Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ele sabe o que é isso

               Ronaldo Fenômeno continua sendo um cara de grande sensibilidade. Ontem, quando ficou sabendo que o latreral esquerdo Dodô, do Bahia, havia sofrido uma séria lesão no joelho (foto), que o afastará do futebol por seis meses, Ronaldo mandou um recado para o jogador baiano, via Twitter. Eis, na íntegra, o recado enviado por um cara que sabe bem o que representa uma lesão no joelho :
                " Bora Dodô. Claro que é chato, dolorido, mas você joga muito e já, já vai estar jogando muito,  como estava, no Bahia. Força, moleque" - escreveu Ronaldo, certamente lembrando as muitas contusões que sofreu nos joelhos.

O ano negro de Bolivar

               O ano de 2011 está sendo terrível para o zagueiro Bolivar, do Internacional. Primeiro foram as críticas da torcida, após algumas más atuações. Acabou perdendo a condição de titular que sustentava há muitos anos. Agora, quando conseguiu retornar ao time, foi atingido por uma fatalidade.
                Na partida com o Bahia, anteontem no Beira Rio, Bolivar entrou solando numa disputa de bola com o lateral Dodô, do clube baiano. Era um lance claro de penalti, mas o árbitro Paulo Cesar de Oliveira marcou apenas tiro indireto e puniu Bolivar com o cartão amarelo. O próprio Bolivar disse: "Quando cheguei em casa e vi o replay do lance, perdi o sono."
                 O pior veio ontem, com a constatação de que Dodô rompeu os ligamentos do joelho e ficará em jogar por seis meses. E o STJD, através de seu procurador Paulo Schimitt, já solicitou as imagens do lance. Ele vai denunciar Bolivar que, com base na lei, poderá ficar suspenso durante o tempo em que Dodô estiver em recuperação, com o prazo máximo de 180 dias.
                  Para um jogador de 31 anos, uma suspensão de seis meses poderá significar o fim da carreira.

Libertadores é a meta de domingo

                Ganhar do Atletico Mineiro e garantir participação na Fase de Grupos da Libertadores 2012 é o objetivo principal do Corinthians no jogo de domingo, às 17 horas no Pacaembu. E a torcida garante que vai apoiar o time. Mais de 31 mil ingressos já foram vendidos, e o velho estádio vai estar completamente lotado.
                O Corinthians já garantiu vaga na Libertadores, mas apenas para a fase preliminar, aquela mesmo em que foi eliminado este ano, pelo modesto Tolima da Bolívia. Derrotando o Galo Mineiro, o Timão somará mais 3 pontos e aí sim estará classificado para a parte mais importante da competição sul-americana.
                 Mas, além de se garantir na Libertadores, o time de Tite ficará ainda mais perto do título brasileiro. É porisso que vai para o jogo com a equipe reforçada. Devem voltar Paulinho, Alex, Chicão e Jorge Henrique. Será sem dúvida um time muito mais forte.

Fenômeno de bilheteria


         O filme brasileiro "O Palhaço" já alcançou 1 milhão de ingressos vendidos e uma arrecadação de R$ 9,8 milhões, constituindo-se num fenômeno de bilheteria. Selton Mello é o personagem central do filme, que conta a história do palhaço "Pangaré" e mostra uma turnê do circo dirigido pelo pai de Pangaré, interpretado por Paulo José. Participam muitos outros artistas conhecidos, como o cantor e comediante Moacir Franco.
          O filme é uma homenagem a um palhaço negro nascido no Pará,  que viveu entre 1870  /1954, e que se chamava Benjamin de Oliveira e era conhecido como "Beijo Moleque". É por esta razão que o nome de Pangaré no filme de Selton Mello é Benjamin. Num clima de "Bye, bye Brasil", a história contada é das mais bonitas. Vai continuar faturando.

A FOTO DO DIA


          A minha "foto do dia" é esta, publicada hoje pelo Jornal Zero Hora, de Porto Alegre. O fotógrafo da Agencia RBS flagrou o momento exato em que o cavaleiro chegava ao chão, quando seu cavalo negou-se a saltar sobre o obstáculo, durante o 52°Festival Hípico Noturno, em disputa da Copa Comandante Geral da Brigada Militar, na capital gaúcha. O susto foi grande, mas o cavaleiro não se machucou mais seriamente.

Cesar Sampaio pisou na bola

              Entrevistado por uma emissora de São Paulo, o administrador de futebol do Palmeiras, Cesar Sampaio, ao invés de falar do seu time, acabou desviando o assunto e agredindo um clube com o qual teve parceria há pouco tempo, o Esporte Clube Pelotas. Falou mal do clube, dos dirigentes, da cidade de Pelotas e até do frio que faz por lá no inverno.  Talvez a razão desta mágoa seja o fracasso do trabalho que realizou no Sul. Tudo isso já mostra que Cesar Sampaio não tem condições de exercer um cargo importante num clube como o Palmeiras. Não está preparado.
               O pessoal lá do Sul está maluco com ele. E com razão. Cesar foi no mínimo grosso ao praticar estas agressões gratuitas. Os pelotenses dizem que ele só queria tirar jogadores de lá para colocar em times de São Paulo. Aliás, esse era o negócio de sua firma, negociar jogadores. Falam horrores dele, mas nunca foram a um microfone para tornar públicas as acusações.

São Paulo já tem até listão

            Depois da derrota para o Atlético Paranaense, anteontem, o São Paulo jogou a toalha. Nem com a Libertadores sonha mais. E já tem até o esboço de uma lista de dispensas, com muitos nomes conhecidos. O que mais chama a atenção é o nome de Rivaldo (foto) num listão. Acho até um desrespeito. O cara já foi o melhor do mundo, não pode ser tratado desse jeito. Chama ele de lado, sugere que ela peça pra sair, qualquer coisa assim. Mas botar numa lista junto com Juan, Willian José, Rhodolfo, Luis Eduardo, Xandão e outros pernas de pau, aí já é demais.
            Além destes nomes já mencionados, devem ir embora do Morumbi: Jean, que não é volante nem lateral; Marlos, que até hoje não aprendeu a chutar; Marcelinho Paraiba, um jogador comum; Denilson, apontado como uma das grandes decepções; Bruno Uvini, acusado de ter mais personalidade do que futebol; Henrique, a maior de todas as decepções; e Casemiro, que de craque passou a ser considerado um jogador descomprometido, que não quer nada com nada.