Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 23 de março de 2014

Londrina sofreu, mas garantiu a vaga


      Para quem estava há um mês sem ver o Londrina, como eu, a expectativa era de ver um time muito melhorado. Lá do Rio Grande, eu curti os últimos resultados e acreditei no crescimento. Mas o que vi nesta tarde/noite, no Estádio do Café, diminuiu em parte o meu entusiasmo. Chegou a ser acuado pelo J.Malucelli nos primeiros quinze minutos, cedendo quatro escanteios seguidos e levando uma bola na trave.
      Mas depois o Tubarão melhorou, conseguiu sair do sufoco e até criou bons lances de ataque. A definição ficou para o segundo tempo, mesmo porque o time de Curitiba foi perdendo aquela força mostrada nos primeiros minutos.
      A torcida londrinense sofreu ainda mais no segundo tempo, porque o J.Malucelli voltou a crescer e foi superior até os 28 minutos, quando o Tubarão saiu da pressão adversária para marcar o gol decisivo, anotado por Arthur. Então, o Jotinha arriou de vez e daí em diante ficou fácil demais para os londrinenses.
      Veio mais uma classificação, mas fiquei com a sensação de ainda falta muita coisa para o Londrina ser um bom time. A torcida festejou muito, mas acho que não se deve levar em conta apenas os 10 minutos finais. Enquanto o J.Malucelli se interessou pelo resultado, a equipe não mostrou muita coisa.

Agora, só falta o Tubarão

       Assisti agora há pouco, pela televisão, a vitória do Atlético Paranaense sobre o Paraná Clube, em plena Vila Capanema, na decisão da terceira vaga para as semifinais do Campeonato Estadual. Mesmo com um time B, o Furacão meteu 2 a 0 e se garantiu na sequência do certame. Ficou bem para o técnico estreante Petkovic, que está "chegando" com a gurizada atleticana. Seu prestígio como treinador vai crescer.  
       Ontem, o Maringá confirmou sua boa campanha no campeonato, ganhando em casa do Prudentópolis, por 1 a 0. Já tinha vencido o jogo de ida e assim se garantiu nas semifinais. Vai enfrentar o Coritiba, que derrotou o Rio Branco de virada (2 a 1), ontem no Couto Pereira.
       Desta forma, falta apenas definir o adversário do Atlético, que sai do jogo Londrina x J.Malucelli, daqui a pouquinho no Estádio do Café. O Tubarão é o favorito, porque ganhou a primeira partida em Curitiba. Mas não tem nada definido. Sem essa de festejar antecipado.
       Muitos torcedores estão chegando no Café. Deveremos ter um público próximo dos dez mil espectadores.

O susto que nos deu Thiago Silva

      O Brasil inteiro ficou preocupado com a contusão sofrida pelo capitão da Seleção Brasileira, Thiago Silva. Aos poucos porém, a torcida vai se acalmando. Thiago sofreu uma fratura no osso zigomático do rosto, mas logo estará de volta aos gramados, apenas usando esta máscara protetora que mostrou hoje à imprensa. Apesar de grave, o problema não deverá afetar a participação do eficiente zagueiro na Seleção.
 
 
      O lance ocorrido no jogo do PSG com o Loriente foi violento: Thiago levou uma cotovelada de Aboubakar e caiu no gramado. Foi substituído por Alex. Ontem mesmo, Thiago e sua esposa Belle trataram de tranquilizar Felipão e toda a comissão técnica da Seleção, garantindo que não haverá problema.
      Mas nesta reta final que antecede a Copa do Mundo todo o cuidado será pouco. Qualquer jogador das seleções participantes do Mundial que se lesionar terá um espaço de tempo muito curto para se recuperar

Ayrão compõe para a Copa

          Vi no programa do Sergio Brito, na Rede Vida, que o compositor e cantor Luiz Ayrão está com uma música nova para a Copa do Mundo, que se chama "Garoto da Camisa Amarela".  E a música é bonita.
                                                  
          Desde 1982 Ayrão não fazia uma canção para a Copa. Naquele ano, ele compôs "Meu Canarinho" e ganhou até um concurso realizado. Fez muito sucesso. Quem sabe ele repete a dose agora. Acho que "Garoto da Camisa Amarela" vai agradar.
      

Matei a saudade do bom basquete


     Foi muito bom assistir, ontem à noite, a decisão da Liga das Américas de Basquete Masculino, pela Fox Sports. Já fazia um bom tempo que eu não via uma boa partida da modalidade. Com ótimo público no Maracãzinho, o  Flamengo derrotou o Pinheiros de São Paulo, por 83 a 76 e ganhou o título. Mas foi lá e cá. Um jogão.
     Com a conquista, o Mengo vai disputar o Campeonato Mundial de Clubes, que provavelmente será disputado no Rio mesmo. E agora o Brasil está empatado com a Argentina, com três vitórias cada um na Liga das Américas.
     O ídolo Oscar Schimidt foi homenageado antes do jogo de ontem e, certamente, inspirou o Flamengo a fazer uma grande exibição. O veterano ala Marcelinho Machado(foto) foi apontado como o melhor da partida. Marquinhos, também ala do rubro-negro, foi outro que se destacou, bem como o americano Shamell, que marcou 25 pontos para o Pinheiros e foi o cestinha da noite. Valeu a pena assistir esta decisão.

Mais lembranças das férias


    
        As férias já acabaram, mas continuo curtindo as alegrias que vivi lá no Rio Grande do Sul. Como nas fotos acima, feitas em momentos extremamente felizes. À esquerda, no reencontro com a minha querida Dinda, em sua casa na Zona Sul de Porto Alegre. Ela está pertinho de completar 102 anos de vida, mas cheia de lucidez. Que maravilha !
         E à esquerda, tocando com meu sobrinho-neto Davi, lá em Bagé. Ele estuda Oceanografia, na Universidade da cidade de Rio Grande, e toca uma flauta como gente grande. Foi muito prazeroso este momento.