Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 1 de outubro de 2011

Nossas meninas vão aos Jogos Olímpicos

      A Seleção Brasileira de basquete feminino confirmou o seu favoritismo e derrotou a Argentina, agora há pouco na Colombia, garantindo vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Depois de uma campanha invicta, as argentinas não tiveram a menor chance na final. O Brasil teve um  início arrasador, marcou 16 a 4 no primeiro quarto, sufocando as platinas que apareciam como adversárias perigosas.
      Já ao final do primeiro tempo, o Brasil abria 33 a 11, com grandes atuações de Erica e Adrianinha, que aliás foram os destaques brasileiros em todo o torneio. Enquanto o técnico Enio Vecchi orientava com absoluto acerto a equipe nacional, o treinador argentino Roberto Santin jánão sabia o que dizer às suas meninas.
       No segundo tempo, Adrianinha (foto) continuou comandando o time dentro da quadra e o desequilíbrio do jogo se acentuou. Só deu Brasil, que fechou a partida com todo o time reserva na quadra e uma vantagem de  41 pontos: 74 a 33.

Tarde boa para os Tricolores

        Os tricolores se deram bem, na rodada desta tarde pelo Brasileirão.. Em Volta Redonda, o Fluminense mostrou que vai brigar pelo título e não respeitou o Santos, ganhando por 3 a 2. Marquinho, Rafael Sobis e Marcio Rosário marcaram para o Flu. O gol de Marcio Rosário só ocorreu aos 48 minutos do segundo tempo. Para os santistas, Neymar deixou a sua marca e o colombiano Renteria já mostrou a que veio e fez seu primeiro gol no Peixe.
        Já no estádio do Pituaçu, no jogo das viradas, o Tricolor Baiano ganhou do Avaí. Bahia 1 a 0, Avaí 2 a 1 e Bahia 3 a 2. Este foi o andamento do emocionante jogo. Junior (2) e Lulinha fizeram para o tima da Boa Terra. Pedro Ken e Fabinho (contra) marcaram para o Avaí.

Palmeiras é um tumulto só

A coisa fica cada vez pior no Palmeiras. Antes do jogo de hoje à tarde, a agitação já era grande, com torcedores ameaçando pegar Kléber, que não deve mais vestir a camisa do clube, e vaias gerais, inclusive para o técnico Luis Felipe, que até há poucos dias era considerado intocável. Dentro do campo, o time voltou a falhar, empatando com o lanterna América Mineiro (1 a 1) e complicando-se definitivamente no Brasileirão.
Após a partida, o clima ruim continuou, com Felipão batendo boca com os repórteres e dizendo que "os jogadores tem medo de voces". O treinador parece perdido, apenas garantindo que a "lei da mordaça" vai continuar. Penso que seus dias estão contados no clube.

Portuguesa: desta vez foi difícil

      A Portuguesa de Desportos desta vez teve dificuldades e não conseguiu derrotar o São Caetano. O jogo, de ótima qualidade, terminou empatado (3 a 3). Ananias (2) e Henrique fizeram os gols da Lusa, enquanto Cleber (2) e Bruno Recife anotaram para o time da casa. Os outros resultados de hoje à tarde pela Série B foram: Bragantino 2 x Criciúma 2, Grêmio Barueri 0 x Americana 1, ASA 2 x Icasa 1, ABC 3 x Sport Recife 0 e Boa 1 x Goiás 0.
      A nova classificação: Portuguesa 54, Ponte Preta 49, Náutico 48, Americana 47, Sport 43, Boa 42, Bragantino 41, Vitória 40, Criciúma 38, ASA 37, Paraná e ABC 36, Grêmio Barueri e Guarani 34, Icasa 32, Goiás e São Caetano 30, Vila Nova-GO 29, Salgueiro 25 e Duque de Caxias 11 pontos.

Autódromo derrubou secretário

      Leio no Londrix que o secretário municipal de obras Agnaldo Rosa pediu demissão hoje, magoado com as críticas pesadas que recebeu por causa do asfalto que derreteu no Autódromo. O pau comeu de todo o lado. Também pudera, sr.secretário, essa não dava pra segurar. Ficou feio demais para Londrina. Magoado mesmo deve estar o prefeito Barbosa, que confiou na sua secretaria.

Cacá é pole na Stock Car

      Por enquanto, a pista do Autódromo de Londrina está aguentando, embora pedaços do asfalto estejam se soltando. Cacá Bueno (foto) faturou,  agora há pouco, a pole para a largada de amanhã, às 11h30m. Seu irmão Popó Bueno liderou durante todo o treino final, mas foi superado na última volta e ficou em segundo. Ricardo Maurício será o terceiro a largar, com Duda Pamplona em quarto e Valdeno Brito em quinto.

Churrasco dos gremistas

Almocei agora há pouco na Arel (clube social que eu frequento aqui em Londrina), e lá encontrei um bom número de torcedores do Grêmio Portoalegrense, num animado churrasco. Trata-se da primeira reunião promovida pelo novo consul do Grêmio na Cidade, o médico Marco Antonio Pereira.
Bandeiras e camisas gremistas não faltam, e os tricolores vão ficar na churrasqueira até lá pras cinco ou seis horas da tarde. Marco está animado e  pensando em futuras promoções, inclusive numa "chimarreada" na beira do Igapó. Muito bom.

Cuidado com "las ticas argentinas"

Brasil e Argentina decidem a vaga do basquete feminino para os Jogos Olímpicos, hoje à noite na Colômbia. Acompanhei todo o Pré-Olímpico e não tenho nenhuma dúvida sobre a superioridade brasileira, mas acho que é bom ter cuidado.
A raça e a entrega das meninas argentinas são de arrepiar. A vitória sobre as canadenses, ontem à noite, mostrou que elas vão morrer por esta vaga. Comandaram o placar durante todo o jogo, mas foram ultrapassadas quando faltavam três minutos para a partida acabar e tudo parecia perdido. Com dois pontos atrás,  faltando 30 segundos, a experiente Erica Sanchez fez uma cesta e empatou. E aí veio o milagre: a dois segundos do apito final, Marina Cava roubou a bola de uma canadense e arrancou para marcar os dois pontos da vitória argentina. Um time assim merece respeito.
      O Brasil é muito melhor mas, se "rebolar", perde a vaga para Londres.

E a chuva, cadê ?

      Até agora (onze da manhã), a chuva não chegou a Londrina.  Não sei se digo" graças a Deus", porque as chuvas fizeram muitos estragos no Rio Grande do Sul, ou se lamento, porque meu jardim continua olhando pra mim e pedindo água. Dizem os metereologistas que amanhã chove. Talvez até hoje. Repito o pedido que fiz ontem: que venha a chuva, mas que venha mansa.
       Por via das dúvidas, vou jogar um pouco d'agua nas minhas plantas.

Asfalto derreteu. O "mico do ano"

       Estávamos orgulhosos de estar sediando mais uma etapa da Stock Car. De repente, pagamos o maior "mico". Provavelmente "o mico do ano". O asfalto do nosso autódromo simplesmente derreteu. Lógico que o pessoal da Prefeitura se virou, lixou a pista, colocou uma nova camada de asfalto e, por enquanto, os treinos estão tendo sequência. Mas o vexame já foi dado.
       Nem mesmo  a temperatura de 36 graus que fez sexta-feira (com 60º no piso)  e a recapagem feita na pista, pouco dias antes, vão justificar o ocorrido e apagar esta má impressão. A prova deverá ser realizada mas, ao invés de torcer para este ou aquele piloto, vamos ter que ficar torcendo para o asfalto não derreter. É muito fiasco.
        O que é que está acontecendo com nossa cidade ?

Amigos, filhos de amigos

      Abro o sábado de sol falando de amigos. Novos amigos, filhos de velhos amigos. Em primeiro lugar quero abraçar o Fernando Agudo Romão Filho, que hoje faz aniversário. Muita saúde, muita paz. O nome já explica: ele é filho do ex-presidente do Londrina Esporte Clube, uma figura muito querida, que contribuiu muito com a cidade, especialmente na área esportiva. O velho Fernando hoje mora em Santos; o novo Fernando está aí, fazendo sucesso no mercado imobiliário de Londrina. Parabens.
      Por outro lado, conheci pessoalmente, ontem, o novo amigo Marcelo Muzetti. Já observava o seu trabalho como Ministro da Eucaristia na Paróquia Sagrados Corações. Achava que ele tinha "uma cara conhecida". Mas não sabia que ele é filho do saudoso Luciano Muzetti, um reporter de muito sucesso em Londrina, especialmente nos bons tempos do futebol londrinense. Trabalhou nas rádios Alvorada e Paiquerê, entre outras. Uma figura inesquecível, que nos deixou muito cedo. E seu filho aí está, mantendo a tradição de sucesso.
       Vejam como é a vida. Luciano Muzetti  entrevistou muitas vezes o Fernando Agudo Romão. Hoje, tenho a chance de recordar os dois, abraçando seus filhos.