Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Zé Dirceu de agora !



               Acho que o ex-ministro José Dirceu tem mesmo culpa no cartório, na maioria das acusações que lhe são feitas. É um "esperto demais" para o meu gosto.  Mas isso não vem ao caso hoje.  O que desejo registrar é o meu espanto diante de sua atual imagem física. Afinal de contas, bom ou mau ele é um ser humano.
 
               Durante o depoimento prestado por ele ao juiz federal Sergio Moro, na última sexta-feira, foi possível fotografá-lo e filmá-lo mais demoradamente. E me impressionou a mudança ocorrida. Zé Dirceu me pareceu magro e desanimado.  Um homem acabado
 
Leia Mais:http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-declara-microcefalia-como-emergencia-internacional,10000014421
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Minha homenagem
  aos publicitários


 
               A classe trabalha há mais de meio século no Brasil, sempre com muita garra.  É mesmo uma categoria admirável. Gosto muito desta gente.  Neste 1º de Fevereiro, aqui fica o meu abraço a todos os amigos publicitários !
"Cisne Branco" não
 suportou o vendaval





                          "Cisne Branco" é um conhecido barco que há muitos anos realiza passeios pelo estuário do Rio Guaiba, em volta de Porto Alegre, oferecendo conforto e até um certo luxo durante os "cruzeiros".   Ele foi uma das vítimas do violento temporal da última sexta-feira na capital gaúcha.
 
                             A embarcação de 120 pés (cerca de 40 metros de comprimento) e 200 toneladas adernou durante a ventania, no cais do porto no Rio Guaíba. De acordo com Adriane Hilbig, proprietária do barco, desde sábado são feitas tentativas para fazer o Cisne Branco voltar a flutuar.
 
                           Mais uma tentativa de reerguer o Cisne Branco não deu certo na tarde desta segunda-feira. Eram 14horas, quando os cabos da balsa que ergueria o barco arrebentaram, paralisando o serviço. O trabalho, salientou Adriane, é demorado e tem que ser tomado cuidado extremo para não danificar o navio. Nesta segunda-feira, os trabalhos de colocação dos cabos de aço recomeçaram por volta das 7horas . Foram colocados 11, sendo nove na lateral da embarcação, um na popa e outro na proa. No entanto, as amarras não aguentaram. A equipe agora vai estudar uma nova forma de tentar desvirar a embarcação. No sábado, uma tentativa deixou a lateral do barco “embarrigada”, sendo necessária a suspensão do serviço. O trabalho está sendo feito pela balsa Grega III. 

                         Os prejuízos, segundo Adriane, são incalculáveis. O Cisne Branco empregava 14 funcionários, além de DJs e garçons que eram contratados para eventos específicos. Por mês, de acordo com a proprietária, 5 mil pessoas passeiam na embarcação. A proprietária do barco ressaltou que as pessoas que conhecem o serviço da empresa estão se solidarizando.

Não é só aqui, não !

                O Paranaense desanima a gente, mas não é só aqui não. Só aguentei ver o primeiro tempo de Botafogo x Palmeiras, em Ribeirão Preto. Desliguei pra não quebrar de raiva a televisão. Que jogo ruim, meu Deus do céu.
 
                César Gaúcho aquele mesmo que "rodou" aqui no Paraná, é o capitão do Botafogo, com seus "quatrocentos" anos. E o Palmeiras insiste em acreditar que aquele Gabriel Jesus é jogador de bola. O Paulistão também tá brabo !
 
 
Não vamos ter um bom Campeonato




                    Assisti dois jogos pela televisão: Operário 0 x Atlético 2  e Coritiba 4 x Cascavel 0.  E ouvi pelo rádio (na Paiquerê e na Brasil Sul)  Londrina 2 x PSTC 0. Também andei vendo alguns lances dos outros jogos, enfim acompanhei o que aconteceu na largada do Campeonato Paranaense.
 
                    É claro que não se pode exigir muito na primeira rodada, mas deu para fazer algumas constatações.  Em primeiro lugar, dificilmente o título desta vez não ficará na Capital. A diferença do Trio de Ferro para os times do Interior é bem grande. 
 
                    E tem outro detalhe: o rio corre sempre para o mar. E as vantagens sempre serão concedidas para os curitibanos. Vou fazer um desafio aqui: duvido que qualquer outro árbitro apite três pênaltis para um time do Interior num jogo só, como Nilo Neves fez sábado, marcando três para o Coritiba, contra o Cascavel.
 
                    Se nos anos anteriores o título acabou ficando com equipes interioranas, foi só porque Coritiba e Atlético não tinham o menor interesse pela conquista estadual. Tanto assim que disputaram com times mistos ou de garotos. Mas esse ano eles querem, porque estão se convencendo de que precisam ser campeões de alguma coisa, e nos certames nacionais não têm a menor chance.
 
                 Mas o pior de tudo é que, apesar de ter marcado dez gols na primeira rodada, o Trio de Ferro também não deverá nos oferecer grandes espetáculos.  São times fracos, formados na sua maioria pelo "refugo" dos clubes dos grandes centros. Jogadores como Kleber Gladiador, Juan, André Lima, Paulo André e outros com prazo de validade quase vencendo. 
 
 E o Coritiba, ainda por cima é dirigido por um técnico fraquíssimo, como Gilson Kleina. Que homem "ruim de serviço" que é esse Kleina. O Coxa que se cuide com esse 'cara', que já rebaixou o Palmeiras e o Avaí no Brasileirão.
 
                   Por tudo isso, eu que estava ansioso pela chegada do Paranaense 2016 desanimei logo na largada. Teremos um campeonato ruim !
 
                     

Futebol do Paraná não tem valor !

     Nosso futebol não tem o menor valor. Futebol paranaense é fundo de poço. Querem uma prova disto ?  O londrinense compra PFC e todos os demais pacotes. Entretanto, quando chega o fim-de-semana, passa até Rio Claro x Capivariano na televisão. Mas Londrina  x PSTC não passa. 
E o mais engraçado é que todo mundo aceita, ninguém reclama ou faz um boicote contra a TV Fechada.
"Nosso time" de basquete perde 
    mais um, com a morte do Bi




                      Notícia triste para abrir a semana. Morreu Bi, um dos bons jogadores de basquete que Londrina teve no passado. Ajudou nossa cidade a ganhar muitos Jogos Abertos do Paraná. Jogava muito. Atleta do Country, da Arel, do Monções e de todas seleções londrinenses da sua época. Jogou até na Seleção Brasileira de Masters, como se vê na foto abaixo. Disputou o Mundial da categoria, em 1991, na Argentina.
 
                      Um bom amigo, bom chefe de família, profissional (dentista) competente.  Bi vai agora "reforçar" consideravelmente o nosso time lá no céu, que já conta com Gooze, Romanelli, Brandão, Bandeira, Sallum e outros grandes jogadores do basquete de Londrina que já se foram.
 
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                            " I   U   M   I   N  A   D   O   S "


de: Ivan Lins e Vitor Martins      -                                                 com:  Ivan Lins

                         



                                     A linda e querida amiga Cristina Badaoui (na foto com o marido Arislan Badaoui) acertou em cheio. "ILUMINADOS" é uma das minhas cinco canções preferidas. Considero uma verdadeira "obra de arte" da dupla IVAN LINS e VITOR MARTINS, consagrados no Brasil e internacionalmente, por suas composições sempre carregadas de forte sensibilidade.

Lançada por Ivan em 2006, no álbum "Doce Presença", a canção "ILUMINADOS" ganhou logo um lugar entre os destaques da carreira vitoriosa da parceria com Vitor. E é   muito bem aceita até hoje. É raro o dia em que eu não canto um pedacinho dela. Está na minha cabeça.




Ivan Guimarães Lins , nascido no Rio de Janeiro, está com 70 anos. Cantor, pianista e compositor, é sem dúvida um dos artistas brasileiros de maior sucesso no mundo. Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul, e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os 18 anos. 

   Formou-se em química industrial  no final dos anos 60, justamente quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção "O Amor É O Meu País", erroneamente tachada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no  V Festival Internacional da Canção. E o primeiro grande sucesso como compositor veio com Madalena, gravada por  Elis Regina.
 
Como cantor, Ivan teve inúmeros sucessos como Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de Novo - todos em parceria com Vítor Martins. "Começar de novo" foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz dela foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tonando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.

Lançou inúmeros discos, muitos deles de inúmero sucesso, tendo trocado de gravadoras por diversas vezes. No decorrer dos anos 70, sua obra ganhou grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começou a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos  Estados Unidos, onde teve músicas regravadas por inúmeros astros da música internacional, como  Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarahy Vaughan e Barbra Streisand.
 
 
Foi destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy   (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana), Jane Duboc (De Alma e Corpo, Aos Nossos Filhos)  Zizi Possi (Demônio de Guarda) e Emilio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na  Rede Globo,  ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc,  o Som Livre Exportação.
 
                Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um filho, o cantor e ator Claudio Lins. Ivan é ardoroso torcedor do Fluminense.

 
 
                      Vítor Martins nasceu em Ituverava, no dia 22 de outubro de 1944). Compositor com viés romântico e dramático, dentre as inúmeras composições destacam-se os trabalhos ao lado do parceiro Ivan Lins, com quem também fundou um selo discográfico, Velas, responsável pelo lançamento de artistas como Lenine, Belô Veloso, Guinga e Chico César, entre outros.
 
  Entre os maiores sucessos de Vitor Martins estão muitas parcerias com Ivan Lins. Veja:
    Abre alas, Açucena, Água Doce, Amar Assim, Andorinhas, Anjo de Mim, Aos nossos filhos,  Arlequim desconhecido, Bandeira do Divino, Barco Fantasma, Cartomante, Choro das Águas,  Começar de Novo, Desesperar jamais, 16 de Novembro, Dinorah Dinorah, Formigueiro, Sede dos marujos e Vitoriosa.

    Mas pra mim, a mais bonita de todas elas é esta aí aqui de baixo:

Iluminados

Ivan Lins / Vitor Martins

 
O amor tem feito coisas
  Que até mesmo Deus duvida
     Já curou desenganados
       Já fechou tanta ferida

O amor junta os pedaços
  Quando um coração se quebra
     Mesmo que seja de aço
         Mesmo que seja de pedra

Fica tão cicatrizado
  Que ninguém diz que é colado
     Foi assim que fez em mim
       Foi assim que fez em nós
          Esse amor iluminado

















 
C  A  R  N  A  V  A  L 




          Imperatriz Leopoldinense vai homenagear
       Zezé Di Camargo e Luciano, na Sapucaí




            Wanessa e Camilla Camargo prestigiaram o ensaio técnico da Imperatriz Leopoldinense, na noite deste sábado (30), na Marquês de Sapucaí. A agremiação vai prestar uma homenagem a Zezé Di Camargo e Luciano no Carnaval da semana que vem. A cantora eleita embaixadora da ONU não segurou a emoção ao pisar na Passarela do Samba cantando o enredo da vida do pai e do tio.
"Muito feliz e emocionada aqui na Sapucaí!" - escreveu a filha mais velha de Zilu em sua conta de Instagram.
 
 
            A cantora apostou em uma blusa de renda branca com decote profundo e short jeans para sambar na Avenida. Já sua irmã Camilla, que assumiu relacionamento com o diretor Leonardo Lessa, usou um vestido curto com franjas e adereço com uma pena na cabeça. "Que emoção, que delicia, que honra... E quem disse que a goiana não sabe sambar?" - brincou a atriz. Além de samba no pé, as netas de seu Francisco mostraram que estão com a letra na ponta da língua.

 
  Cris Vianna, rainha de bateria da Imperatriz


  CURITIBA ESTÁ PRONTA PRA SAMBAR

 
 
O final-de-semana em Curitiba foi assim. A Marechal Deodoro e outras ruas centrais da nossa capital, num clima de imensa animação.
As atrações musicais foram muitas, e o Pré-Carnaval 2016 foi encerrado por Sergião Loroza, que aparece na foto abaixo.
 
 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 

      "Tão livres como o vento"  Olha aí a boa amiga Lúcia Schmidt, com outra postagem sensacional na sua página do Facebook. Valeu, Lúcia !