Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Foto do Dia

    
         Em Jundiaí, Estado de São Paulo, um leão macho, de 18 anos, passou por um tratamento de canal nos dentes, nesta quarta-feira, num procedimento que envolveu cerca de 15 pessoas, entre veterinários e técnicos.  O leão juba, de origem africana, já sofreu muito na vida, passando por circos e zoológicos do Rio e do Ceará que foram fechados sob acusação de maltratar animais.  É a nossa Foto do Dia.

O primeiro susto veio em Montes Claros

          As pessoas já estão vivendo preocupadas com esta ameaça de "fim do mundo". Imaginem então o susto que os moradores de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, experimentaram na última madrugada. Eram 2h50m quando a terra começou a tremer, acordando muita gente. E mais dois tremores vieram em seguida, com intervalos de 20 a 30 minutos. Com medo, os moradores sairam de suas casas, alguns deles chorando.


         O Observatório Sismológico de Brasília ainda não informou a magnitude dos tremores. No mês de maio último, um outro tremor ocorreu em Montes Claros, com 4 graus na escala Richter.
         Vários bairros ficaram sem energia, e alguns telhados não aguentaram (foto). Uma varanda desabou inteira. A Polícia Militar recebeu 350 chamadas e os Bombeiros também receberam mais de 200 ligações. Mas ninguém se feriu.

Tubarão não agradou

        Amigos que foram ver o jogo-treino que o Londrina realizou ontem à tarde, no CT da SM Sports, me disseram que sairam decepcionados com o que viram. Pra começar, foi anunciado que o adversário seria o São Carlos, do interior paulista, mas na verdade o Tubarão jogou novamente contra o Cincão, mesmo adversário de outro treino realizado dias atrás. Um negócio meio amador, que não condiz com um clube que se diz organizado.
       Hoje ao meio-dia, no programa da Paiquerê, já ouvi o Fiori Luiz mostrar sua irritação com a produção da equipe. Disse o Fiori (com absoluta razão): "Vocês me perdoem, mas ganhar do Cincão só por 1 a 0, não dá para aguentar. Como é que vamos chegar entre os primeiros do Paranaense ?"
      Fiori destacou que o sete jogadores do último Campeonato Estadual foram mantidos. Eu também não estou vendo grandes contratações chegando. Pra mim, o único reforço de verdade é o volante Germano. Os outros vão ter que me convencer mostrando serviço.
      Amanhã, o time terá um teste melhor, pois vai enfrentar a Penapolense. O amistoso será disputado às 20 horas, em Braúna, cidade paulista localizada próximo a Penápolis.

Sheilla e Zanetti são os melhores de 2012

         Numa cerimônia realizada ontem à noite no Rio, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou os dois melhores atletas brasileiros deste ano que se finda. Com absoluta justiça, a bicampeã olímpica de voleibol, Sheilla Castro, foi a vencedora na categoria feminina. Jogou demais a Sheilla durante toda a temporada, carregando a Seleção Brasileira nos momentos mais difíceis dos Jogos Olímpicos de Londres.


        No masculino, o escolhido foi o ginasta Arthur Zanetti, que salvou a ginástica nacional nas Olimpíadas, nos dando uma medalha de ouro inesperada pelo grande público. Zanetti não é tão conhecido como Sheilla, mas mereceu o prêmio por esta vitória nasd argolas, em Londres.
       Entre os melhores de todas as modalidades no Prêmio Brasil Olímpico, figuram Neymar (futebol), Marcelinho Huertas (basquete), Esquiva Falcão (boxe), Sarah Menezes (judô), Thiago Pereira(natação)  e Marilson dos Santos (atletismo) e mais 35 atletas que foram condecorados ontem pelo COB.

A espera do Fim do Mundo

        Cidades místicas de todo o mundo vivem um expectativa de faturar, já a partir de hoje, com esta história de que o mundo vai acabar na sexta-feira. Os hotéis da Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador estão com lotação garantida. Estes países abrigaram a civilização maia, responsável por esta previsão do fim do mundo para 21/12/2012.  Só os gualtemaltecos devem receber mais de 200 mil estrangeiros.
        Mas lá do outro lado do mundo também há um clima forte de suspense.  Sirince (Turquia) e Bugarach (França) são povoados pequenos que deverão ser invadidos por uma multidão de curiosos e estudiosos. São lugarejos que se dizem protegidos da ameaça, por razões diversas. Nos Estados Unidos (San Diego) e na República Tcheca também existem "locais especiais" para sobreviver à ameaça do fim do mundo
       Aqui no Brasil, as maiores atenções estão voltadas para a pequenina Alto Paraiso, de Goiás, localizada a 410 km de Goiânia. O lugar é cortado pelo paralelo 14, que também atravessa Machu Picchu, no Peru. Alto Paraiso está em cima de uma enorme placa (4 mil metros) de quartzo, cercada por rochas e paredões. Estão sendo esperados pelo menos 15 mil visitantes.


       Existem os crentes nesta previsão dos maias, mas no fundo todo mundo está pensando mesmo é no faturamento financeiro. Existem promoções de toda a espécie. Nos hotéis de Alto Paraíso tem até ET vestido de Papai Noel, para receber os visitantes, como mostra a foto.
       Em Belize, o Hamanasi Adventure & Dive Resort, criou um "pacote do Fim do Mundo". Já o Hotel Fairmont Mayakoba, na Rivera Maia, no México, batizou o seu pacote promocional de "Experiência de Renascimento", que inclui até tratamento purificante com argila maia.
       Mas o que eu desejo saber é quem é que vai receber o dinheiro dos turistas, se o mundo acabar mesmo na sexta-feira ?