Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 13 de maio de 2015


      MARINGÁ NÃO MERECIA O CASTIGO 

                  O Maringá jogava por uma única bola, e teve o comportamento tático mais adequado, nesta noite de quarta-feira na Vila Belmiro.  Mas o árbitro expulsou Eurico, aos 17 minutos do segundo tempo, e complicou ao esquema do técnico Claudemir Sturion, que pretendia levar o zero a zero até os últimos 15 minutos, para então tentar "dar o bote" em busca do gol.  
                   Com um homem a menos, o Maringá acabou levando um gol, aos 46 minutos e perdendo por 1 a 0.  Foi um castigo imerecido, mesmo porque o Santos não jogou nada e parecia interessado apenas em se classificar. Ricardo Oliveira fez o gol santista.


    Juventus "melou" final espanhola



          As casas especializadas já estavam até recebendo apostas para a decisão da Liga dos Campeões da Europa, entre os dois representantes da Espanha, o Barcelona e o Real Madri.  Mas a italiana Juventus estragou tudo, empatando por 1 a 1 no Estádio Santiago Bernabéu  e eliminando o Real da festa final. Nem um pênalti "inventado" pelo árbitro serviu para classificar os "merengues", que fizeram 1 a 0 com Cristiano Ronaldo porém  levaram o gol de empate da Juve, marcado por Morata, no lance que vemos na foto abaixo.  Barcelona e Juventus vão decidir a Liga.



Se essa moda pega aqui no Brasil...


     O mundo inteiro estarrecido recebeu a notícia desta execução de um general, chefe das Forças Armadas do Exército da Coréia do Norte, fuzilado por ter sido flagrado "cochilando" durante eventos militares formais. Hyon Yong-cho tinha 66 anos e foi vencido pelo sono. Ele foi condenado por "deslealdade e desrespeito".
       Imaginem se esta moda pega no Brasil. Diariamente vemos pessoas dormindo nos cinemas, nas praças, em congressos, nas missas e onde mais se possa imaginar.  Acho que o mundo enlouqueceu mesmo !

É Dia de Nossa Senhora de Fátima



       Estou chegando agora, da capela do Hospital do Câncer de Londrina, onde assisti minha missa diária, celebrada pelo padre Paulo Brincat, da Paróquia Nossa Sra. das Graças.  Nesta quarta-feira, 13 de Maio, muitas preces são endereçadas à Nossa Senhora de Fátima, que revive hoje a sua festa, instituída em 1946.
        Conta a história que durante seis meses seguidos de 1917, sempre no dia 13, Nossa Senhora apareceu a três pequenos pastores, em Portugal. Lucia (10 anos), Francisco (9) e Jacinta (7), que vemos na foto abaixo, cuidavam de um pequeno rebanho de ovelhas, no dia 13 de maio de 1917. Após rezarem um terço, as crianças viram uma luz brilhante. Acreditando ser um relâmpago, decidiram ir embora, mas um novo clarão iluminou o espaço. E foi então que os três viram "uma Senhora mais brilhante do que o sol".  Convidados por Ela, voltaram ao local nos meses seguintes, ouvindo promessas e pedidos. A história é fascinante.

Antidoping será feito no Brasil


           Custou R$ 188 milhões ao governo federal, mas a certificação da Wada (Agência Mundial Antidoping) foi liberada nesta quarta-feira, para que o LBCD (Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem) possa realizar os exames antidoping dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.  Foi preciso construir um novo prédio e comprar os equipamentos necessários.
 
 
 O RETORNO DE TEVEZ
À SELEÇÃO ARGENTINA



                  Acho que vamos ter mesmo uma grande Copa América. O crescimento de Equador, Colômbia, Chile e até mesmo da Bolívia, está tornando as coisas muito equilibradas no nosso continente.  Brasil, Argentina e Uruguai vão ter que jogar muita bola. Estou acreditando que a Seleção de Dunga vai cumprir uma boa campanha, mas sei que vai ser dificil chegar ao título.



                 O mais importante é que todos os sul-americanos estão empenhados em montar a  melhor equipe possível. Ainda agora há pouco, estive analisando a Seleção Argentina que está sendo montada. O técnico Gerardo Martino (foto) não abre mão de convocar os melhores e quebrou até algumas vaidades pessoais, o que fica claro com o chamamento de Carlos Tevez, que desde 2011 não era chamado, supostamente porque "Messi não queria".
                  Os melhores jogadores foram relacionados por Martino que convocou 30 para posteriormente escolher os 23 que irão ao Chile. Basta ver os cinco craques convocados para o ataque: Messi (Barcelona), Agüero (Manchester City), Tevez (Juventus), Lavezzi (PSG) e Higuain (Napoli).  Há 22 anos a  Seleção Argentina Principal não ganha um título de importância internacional. A última vez foi na Copa América de 1993, disputada no Equador.

                                   P A V Ã O 
       Símbolo da beleza animal
                                   
 
Neste sexto dia da Série BICHO AMIGO, trago hoje um animal que é sempre citado como um exemplo de beleza, o PAVÃO.  É uma ave dos gêneros Pavo e Afropavo, da família dos faisões (Phasianidae).
 
 
Este maravilhoso animal pode ser separado em três tipos e quatro espécies.  O PAVÃO-DO-CONGO, que habita uma zona restrita do Zaire, na África e só foi descoberto em 1936. O PAVÃO-VERDE, encontrado no Sudoeste Asiático e na Ilha de Java. E o  PAVÃO-REAL, também chamado de Pavão Indiano, que é o nosso conhecido aqui. Originalmente, ele é da India e do Sri Lanka, em zonas de colinas e montanhas de até 2 mil metros. Mas, domesticado desde a Antiguidade, foi levado para a bacia do Mediterrâneo e hoje é criado em quase todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Suas quatro espécies são: Pavo Cristatus,  Pavo Cristatus Albino (fotos acima). Pavo Muticus e Afropavo Congolensis.
 
   Em cada fileira de penas dos pavões, você verá um ocelo redondo e brilhante, uma espécie de pequeno olho. Esses pontos iridescentes  é que é dão a dimensão exótica às plumas.
 

                         Um outro aspecto interessante do Pavão é que muitas pessoas pensam que ele não voa. Na realidade, ele passa a maior parte do tempo no chão, mas se precisar é capaz de voar razoavelmente bem. Ao final de cada dia, ele voa para uma árvore e, de galho em galho, sobe ao topo, onde se acomoda para passar a noite.
                                                            
 
Os pavões se alimentam preferencialmente de insetos e outros pequenos animais invertebrados, mas também comem sementes, frutas e outros nutritivos que estão disponíveis.
 
Mas interessante mesmo é o complicado ritual de acasalamento. Na época própria, o pavão corteja a fêmea erguendo e abrindo a cauda que chega até a dois metros, num leque de longas e magníficas penas. É assim que ele seduz a sua "escolhida". E os movimentos, bem como os gritos de acasalamento, são intensos.
Contrastando com a colorida plumagem do macho, a pavoa (fêmea)  tem apenas o pescoço verde, com o resto das penas em tons de cinza.   Já o pavão tem a maior cauda do  mundo. E o chamado Pavão Sedentário possui o pescoço mais longo.
 

 
 


 
                                 
                                            


                                                      
COPA LIBERTADORES
Três jogos envolvem cinco brasileiros



              Cruzeiro e São Paulo jogam às sete e meia no Mineirão, com o Tricolor jogando pelo empate, pois venceu o primeiro jogo por 1 a 0.  Inter e Atlético Mineiro, que empataram na ida  (2 a 2), voltam a se pegar, às dez da noite, desta vez no Beira Rio.  E Corinthians e Guarani do Paraguai se enfrentam no Itaquerão, também às 22 horas, com o Timão tentando "virar" a situação difícil, porque perdeu em Assunção por 2 a 0. Será mesmo um festival de "brasilidade" nesta promissora noite de quarta-feira.

                                    TIGRES E SANTA FÉ CLASSIFICADOS

                Já temos duas equipes classificadas para às quartas-de-final da Libertadores. O Tigres do México eliminou o Universitário Sucre, da Bolívia. E ontem à noite tivemos a classificação do colombiano Santa Fé, que meteu 2 a 0 no argentino Estudiantes, com gols de Meza e Rivera, no El Campin, em Bogotá. A foto abaixo é do jogo.
                

         De repente, muita gente deixou de gostar dela, por causa de  sua opção sexual. Mas eu continuo considerando esta baiana uma mulher linda e uma cantora sensacional
           
                      D A N I E L A       M E R C U R Y



                   Cantora, compositora, dançarina, produtora, atriz e apresentadora de televisão, DANIELA MERCURI DE ALMEIDA é pra mim uma das maiores artistas brasileiras. Muitas vezes premiada, é um dos maiores nomes do "axé music", porém também canta também samba, samba-reggae e MPB.

 
O começo foi como vocalista da Banda Eva, de 1986 a 88.  Passou depois pela banda de Gilberto Gil, no vocal de apoio,  e em seguida gravou dois albuns como vocalista da banda Companhia Clic.
Como solista, o primeiro álbum de Daniela veio em 91. E um ano depois,  ela cantou para 30 mil pessoas no Museu de Arte de São Paulo.
 
Mas o grande sucesso veio mesmo quando foi contratada pela Sony Music e lançou seu segundo álbum solo, com a canção " O CANTO DA CIDADE", escrita por ela em parceria com Tote Gira. Curta o vídeo a seguir. E lindo !

                    

                                                           É incrível a sucessão de boas músicas que vieram a seguir. Daniela fez muito sucesso, não apenas no Brasil, mas também nos EUA, em Portugal  e na França, países onde vendeu muitos discos. O Canal norte-americano CBS elegeu Daniela Mercury "a Carmem Miranda dos novos tempos". Ela gravou com Ray Charles e cantou com Paul McCartney, numa entrega de Prêmio Nobel da Paz.
                                    Mas aqui no Brasil, muitas pessoas passaram a criticá-la, porque ela admitiu ter se casado com a jornalista Malu Verçosa. Segundo o Jornal de Notícias de Portugal, Daniela e Malu se casaram no Castelo de São Jorge, em Lisboa. As duas estão juntas nas fotos abaixo.



                 
               

 











 


Daniela Mercury tem 49 anos e se declara católica devota.







AS MELHORES DO FACEBOOK

              É da amiga Iolanda Mattos, catarinense de Campo Belo do Sul, esta postagem marcada pela autenticidade. Na verdade,  quem quer mesmo, acaba encontrando o tempo necessário.