Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Programa do Gugu volta quarta-feira



              Está confirmado. Depois de um ano de briga, Gugu Liberato fez as pazes com a Record e volta à telinha na próxima quarta-feira, às 22h30m, com o programa que leva o seu nome. A idéia é bater de frente com o futebol da Globo e da Bandeirantes. Assim, o Programa do Gugu irá ao ar nas terças, quartas e quintas. Será que emplaca ?

      Vamos "estragar" um pouquinho a emoção dos "noveleiros", revelando dois segredos.  O mordomo Silviano é o pai do pilantra Maurílio. Mas não se iludam muito, porque Silviano não é o tal Fabrício Melgaço, que quer matar o Comendador de qualquer jeito. Este vai ser o grande mistério da reta final da novela "Império".  Quem será o vilão ?

Convocação de Dunga sai dia 3 de março

          O  Brasil começa a se preocupar com a Seleção, que terá um ano duro, com Copa América (em junho/julho) e as Eliminatórias para a Copa 2018, que serão iniciadas em setembro. O técnico Dunga está na Europa, para observar na Copa dos Campeões os possíveis convocados.
            A Seleção Brasileira volta a campo em março. No dia 26  (às 17 horas) no Stade de France, contra a Seleção Francesa, e no dia 29 (às 11 horas) no Emirates Stadium, casa do Arsenal da Inglaterra, diante dos chilenos.
            A convocação dos jogadores para estes dois amistosos foi confirmada hoje pela CBF, para o dia 3 de março, às 12 horas, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

    Há uma nítida semelhança entre Altitude e Dilma Rousseff.  Todos os times brasileiros e argentinos quando perdem um jogo na Libertadores responsabilizam a Altitude. Como aqui no País,  tudo que acontece de ruim "é por culpa da Dilma".

     Time do Papa ganha
    em virada milagrosa

          É incrível, mas o time do San Lorenzo, que tem como torcedor o Papa Francisco, continua fazendo "milagres". Ontem em Montevidéo, estreando na Libertadores, o time de Bajo Flores perdia por 1 a 0 para o Danúbio local,  desde os 11 minutos do primeiro tempo, um gol marcado por Castro. Mas, aos 40' do segundo tempo, Matos  empatou e, dois minutos depois, Cetto aproveitou uma cobrança de escanteio e cabeceou para virar o jogo pra 2 a 1.
                  Os três mil argentinos que vieram ao Uruguai explodiram nas arquibancadas do Estádio Centenário, festejando mais um resultado que parecia impossível. E gritaram o nome  do Papa.
                 Se acostumem com esse time do San Lorenzo, que é um dos favoritos da Libertadores: Torrico; Catalán, Cetto, Caruzzo e Más;  Ortigoza e Marcier (Barrientos); Villalba (Cauteruccio),  Blanco e Romagnolli (Mussis); Matos.


  River Plate volta a Copa
  com derrota na altitude
         A volta do River Plate da Argentina à Copa Libertadores, depois de seis anos de ausência, não foi nada boa. Com a desculpa da altitude (sempre ela), o River  (de camisa vermelha) levou 2 a 0 do boliviano San José (todo de branco). Foi a primeira derrota argentina nesta Libertadores. Os outros três times platinos ganharam na estréia, todos também fora de casa.
                 O jogo de ontem foi em Oruro, a pouco mais de 3 mil metros acima do nível do mar. Os dirigentes do River distribuíram viagra, cafeína e aspirina, mas mesmo assim o time mostrou pouca "tesão" e não jogou nada. Com o goleiro Barovero brilhando, a equipe platina segurou o zero a zero até os 35 minutos do segundo tempo, mas acabou sofrendo dois gols no fim da partida, marcados por Orué e Valverde (de falta).
                  Vamos decorando o time do River nesta Libertadores: Barovero; Mercado, Maidana, Pessella (Urribarri) e Balanta;  Sanchez(Cavenaghi), Ponzio,  Mayada;  G.Martinez, Pisculichi (Solari) e Mora. O técnico é Marcelo Gallardo

     OS OUTROS DOIS JOGOS



           Nos outros dois jogos que completaram a primeira rodada da Fase de Grupos da Libertadores, tivemos um empate  de 2 a 2  em Assunção (foto),  entre o paraguaio Libertad e o colombiano Atlético Nacional. Jorge Gonzalez e Rodriguez López para os guaranis e Zeballos e Ruiz para a equipe  da Colômbia foram os marcadores.

            E a outra  partida foi disputada no México, com vitória do Tigres local sobre o Juan Aurich, do Perú, por 3 a 0. O Tigres é o time do brasileiro Rafael Sobis, que não marcou e foi substituído aos 21 minutos do segundo tempo.   Os goleadores foram  Guerrón(2) e Dueñas.

Horário de Verão está terminando


            Nossos dias vão terminar mais cedo, a partir de domingo. O Horário de Verão, que eu adoro mas sei muita gente não gosta, termina neste sábado à meia-noite, quando teremos que atrasar nossos relógios. Já no final do domingo, a gente verá o por do sol chegando mais cedo, como que mandando a gente pra casa que a noite vem aí.
            Com a noite chegando antes, muita gente se sente desestimulada para praticar exercícios físicos após o trabalho. Dá até  uma vontade louca de ir pra casa ver o Jornal Nacional, não é mesmo ? Mas logo a gente se acostuma.

                              O ALÍVIO DAS CHUVAS



      A Folha de São Paulo publicou hoje duas fotos comparativas, que trazem um grande alívio ao povo paulista e a todos nós. Elas mostram como estava em outubro e como está agora o Rio Piracicaba, que desemboca no sistema Cantareira. São Pedro mandou água mesmo para o povo.
        Resta saber se agora, com a situação um pouco mais aliviada, as autoridades não vão parar de procurar as soluções futuras, porque as estiagens (assim como as cheias) sempre voltam.
" O SONHO DE ÍCARO "
do incrível  BYAFRA
 

                         É claro que Byafra não é o maior cantor do Brasil. Nunca foi, nem nunca será. Mas eu duvido que qualquer outro cantor brasileiro tivesse conseguido dar uma interpretação como a que foi dada por ele para esta canção composta pelo saudoso Carlos Roberto Piazzolli, o "Piska",  um dos maiores  produtores do País e que foi também o grande responsável pelo popularização da música sertaneja nos anos 90.  Foi Piska que criou, em parceria com Claudio Rabello,  esta maravilha chamada "SONHO DE ÍCARO", imortalizada por Byafra.



                         Na época, o cantor ainda era conhecido por Biafra. Ele trocou depois  o "i" pelo"y" em seu nome artístico, para fugir dos rótulos negativos que a guerra civil nigeriana causava.  Mas alguns órgãos de imprensa até hoje não aceitaram a troca.

                           A história de Maurício Pinheiro Reis, o Byafra, tem uma passagem incrível.  Quando criança, ele passava os dias inteiros batucando com pedaços de cabos de vassoura sobre  latas de tinta vazias, para tristeza de sua avó, dona Aurora, que não conseguia dormir depois do almoço. Mulher inteligente, dona Aurora percebeu que o problema não seria resolvido com seguidas broncas no neto de 12 anos.  Comprou então uma flauta doce e deu ao menino de presente, acompanhada de um certificado de inscrição num curso de música, para que ele aprendesse a tocar o instrumento. Nascia aí a carreira de um dos mais sensíveis e queridos artistas da nossa música romântica.



                            Byafra compôs músicas gravadas pelos maiores ídolos da MPB e muitos temas de novelas. Seus 14 álbuns venderam meio milhão de cópias.  Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, ele tem hoje 57 anos.
      Linda demais esta postagem que a amiga londrinense Maria de Lourdes Zanetti fez no Facebook, e que eu "roubei" para este nosso espaço.