Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Câncer de Lula regrediu 75 por cento

                                         Lula com os médicos, no Hospital Sírio-Libanês (Folhapress)

                O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai dormir no Hospital Sírio-Libanês, esta noite. Mas vai dormir feliz. Agora há pouco, ele ficou sabendo que o seu tumor na laringe regrediu 75%, graças a quimioterapia a que ele está sendo submetido há quase dois meses.
                 Lula chegou hoje cedo ao Hospital Sírio-Libanês para submeter-se a mais uma sessão de quimioterapia. Mas os médicos resolveram realizar primeiro os exames, que acabaram registrando a regressão do tumor. E a quimioterapia (a última do ano), acabou ficando para amanhã cedo.

Show africano nas nossas ruas

              São Pedro colaborou e a manhã de domingo foi o cenário perfeito para a 11ª Prova Pedrestre de Londrina. Apesar do horário (muito cedo) uma boa parcela de londrinenses foi para as imediações do Lago Igapó, e acabou assistindo a um verdadeiro show dos africanos, que dominaram plenamente a prova.
              Barnabas Kiplagat (Quenia) ganhou a prova masculina, e outra queniana (Nancy Jepkosgei) venceu a disputa feminina, ao longo dos 10 mil metros. Mais de 1230 atletas participaram. Os vencedores dividiram o prêmio total de R$ 15 mil. A prova fez parte da festa pelos 77 Anos de Londrina e também pelos 40 Anos da UEL. Foi uma bela festa.

Volei de Londrina não começou bem

              O time masculino de Londrina teve um mau começo na Superliga de Volei, perdendo de 3 a 0 para Cimed/Sky, domingo à tarde no Moringão. O time de Florianópolis é forte, mas nesta partida poupou seus melhores jogadores, como Giba, Gustavo e Bruninho. Ainda assim, ganhou fácil: 25/17, 25/21 e 25/22.
              É claro que foi só o primeiro jogo. O time pode melhorar. Mas amanhã já tem jogo de novo, e fora de casa. Os londrinenses vão a Belo Horizonte, para enfrentar o Vivo Minas, que também estreou perdendo para o São Bernardo. Por enquanto, estamos em penúltimo lugar, a frente apenas do Juiz de Fora.
              E não dá para reclamar da torcida. Mais de duas mil pessoas enfrentaram o calor infernal do Moringão numa tarde quente de verão, para apoiar o Londrina/Sercomtel/MartMinas. Mas o time não mostrou qualidade.

Um time só ganha embalo jogando

            Tenho afirmado aqui, constantemente, que um time só consegue ficar realmente embalado quando faz um jogo atrás do outro. Sempre fui contra essa história de poupar jogadores, como fazem hoje os grandes clubes brasileiros. Parece até que nossos craques são fracos fisicamente. Jogam uma partida e têm que descansar uma semana. No passado não era assim. O fantástico Santos da "Era Pelé" jogava três vezes por semana, viajando constantemente pelo Brasil e pelo Mundo. E jogava tudo aquilo.
            Neste Mundial de Clubes, poderemos comprovar esta tese que defendo. O Santos está parado, só treinando, há duas semanas ou mais. Ainda assim, fico sabendo que jogadores foram poupados do treino de hoje no Japão, porque sentem dores. Será que o Peixe se preparou adequadamente ?
            Do outro lado vejo o Barcelona, que disputou o duro clássico com o Real Madri ainda no último sábado, e só então viajou para a Ásia. Chegou e já está fazendo seu segundo treino. Mas o time do técnico Guardiola vem animado pela grande vitória sobre o Real. Não nos parece que o Barça chega ao Mundial muito mais embalado que o Santos ?

Escolha errada

             Depois de conduzir brilhantemente o modesto Figueirense no Campeonato Brasileiro (foi o sétimo colocado), o técnico Jorginho deveria tentar se transferir para um grande clube brasileiro, para confirmar sua capacidade e sua evolução. Entretanto, confirma-se agora a notícia de que ele vai trabalhar no Kashima Antlers, do Japão.
              Sei que Jorginho já jogou no Kashima (entre 95 e 98) e que os japoneses pagam muito bem. Ainda assim, acho que sua ida para a Ásia é um retrocesso profissional. O Japão é para técnicos como Osvaldo de Oliveira, que está deixando o Kashima para dirigir o Botafogo. Para Sergio Soares, que está indo para o Cerezo Osaka. Ou mesmo para Nelsinho Baptista, que andava em fase baixa no Brasil. Para técnicos de porte médio.  Mas o futebol japonês não é o ideal para um treinador emergente, como Jorginho. Acho que ele vai sumir do mapa por uns tempos. E talvez não tenha outro momento como o atual.

Faltou ética e respeito

             Fernando Henrique Cardoso concedeu entrevista, hoje cedo em São Paulo, e passou a maior parte do falando tempo sobre Dilma Rousseff. Fez cobranças e críticas, achando que está faltando maior responsabilidade do governo, diante das denúncias contra ministros. Destacou que em seu governo "não existia tolerância", e que seus auxiliares eram obrigados a deixar o cargo, quando eram confrontrados com denúncias.
             Não pegou bem esse papo do ex-presidente. Se a gente começar a lembrar das privatizações que foram feitas em seu governo, certamente também vamos achar que ele foi igualmente tolerante com muita coisa errada.
             Também foi antiético da parte dele, dizer que a herança deixada por Lula tornou-se um "entulho". E que "Dilma tem que se livrar desse entulho." Fernando foi no mínimo desrespeitoso.
                                                                                                         Foto AE

             Quero deixar claro que não sou petista,  nem lulista. Fui "brizolista", isso sim, se é que o termo existe. Mas o que Fernando Henrique Cardoso ainda não entendeu (ou está se fazendo de desentendido) é que o povo brasileiro, em sua grande maioria, é muito mais feliz hoje do que foi durante o seu governo. Ele é hoje um "bilhete corrido".