Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rodada meio sem graça

        Não consegui vibrar com a rodada de hoje da Eurocopa. No primeiro jogo da tarde, ainda tivemos  alguns poucos lances mais interessantes, mas nem Itália nem Croácia mostraram um grande futebol. Houve empate de 1 a 1, num resultado que foi melhor para os croatas, que haviam vencido a Irlanda na estréia e chegaram aos 4 pontos. Já a Itália, com aquele futebol amarrado de sempre, continua sem vitória no torneio:  dois jogos e dois empates. Mas os italianos devem ganhar do irlandeses na última rodada do grupo, marcada para a próxima segunda-feira.
        Pirlo fez o gol italiano, no primeiro tempo,  mas Mandzukic (foto) empatou o jogo na fase complementar. Foi um resultado justo para uma partida que não empolgou.
       
 ****** O outro jogo não teve a menor graça. Com dois gols de Fernando Torres, um de Davi Silva e outro de Fábregas, a Espanha goleou a fraquíssima Irlanda, por 4 a 0, chegando aos quatro pontos e eliminando os irlandeses.
               Espanha e Croácia lideram o Grupo C, com 4 pontos. A Itália aparece em segundo, com 2, e a Irlanda ainda não fez ponto algum. E acho que não vai fazer.
       

Vereador quer mudar nome de estádio

         Será que não não existe algo mais urgente para ser mudado em Apucarana ?  O vereador José Airton Araujo (Deco) quer que o Estádio Bom Jesus da Lapa depois de 45 anos tenha um novo nome. A idéia é homenagear um pioneiro da cidade, já falecido, colocando seu nome na  praça esportiva, que passaria a se chamar Estádio Olímpio Barreto.
         Tudo bem, embora eu não tenha conhecido o sr. Olímpio Barreto, acredito que a homenagem seja merecida. Mas gostaria de saber quem é que vai comunicar ao Bom Jesus que o estádio não terá mais o seu nome. Ninguém merece mais homenagens do que o nosso Bom Jesus.

Luxa não faz milagres, mas Felipão faz !

        Muitos gremistas estavam acreditando que o seu time estivesse pronto para ganhar a Copa do Brasil e fazer um grande Campeonato Brasileiro. Mas esse time atual do Tricolor não me enganou.  As coisas  melhoraram consideravelmente, depois que Vanderlei Luxemburgo chegou, mas não o suficiente para o Grêmio ter um ano de grandes vitórias. Vai ter que brigar muito para conseguir uma vaga na Sul-Americana do ano que vem. Não passa disso.
        Luxa é um técnico esperto. Já conseguiu consertar muita coisa. A fixação de Gilberto Silva como zagueiro foi uma jogada inteligente. O time até parou de sofrer gols, como vinha ocorrendo antes da chegada de Vanderlei. Mas ele não faz milagres. Querer ser campeão com um goleiro como Victor e um atacante como André Lima é muita pretensão. E o Grêmio ainda teve azar com a recuperação de Kleber Gladiador. O time piorou. O que é que ele fez no jogo de ontem ?  Não entendo como é que tanta gente se engana com Kleber. É um jogador trombador. Suas jogadas nunca são limpas, com dribles de habilidade. São lances divididos, com trombada num e no outro. As vezes dá certo.  É um quebrador de bola.
                      No segundo gol palmeirense (foto) o goleiro Victor falhou mais uma vez
         Mas, se Luxemburgo não faz milagres, Luis Felipe Scolari faz. É pura magia levar um time ruim como este do Palmeiras à  uma final de Copa do Brasil. E o "velho" Felipão pelo jeito vai conseguir realizar mais esta mágica. Tirando Marcos Assunção e Daniel Carvalho, não tem mais ninguém com talento especial. Mas o Verdão foi valente a acabou merecendo a vitória. Na verdade, teve muita sorte com a ausência de Valdívia. O time melhora muito sem ele.

O Santos perdeu o embalo ?

        Até poucas semanas atrás, o Santos era o melhor time do Brasil, na opinião da grande maioria dos brasileiros. Mas alguma coisa está acontecendo na Vila Belmiro. O Peixe caiu de produção, está lá embaixo no Campeonato Brasileiro e ontem perdeu em casa para o Corinthians (1 a 0), na abertura das semifinais da Copa Libertadores. Será que a maionese desandou ?
          A primeira hipótese para explicar a queda está ligada ao craque Neymar, que parou de jogar aquele futebol que o colocou entre os melhores jogadores do mundo.  Sua atuação no giro da Seleção Brasileira foi pálida. Antes disso, entretanto, ele já vinha caindo. Na própria Libertadores, nos jogos com o Velez, Neymar já foi anulado pelo argentino Meza, até então desconhecido. Será que todo o mundo aprendeu a marcar o garoto ?  Está na hora de alguém conversar com o menino. Chega de apresentar um penteado para cada jogo. Considero Neymar nosso maior craque, mas a frescura está exagerada.

           É evidente que, individualmente, o Santos é superior ao Corinthians. Mas o espírito de luta que os jogadores do Timão demonstraram na partida de ontem supera o talento santista. O Corinthians foi melhor e mereceu ganhar. Continua sendo um time de competição, sem craques mas com muita competência tática.
           O Santos terá que jogar muito melhor (mas muito mesmo) para ganhar no Pacaembu. Pelo jeito, vai dar Corinthians, e o Brasil estará representado na final por um time que técnicamente é "meia boca". Tanto assim que é o lanterna do Brasileirão.