se não foi bom em termos de qualidade, ofereceu muita emoção.

          O final dramático pelo menos serviu para marcar o abraço emocionado de Messi e Tevez, supostos desafetos, como se vê na foto abaixo.

         A Argentina fica aguardando agora o vencedor de Brasil x Colômbia, jogo marcado para amanhã às 18h30m em Concepcion, com promessa de mais tensão. 

         



        Com uma torcida assim, 
o Londrina não precisa de inimigos


                   Desta vez vou ter quer dar razão ao gestor do Londrina, que  declarou um dia destes que é melhor jogar com o Estádio do Café fechado do que jogar em Maringá ou em outra cidade qualquer.  Estou começando a entender seus motivos, que não só financeiros.   Afinal, foi só jogar a primeira no Estádio Willie Davids e a sua torcida já "aprontou" de novo. Resultado: julgado hoje pelo STJD, o Tubarão perdeu mais um mando de jogo.

                  A punição deve-se ao fato de duas bombas terem explodido nas arquibancadas do "Willie Davids", na partida contra o Tombense.  Além de perder um mando, o LEC foi multado em R$ 10 mil. O "passado" pesou na decisão do STJD, que não tolera reincidências. O advogado Osvaldo Sestário vai recorrer, mas já deixou o seu recado: "É preciso conscientizar a torcida" - disse ele.

    Atriz juvenil
 caiu do cavalo




           A jovem atriz Larissa Manoela (a Maria Joaquina da novela Carrossel) sofreu um acidente nesta quinta-feira, durante as gravações da sua atual novela ("Cumplices de um Resgate").  O elenco todo estava gravando cenas em Atibaia, quando Larissa, que tem 14 anos, caiu de um cavalo e passou a reclamar de dores no pescoço.

            Ela foi inicialmente levada a Santa Casa de Atibaia, sendo posteriormente transferida para internação no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está sendo submetida a exames. Mas a princípio, não há maior gravidade.

           As fotos mostram Larissa Manoela recebendo prêmios pela participação no Carrossel e agora, já mais mocinha, como participante de "Cumplices de um Resgate".


    Ah, que saudade do Oscar !




      Acho que o meio-campista Oscar é o jogador que mais se valoriza no mundo sem jogar. E que quando a gente vê essa Seleção Brasileira toda enrolada é que a gente sente como ele é bom de bola.

   DILMA SE DIZ VÍTIMA DE MACHISMO


 
    "Você já ouviu alguém dizer que um presidente homem se intromete em tudo ?  Eu nunca ouvi. Acredito haver um pouco de viés de gênero. Sou descrita como uma mulher dura e forte, que põe o nariz onde não é chamada e sou cercada por homens fofos" - disse ironicamente a presidente Dilma Rousseff  em entrevista ao jornal norte-americano Washington Post.

    O consumo de cocaína no Brasil é maior que nos Estados Unidos. E mais: é quatro vezes maior que a média mundial. Será que também vão culpar o PT por causa disto ?

Não é tudo isso, não

       Paolo Guerrero passou as oitavas-de-final inteiras sem, fazer nada. Agora, pegou uma moleza e fez três gols contra a Bolívia. Vai sair da Copa América como  grande artilheiro. Quero ver ele fazer três gols jogando pelo Flamengo, contra qualquer time do Brasil.
 

          É mesmo muito "cara de pau" esse Joseph Blatter. Depois de tudo, o homem está afirmando que não renunciou a presidência da Fifa, mas apenas colocou seu cargo a disposição do Congresso da entidade.  Será que não existe um homem no mundo capaz de dizer na cara de Blatter que ele é um sem vergonha ?
       Vejo vários amigos acreditando que a Colômbia vai fazer hoje à noite, com a Argentina, o que fez contra o Brasil, quando ganhou de 1 a 0. Não tem jeito, não. Muito cobrados, os argentinos vão golear os colombianos.  A semifinal vai ser mesmo Argentina x Brasil. Podem me cobrar
         "Ouve o canto Gauchesco e brasileiro /  Desta terra que
eu amei desde guri ..."
Todo o gaúcho que se preza, sabe cantar pelo menos um pedacinho desta canção, que se chama "CANTO ALEGRETENSE" e que teve seus versos escritos por NICO FAGUNDES, que nos deixou ontem, aos 80 anos. E uma das bandas mais queridas do Rio Grande do Sul chora a perda de  seu integrante mais querido. Vamos conhecer um pouco desta banda

                   O S     F A G U N D E S

                       

            Uma família inteira que se dedica ao nativismo, numa paixão alucinada pelo Rio Grande. E quatro deles criaram em 2001 a banda OS FAGUNDES, composta por Bagre Fagundes ,  seus filhos Neto e Ernesto e o querido irmão Nico, que ontem foi chamado pelo "Patrão lá de cima". O lançamento oficial do CD de estréia do grupo ocorreu no velho e tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre, onde todos residiam.   Mas antes disso, a família já havia se reunido para gravar  dois discos, ainda sem adotar o nome "Os Fagundes" : em 1986, o "Fagundaço", e em 1996, o "Natal Luz".  Na verdade, todos eles sempre tocaram e cantaram como profissionais. 

 
Bagre Fagundes  e Nico Fagundes (sentados) foram os autores do "CANTO ALEGRETENSE". Nico escreveu os versos que Bagre musicou. Neto e Nico fazem o vocal, e o resultado está no vídeo que abre esta postagem, numa execução da banda, que é complementada por Paulinho Fernandes (violão e guitarra), Leandro Rodriguez (acordeon), Lucas Esvael (Baixo) e Ricardo Arenhalth (bateria).  Vale ressaltar que a canção é uma linda homenagem a cidade de Alegrete, berço natal da família Fagundes.
 
 
E a banda tem vivido outros momentos de grande emoção, participando sempre dos grandes eventos tradicionalistas no Estado. Em 2004, o grupo lançou o seu segundo álbum, que se chamou "Para Todas as Querências".  E já no ano seguinte foi gravado ao vivo no Theatro São Pedro  o álbum "Os Fagundes ao Vivo", num show que contou com as participações especiais de Renato Borghetti, na canção "Querência", e de Teixeirinha Filho, em "O Colono". 
 

                Mas, paralelamente ao seguimento da vida da banda, os membros da família foram dando sequência às suas atividades normais. E coube a Neto, que tem carreira-solo de cantor, apresentar ao lado de seu tio Nico, um dos melhores programas da televisão gaúcha há muitos anos: "Galpão Crioulo". E isso fez com os dois ficassem muito mais próximos do grande público, através de um contato semanal, em que são apresentados outros artistas gaúchos. E Nico conseguiu permanecer assim até praticamente o final da sua vida, mesmo depois de enfrentar um AVC, logo no começo do século, e uma infecção geral no organismo, surgida em 2010, quando ele chegou a ficar em coma induzido.




                               Todo o Rio Grande do Sul sabia que o estado de saúde de Antônio Augusto da Sila Fagundes, o NICO, não era nada bom. Mas pude sentir como o povo torcia e rezava para que ele continuasse ali, ao lado do sobrinho Neto, conversando com as pessoas, usando aquelas expressões bem gauchescas e sempre dizendo ao final do programa:
 
"BOA SEMANA, GAÚCHOS E GAÚCHAS DE TODAS AS QUERÊNCIAS".  

AS MELHORES DO FACEBOOK


     Esta veio da cidade do Rio Grande (RS),  postada por meu primo Mauro Porto. Garanto que pouca gente por aqui viu um churrasco como este. Que tal comer um boi inteiro ?