Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


                            O BRASIL JÁ ESTÁ EM SOCHI
       Os atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 já estão na cidade russa de Sochi, sede do grande evento. A bandeira brasileira foi hasteada hoje por soldados russos na Vila Olímpica de Rosa Kuthor, quando foi executado o Hino Nacional. Os primeiros brasileiros a chegar foram os integrantes da equipe de Bosled.
         Durante a solenidade, foi anunciado que a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura será Jaqueline Mourão, atleta do biatlo e do cross country. É a terceira vez que Jaqueline disputa as Olimpíadas de Inverno
       Os Jogos de Sochi começam daqui a três dias e serão disputados de 7 a 23 deste mês.

Só falta agora o Paulistão parar !

         Só falta o Campeonato Paulista parar porque um bando de delinquentes invadiu o treino do Corinthians. É o que está sendo falado por aí. Ora, se um grupo de vagabundos tem o poder de provocar a paralização do Paulistão, então o futebol de São Paulo, que já não está nem disputando a Libertadores, está quebrado mesmo.
          E o que é que profissionais do Santos (Edu Dracena), do Palmeiras (Fernando Prass) e de outros clubes têm que ver com os problemas dos jogadores do Corinthians ?  Vocês acham que, se a torcida da Penapolense tivesse invadido o campo e batido no seu time, os corinthianos iam fazer alguma coisa ? Nem pensar.

Super Bowl foi um blefe

        Acho que nem os apaixonados norte-americanos conseguiram se empolgar com a final do Super Bowl 2014. O que era para ser uma partida dramática e emocionante, se transformou num jogo mole e fácil, como bem mostra o placar final: Seattle Seahawks  43 x Denver Broncos.
         Parecia até um treino.  Muito barulho para pouco espetáculo. Mais de 80 mil torcedores no MetLife de Nova Jersey e milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo viram o jogo, tão sem graça quanto o zero a zero do Londrina com o Operário, domingo passado no Estádio do Café.
 
        Acho que eu dou azar com o futebol americano. Não consigo ver um bom espetáculo deste esporte. Falta dinamismo para a modalidade. O jogo pára a toda a hora. Não há sequência. É um esporte que só vive das ações violentas que surgem toda a vez que a bola  (que na verdade nem é bola) é movimentada. Se depender de mim, o futebol americano morre de fome.

O que os "cegos" da TV não enxergam

          Estamos a um mês do Carnaval, mas pouco se vê na televisão sobre o assunto. Onde estão os produtores, que não colocam na telinha  programas que mostrem a preparação dos foliões ? Certamente seria do agrado dos telespectadores, que já estão de saco cheio de tanto ver séries e novelas, jornais que só mostram violência e futebol de baixa qualidade.  Mas a TV brasileira não tem produtores criativos, esta é que é a verdade.

          Antigamente, quando não existia televisão, as emissoras de rádio se encarregavam de promover o Carnaval, mostrando os preparativos, com os sambas e marchinhas que seriam cantados nas ruas e  nos bailes. Quando o Carnaval começava, o povo já estava a mil por hora, louco pra brincar. Mas hoje ninguém mais faz esse trabalho de criar um clima para a folia. Por que é que esse gordo babaca do Faustão não faz isso, ao invés de apresentar aqueles quadros sem graça de todos os domingos ?
          Programas sobre a história do Carnaval, dos blocos e da escolas seriam muito bem vindos. Seria muito melhor do que ver aquela mesmice do Silvio Santos, "cantando" a Helen Ganzarolli. Ou do que assistir os casos violentos e escandalosos do "Fantástico". 
            É por essas e por outras que o Carnaval morre um pouco mais a cada ano.

Troféu "Luiz Edmundo Samartano"



      Foi uma festa bonita e uma homenagem justa. No último final-de-semana foi realizado no Círculo Militar de Curitiba o Torneio de Tenis "Luiz Edmundo Samartano", londrinense que faleceu recentemente na Capital. Foi tudo muito bonito. "Lá em cima", o Luiz Edmundo deve ter vibrado, especialmente quanto viu Marcelo, seu amigo e parceiro de tenis, entregando um troféu à sua filha Mirian Zorzato Samartano Ribeiro, que foi a Curitiba para o evento.  

Pérolas que o Facebook nos traz


     Acho até que esta postagem do amigo Roberto Avila já esteve neste espaço que dedico ao Facebook. Mas ela é tão espirituosa que vale a pena repetir