Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Billy e Itamar têm parte nisto

           Os profissionais londrinenses Itamar Bernardes (treinador) e Billy de Paula (fisicultor) devem estar contentes com a classificação obtida pelo CE Naviraense para a segunda fase da Copa do Brasil, obtida ontem à noite no Canindé, quando o time sul-matogrossense eliminou a Portuguesa de Desportos, empatando em 1 a 1.
 
                                
 
         É que Billy e Itamar trabalharam em Naviraí, no ano passado, levando o time ao vice-campeonato estadual e garantindo a vaga nesta Copa do Brasil.  Os dois têm, portanto, parte nesta história bonita que o tricolor (laranja, verde e branco) continua escrevendo. Sua torcida está animada, como mostra o cartaz aberto no final do jogo de ontem no Canindé

Muito cuidado para não misturar as coisas

        Graças à boa campanha que o time está fazendo no Campeonato Paranaense, o Londrina terá a partir de maio uma vida bem diferente daquela que vinha tendo nos anos anteriores. E eu acho que é isto que todo mundo na cidade estava querendo. Nas últimas temporadas, quando chegava essa época, a torcida já ia se despedindo, porque sabia que a cidade ia ficar sem futebol por seis ou sete meses. Agora, será bem diferente.
        Mas a garantia de um calendário não traz só entusiasmo e otimismo.  Traz também problemas e dificuldades que precisam ser transpostas, para que o sucesso continue existindo no futebol da cidade.
E é preciso muito cuidado para resolver as coisas, cada uma a seu tempo. Se "embolar o meio-campo", vai tudo por água abaixo.
       É aí que eu me pergunto: será que o gestor (SM Sports) e os diretores constituídos do clube estão conscientes das necessidades e se preparando para enfrentar as dificuldades ?
 
 
       O primeiro assunto será a saída de alguns profissionais, o que inevitavelmente ocorrerá. Vários jogadores já começam a ser citados por outros clubes. Embora o assunto esteja sendo abafado, é certo que vários deles já estão até negociando possíveis transferências. E é absolutamente normal que isso ocorra.  Mas no caso de um clube que não manda sozinho na sua vida, dependendo de um acerto com um gestor, o problema se torna muito maior. Como será administrado o dinheiro que entrará com a negociação destes jogadores ?  Quem fica com o dinheiro ? O gestor ou o clube ? E como será feita esta divisão ?
        Acho que esse acerto envolvendo dinheiro é o mais difícil e perigoso. Até porque a sequência da vida do time depende deste acerto. Desde que a parceria começou a existir, há dois ou três anos, a torcida nunca ficou sabendo para onde vai o dinheiro arrecadado. Mas vai chegar o dia em que os torcedores vão querer saber de tudo, e eu acho que este dia está chegando.  Os torcedores estão botando dinheiro no negócio, comparecendo em massa e gerando boas rendas. Eles têm o direito de saber de tudo que ocorre no clube.
       Há três meses atrás, o gestor dizia: "eu é que pago tudo e eu é que tenho que decidir a vida do time."  Ele tinha razão, mas a situação mudou bastante. A SM Sports sabe muito bem disso. Sabe também que a cidade é uma "mina" de dinheiro, que não pode ser desprezada. Ninguém é bôbo para ignorar isto. Por onde passou, mexendo com o futebol, o sr. Malucelli nunca teve tanto apoio popular e nunca arrecadou tanto, podem acreditar.
        O segundo assunto é a reformulação forçada pela saída de jogadores. O Tubarão será obrigado a contratar bons reforços, para não perder a oportunidade de realizar uma boa campanha na Série D Nacional. A reposição de jogadores tem que ser boa, para que tudo o que foi feito não seja jogado fora, através de uma participação ruim no Brasileiro. Até porque, do mesmo jeito que o torcedor se aproximou, atraído pela boa campanha no Estadual, ele vai embora se o time voltar a ser perdedor como foi até o ano passado.
         Só por estes dois tópicos, a gente já pode imaginar quanta coisa terá que ser bem administrada, para o Londrina não se atrapalhar nesse meio de ano. E o pior é que, além de cuidar destes aspectos mencionados, a direção do Tubarão ainda terá que manter o time focado na decisão do returno, na decisão do Campeonato e talvez na decisão do título de campeão do Interior.
         Terá mesmo que existir muito cuidado para que as coisas não sejam misturadas.

O dia é da Juliana !


 
         Fica todo o resto em segundo plano, porque hoje o dia é da querida filha Juliana, a minha primogênita, que está comemorando idade nova. Já almocei com ela e também assisti à missa com ela que,  por ser a primeira dos quatro filhos que temos, ocupa sempre um lugar especial nas nossas reuniões.
         A professora Juliana tem muitos amigos, e já iniciou a semana comemorando com as colegas Grazi e Regina (foto abaixo), lá da Escola Dr.Gabriel Carneiros Martins. Elas também fazem aniversário esta semana. As três dividiram um bolinho, na segunda-feira.
        A Ju certamente ainda vai comemorar muito, em mais esse 17 de abril. Mas quem têm maior motivo para festejar sou eu e a esposa Ana Lúcia, que temos uma filha tão dedicada.
 

Pérolas que o Facebook nos traz


             Muito espirituosa esta postagem que o amigo e colega José Carlos Antão fez no Facebook. Antão é um dos melhores plantonistas esportivos do rádio londrinense. Fico feliz com sua presença entre nós, inclusive como seguidor do nosso Blog