Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Os profissionais da imprensa
que morreram em Medellin



Segundo a direção da Chapecoense, 21 profissionais de imprensa estavam no avião que caiu na última madrugada.  O único sobrevivente foi o jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, que foi levado ao Hospital San Juan de Dios.  
 A Fox, que  transmitia a Copa Sul-Americana, levava seis profissionais: o comentarista Mario Sérgio Ponte de Paiva (foto), ex-jogador da seleção brasileira, Victorino Miranda, Rodrigo Santana Gonçalves, Davair Paschoalon (Deva Pascovicci) e Lilacio Pereira Júnior, Paulo Clement.
Da Globo, estavam no voo Guilherme Marques, Ari de Araújo Junior e Guilherme Lars, além de Laion Machado Espíndola, do GloboEsporte.com. Do Grupo RBS, de Santa Catarina, os jornalistas Djalma Araújo Neto e André Luis Goulart Podiacki. 
Além disso, haviam oito radialistas: Rafael Valmorbida, Renan Carlos Agnolin, Fernando Schardong, Edson Luiz Ebelliny, Gelson Galliotto, Douglas Dorneles, Jacir Biavitti e Ivan Carlos Agnoletto.

     Black Friday teve salto nas vendas 

         e queda nas reclamações



               Parece que os brasileiros se renderam à Black Friday. Importada do comércio americano, a data de mega-promoções, celebrada na última sexta-feira pelo comércio, teve em 2016 seu ano de maturidade: as vendas pela internet cresceram 60% em relação ao ano passado e os negócios no comércio de rua e nos shoppings de grandes cidades. 
            " A Black Friday passou a fazer parte da cultura das empresas, que ampliam as promoções e os descontos em seus sites e nas lojas de rua, e dos consumidores, que se preparam para aproveitar a data"— analisam especialistas em marketing. 
                  Neste ano, a data teve ainda a influência da crise econômica: como muitas redes de varejo não atingiram as metas de venda, as ofertas foram mais generosas e atingiram uma gama maior de produtos. Ao mesmo tempo, os consumidores, que passaram meses com sua lista de desejos na gaveta, aproveitaram para ir às compras.
                 O consumo estava represado, muita gente estava evitando gastar, e na Black Friday decidiu aproveitar as promoções.  A promoção transcendeu o universo online: muitas lojas de rua e nos shoppings ampliaram o horário de atendimento e investiram pesado em propaganda, na tentativa de engolir uma fatia dos negócios.
             As reclamações de propagandas enganosas, condições abusivas ou instabilidade nos sites que dominaram a Black Friday tupiniquim em anos anteriores — se repetiram, mas em menor grau. 
                                                      
       De luto, futebol brasileiro fica
         parado por uma semana


           Que graça teria um jogo de futebol agora ?


        Por conta do trágico acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, em Medellín, na Colômbia, a última rodada do Campeonato Brasileiro está adiada. A CBF decretou luto de sete dias no futebol brasileiro, e os jogos, que seriam realizados no próximo domingo (4/12), acontecerão no dia 11 de dezembro. 

             Logo cedo, a CBF já havia adiado o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético-MG. A partida de amanhã foi remarcada para dia 7 de dezembro, às 21h45m, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. 

              O acidente aéreo  (foto)  com a delegação da Chapecoense ocorreu nesta madrugada, no Cerro El Gordo, próximo ao aeroporto internacional de Medellín, na Colômbia. Até o momento, 75 mortes foram confirmadas. A equipe catarinense viajava para jogar o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional.

                     Nota da CBF na íntegra

Em decorrência do trágico acidente ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol, por meio de Resolução de Diretoria, decreta luto oficial por sete dias e informa o adiamento de todas as partidas previstas para o calendário do futebol brasileiro por este período: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil Sub-20.

Diante disso, a Diretoria da CBF resolve:

a) A partida de volta da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 21h45min.

b) A rodada final da Série A do Brasileirão será realizada no domingo, dia 11 de dezembro, às 17h.

c) A final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15min.
 O mundo inteiro
 chora a tragédia !



                   O clube inglês de futebol Manchester United divulgou em suas redes sociais comunicado dizendo que “os pensamentos de todos do Manchester United estão com o time de futebol da Chapecoense e com todos aqueles que foram afetados pela tragédia na Colômbia. Força Chapecoense”. O clube da cidade de Manchester passou por situação semelhante em 6 de fevereiro de 1958, em acidente aéreo que matou oito atletas do clube inglês e outras 15 pessoas. A aeronave foi abatida por uma intensa tempestade de neve enquanto tentava decolar do aeroporto de Munique, na Alemanha.

                O clube italiano de futebol Torino também declarou no Twitter que seus integrantes estão “comovidos pela tragédia com a Chapecoense. É um destino que nos une intimamente. Força Chapecoense. Vocês têm amigos fraternais”. A equipe italiana de Turim foi abatida por um desastre semelhante em 4 de maio de 1949. O avião retornava de Portugal após partida contra o Benfica e sofreu um forte nevoeiro, chocando-se contra a Basílica de Superga, na Itália, matando todos os 42 tripulantes na mesma hora. Grande parte dos jogadores faziam parte da seleção italiana que viria a disputar a Copa do Mundo de 1950, no Brasil.

Jogadores de futebol também estão usando as redes sociais para registrar seu apoio. Um deles foi o argentino Leonel Messi, que definiu o acidente como "desolador".

  Atlético Nacional oferece
o título ao clube catarinense


               Dentre diversas manifestações, o Atlético Nacional, rival do clube brasileiro na decisão, prestou solidariedade através da conta oficial no Twitter. "Nacional lamenta profundamente, se solidariza com a Chapecoense pelo ocorrido e aguarda informações das autoridades." Ao que se informa, o clube colombiano teria solicitado a Conmebol para considerar a "Chape" como campeã da Copa Sul-Americana.
 Por outro lado, comenta-se na CBF que a entidade solicitará à Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja dividido.  Desta forma, Chapecoense e Atlético Nacional poderão ser proclamados campeões da competição.






Tristeza total. 
Caiu o avião da Chapecoense !

A terça-feira amanhece com tristeza geral para todos os brasileiros. O avião que levava o time da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu a 30 km do aeroporto de Medellin, na Colômbia. Morreram 75 pessoas. 

Apenas 6 (entre as quais 4 jogadores) escaparam com vida. Um deles é Allan Ruschell, lateral-esquerdo de 27 anos, que vemos na foto, chegando ao hospital.

 O goleiro Danilo, ex-Londrina, também está entre as vítimas, mas felizmente sobrevive no hospital. Mário Sergio, ex-jogador famoso e atual comentarista da FOX, morreu no acidente !