Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 23 de junho de 2015

 Dilma e as críticas de Lula


                As criticas feitas pelo presidente Lula ao governo atual e particularmente a conduta de Dilma Rousseff foram assunto, no contato de hoje da presidente com a imprensa.

           É claro que Dilma não gostou. Mas ela se limitou a dizer: "Todo mundo tem o direito de criticar, principalmente o Lula, que é sempre muito criticado por vocês."
 

A próxima atração


          Vem aí o "SuperMax", novo programa da Globo. Muitos artistas estão sendo trazidos do teatro, porque a emissora quer oferecer caras novas ao público. Mas gente conhecida, como Cléo Pires e Mariana Ximenes estarão no elenco.

           A série terá 12 capítulos e a  estréia está prevista para o dia 2 de outubro. O tema será "a vida dos presos de alta periculosidade numa prisão muito especial".

Linda e milionária !



         A atriz da Globo Marina Ruy Barbosa comprou um casarão de R$ 6,5 milhões,  no condomínio Mansões, na Barra. Ela será a protagonista da próxima novela das sete, e quer se mudar para a nova casa antes do início da estréia .

Atlético ganhou o Atletiba do Sangue



        Muito bem bolada esta campanha coordenada pela Unimed, em Curitiba. Na semana que entecedeu o Atletiba de domingo último, as torcidas dos dois times disputaram pra ver quem doava mais sangue.  Ganhou o Furacão, com 79 doações, enquanto apenas 59 coxas deram a sua força.
      (  Na foto da Gazeta do Povo vemos os atleticanos participando da campanha. Muito bom isso.  )

             Li na Gazeta do Povo o Edital de Convocação para a eleição do Conselho Gestor do Paraná Clube, que será realizada no dia 23 de setembro. Precisa ser meio maluco pra entrar numa barca furada destas. O clube está caindo os pedaços.  Mas Curitiba não é como Londrina, que deixa sua história morrer. Garanto que vai aparecer alguém pra tocar o Tricolor.

O fechamento do Canadá CC


       Vejo algumas pessoas mais sensíveis da cidade chorando com o fechamento do Canadá Country Club. Já se sabia que isso ia acontecer, mas ninguém queria acreditar.  Parece que agora fecha mesmo. E' mais um ponto de lazer, esporte e alegria que desaparece.

         Neste aspecto eu acho o povo londrinense bastante frio. Lamenta, mas não briga pela manutenção do que é bom.  Ainda me lembro de eventos memoráveis realizados lá dentro do "Clube Vermelhinho", especialmente na época em que Pedro Dellamagiora dos Santos era o presidente.

         E os serviços prestados ao esporte da cidade e do País ? Quanta coisa boa nasceu aqui no Canadá. Inúmeros atletas que defenderam o Brasil nas mais variadas modalidades esportivas começaram neste clube.

          Falta um pouco mais de garra aos londrinenses, quando se trata de sustentar as conquistas da cidade.  Querem um crime maior do que fizeram com o Joquei Clube de Londrina ?  E muitas outras coisas boas desapareceram da cidade. Logo desaparecerão mais, para dar lugar aos conjuntos de prédios altos, grandes e geralmente frios como o cimento.   Mas parece que é isso que o nosso povo acha bonito ...

      Não sei porque alguns londrinenses insistem em lembrar o que ocorreu no confronto entre os dois times, na Série D do ano passado. Mas Londrina e Brasil agora estão na Série C.  Esse jogo de domingo próximo, lá em Pelotas, não tem nada a ver com aquele. Ressuscitar esse assunto agora é uma enorme burrice. Quem avisa amigo é !

 Esta história está mal explicada   




             Se por um daqueles acasos o Brasil chegar a final da Copa América,  todo esse pessoal que está comandando a Seleção Brasileira vai ter que se explicar até com a Justiça dos Estados Unidos. Como é que é ?   A CBF aceitou a suspensão de quatro partidas imposta a Neymar ?  Abrimos mão do direito de recorrer de todas as formas possíveis para tentar escalar o capitão e melhor jogador que temos ?   
 
              Nem vou me alongar neste assunto, mas é claro que esta é mais uma história mal contada por esse povo que comanda o futebol. E é certo que haverá desdobramentos.  Um assunto desta gravidade não pode morrer aqui. Libera o Neymar e fica tudo certo ?
 
               Tem mais coisa nesta história. Muito mais. Não foi só isso que nós vimos na televisão e ouvimos da boca de dirigentes suspeitos.  Podem vasculhar que vão encontrar detalhes decisivos que ainda não foram contados.  Porque se ficar do jeito que está, então teremos que admitir que "ENTREGAMOS" ESTA COPA AMÉRICA PARA OS GRINGOS !
 
  
       Ele canta há 36 anos e é gaúcho como eu. Mas só no ano passado é que fiquei sabendo que ele existia.  Tudo bem se ele fosse um 'cara' comum. Mas o homem é o autor da canção mais bonita que eu ouvi neste 2015.  E que vem sendo cantada por Caetano Veloso desde 2003.  Por favor, ouçam o nosso artista de hoje cantando com Paulinho Moska.  Seu nome ?

                                     N  E  I      L  I  S  B  O  A

                  

      Uma música que já está há 12 anos no mercado, e que foi tema do filme  "Meu tio matou um cara", de Jorge Furtado. Uma canção gravada por Caetano Veloso e por Luiz Possi, mas que eu nunca tinha ouvido com atenção. Só quando fiquei sabendo que era das composições de NEI LISBOA é que decidi ouvi-la de verdade. E me encantei com tudo. Melodia, harmonia e uma letra apaixonada, com versos tipo "O que é que eu vou fazer pra te deixar ? / Sempre que eu apresso o passo, passas por mim / E um silêncio teu me pede pra voltar / Ao te ver seguindo / Mais leve que o ar / Tão doce de olhar / Que nenhum adeus pode apagar ..."    Sem dúvida, "PRA TE LEMBRAR" é a  música mais bonita que eu ouvi este ano.  Confira no vídeo.

 
 
Nei Tejera Lisboa é um gaúcho de Caxias do Sul, mas que vive desde os seis anos de idade em Porto Alegre. Já morou em outras capitais brasileiras e também nos Estados Unidos, onde concluiu o segundo grau.  Mas a sua ligação forte é mesmo com Porto Alegre, onde mantem um público fiel. E sua paixão é o bairro Bom Fim, onde cresceu e morou por mais de vinte anos. Nei tem hoje 56 anos, e é irmão de Luiz Eurico Tejera Lisboa, primeiro desaparecido político brasileiro, cujo corpo só foi localizado no final dos anões 70.
 
 
Nei Lisboa tem 10 discos gravados e lançados ao longo de três décadas, além de dois livros, uma coletânea de crônicas e um romance editado no Brasil e na França. Mas a paixão pela música popular surgiu na infância. Aos oito anos, já era aluno do Liceu Musical Palestrina, e se consolidou ao ingressar, em 1977 no curso de Composição e Regência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Sua carreira artística começou em 1979, com os espetáculos "Lado a lado" e "Deu pra ti anos 70", em parceria com o guitarrista Augusto Licks.

O primeiro disco (este da foto acima), "Pra viajar no cosmos não precisa gasolina" , foi uma produção independente, em 83. E o segundo veio através de uma gravadora regional (ACIT) e se chamava "Noves fora"
E tão logo ingressou na EMI-Odeon, em 1986, já ganhou o Prêmio Sharp de revelação pop/rock, com a música Carecas da Jamaica.  A canção "Hein" veio em seguida, para marcar sua trajetória de forma indelével.
E em 1990, se lançou como escritor, com o romance "Um morto pula a janela", lançado pela "Artes & Ofícios", relançado pela Editora Sulina, e uma tradução francesa editada pela L'Harmattan.


                 Nei Lisboa gravou clássicos da música uruguaia, mas a carreira esquentou mesmo a partir de 2.000. Suas músicas participaram de vários filmes da forte cinematografia gaúcha. E em 2005, as canções de Nei foram gravadas por Zélia Duncan, Simone Capeto, Cida Moreira e Ná Ozzetti, inclusive a fantástica canção "Telhados de Paris". Compondo, escrevendo e cantando,  Nei vem ganhando um grande espaço na arte nacional.

 
                   Em 2009, ao completar 30 anos de carreira, Nei Lisboa recebeu da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul o Título de Cidadão Emérito.
                    E seu décimo álbum de canções inéditas - "A Vida Inteira" -  foi lançado em dezembro de 2013.   Para quem quiser conhecer o seu trabalho, eis a relação dos álbuns que lançou:  1984 - "Noves fora";   1987 - "Carecas da Jamaica";  1988 - "Hein?!"    1993 - "Amém";   1998 - "HI-Fi" ;  2001 - "Cena Beatnik";  2003 - "Relógios do Sul";  2006 - "Translucidação";  e 2013 - "A vida inteira".


        Digo uma coisa aos amigos.  No Rio Grande do Sul existem muitos artistas (compositores, músicos e cantores) de ótima qualidade. Mas 99% deles trabalhando com música nativista, regional. Gaúcho bom se destacando na MPB é bem difícil encontrar !






AS MELHORES DO FACEBOOK


                      Não deixe que seus sonhos morram. É o que nos diz a mensagem selecionada para hoje, postada no Facebook pela amiga professora Maria De Lourdes Zanetti