Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

São Paulo vence e Coritiba empata

O São Paulo abriu boa vantagem sobre o Goiás, na luta para chegar às semifinais da Copa do Brasil. No primeiro jogo, esta noite no Morumbi, o Tricolor venceu por 2 a 0, com gols marcados por Luis Fabiano e Douglas. Pode até perder de 1 a 0 no Serra Dourada, na segunda e decisiva partida. O gaúcho Jean Pierre Gonçalves apitou com acerto.

****** Bom resultado conseguiu o Coritiba, em Salvador, segurando o time e a torcida do Vitória. A partida não teve gols e a decisão ficou para o segundo jogo, no Couto Pereira, em Curitiba. Bastará uma vitórioa de 1 a 0 para o Coxa se garantir nas semifinais.


Vasco e Corinthians não fizeram gols

        Vasco e Corinthians fizeram um jogo de boa qualidade, esta noite no Rio, mas faltaram os gols. Melhor para os vascaínos que se classificarão para as semifinais se tivermos um empate com gols no segundo jogo, em São Paulo.
        O campo pesado dificultou o trabalho dos dois times, no jogo de hoje, mas ainda assim surgiram boas oportunidades. O Vasco teve um gol aparentemente mal anulado. O corinthiano Alessandro dava condição para o vascaíno  Alecsandro. Mas houve marcação de impedimento









Paraná Clube perde primeiros pontos

        No seu sexto jogo pela Segundona Paranaense, o Paraná Clube sofreu o seu primeiro tropeço. Foi hoje à noite em Rolândia, onde o Tricolor apenas empatou com o Nacional local, por 1 a 1. E por muito pouco os paranistas não sairam derrotados.
         O Nacional surpreendeu e foi pra cima do Paraná, desde o começo do jogo. Deu certo, e Clênio fez 1 a 0, logo aos 13 minutos. No segundo tempo, o time da Capital partiu atrás do empate, mas os rolandenses estiveram perto de marcar po segundo gol, nos contra-ataques. Finalmente, aos 33 minutos, na base da pressão, Welington aproveitou uma rebatida do goleiro e marcou o gol de empate.


***** No Estádio do Café, O Junior Team reassumiu a vice-liderança, vencendo o Grêmio Metropolitano, de Maringá, por 1 a 0. Foi também um jogo muito difícil. O gol único foi marcado por Juan, aos 10 minutos do primeiro tempo.


***** O outro Grêmio (o Grêmio Maringá) também perdeu esta noite. E em pleno Estádio Willie Davids, na Cidade Canção, para o Foz do Iguaçu, por 2 a 0. Rilber e Samir foram os artilheiros. O Grêmio agora é o "lanterna". E o Foz subiu para a terceira colocação, ultrapassando o Cincão.


***** No outro jogo desta quarta-feira pela Segundona, o Grecal conseguiu a sua primeira vitória: 4 a 2 sobre o Serrano. O jogo foi disputado em Paranaguá. Bahia fez os quatro gols do time de Campo Largo. Rocha e Everton descontaram para o Serrano.

La U consegue grande resultado

          Embora fazendo um mau primeiro tempo, a Universidad de Chile conseguiu um ótimo empate, esta noite no Paraguai, diante do Libertad: 1 a 1. Logo aos 7 minutos, Cáceres abriu o placar para os guaranis, que dominaram durante todo o período inicial. Entretanto, La U voltou diferente para a fase final e foi buscar o empate. Gustavo Lorenzetti fez o gol, alegrando os torcedores chilenos que viajaram até o Paraguai. No segundo jogo, em Santiago, a Universidad de Chile deve garantir a classificação. Tem mais time.

Atlético se atrapalha e só empata

        O Atlético Paranaense teve tudo para vencer o Palmeiras, agora há pouco na Vila Capanema, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. Dominou no começo da partida, abriu vantagem no placar e mostrou superioridade. Mas fez tudo errado no segundo tempo e permitiu que o jogo terminasse empatado em 2 a 2, um ótimo resultado para o Verdão, que marcou dois gols fora de casa. O jogo da volta será dia 23, em Barueri.
         Ou o Atlético deveria estar na Série A do Brasileirão ou o Palmeiras é que deveria estar na Série B. Porque ficou claro que são equipes que se equivalem técnicamente. Os palmeirenses levam vantagem no segundo jogo, mas também não será surpresa se o Atlético conseguir ganhar fora de casa.
          No jogo desta noite, Bruno Mineiro abriu o placar aos 16 minutos, e o Furacão poderia ter ampliado dois minutos depois, se o árbitro catarinense Paulo Henrique Godoy Bezerra tivesse marcado um penalti claro de Maurício Ramos, que cometeu um toque de mão dentro da área.
          Mas o Palmeiras mostrou reação e, na primeira falha da defensiva rubronegra, Barcos empatou o jogo.  Pouco depois, Guérron (impedido) cruzou e Edgar Junio voltou a colocar o Atlético em vantagem no placar. O primeiro terminou com 2 a 1.
                            Festa palmeirense para Maikon Leite, no gol de empate
            Veio a fase final e o jogo se inverteu. O Atlético começou a errar muito e até seu treinador Carrasco cometeu um grave pecado, substituindo Guérron, o melhor do time. E o Palmeiras não perdoou, voltando a empatar, através de Maikon Leite, para a tristeza dos 8 mil torcedores que pagaram ingresso e enfrentaram o frio e garoa. Mas os 500 palmeirenses que estavam na Vila Capanema gostaram do resultado final.

A Foto do Dia


          A nossa Foto do Dia de hoje vem da Folha de São Paulo.  O gatinho que vemos é Tom, um dos quatro animais que o Zoológico de São Paulo foi buscar no Cattoni-tur Park Hotel, em Salete (Santa Catarina), um empreendimento que foi interditado por irregularidades no trato com os animais.
          Tom é um tigre de bengala. A direção do ZOO SP tem ótimos planos para ele. Futuramente, Tom vai ficar pareado com uma tigresa branca que já existe no local. Vai dar namoro ?

Começa a maior mostra do cinema

             Com a presença do nosso Carlos Eduardo Lourenço Jorge, que escreve sobre cinema para o Jornal de Londrina, está começando hoje a 65ª edição do Festival de Cannes. O mundo do cinema está lá no litoral francês. Cinco mil jornalistas, muita gente bonita, gente boa e também gente arrogante e metida a dona do planeta. Mas é um dos maiores eventos que ocorrem anualmente.
                                                  Pé na Estrada representa o Brasil
             Centenas de filmes serão mostrados, mas 22 se destacam porque estarão disputando a "Palma de Ouro". E entre eles o brasileiro "Pé na Estrada" (On The Road), de Walter Salles que, segundo os endendidos, deve receber muitos elogios. Mas só elogios. A Palma ainda não virá.

Quem é que não tem saudade do Zamboni ?

            Os integrantes da mesa redonda que a Paiquerê realiza diariamente ao meio-dia, abriram espaço hoje para homenagear o saudoso Murilo Zamboni e lembrar suas histórias, sempre engraçadas e interessantes. Especialmente o Fiori Luiz, o Mateus e o Tatinha, que conviveram mais com o "Zamba", conhecem histórias que certamente encheriam três livros de 300 páginas cada um. Tive a felicidade de também desfrutar desta convivência.
             Foi muito oportuna a lembrança dos amigos da Paiquerê, porque amanhã chegaremos aos doze anos sem a presença do barbeiro, comentarista esportivo, supervisor, diretor, presidente do Tubarão, boêmio e sobretudo amigo Murilo Zamboni. Sinto muito a falta dele. Mas ele está bem, podem acreditar.

Palmas para o presidente Marin

         Os dirigentes dos clubes e federações erram muito no Brasil e porisso são sempre criticados. É justo porém que eles sejam aplaudidos, quando praticam medidas acertadas. É o caso, por exemplo, do presidente da CBF, José Maria Marin, que confirmou ontem, em entrevista que as quatro divisões do nosso futebol têm que ser tratadas de forma equânime, e que foi por esta razão que a CBF decidiu pagar  as despesas dos clubes que disputam a Série D, até agora considerada o "primo pobre" da família.
         E vejam que os custos não são poucos. A CBF vai pagar as despesas de uma delegação de 25 pessoas, com passagens aéreas, hotel e alimentação, traslado dos aeroportos até os hoteis e ônibus especiais, quando a distância entre as cidades for inferior a 700 quilômetros.
         Vários clubes, do norte ao sul do País, desistiram de participar, porque não teriam condições de bancar todas estas despesas. Que pena a decisão ter saído só agora, porque gente que se classificou para a Série D ficou fora da disputa.  Mas antes tarde do que nunca e, certamente, no ano que vem não haverão desistências.
           Li hoje no site "futebolparanaense.net" que o presidente do Arapongas, Adir Leme da Silva, está comemorando a medida anunciada pelo presidente Marin. O Arapongão estava planejando uma economia de R$ 100 mil, para poder pagar as despesas, mas agora poderá gastar esse dinheiro reforçando o seu time para tentar o acesso para a Série C.  A atitude da CBF já está trazendo os primeiros resultados positivos. É assim que se toca futebol.