Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 20 de outubro de 2013

É melhor mudar de vida

        O lutador brasileiro Junior Cigano levou outra sova do norte americano Cain Velasquez, nesta madrugada em Houston, em mais uma noitada de UFC. Foi uma repetição da luta anterior, disputada há quase um ano, só que desta vez o estrago que Velazquez fez na cara de Cigano foi muito maior. Um castigo tão grande, que o brasileiro foi para o hospital sem saber em que round havia perdido.
         Felizmente não houve fraturas ou lesões mais graves. Mas os cortes acima do olho e na parte interna da orelha foram muito grandes. O americano manteve o título dos pesos pesados e, pelo que se viu neste combate, acho melhor o nosso Cigano partir para outra coisa, antes que morra no ringue.
                                                
 
          Tenho dito aqui que não me agrada a maneira como estas lutas tem sido tocadas, tanto antes do combate (na tentativa de perda de peso) como dentro do octógono, no que se refere as regras e os critérios de arbitragem. Vejam que Junior Cigano sofreu um knockdown no terceiro round e depois disto não soube mais o que aconteceu. No hospital, ele disse que acreditava que a luta tivesse acabado naquela queda sofrida no 3º round. Na verdade, Cigano lutou inconsciente até apagar de vez no final do quinto assalto. E onde é que estava a arbitragem que não percebeu isso ?
         É por coisas assim que eu gosto do boxe e não gosto do MMA. A preocupação com a preservação física do pugilista é muito grande no boxe. A começar pelas luvas que amortecem a violência dos golpes. E diante de qualquer anormalidade, o juiz de ringue interrompe a luta para ver como está o boxeador atingido. Já no MMA, a pancadaria corre solta, até que o lutador sinalize ao árbitro que está sem, condições. Mas como ele vai sinalizar, se ele estiver inconsciente, como estava Cigano nos dois últimos assaltos da luta de ontem ?  E aquelas luvinhas não seguram golpe nenhum.
          Qualquer dia, poderemos ter algum fato muito mais grave, nesta modalidade.