Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

PAI DE NEYMAR BRIGA COM
   REPORTERES ESPANHOIS



                     
                 
                 Investigado junto ao seu filho por causa de supostas fraudes fiscais e irregularidades na venda de Neymar, o pai do jogador, que tem o mesmo nome do atleta, se envolveu em uma polêmica na Espanha, após sair da festa do craque, que completou 24 anos, nesta sexta-feira. Ao ser abordado por uma TV local, ele acabou se irritando e batendo boca com jornalistas.
 
                  Visivelmente contrariado ao ver a imprensa, Neymar pai questionou os jornalistas pedindo paz e respeito ao seu filho. Depois, o pai do atleta pediu para que os funcionários da TV parassem as gravações.
 
O pai de Neymar fez algumas ironias e até brincou com uma das repórteres a elogiando fisicamente. Já no fim, ele se irritou, acusou um jornalista de tocá-lo e a entrevista acabou com um barulho, sem ficar claro na filmagem se foi ou não o pai de Neymar que derrubou a aparelhagem.
C A R N A V A L  !


           Mais de um milhão sambando na Avenida
 
                Os blocos estão nas ruas do Rio de Janeiro. Os cálculos são oficiais. Só aqui na Avenida Presidente Antonio Carlos, há mais de 1 milhão de pessoas participando. É hora do povo esquecer as tristezas do dia a dia !
 




Dilma deu uma "pedalada"




               Por favor, nada a ver com as tão comentadas "pedaladas". Mas a presidente Dilma Rousseff saiu de casa logo cedo, na manhã deste sábado para pedalar em Porto Alegre, cidade em que ela passa o Carnaval com a família. Acompanhada de seguranças, ela fez seus exercícios diários em uma ciclovia da capital gaúcha.
 
Dilma desembarcou em Porto Alegre na tarde de sexta-feira  na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana. Após o desembarque, a presidente seguiu de helicóptero até o hipódromo do Jockey Club, no bairro Cristal, na Zona Sul. Em seguida, foi de carro para a casa da filha.
              
 A filha de Dilma, Paula Araújo, os dois netos, Gabriel e Guilherme, o genro e o ex-marido da presidente, Carlos Araújo, moram em Porto Alegre. Recentemente, a presidente esteve na cidade para conhecer seu neto mais novo, Guilherme, que nasceu no dia 7 de janeiro.
 
Antes, Dilma esteve em Porto Alegre para passar o Natal e o Ano Novo com a família, quando já havia expectativa do nascimento de Guilherme, mas retornou a Brasília na tarde do dia 1º de janeiro, antes do parto.                         
   Santos levou o maior sufoco. Quem
    mandou "desrespeitar" o Carnaval



                 Eu sempre achei no Dia de Finados, na Sexta-feira Santa e no Carnaval não se deve jogar futebol. É "desrespeito" puro.  Pois o Santos cometeu esta "heresia", hoje cedo, só ganhou do Ituano por 2 a 1, com um gol marcado de pênalti e aos 51  minutos do segundo tempo. Me desculpem, mas só os fanáticos vão atrás de futebol em tempo de Folia Carnavalesca !

C  A  R  N  A  V  A  L   !

 
 
                SAMBA PAULISTA 
         MOSTROU SUA FORÇA !
  

               Um transformador explodiu e houve queda de energia, deixando partes do Anhembi sem luz pelo menos duas vezes. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo não soube informar o motivo da explosão.  O incidente atrasou por cerca de meia hora o início do desfile de ontem do Grupo Especial de São Paulo, mas não tirou o brilho da festa, que chegou a ser surpreendente.
 
                 Com muitos cariocas participando, as  escolas realmente brilharam no Sambódromo "Grande Otelo". Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro e Vila Maria foram destacados pela grande imprensa, mas fiquei mais surpreso com a ótima performance da Pérola Negra, que foi a primeira escola a desfilar.




                Em seu retorno  à elite, a Pérola Negra(foto) contou a história da famosa Vila Madalena, do balé ao samba. A angolana Carmem Mouro fez história como a primeira rainha de bateria estrangeira em São Paulo. O ponto alto foi o samba-enredo com vários refrões populares. Barzinhos, cemitério, índios, araras e hippies também foram lembrados.  Carlinhos de Jesus também foi um dos destaques.  Foi mesmo um grande desfile.




                 Outra surpresa pra mim foi a Unidos da Vila Maria, que veio com  um samba do carioca Dudu Nobre e mostrou força com carros grandiosos e acabamentos quase impecáveis, sob tutela do carnavalesco carioca Alexandre Louzada. Ele foi campeão no ano passado pela Vai-Vai.
 
               Os carros e fantasias da Vila Maria vieram cheios de azul e verde, representando o mar e a mata de Ilhabela, cidade litorânea paulista. A Gaviões sambou iluminada e cheia de maquiagem, com um enredo sobre fantástico e imaginação. A piração foi bem recebida. Aos 62 anos, a  Vila Maria nunca foi campeã.
 
 
 

                     Já o  desfile da Rosas de Ouro teve como tema a história da tatuagem. Uma bailarina só de tapa-sexo e com o corpo tatuado foi o destaque da comissão de frente. Ellen Roche, que está na escola desde 2000, veio mais uma vez à frente da bateria puxando os 220 ritmistas vestidos de marinheiros. No desfile, a tatuagem apareceu no corpo de hippies, roqueiros, índios americanos, romanos, samurais e esquimós.





              Com a torcida empolgada e cantando o samba já no aquecimento, a Gaviões da Fiel foi a penúltima escola. A comissão de frente ousada veio com integrantes iluminados por luzes piscantes. Na sequência, antes mesmo do abre-alas, estavam as baianas, com uma fantasia reluzente representando os céus e a terra. Sabrina Sato(foto) foi, de novo, destaque como madrinha da bateria com uma fantasia feita toda de pedras. Na "ala" das celebridades também estava a atriz Thayla Ayala, que foi destaque de chão.

 
                 A Águias de Ouro fez "samba-procissão" com homenagem a Virgem Maria. A escola falou sobre fé e maternidade. Foi um desfile cheio de elementos religiosos, com direito a imagens da Nossa Senhora e a uma encenação do flagelo de Cristo. A comissão de frente trouxe 13 bailarinas como sacerdotisas, e até uma bailarina como Nossa Senhora, que saiu de dentro de um caldeirão.
 
 
 
                  A Nenê de Vila Matilde cantou os 30 anos de carreira de Claudia Raia. A atriz de 49 anos desfilou como destaque no último carro(foto) . "É a maior honra que uma artista pode receber uma homenagem no Brasil" - disse ela. Mesmo sem luxo ou alegorias grandiosas, a escola da Zona Leste contou mais uma vez com a empolgação dos integrantes.




                  Por fim, a Escola Acadêmicos do Tatuapé também desfilou trazendo o enredo “É ela, a Deusa da Passarela – Olha a Beija-flor aí gente!”. A escola da Zona Leste relembrou desfiles históricos da carioca  Beija-Flor, como a passista Pinah Ayoub, que ficou conhecida como a cinderela negra do samba, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Selminha Sorriso e Claudinho. Mesmo sem provocar impacto, a Tatuapé contou com a resistência e garra dos 3.200 componentes para evoluir com empolgação.

                                  * _ * _ * _ * _*

 
 
 
                   HOJE TEM MAIS NO ANHEMBY


                   O segundo dia do desfile do Grupo Especial de São Paulo, terá sequência logo mais à noite, com a sequência da briga pela vitória no Carnaval Paulista 2016.  Começa às dez e meia, com transmissão de TV para todo o Brasil.
 

                      Unidos do Peruche  (22h30) – A escola abre o segundo dia de desfiles do grupo especial com uma homenagem aos 100 anos do samba. A homenagem resgata as raízes negras do ritmo, baseado nas culturas angolana e congolesa. São lembrados ainda grandes expoentes do gênero, como Cartola, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Arlindo Cruz e Chico Buarque. Outras expressões, como o Samba Breque e o Samba Canção, também são mencionadas.


Império de Casa Verde  (23h35) – Civilizações antigas e mitos de sociedades perdidas formam o enredo do Império dos Mistérios. O mar e o espaço sideral são ajudam a compor o cenário, assim como o antigo Egito e as lendárias El Dorado e Atlântida.

Acadêmicos do Tucuruvi  (0h40) – As diversas manifestações de fé e o sincretismo religioso aparecem sob o tema Celebrando a Religiosidade: Tucuruvi canta Festas de Fé. O enredo canta a religiosidade indígena, que adorava as forças da natureza, as entidades da manifestações de matriz africana e as expressões ligadas ao catolicismo, como o Padre Cícero e Nossa Senhora Aparecida.


Mocidade Alegre  (1h45) – A ligação do samba com as religiões afrobrasileiras é o tema do enredo da Mocidade neste ano. O desfile é aberto com Xangô (justiça) e seu tambor e ao longo da passagem da escola concede espaço para Oyá (senhora dos ventos), Oxumaré (riqueza), Omolú (senhor dos mistérios da vida e da morte) e Ogum (protetor dos guerreiros).


Vai-Vai (2h50) – A França é o tema do enredo que a Vai-Vai leva para a avenida. As referências culturais são ecléticas, vão desde os quadrinhos de Arterix e Obelix, até os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas. São lembradas os grandes nomes franceses na moda, gastronomia e pensamento mundial. A influência do país europeu no Brasil aparece retratada nas diversas palavras de origem francesa que compõem o vocabulário nacional.


Dragões da Real (3h55) – Surpresa! Advinha Que Eu Trouxe Pra Você? É o tema da Dragões que fala sobre o ato de dar e receber presentes. Apesar de exaltar a generosidade e o amor envolvido nesse tipo de ato, uma das alegorias é destinada a tratar do presente de grego – aquele malicioso que traz uma surpresa desagradável para o agraciado.
 
 
X-9 Paulistana (5h) – O açaí, fruto típico da Amazônia, é a inspiração da escola neste ano. O enredo começa com a lenda indígena sobre a descoberta da planta por uma tribo afligida por tempos de escassez. A história se desenvolve até o fruto ser levado como iguaria às mesas estrangeiras – dos Estados Unidos ao Japão.

* _ * _ * _ * _ *


A TELEVISÃO NO CARNAVAL

 
    Ticiana Villas Boas(foto) e  Celso Portiolli estão comandando uma folia bem animada do SBT em Salvador. Curtir alguns bons momentos da transmissão que eles fizeram ontem à noite, no embalo de Wesley Safadão. Daniela Mercury e outros grandes artistas.
 
A TV Brasil também fez carnaval nesta sexta-feira. Do Pelourinho, em Salvador, mostrou Paulinho da Viola. É a primeira vez que Paulinho participa de carnaval baiano. Só pra vê-lo cantando "Argumento" já valeu a pena !
 
  
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
Esta "pérola da ignorância" foi mesmo a postagem mais engraçada da semana. E minha filha Juliana Campos não perdoou.